O que são decalques para camisetas e como faço para fixá-los às roupas?
Para decorar ou consertar qualquer roupa, hoje há uma série de produtos populares que não só darão conta da sua tarefa principal, mas também serão capazes de transformar e melhorar o usual. Os adesivos térmicos pertencem à categoria de produtos similares, por isso hoje são apresentados nos mais variados tipos.
Peculiaridades
A decoração adicional em roupas femininas, masculinas e infantis é novamente relevante, visto que os adesivos térmicos e as aplicações térmicas são muito procurados. Esses acessórios são usados ativamente por designers mundiais e costureiras comuns, fashionistas e jovens mães para criar uma imagem única, bem como pequenos reparos de roupas.
As transferências térmicas, ou simplesmente adesivos e apliques, são, na verdade, uma imagem, cuja principal característica é a capacidade de transferir de forma fácil e rápida uma imagem para o tecido usando as ferramentas disponíveis, na maioria das vezes um ferro. Essa tecnologia é muito popular devido ao fato de não exigir investimentos financeiros significativos e, ao colar o produto na roupa, evita-se a necessidade de compra de um novo guarda-roupa.
Além disso, mesmo a coisa monocromática mais comum com um aplique colado pode se tornar relevante e completamente exclusiva, transformando-se além do reconhecimento.
As aplicações para passar a ferro são acessórios cujos nomes revelam a própria essência do produto, uma vez que no decorrer da exposição a altas temperaturas e localização na frente de qualquer roupa, a imagem é transferida ou simplesmente colada ao tecido.Você pode comprá-los em qualquer loja de ferragens ou roupas, e uma grande seleção de imagens permite escolher o adesivo certo para cada ocasião, levando em consideração quem é o dono da coisa que exige tal decoração, bem como o verdadeiro propósito do adesivo é apenas uma função decorativa ou reparo de roupas.
Hoje, o que mais procura são os adesivos térmicos, onde a imagem é transferida por impressão térmica. Esses produtos contêm uma película especial na base, onde um desenho ou inscrição é impresso a tinta. Este componente pode ser feito de polyflex ou polyflok. Uma característica do primeiro material é a transferência de linhas mais finas, mas bastante densas, o último tipo permite obter relevos aveludados e macios.
Antes de comprar um adesivo térmico, você deve definir claramente sua função principal, e também levar em consideração o tipo de material com o qual você deve trabalhar. Caso contrário, mesmo o acessório mais atraente e de alta qualidade não será capaz de lidar com a tarefa, por exemplo, ele ficará muito flácido ou até mesmo estragará a aparência do item do guarda-roupa. Para tecidos leves como seda, um patch flock não funcionará, isso também se aplica a cetim e outros produtos de verão. Neste caso, acessórios mais simples são usados.
Mas ainda assim, a principal vantagem dos adesivos é a sua versatilidade, já que com a seleção correta da combinação da base e da própria aplicação, eles podem ser colados com sucesso em uma jaqueta, jaqueta, calça ou jeans, bermuda, blusa, etc. Em alguns casos, costureiras e estilistas recorrem ao uso de adesivos térmicos para decorar sapatos, mochilas, chapéus e outros itens do cotidiano.
Conforme aconselham os profissionais, é melhor colar adesivos em produtos de tecido., que será feito de material denso. Nesse caso, o risco de que o adesivo se dobre e se torne um "acordeão" será mínimo. Apesar da versatilidade do produto e da simplicidade de operação, o processo de fixação dos termostatos ainda possui uma série de peculiaridades próprias, que, em primeiro lugar, dizem respeito à temperatura de aquecimento do ferro ou outro dispositivo de ação térmica sobre o produto. Como mostra a prática, o valor ideal está na faixa de 120-130 graus. Porém, ao trabalhar com adesivo e ferro aquecido, deve-se levar em consideração também as potencialidades e a resistência ao aquecimento da base têxtil do produto decorado, para não estragá-lo por descuido.
Apesar de os adesivos térmicos e os adesivos térmicos serem bastante complicados e difíceis de chamar, é totalmente desnecessário comprá-los, já que um acessório tão útil e estiloso é perfeitamente possível fazer em casa com as próprias mãos de meios improvisados.
Variedades
Como a seleção de adesivos para passar a ferro apresentada no departamento de acessórios e costura é bastante extensa, existem várias placas de classificação para esses produtos. Isso se refere principalmente ao material usado para a fabricação. Existem os seguintes tipos de adesivos:
- de flex;
- do rebanho;
- de veludo;
- do atlas;
- de cetim.
Você também pode distinguir mais duas variedades:
- acessórios contendo uma base adesiva;
- produtos sem ele.
Os produtos diferenciam-se por conterem elementos reflexivos (tais adesivos são adquiridos para roupas de trabalho, para atletas e crianças), bem como adesivos sem aplicações fosforescentes. Além disso, os adesivos podem ser divididos em dois tipos principais.
Filme térmico
O produto é um desenho não volumétrico usual, que foi aplicado ao filme de transferência. Tais produtos têm características próprias, em primeiro lugar, diz respeito à impossibilidade de trabalhar com todos os tipos de tecidos, uma vez que tais adesivos se destinam apenas a roupas de algodão e outros produtos feitos a partir dessas matérias-primas.Muitas vezes, esses produtos são oferecidos em salões de fotografia para transferir a foto de uma pessoa para uma camiseta ou criar algum tipo de inscrição comemorativa, iniciais, marca, etc. A tecnologia de transferência de imagens também envolve a exposição a altas temperaturas. A principal característica dos filmes de transferência é sua forte fixação ao tecido principal, portanto, será difícil remover o adesivo com o tempo. Se você planeja apenas um uso de curto prazo de uma inscrição ou desenho, você deve comprar um filme térmico como adesivo temporário.
