Papagaio

Tudo sobre cacatua

Tudo sobre cacatua
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. O que alimentar?
  4. Características de cuidado e manutenção
  5. Toda a vida em casa
  6. Doenças comuns

Os papagaios-cacatua são considerados um dos representantes mais inteligentes e extraordinários de sua família. Eles são incrivelmente inteligentes, ativos e charmosos, e é por isso que muitas vezes se tornam membros amados e completos da família. Este artigo se concentrará nos papagaios cacatua: suas características, estilo de vida e as variedades mais famosas.

Descrição

A cacatua é uma ave que pertence à família dos papagaios. Ele difere de outros membros de sua família por sua inteligência pronunciada, caráter ativo e extraordinário, bem como uma incrível vida útil - até 100 anos.

A diferença mais marcante de outras variedades é a presença de um tufo ou coroa (penas alongadas na cabeça de um indivíduo). Penas levantadas podem representar simultaneamente medo, surpresa, raiva e alegria, dependendo da situação. Além de sua "coroa", as cacatuas têm outras características distintivas.

Por exemplo, cor - pode ser tons de limão, carmesim, laranja, rosa e até preto. No entanto, não existem tons de azul ou salada populares entre outros membros da família.

Além da coloração brilhante e surpreendente, As cacatuas são conhecidas por seu bico enorme, robusto e curvado para baixo. Se em outras espécies o bico é puramente decorativo ou serve para comer, na cacatua ele é um assistente universal para esmagar nozes, frutas e sementes. Sem falar no fato de usarem ativamente o bico para se moverem por entre árvores e arbustos, bem como para se protegerem de predadores.

O comprimento corporal de uma cacatua individual, dependendo da espécie, pode variar de 35 a 85 cm, o peso médio dos indivíduos é de 280 gramas a 1,1 kg.As espécies diferem em coloração, habitat e dieta. Apesar das diferenças externas e comportamentais, todas as cacatuas são pássaros profundamente sociais que muitas vezes se tornam os favoritos da família e melhores amigos.

Visualizações

Hoje existem cerca de 25 variedades de cacatua. Algumas delas não são fáceis de encontrar, mesmo em cativeiro e, portanto, as seguintes serão as raças mais comuns. No total, a família da cacatua inclui 21 espécies de pleno direito e 5 gêneros.

Grande e pequeno com crista amarela

Este tipo de cacatua é caracterizado pelas seguintes características: a cabeça e a crista são brancas, a parte externa das asas também é branca. As penas em si são estreitas e longas, a parte inferior da plumagem geralmente é amarelada ou cor de limão. A borda perto dos olhos está nua, não coberta de penas. A diferença entre o homem e a mulher está na cor da íris dos olhos: se a íris do homem é geralmente marrom ou marrom escuro, então a mulher tem tons avermelhados brilhantes na íris. As patas do papagaio de crista amarela são cinzentas, coriáceas, frequentemente cinzentas ou pretas. O bico também é escuro, bastante curto, mas maciço, a parte superior do bico é dobrada para baixo.

Existem duas variedades de papagaios de crista amarela: pequenos e grandes. Eles diferem uns dos outros no comprimento do corpo e das asas, bem como na cor da plumagem no tufo.

Os indivíduos de uma espécie grande têm uma cor limão pálido, enquanto os indivíduos de uma espécie pequena têm uma tonalidade amarela brilhante, até mesmo laranja.

Esta variedade é considerada o mais popular entre os criados em casa. Difere em sociabilidade, longa vida útil, atividade, rápido desenvolvimento de novas condições de detenção. No entanto, o pássaro requer mais atenção ao seu espaço pessoal. Devido ao tamanho significativo dos indivíduos de uma espécie grande (até 55 centímetros do corpo de comprimento), é necessário dotar esta raça de cacatua com uma gaiola com dimensões de pelo menos 100 por 100 cm e altura de pelo menos 170 cm.

Em condições naturais, a ave vive na Austrália e na Tasmânia, movimenta-se em bandos de até 30 indivíduos, a maior parte de sua alimentação são frutas, sementes, insetos. Ela não tem preferências particulares por isso e, portanto, se sente muito bem em casa. Bom para treinar. Vale a pena alimentar um adulto duas vezes ao dia - de manhã cedo e à noite. Refere-se a um tipo de papagaio que pode ser ensinado a falar.

