Periquito

Tudo sobre periquitos

Tudo sobre periquitos
Contente
  1. Descrição
  2. Cores
  3. Como escolher?
  4. Regras de conteúdo
  5. Treinamento
  6. Doenças
  7. Fatos interessantes
  8. Críticas do proprietário

O periquito é muito popular como animal de estimação. O pássaro é bastante perspicaz e ativo, capaz de memorizar frases. As cores brilhantes e bonitas, assim como o cuidado despretensioso, tornaram-se a razão para a aquisição desses papagaios em particular.

Descrição

Em casa, na Austrália, os periquitos vivem em matagais de eucalipto, florestas e savanas. Os bandos consistem em um número diferente de pássaros, mas todos se movem de maneira muito sincronizada, como se fossem um todo. Os espécimes selvagens são predominantemente de cor verde. São bastante resistentes e adaptam-se a diferentes condições climáticas. O tamanho do corpo do ondulado é de 17 a 23 cm, a asa tem cerca de 10 cm, a cauda é escalonada, 8–10 cm de comprimento.

Os pássaros pesam de 40 a 45 gramas. A cabeça e o pescoço na frente são amarelados, à esquerda e à direita na cabeça perto da garganta existem duas manchas alongadas com um tom lilás escuro, sob elas existem pequenas manchas pretas no pescoço. A parte posterior da cabeça é coberta por listras onduladas de cor escura. Os mesmos estão no dorso, por isso os pássaros receberam esse nome. Na natureza, os periquitos têm plumagem verde brilhante, os pássaros que vivem em condições artificiais têm uma gama muito mais ampla de cores.

Eles podem ser de uma variedade de cores brilhantes - do branco ao azul - bem como de diferentes tonalidades. Os meninos têm uma plumagem luminosa na testa que parece um chapéu. Uma pessoa só pode ver no escuro, enquanto os papagaios podem ver tanto de dia como de noite. Durante a época de acasalamento, seu brilho ajuda na escolha do parceiro. Os pássaros têm olhos escuros, seu ângulo de visão é muito amplo. Além do mais, os periquitos têm a capacidade de reconhecer cores.

O bico é ligeiramente curvo, bastante forte, córneo. Em sua parte superior há uma cera - um tumor com os seios nasais - que também participa do movimento do bico. A sua cor destaca-se significativamente: os machos jovens têm um espessamento púrpura, à medida que cresce vai adquirindo uma rica cor azul. As mulheres em tenra idade têm uma cera azul brilhante, há uma borda de um tom mais claro ao redor das narinas. Em meninas adultas, o crescimento torna-se marrom.

A foca não está coberta de penas, portanto, é fácil ver quaisquer alterações que indiquem a saúde do animal. A língua é ligeiramente arredondada, curta, córnea na ponta. Pés sem penas, de coloração cinza-azulada ou rosada com unhas quase pretas. Cada pé tem quatro dedos: dois para a frente e dois para trás.

Este arranjo é muito adequado para técnicas de preensão, agarramento em galhos ou hastes de gaiola e para andar na superfície. Com a ajuda de dedos tenazes, os pássaros podem mover facilmente qualquer objeto pequeno.

Cores

Existem cerca de 150 variedades de cabelos ondulados que são mantidos em cativeiro. Classifique-os de acordo com a cor. O primeiro grupo inclui os papagaios, que possuem duas cores primárias, mas podem ser de tonalidades diferentes. O segundo reúne indivíduos com uma cor variada. Representantes de periquitos com crista e gordinhos são distinguidos separadamente.

  • O verde tem uma cor natural. No dorso existem faixas onduladas uniformes, a cabeça e as asas também são cobertas por típicas linhas pretas. Existem seis pontos característicos no pescoço.

    • Opalino na cor não tem listras claras e brilhantes, linhas nas asas de um tom escuro: cinza escuro ou preto.

    • Canela cor semelhante à anterior, só que em vez de listras escuras - marrom. As fêmeas apresentam uma plumagem mais clara, graças a esta característica é fácil determinar o sexo do papagaio.

    Imediatamente após o nascimento, os filhotes apresentam uma cor de olhos incomum - ameixa; à medida que envelhecem, muda para o preto normal.