Apliques em suporte têxtil
Esses produtos são versáteis, podendo ser trabalhados em todos os tipos de tecidos, incluindo tecidos delicados e leves, bem como opções densas e ásperas. Devido a esta característica, as aplicações são fixadas com sucesso em couro, jeans e sintéticos, desempenhando uma função decorativa e ajudando a esconder defeitos existentes, inclusive buracos. Externamente, o adesivo não difere muito do bordado. Com base em sua finalidade, os adesivos térmicos podem ser divididos em:
- produtos infantis, que podem ser representados na forma de imagens de personagens de desenhos animados, animais ou brinquedos, arcos, flores, carros, etc .;
- adesivos para roupas femininas, que podem imitar não apenas bordados à mão, mas também rendas, contêm strass, pedras e lantejoulas;
- acessórios para homens - na maioria das vezes são logotipos, emblemas de times esportivos famosos, números, bem como inscrições feitas em várias técnicas.
Como colar corretamente?
Para decorar ou consertar roupas em casa de forma independente, você precisará de um aplique e de um ferro para funcionar. A tecnologia de manipulação de adesivos térmicos depende diretamente do tipo de produto selecionado para fixação ao tecido.
Mas antes de prosseguir com a colagem, é necessário estudar as informações do produto localizadas no rótulo, já que nem todo tecido resiste ao calor, e também realizar um pequeno teste na própria borda do produto tocando em um ferro aquecido ao necessário temperatura. Se o tecido foi aprovado no teste e manteve sua aparência original, você pode prosseguir com segurança para transferir o padrão selecionado para a área especificada.
Para determinar como proceder com o adesivo, um exame visual do acessório adquirido é suficiente. Adesivos térmicos com filme são transferidos para o tecido em uma imagem espelhada. Isso deve ser levado em consideração antes de iniciar o trabalho. A especificidade da localização de tal adesivo no tecido pressupõe sua colocação com a parte frontal do produto. Deve ser colado seguindo as seguintes instruções passo a passo.
- A base, coisa ou qualquer outro produto deve ser disposto o mais uniformemente possível, sem vincos e dobras do tecido em uma superfície horizontal sólida. Para isso, pode-se usar uma mesa ou chão, colocar uma folha de papelão sob o material na área de colocação pretendida do adesivo. Uma medida semelhante é necessária para evitar que o design seja reimpresso no segundo lado do produto, se houver.
- Aqueça o ferro até a temperatura desejada de acordo com o tipo de tecido, primeiro desligue o modo de geração de vapor. Coloque o aplique no local escolhido com a imagem voltada para o tecido e com o filme voltado para cima.
- Coloque um lençol branco regular por cima para proteger os tecidos de danos causados pela exposição ao calor, pressione o adesivo na base com um ferro e fixe o ferro nesta posição por 10 segundos. Em seguida, retire-o e deixe o adesivo esfriar um pouco.
- Em seguida, remova o fundo da imagem com movimentos lentos e suaves. No caso de a imagem ser mal separada da camada superior e retirada do tecido junto com o filme, o procedimento deve ser repetido na mesma sequência.
- Alcançado o resultado desejado, as roupas precisam ser viradas e passadas com ferro aquecido sobre o local da imagem transferida de dentro para fora.
É importante selecionar áreas uniformes do produto para a transferência da imagem, pois isso proporcionará uma fixação mais confiável. Já em áreas como fechos, costuras ou laçadas, não faz sentido usar adesivos para passar a ferro, pois o padrão não será impresso ou apenas fragmentos dele serão transferidos. Para decorar roupas com apliques em tecido, deve-se seguir as instruções para trabalhar com filme térmico. No entanto, ao colar um adesivo de tecido, deve-se ter em mente que o adesivo desse produto está localizado do lado avesso. Com base nesta característica de posicionamento, os padrões, inscrições ou imagens devem ser colocados com a frente voltada para o ferro.
Como mostra a prática de trabalhar com tais aplicações, no processo de fixação do produto na roupa, o melhor é cobri-la com papel vegetal, um simples pedaço de tecido ou uma folha de papel branca, para não estragar o tecido. em contato com o ferro. Para artigos de couro, como jaquetas, chapéus ou calças, para a fixação mais durável do adesivo antes de pressioná-lo ao produto com um ferro, aplique uma pequena quantidade de supercola universal comum na lateral com o adesivo e, em seguida, pressione o aplique com um ferro através de papel ou tecido. ...
Costurar o acessório ao redor da borda é outra maneira eficaz de proteger a imagem com segurança. Graças à linha adicional, mesmo durante as lavagens à máquina e uso ativo do produto, o aplique será fixado com segurança no lugar. E para que a cobertura adicional não seja visível, deve-se escolher a cor dos fios para combinar com a imagem. E para destacar o adesivo como um remendo, pode-se costurar a orla com pontos grandes de cor contrastante ou com linha grossa.
Para consertar roupas e disfarçar um buraco com um adesivo térmico, você precisa colocar um pequeno pedaço de tecido não tecido ou qualquer outro material na abertura e, em seguida, fixar o adesivo da maneira usual. No entanto, para um trabalho de alta qualidade, o substrato e o aplique em si devem ser vários centímetros maiores do que o orifício em si.
Para informações sobre como colar um adesivo térmico nas roupas, veja o próximo vídeo.