Cacatua de crista branca ou "Alba"

É também uma variedade bastante comum que pode ser encontrada freqüentemente em casa. Você pode reconhecê-lo pela plumagem e tufo branco como a neve, que, quando levantado, forma uma coroa característica. A parte externa de algumas asas pode ser amarelada ou ligeiramente avermelhada. A borda dos olhos é azul ou cinza. A diferença entre a fêmea e o macho está na cor da íris: na fêmea é marrom com tons de vermelho, nos machos é preto, tons de marrom escuro. As patas são maciças, fortes, cinzentas ou pretas, como a cor do bico (também maciças, a parte superior é dobrada para baixo).

Esta variedade não é a menor: o comprimento do corpo de indivíduos maduros pode chegar a 50 centímetros, as asas são tão grandes - até 35 cm, a cauda - até 18-20 cm. Além disso, a espécie tem um grande peso - até 600 gramas.

Em maior medida, a espécie está distribuída nas ilhas do arquipélago das Molucas, é encontrada em florestas, pântanos, manguezais, e muitas vezes forma ninhos a meia milha acima do nível do mar. A dieta é semelhante à das espécies de crista amarela: insetos, frutas, sementes de frutas e plantas. Movimenta-se tanto em bandos de até 60 indivíduos, como em pares.

Em casa, a variedade é considerada extraordinariamente sociável, necessitando constantemente de comunicação e atenção. Ele adora brincar, voar, em uma palavra - ser travesso. Ao contrário de outras espécies, ele tem uma voz bastante baixa. Por natureza, ele é calmo, brincalhão, confiante e inteligente.

Ele também precisa de uma gaiola espaçosa e uma grande variedade de brinquedos e poleiros para se divertir. Refere-se à espécie falante de cacatua.

Cacatua Molucana

É considerada uma das maiores em tamanho entre todas as cacatuas. O comprimento apenas do corpo em um adulto pode chegar a 60 centímetros, enquanto a massa da maioria dos indivíduos costuma chegar a 1,2 kg. Uma característica distintiva deste tipo de cacatua é considerada a plumagem branca ou ligeiramente rosada, bem como uma cor vermelha brilhante na parte interna da crista. Com base na descrição, é fácil entender que o pássaro precisa de uma gaiola extremamente volumosa (até 2 metros de altura) e de um grande espaço pessoal.

A descrição geral da espécie é semelhante à descrição da cacatua de crista branca e de crista amarela: penas longas e finas, um pente longo de até 15 cm de comprimento (no entanto, neste caso, não é um tipo fino, mas largo) , um bico grande, forte, preto ou cinza. As patas são grandes, maciças, de cor cinza ou cinza escuro. A íris dos olhos é escura (masculina) ou bordô (feminina), a borda ao redor dos olhos é lisa e sem penas.

Em seu ambiente natural, pode viver até 90 anos, prefere se deslocar em bandos de até 20 indivíduos ou mais. Ele prefere insetos e sementes em sua dieta. Em cativeiro, ele não é particularmente exigente com a comida, mas vale a pena excluir da dieta alimentos prejudiciais aos papagaios (que será discutido mais tarde) e sementes / grãos da família Pink. Essas cacatuas são grandes e curiosas e, em vez de quebrar um caroço de damasco ou cereja com o bico, podem simplesmente engoli-lo.

Em casa, distingue-se pela atividade, simpatia e amor para com o dono, mas também pela agressão com o cuidado desleixado e uma atitude injusta consigo mesmo. A espécie é propensa a transtornos depressivos, então você não deve deixar um desses papagaios.

Em caso de ausência prolongada, é aconselhável deixá-lo no apartamento com o rádio ou o correio de voz ligados.

Cacatua preta ou palma

É o maior representante de sua família - o comprimento do corpo pode chegar a 85 cm (peso máximo - 1000 g). Diferencia-se do resto da cacatua pela cor escura profunda (com uma tonalidade verde ou avermelhada), o bico longo e curvo, assim como as bochechas enrugadas vermelhas ou rosadas que escurecem em estado de estresse, medo ou agressão. Outras características: as penas são bastante curtas e finas, a cauda é grande e maciça, a crista é longa com pontas pontiagudas, os olhos são pretos e castanhos. Os machos diferem das fêmeas pela presença de uma tonalidade vermelha no peito e pelo tamanho menor.

A pátria do pássaro é a Indonésia, as regiões do norte da Austrália, Nova Guiné. Ao contrário de outras espécies, ele prefere viajar sozinho ou junto. Graças às suas garras fortes, sobe perfeitamente nas árvores, vive e adora aninhar em altura, longe do solo. Ele prefere comer as mesmas frutas, sementes e insetos durante os períodos de falta de comida. Em condições naturais, pode viver até 90 anos.

Quando guardado em casa, pode causar muitos problemas e inconvenientes.

  • Devido à grande envergadura e ao grande tamanho geral, não necessita de gaiola, mas sim de aviário real com altura mínima de 2 metros ou mais.
  • Apesar de sua aparência atraente e exótica, raramente encontra uma linguagem comum com o proprietário, muitas vezes não está no clima. Em estado de agressão, pode beliscar e morder o dono.
  • Ele é extremamente ciumento e vingativo - ele não tolera outros animais de estimação na casa, ou ainda mais crianças. Não é aconselhável deixá-lo sem gaiola em um quarto com crianças - ele pode aleijá-las enquanto o dono sai.
  • Não difere em uma voz colorida; quando irritada e com medo, emite sons ásperos e desagradáveis. Ao mesmo tempo, fala mal e quase não se presta à formação, em toda a sua vida não consegue aprender mais do que 10 palavras.

Devido ao custo significativo, os indivíduos raramente são criados em casa. Na maioria das vezes, ele pode ser encontrado em zoológicos de contato ou privados.

Gala rosa ou cacatua

Uma das menores espécies de cacatua conhecidas.Ele difere de outras aves da família por seu tamanho extremamente pequeno - até 35 cm, o peso também é pequeno - até 370 gramas na maioria dos machos adultos. As asas não são oblongas, arredondadas, com até 30 cm de comprimento, a cauda também é pequena - até 12-15 cm. Até os 3 anos de idade, a fêmea do macho é quase impossível distinguir, então nas fêmeas a íris torna-se muito mais claro e adquire tonalidades amareladas ou mesmo alaranjadas (nos machos, a cor ainda escurece mais até o marrom escuro).

A plumagem é colorida e matizada, caracterizada por tons brilhantes de rosa, verde e vermelho. A cabeça é completamente branca ou clara com uma cor rosada, o abdômen e o corpo são rosa ou rosa escuro, o dorso é acinzentado, as asas geralmente são cinza ou azuladas, a cauda é verde ou azul clara. Na cabeça existe uma pequena crista de 5 a 7 cm de comprimento, o bico é cinza, assim como as garras. Alimenta-se principalmente de plantas, insetos, frutas (mamão, manga, alcaparras).

Prós:

  • apesar de sua aparência indefinida, eles vivem o suficiente - até 50-55 anos em condições naturais;
  • calmo e amigável por natureza, acostuma-se rapidamente às novas condições de detenção, apegue-se ao dono;
  • ao contrário de um papagaio de crista preta ou branca, ele tem uma voz calma e agradável;
  • não precisa de gaiolas e cercados grandes, se acostuma rapidamente com novos alimentos, não despreza frutas e vegetais.

Desvantagens:

  • falar um pouco mal, embora eles tentem com todas as suas forças repetir algumas frases depois de você, mas em toda a sua vida eles serão capazes de se lembrar de não mais do que 40 palavras separadas;
  • extremamente social, sem comunicação regular com o proprietário, pode literalmente definhar;
  • em sua terra natal é considerada uma verdadeira praga - formando bandos de até 1000 indivíduos, a espécie é capaz de devastar campos inteiros.

Cacatua de cabeça preta de Banks

A espécie de cacatua mais rara e cara da família. Pode ser reconhecido pela sua plumagem negra coberta de manchas douradas e cauda vermelha. Os papagaios desta raça são considerados centenários entre todas as cacatuas e podem viver até em cativeiro por até 100 anos. A espécie deve seu nome incomum ao naturalista inglês Joseph Banks, que viveu no século XVIII. O habitat real da cacatua de luto é o norte da Austrália. No momento, a espécie praticamente desapareceu da face da Terra e, portanto, está sob a proteção vigilante do governo australiano.

As belezas de cauda vermelha são distinguidas por um grande comprimento total do corpo (até 65 cm) e uma cauda longa (até 28-30 cm). O peso de um indivíduo adulto gira em torno de 750 gramas. A diferença entre machos e fêmeas é bastante clara: os machos (completamente pretos) têm plumagem vermelha na cauda, ​​as fêmeas têm numerosos pontos e manchas dourados e prateados por todo o corpo, e a cauda é decorada com plumagem laranja escura. Além disso, os machos tendem a ter um bico muito mais escuro do que as fêmeas.

Em seu ambiente natural, as cacatuas de luto vivem nas copas dos eucaliptos e manguezais, onde constroem ninhos e se escondem do forte sol australiano.

A dieta consiste em plantas, várias nozes e sementes, bem como frutas e insetos.

A raça raramente é encontrada em cativeiro fora da Austrália, por isso é difícil avaliar suas qualidades intelectuais e pessoais e traços de caráter quando morando em casa. Os zoólogos afirmam que esses pássaros são amigáveis, crédulos, mas amantes da liberdade, que raramente ficam em um lugar por muito tempo, preferindo migrar de um lugar para outro.

Cacatua inca

A variedade é considerada uma das mais belas entre toda a família dos papagaios. Ele difere de outras espécies em rosa pálido, às vezes plumagem de pêssego e uma crista variegada característica. A raça é encontrada exclusivamente na Austrália Ocidental, onde vive em florestas de mangue e eucalipto. A espécie também é resistente à aridez do clima externo, mas tenta localizar locais de nidificação próximos à água.

Não difere em seu grande comprimento ou peso - até 40 cm de comprimento do corpo e peso de até 450 gramas. As bochechas, cabeça e peito até as extremidades são rosa claro, as asas são brancas com uma cor laranja característica no interior. A cauda é branca, o tufo é longo e fino - até 12-15 cm, contém três tonalidades ao mesmo tempo - vermelho, laranja e branco. O bico é em miniatura, branco, a cana superior do nariz é rosa-avermelhada.

Distinguir um homem de uma mulher, novamente, só é possível pelos olhos. No homem, após 3-4 anos, a íris finalmente escurece, torna-se preto-acastanhada, na mulher adquire tonalidades vermelhas e acastanhadas.

A dieta principal é composta por frutas de árvores, frutas, a espécie não é avessa a festejar com raízes e insetos.

Nos últimos anos, tem estado sob ameaça de destruição devido à diminuição do habitat. Isso foi afetado negativamente no final do século XX, quando a espécie foi considerada uma praga devido à devastação de lavouras e campos. No momento, apenas residentes da Austrália podem obter esta cacatua em mãos privadas, e depois com uma licença especial. As tentativas de exportação da Austrália são estritamente puníveis por lei.

O que alimentar?

A cacatua pertence às aves que requerem não só um cuidado particularmente cuidadoso, mas também uma alimentação saudável, equilibrada e, o mais importante, variada. Em seu habitat natural, essas aves se alimentam de insetos, larvas, frutas frescas... Essa alimentação inclui tudo o que é necessário para o pleno funcionamento do corpo. É por isso que a comida em casa deveria ser não apenas satisfatório, mas também conter uma grande quantidade de oligoelementos e vitaminas.

A regra principal na elaboração de uma dieta para uma cacatua é encontrar o meio ideal, no qual o papagaio não passaria fome prolongada, mas também não seria superalimentado. Mudar a dieta com a adição gradativa de novos produtos e rações também é uma das condições importantes para a nutrição adequada dessa ave.

A alimentação diária de uma cacatua jovem é dividida em 3 ou 4 etapas com a adição gradual de uma pequena quantidade de alimento. Para adultos, 2-3 porções por dia serão suficientes. A alimentação dessas aves é baseada em misturas de grãos, sementes, nozes, milho, amêndoas. Ao mesmo tempo, a comida deve ser o mais fresca possível, as cacatuas ficam enjoadas com comida já estagnada e preferem permanecer com fome do que experimentar comida estragada.

Se você não tem a oportunidade de fazer rações de qualidade com a freqüência e regularidade, provavelmente esta não é a sua opção de animal de estimação.

Devido à sua capacidade única de se adaptar ao ambiente externo, as cacatuas têm uma atitude positiva em relação ao consumo de muitas frutas e vegetais. Dos vegetais que eles amam beterraba, berinjela, pepino, cenoura, feijão verde. Os papagaios não podem ficar sem frutos, preferindo não só a polpa, mas também os ossos, que contêm muitos nutrientes para o seu desenvolvimento. As frutas mais favoritas são peras, maçãs, abacaxis, romãs. Eles também absorvem perfeitamente muitas frutas: cerejas e cerejas, framboesas, groselhas, mirtilos, morangos.

Se sua ave não tem proteína e proteína suficientes, ou é apenas um bebê em crescimento, você pode adicionar um pouco de frango cozido ou queijo duro à dieta - este é um verdadeiro deleite para cacatuas.

Antes de servir, a fruta deve ser cortada em rodelas para que o papagaio possa pegá-las com segurança na pata. Não deixe frutas ou outros alimentos na gaiola por muito tempo - remova-os imediatamente para que não comecem a se deteriorar e a ave não os envenene... As cacatuas jovens não podem comer nada, exceto sementes de girassol por muito tempo. Nesse caso, tente adicionar gradualmente mais frutas à dieta e reduzir o fornecimento simultâneo de sementes.

Claro, também existem alimentos que não devem ser dados aos papagaios, mesmo em pequenas quantidades.

  • Vale a pena eliminar imediatamente todos os doces da dieta, bem como os alimentos com alto teor de açúcar. Isso é especialmente verdadeiro para doces e produtos de chocolate.O fato é que o açúcar contém substâncias prejudiciais aos papagaios que afetam o processo de sua digestão.
  • Evite dar à cacatua alimentos gordurosos, fritos, salgados ou em conserva sob quaisquer circunstâncias. Todos esses alimentos podem ser muito apreciados por seu pássaro, mas eles afetarão negativamente seu corpo em qualquer caso.
  • Recuse-se a adicionar leite à dieta, ele contém lactose, que é prejudicial para os papagaios, que eles não podem processar puramente fisiologicamente. Por causa disso, as aves podem apresentar distúrbios intestinais, diarréia.
  • Para indivíduos de tipo grande, não é recomendado dar frutos com grãos grandes - para evitar engolir as sementes inteiras pelo papagaio.
  • Esqueça os filmes piratas e nunca dê ao seu amigo de crista álcool como comida ou bebida. Mesmo a menor dose de álcool pode ter um efeito letal nos órgãos de um pássaro.
  • De todas as frutas e vegetais comuns, a cacatua é estritamente proibida de dar abacates. Esta fruta contém uma grande percentagem de gordura que o corpo desta ave não será capaz de processar. Também não se recomenda dar salsa, repolho e café.

Antes de adicionar novas frutas, vegetais, grãos e outros alimentos à sua dieta consulte um zoólogo ou veterinário experiente com antecedência. Ele o ajudará não apenas a excluir substâncias nocivas da dieta, mas também a traçar uma dieta detalhada da ave para um futuro próximo.

Manter constantemente um nível de água estável na gaiola do papagaio, embora seja aconselhável fornecer não apenas água coletada ou filtrada, mas também água decantada.

Características de cuidado e manutenção

Um dos pontos mais importantes na criação de cacatuas são as condições de detenção. É do conforto e da forma como a ave será cuidada que dependem o seu humor e a sua saúde. No início, você deve pensar em comprar uma gaiola se quiser criar cacatuas em casa. A gaiola é uma necessidade para as cacatuas - os papagaios devem ter seu próprio lugar, onde comida e bebida, diversão sempre os espera.

A maioria das espécies de cacatua são pássaros grandes com uma envergadura enorme, razão pela qual as características aproximadas da gaiola devem ser de pelo menos 120x90x120 cm. Deve ser um espaço fechado e razoavelmente espaçoso, com boa circulação de oxigênio. Para tornar a gaiola mais fácil de lavar e limpar de excrementos e alimentos, compre a opção com fundo retrátil.

Se você planeja criar cacatuas e espera criar vários indivíduos fora de casa, então você deve se preocupar em comprar um aviário grande com dimensões de pelo menos 4,5x2x2 metros. O aviário deve ter várias casas separadas para cada papagaio. Tal como acontece com a situação da gaiola, preencha o aviário com alguns brinquedos, poleiros e áreas de descanso. Na gaiola / aviário, deve haver uma pequena coisa sólida que o papagaio possa roer.

Quanto ao material de que deve ser a gaiola, considere, em primeiro lugar, precisamente as gaiolas de metal. Durante um período de atividade e tédio, uma cacatua pode simplesmente danificar estruturas de polímero ou madeira. Alimentadores, uma trava ou uma fechadura também devem ser feitos de um material forte e durável, a fechadura deve ser forte e complexa, caso contrário, um pássaro tão inteligente como uma cacatua pode simplesmente quebrá-la. Evite gaiolas de vidro sólido como aquários - as cacatuas precisam constantemente de ar fresco e, além disso, esses aquários são muito mais difíceis de limpar.

Coloque a gaiola em uma área bem iluminada com uma temperatura aproximada de 18-20 graus Celsius. O nível de umidade desejado não deve ser inferior a 70%, correntes de ar devem ser evitadas... Alguns criadores preferem colocar a ave perto de uma janela no lado ensolarado, no entanto, isso só é aceitável no inverno, quando a ave precisa de tanta luz e calor quanto possível.Não coloque o pássaro perto das baterias e sob a luz solar direta, isso também pode voltar a assombrar com doenças graves.

As cacatuas são incrivelmente limpas e fastidiosas, não toleram sujeira e poeira, então a gaiola deve ser equipada com uma piscina improvisada na qual seu papagaio possa nadar.

Se não houver lugar para a piscina ou se ela estiver constantemente entupida - você pode pulverizar seu pássaro com um pulverizador comum uma vez por dia, a água deve estar morna e ligeiramente assentada.

Uma das características desagradáveis ​​da cacatua é uma voz muito alta e alta. Um pássaro irritado, com fome ou apenas entediado pode trazer muitas preocupações para você e seus vizinhos. É por isso que é melhor preparar um quarto para o papagaio com isolamento acústico tolerável.

Evite contato muito frequente com o animal. Se você acostumar a cacatua a uma atenção constante, quando você não estiver em casa, a ave provavelmente ficará entediada, o que afetará sua saúde. Esta dificuldade diz respeito principalmente a famílias com crianças, onde crianças pequenas até uma certa idade estão ativamente interessadas no pássaro e brincam com ele, e então vêm cada vez com menos frequência.

Toda a vida em casa

As cacatuas se distinguem por uma expectativa de vida fenomenal entre seus companheiros - em casos raros, em alguns indivíduos, chega a 90 ou mesmo 95 anos. Porém, ao comprar qualquer tipo de cacatua, você não deve contar com uma vida útil específica. Este é exatamente o caso quando absolutamente tudo depende do proprietário. Regularidade e integralidade da alimentação, cuidado cuidadoso é apenas o mínimo necessário que é exigido de você.

A maior desvantagem e, ao mesmo tempo, a maior vantagem desta espécie é o seu incrível apego social. Em seu ambiente natural, antes de atingir a maturidade, os papagaios movem-se em bandos até encontrarem um único parceiro com quem permanecerão até a morte.

É por isso que a cacatua, assim como no campo do amor, são muito apegadas aos seus donos e tendem a sentir sua falta durante sua longa ausência. Se você passa muito tempo no trabalho ou na estrada, pode acontecer que seu pássaro fique entediado. Isso pode levar a uma séria depressão nela. Tudo, inclusive a despedida, pode e deve ser ensinado ao pássaro.

Comece com um pequeno intervalo de tempo - vá para outra sala por um tempo e deixe o papagaio sozinho, depois volte (você pode trazer algumas guloseimas). Aumente gradualmente a duração da separação - a cacatua deve se acostumar com o fato de que, se você sair, definitivamente retornará.

Doenças comuns

Infelizmente, não existem animais imunes a doenças e morte. Dependendo do cuidado, educação, condições de vida, seu pássaro pode ficar doente. Abaixo estão as doenças mais comuns nesta espécie de ave.

  • doenças associadas à indigestão;
  • infecções parasitárias;
  • arrancando penas - com estresse, tédio e fome;
  • pneumonia, algumas doenças infecciosas.

Sintomas comuns de doenças:

  • pouco apetite ou nenhum apetite;
  • espirros regulares e crescentes;
  • lacrimejamento dos olhos, secreção pelas narinas;
  • uma aparência aguda de gritos prolongados;
  • parece cansado, respira fundo, olhos turvos, ligeiramente encobertos.

A principal condição para o aparecimento de um ou mais dos sintomas descritos acima é o abandono da automedicação e a consulta ao veterinário o mais rápido possível. Este não é o tipo de animal capaz de se recuperar de algum tipo de doença por conta própria.

Na maioria das vezes, o seguinte leva ao aparecimento de doenças e a subsequente morte de uma ave:

  • refeições irregulares, falta de comida e água;
  • falta de variedade na dieta;
  • tratamento prematuro de resfriados;
  • inclusão de alimentos proibidos para cacatuas na dieta;
  • ausência prolongada do anfitrião ou contatos sociais.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa