Como costurar um vestido de noite com as próprias mãos?

Costurar um vestido é uma série de etapas deliberadas e medidas 10 vezes até que os detalhes sejam recortados na mesa. E quando se trata de vestidos de noite, vamos ao que interessa mais meticulosamente.
O processo completo de criação de um vestido de noite é difícil de caber em um artigo, mas existem diretrizes gerais que se aplicam a cada vestido. Analisando os principais pontos da costura, vamos pegar como exemplo uma modelo ajustada ao chão em um ombro e costurar um vestido de noite da moda com uma saia destacável.

Fazendo medições
Como cada menina tem uma figura individual, medidas exatas são necessárias para que o vestido se encaixe perfeitamente na figura.
As medidas padrão são cintura, quadris, busto, etc. Às vezes, medições adicionais são necessárias, por exemplo, para calcular o centro da mama ou para fazer duas medições do "volume mamário".
Preparação de padrões
Tendo os dados necessários, procedemos à criação do próprio padrão. Ele pode ser fotografado em papel milimetrado ou criado em um programa de criação de padrões e impresso.

Algumas dicas para preparar um padrão:
- Depois de verificar se todos os detalhes do vestido (costas, prateleiras, mangas) estão corretos, ele é transferido para uma folha grossa de papel ou papelão separada do desenho principal.
- Todas as linhas importantes de dardos, entalhes e pontos-chave também são transferidos.
- Antes de abrir, certifique-se de verificar as seções de conexão nos detalhes com um centímetro. Costuras laterais, cortes nos ombros devem combinar. Certifique-se de que o volume da manga é consistente com a cava. Leve em consideração as dobras fornecidas.
- É melhor eliminar as discrepâncias no papel do que no tecido, por isso, se forem encontradas, corte o excesso e acrescente os centímetros que faltam com um pedaço de papel.
- Se o padrão não tiver folgas, certifique-se de colocá-las no tecido ao cortar.
- Adicione 1,5 cm nas costuras e ao longo dos cortes, 3,5 cm nos cortes longitudinais da saia de cima, 4 cm na bainha da barra do vestido e saia de cima.
O padrão do nosso vestido de noite, construído no programa RedCafe, do seguinte modo.



Preparando o tecido
O tecido deve ser levado a sério. Será uma pena se o vestido encolher ou esticar após a primeira lavagem.
- Os tecidos de algodão, linho e seda devem ser passados pelo avesso. Se o tecido estiver torto, deve ser umedecido e puxado levemente.
- Tecido de lã precisa de tratamento térmico úmido.
- Certifique-se de inspecionar o pedaço de tecido comprado. Ao ver as falhas, circule-as com sabão para contornar esses defeitos durante o corte.

Se o tecido não for cortado reto, a borda precisa ser endireitada. Para fazer isso, puxe a linha cruzada. Uma linha aparecerá para mostrar onde cortar o tecido.

Em tecido com pelo ou estampado, coloque os elementos do padrão e recorte-os de forma que o pelo fique em uma direção. - para cima... As exceções são guarnições e um cinto.


Para nosso vestido de noite de alça única, você precisará de um vestido de tecido duquesa ou bem ajustado.

Layout e corte
- Coloque o tecido voltado para cima.
- Certifique-se de que os fios correspondam às direções mostradas nos detalhes do modelo do vestido.
- No tecido, coloque primeiro as partes grandes, e entre elas - as menores, por exemplo um cinto, punhos.
- É melhor delinear os contornos do padrão com duas linhas. 1º - contorno do padrão e 2º subsídios.
- A peça é cortada ao longo da segunda linha.

Corte aberto
Descubra as peças da duquesa nas seguintes quantidades:
- corpete frontal - 1;
- corpete nas costas - 2;
- peça de acabamento com dobras - 1;
- alça de ombro - 2;
- a folha da frente da saia com uma dobra - 1;
- o tecido das costas da saia com uma dobra - 2;
- saia superior - 1;
- cinto de 8 cm de largura (pré-fabricado 4 cm) e comprimento dependendo do seu tamanho. Por exemplo, para o 36º, o comprimento será de 74 cm, 78 cm para o 38º tamanho, etc. Destes, 3 cm é a margem de fixação.
Do tecido de forro recortam-se 1 detalhe da parte central do corpete frontal com uma dobra e 2 partes laterais e intermediárias do corpete traseiro, bem como 2 partes da parte lateral do corpete frontal.
Duplique os detalhes do forro com o tecido não tecido.

De costura
- Costure dardos no corpete frontal.
- Na peça de acabamento, dobre as dobras no sentido das setas e alinhave na parte inferior e superior. Não passe a ferro as dobras. Em seguida, alinhave o tubo inteiriço. Coloque o elemento acabado no corpete de acordo com as marcações e as seções abertas de alinhavo.
- Costure as peças da frente e de trás do tecido de forro com as peças centrais. Costure as margens de costura para costuras levantadas como cordões.
- Corte de fitas com bastões de corpete (regilina) de 7 e 11 mm de largura em 2 peças do comprimento requerido. O regelin estreito é projetado para as costuras levantadas da frente, o largo é para as costas. Puxe os cordões e prenda com costura. As extremidades superiores das fitas devem ficar 5 mm abaixo da linha marcada da borda superior.
- Costure os detalhes das costas e da frente da duquesa e do forro ao longo do corte superior.
- Costure a alça. Coloque a extremidade frontal do corpete frontal a partir do corte do lado direito, alinhando a borda inferior com a linha de alinhamento marcada. Costure a borda inferior da alça com pontos cegos. Do lado com costura, costure as alças sob a borda superior do corpete frontal, sem trazer a agulha para o lado direito.
- Costure as costuras laterais no corpete do vestido. Corte 2 pedaços de 18 cm da fita com corsage palitos de 11 mm de largura e costure-os na orla da parte de baixo das costuras laterais a uma distância de 5 mm.
- Alinhave a extremidade posterior da alça na borda inferior do lado esquerdo da parte superior das costas. Experimente o corpete do vestido e ajuste a alça.
- Costure os dardos nas metades de trás da saia e depois nas costuras laterais. Combine a saia acabada com o corpete.
- Costure o zíper oculto, deixando as pontas de cima livres. Do final do zíper até a parte inferior, faça uma costura intermediária nas costas. Prenda as pontas livres do zíper e costure junto com as margens na parte superior do vestido.
- Pressione e costure para a margem da bainha.



Saia de cima
- Faça a bainha da saia removível, primeiro passando as pontas e depois costurando à mão. Passe a ferro os cortes laterais e pesponte até a borda.
- Dobre em dobras ao longo do corte superior e alinhave.
- Pegue uma fita de repetição, prenda uma das pontas em 1 cm e passe a ferro. Meça o comprimento da dobra, dependendo do tamanho. Costure a fita na parte superior da saia removível.


Cinto
- Dobre a correia ao meio e amole os cortes, deixando uma pequena área aberta para virar do avesso. Depois de virar a correia para fora, pressione as bordas. Em seguida, costure na área aberta. Feche o cinto com fita velcro.
- Prenda a saia destacável ao cinto. Costure as partes inferiores dos 5 botões na parte da frente da faixa de repetições. Costure o 1º botão nas pontas da cinta, coloque os demais no mesmo intervalo.
- Feche o cinto e prenda-o ao cinto de repetição da saia removível, alinhando as pontas do cinto com a linha média das costas.
- Identifique a parte superior dos botões do cinto. Costure-os.

Obrigado pelo padrão! Tudo é claro e acessível)