    • Lantejoula ou cor de estrela caracterizado por plumagem branca com padrões rendados na cauda e nas asas. Enquadramento em forma de riscas escuras.
    • Caras Amarelas diferem na cor amarela da cabeça, às vezes, todo o corpo desta cor.

    • De asas cinzentas é caracterizado por uma cor cinza das asas, o resto das partes podem ser de cores diferentes.
    • Alado puro têm asas de uma única cor. Com a cor verde principal, são amarelas; se a ave for azul-azulada, as asas são brancas.
    • Variegado - a categoria mais numérica. Os seus representantes distinguem-se pela presença de manchas bem visíveis de várias formas. O número de pontos pode ser diferente, geralmente há apenas um na parte de trás da cabeça.
    • Metade a coloração é muito rara, o corpo divide-se verticalmente em duas cores desiguais. Filhotes dessa cor nascem do acasalamento de papagaios de cores diferentes, essa cor não é herdada.
    • Albino são obtidos cruzando lantejoulas entre si. Os pássaros são completamente brancos, diferem dos albinos com olhos pretos.
    • Lutino destacam-se em uma cor absolutamente amarela.
    • Antracite bela cor preta é característica.
    • Aspid têm um cinza claro como cor principal e diferentes tons de azul.
    • Salpicado eles adquirem sua cor variegada com a idade, que se distingue por um belo padrão salpicado.
    • Enevoado têm corpo turquesa, a cabeça é branca e as asas são decoradas com ondas acastanhadas.
    • Tufado vêm em cores diferentes. Sua característica distintiva é a presença de um tufo na cabeça. Seu formato pode ser diferente: redondo, semicircular, semelhante a um feixe. Alguns representantes têm fios caóticos nas costas e nas asas.

    • Selim Eles se distinguem por asas cinza e marcações numéricas da mesma cor na área de sela.
    • arco-íris Destacam-se com uma cor muito viva, com uma inusitada combinação de ondas e tons suculentos.

    Como escolher?

    Você precisa comprar papagaios de 3-4 meses, eles dominam rapidamente em novas condições. Em primeiro lugar, você deve prestar atenção à plumagem: um pássaro saudável tem penas limpas e brilhantes, em um paciente elas são desgrenhadas, não muito densas. As escamas das patas devem ser uniformes. Se o papagaio está inativo, letárgico, é melhor não escolhê-lo. Deve ser lembrado que pássaros ondulados são pássaros muito ativos e curiosos.

    Ao escolhê-los como animais de estimação, você precisa estar preparado para o fato de que cantam alto, principalmente pela manhã. Eles também gostam de espalhar restos de jornais, excrementos, resíduos de rações, cascas. A gaiola deverá ser limpa todos os dias para evitar o mau cheiro. Essas aves têm um sistema respiratório muito sensível, então você não pode:

    • fumar;
    • polvilhe com perfume;
    • use um ambientador;
    • pinte suas unhas;
    • cozinhar.

    Na hora de comprar, você precisa saber determinar o sexo do animal de estimação, já que meninas e meninos têm personagens diferentes. Os machos aprendem a falar mais rápido, mostram mais interesse pela imitação. Além disso, os machos são mais ativos e não tão agressivos quanto as fêmeas, que costumam ser adquiridas para reprodução.

    O sexo de um papagaio pode ser determinado pela cera: nos machos é predominantemente azul, em alguns híbridos é rosa, enquanto as fêmeas apresentam crescimento acastanhado, bege ou azul. Se tiver um pouco de paciência no estoque, um periquito alegre e simpático agradecerá pelo carinho, levando alegria e revitalização para sua casa.

    Regras de conteúdo

    Para que o ondulado adquirido se sinta bem em um novo lugar, ele precisa criar certas condições. O primeiro passo é cuidar da gaiola. É escolhido principalmente retangular, bastante volumoso e melhor feito de aço inoxidável. O fundo da gaiola deve ter um palete. Várias vigas de madeira, chocalhos e balanços são colocados em níveis diferentes.

    Devem estar presentes: um banho, um bebedouro, três comedouros - um para grãos, outro para alimentos pastosos e o terceiro para preparações vitamínicas. Os pratos são lavados todos os dias. O palete também precisa ser limpo uma vez por dia. Eles lavam a gaiola e seus itens uma vez por semana. É útil que os pássaros voem pelo apartamento, mas ao mesmo tempo é necessário excluir os pássaros que comem flores de interior, pois podem ser envenenados.

    É melhor colocar a gaiola em uma sala iluminada. Uma parte da gaiola deve ser colocada perto da parede - aí o ondulado arranjará um canto isolado para si. Ao instalar a gaiola, vale lembrar que os papagaios não toleram calor e correntes de ar mal, portanto esses fatores devem ser excluídos. No verão, você pode colocar os pássaros na varanda por um tempo, mas só até o meio-dia. À noite, a gaiola é coberta com um pano escuro, mas para que haja acesso de ar.

    No verão, pode-se colocar um banho de água para que os papagaios não aqueçam demais. A temperatura ótima para eles é de + 22-25 graus. No inverno, você precisa criar iluminação adicional, semelhante à do sol. As aves devem comer alimentos variados e na proporção correta de produtos. Para fortalecer o corpo e o desenvolvimento normal, eles recebem vitaminas, cascas de ovo esmagadas, giz.

    Eles comem principalmente grãos mistos.... Eles também comem sementes de gergelim, linho, aveia, sementes de girassol. No inverno, os pássaros recebem trigo e aveia germinados.

    Eles adoram uma variedade de frutas e vegetais: cenoura, pepino, abobrinha, beterraba, maçã, pêssego, pêra. Eles se divertem com prazer com morangos e framboesas.

    No verão, podem ser alimentados com folhas novas de banana, dente-de-leão, trevo, mas não devem ser arrancados perto da estrada ou de algum tipo de produção. Não é permitido dar aos pássaros nozes, cebolinhas, além de caquis, abacates e mangas. Uma vez por semana, os papagaios são tratados com alimentos que contêm cálcio: queijo cottage ou um ovo cozido. Dão comida aos ondulados duas vezes ao dia, é melhor dar água purificada e não fria, o principal é que não fique estagnada no bebedouro. De vez em quando, são administrados medicamentos com vitaminas.

    A hora da muda ocorre duas vezes por ano para os papagaios. Durante este período, eles ficam mais irritados, não voe. Eles devem ser deixados sozinhos, não perturbados, e preparações de vitaminas devem ser adicionadas à dieta. Se uma mulher e um homem são mantidos juntos, você precisa saber que eles se tornam sexualmente maduros em um ano e meio. O acasalamento ocorre no período de verão-outono.

    Para a eclosão dos pintinhos, é colocada na gaiola uma pequena caixa com tampa reclinável, uma reentrância para os ovos e uma cama de aparas de madeira.

    Quando pequenos papagaios começam a se alimentar por conta própria, eles são removidos para outra gaiola - a fêmea pode mordê-los.

    Treinamento

    Os periquitos são muito perspicazes e rápidos de aprender. Mas primeiro você precisa domar o pássaro, ganhar sua confiança. Você não pode usar a força, pegue-a em suas mãos contra a sua vontade. Aos poucos ofereça uma guloseima e preste atenção - o ondulado vai se acostumar e vai procurar a comunicação com o próprio dono. Depois disso, você pode começar a aprender. Para obter um resultado, as aulas devem ser realizadas regularmente.

    Os jovens são mais fáceis de treinar e aprender muito mais rápido. É melhor começar a memorizar palavras com o nome da ave, deve ser pronunciado de forma clara e expressiva. A duração das sessões deve ser de aproximadamente 10–20 minutos ao mesmo tempo. É imperativo elogiar o papagaio pelo trabalho realizado e recompensá-lo com uma guloseima. O principal neste negócio é não ser preguiçoso e seguir a regularidade.

    O resultado será em cerca de um mês de trabalho, mas vale a pena. Um animal de estimação satisfeito demonstrará seu sucesso para todos. Muitas vezes os donos de periquitos se deparam com o problema de mordidas. Esses pássaros são muito sensíveis e desta forma podem expressar suas emoções: medo, hostilidade, excitação. Você deve primeiro entender o motivo desse comportamento, porque o método de resolução do problema depende disso.

    As aves tornam-se agressivas durante o período da muda, defendendo seus pertences e, dessa forma, podem exigir atenção ou brincadeira. Se esse comportamento se tornou habitual, uma ação deve ser tomada. Para impedir o pássaro de morder, depois de tentar retirá-lo com a palavra "não", disse claramente, em tom estrito. Como resultado, depois de 4 a 5 vezes, o papagaio começa a entender a proibição e reagir a ela. Você também pode tentar desviar a atenção do ondulado assim que ele tentar morder. Depois de um tempo, ele mesmo esquecerá esse hábito.

    Para obter informações sobre como treinar um periquito, veja abaixo.

    Doenças

    Infelizmente, os periquitos estão sujeitos a doenças, especialmente as resultantes de hibridação. O aspecto letárgico e apático do animal de estimação deve ser alertado. Uma ave doente tem penas opacas, aparece secreção nasal, muda a cor da cera, desaparece o apetite ou aparece a sede excessiva. Freqüentemente, as doenças são causadas por cuidados ou dieta inadequada do papagaio. Entre as doenças mais comuns dos periquitos estão:

    • um resfriado ocorre devido à hipotermia ou uma corrente de ar e se manifesta por tosse, secreção nasal, tratada com aquecimento;
    • distúrbios gastrointestinais ou intoxicações manifestam-se por diarreia, sonolência, vômitos e resultam de alimentos de má qualidade;
    • a gota ocorre em aves adultas e os sintomas são pequenos nódulos próximos às articulações e inchaço; é tratada sob a supervisão de um veterinário (se não tratada, as aves morrem);
    • artrite e outras doenças das patas costumam ocorrer devido ao excesso de peso associado a uma dieta inadequada; o tratamento é prescrito por um ornitologista.

    Os periquitos frequentemente adoecem devido a parasitas, principalmente carrapatos e helmintos:

    • o ácaro da sarna afeta a área da cera, causando coceira intensa, é tratado com um composto especial;
    • um ácaro traqueal se desenvolve na traquéia e nos pulmões, provocando ataques de asfixia, a terapia é prescrita por um médico;
    • o carrapato vermelho se alimenta do sangue de um pássaro (perigoso para o homem), privando-o de forças, é tratado com "Neostomazan";
    • os comedores inchados comem escamas e plumagem na pele, os pássaros sentem coceira e desconforto, o tratamento é realizado sob a supervisão de um médico;
    • os helmintos provocam diarreia, letargia, diminuição do apetite, podem surgir devido à alimentação de má qualidade, o tratamento é prescrito pelo veterinário.

    Eles sofrem de doenças infecciosas e onduladas, cujos sintomas são semelhantes aos de um resfriado comum.

    Eles só podem ser curados com a ajuda de um médico que fará o diagnóstico correto. Ainda assim, são mais fáceis de prevenir do que curar. Para isso, vale observar as condições necessárias de detenção, respeitando a limpeza, excluindo a umidade e o calor excessivo.

    Fatos interessantes

    Existem muitos fatos interessantes sobre periquitos:

    • eles vêem mais cores do que os humanos, porque também distinguem o espectro ultravioleta;
    • cor natural - verde, quase imperceptível na folhagem;
    • os pássaros mais rápidos;
    • viver no continente australiano por mais de 5 milhões de anos;
    • a cabeça gira 180 graus;
    • o peso do pintinho incubado é de cerca de 2 gramas;
    • freqüência cardíaca - 200 batimentos por minuto.

    Continue lendo para fatos interessantes sobre periquitos.

    Críticas do proprietário

    Quem decide ter periquitos como animais de estimação nota a sua sociabilidade, simpatia e disposição alegre. Também destacam a necessidade de uma alimentação balanceada, já que a alimentação monótona causa problemas intestinais.

    Proprietários de papagaios experientes alertam sobre os efeitos negativos das correntes de ar na saúde das aves. Todos os usuários ondulados se alegram com suas habilidades de aprendizado e excelentes realizações. Além disso, muitos enfatizam um senso de ritmo e habilidade de dança, e não há nada a dizer sobre o talento para cantar.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa