Periquito

O conteúdo dos periquitos

O conteúdo dos periquitos
Contente
  1. Regras de cuidado
  2. Quanto tempo leva a adaptação?
  3. As condições necessárias
  4. Posso ser liberado da gaiola?

Os periquitos são animais de estimação muito comuns e tão populares quanto cães e gatos. Esses pássaros são atraentes não apenas por sua plumagem colorida e brilhante, mas também por sua inteligência rápida e capacidade de imitar diferentes sons e a voz humana. Mas para que o animal de estimação com penas se sinta confortável, é necessário cuidado adequado.

Regras de cuidado

Qualquer animal de estimação, incluindo o periquito, requer uma atitude e cuidados responsáveis ​​e cuidadosos. A atividade e a saúde do animal de estimação com penas dependem de como os cuidados, nutrição e condições de detenção são organizados. Antes de comprar este pássaro, você precisa entender claramente quais preocupações e inconveniências adicionais seu dono pode ter.

Os periquitos são pássaros madrugadores e cantam alto e bom som quando acordam. Isso pode acordar seus proprietários prematuramente. Eles têm a capacidade de espalhar cascas de alimentos e suas penas não apenas na gaiola, mas também ao redor dela e até no chão. Portanto, será necessária uma limpeza diária adicional.

Os periquitos têm uma sensibilidade muito desenvolvida do trato respiratório a vários odores. É proibido o uso de substâncias com cheiro forte (perfume, aerossóis, desodorizantes), bem como fumar nos locais de guarda de animais domésticos, pois tais odores podem causar doenças neles.

Cuidar de periquitos não é tão difícil. O principal é que o cuidado seja constante. Praticamente não há diferença em cuidar de periquitos e periquitos. Só um menino pode ser ensinado a falar, desde que seja mantido sozinho.

Não se pode ensinar isso a papagaios que vivem em pares, mas neste caso as fêmeas podem ter filhos, então será necessário providenciar um local especial (casa) onde a fêmea incubará os filhotes.

Cuidar de periquitos é o seguinte.

  • Limpando a gaiola. Uma das condições para a saúde de um papagaio é a limpeza de sua gaiola e de todos os acessórios nela contidos. Não permita que excrementos, penas e resíduos de alimentos se acumulem no palete por vários dias.
  • Nutrição apropriada. O papagaio precisa de uma dieta completa, variada e regular. A alimentação e a água devem ser trocadas diariamente.
  • Cuidados de saúde. É necessário monitorar de perto o comportamento e a condição do animal de estimação com penas. É aconselhável ter um kit de primeiros socorros com medicamentos para atendimento de emergência no domicílio, além de informações sobre clínicas veterinárias (telefone, endereço). Qualquer mudança no comportamento da ave ou na condição de penas deve ser consultada por um veterinário.
  • Vôos ao redor da sala. Eles devem ser fornecidos ao papagaio com a maior freqüência possível, de preferência todos os dias.
  • Cumprimento do regime com períodos completos de sono e vigília. Os papagaios precisam de uma boa noite de descanso. Se ele não dorme o suficiente, ele diminui a imunidade e aumenta o nervosismo, surge o estresse, que pode levar a doenças.
  • O papagaio deve se acostumar com o regime e ritmo de vida da família onde mora, para que nada perturbe seu sono e descanso. Mas se no quarto onde é mantido a atividade vigorosa continua até tarde da noite, então a gaiola deve ser coberta com um pano opaco denso que não permite a passagem de luz e sons. Isso permitirá que a ave se acalme e adormeça. Você não precisa cobrir a gaiola à noite se houver uma luz fraca acesa no quarto - isso não interferirá no sono profundo do animal.
  • Comunicação com pássaros... É também uma parte importante do cuidado dos periquitos, pois são muito sociáveis ​​e precisam de pássaros. O dono deve se comunicar muito com o animal: conversar e brincar com ele, principalmente se o pássaro mora sozinho. Quanto mais o dono se comunica com o pássaro, mais inteligente, sociável e alegre o papagaio se torna.
  • Se você precisar ir embora, pode deixar um pássaro em um apartamento vazio por um curto período - até cinco dias. Com uma ausência mais longa, você precisa se providenciar uma reposição, para não deixar o animal sem cuidados e atenção. Porém, é desejável que vizinhos ou parentes venham cuidar do papagaio, e não o entreguem a um ambiente desconhecido, pois isso pode causar traumas psicológicos ao pássaro.
  • Organização de lazer avícola. Os papagaios são pássaros muito ativos e móveis. Em um ambiente enjaulado, eles precisam ter a capacidade de se mover e brincar. Para isso, existem brinquedos especiais que não só divertem as aves, mas também contribuem para o desenvolvimento da sua engenhosidade e capacidade de comunicação.
  • Útil para papagaios e procedimentos de água... Em climas quentes, banhos especiais devem ser colocados nas gaiolas para que o papagaio possa se refrescar.

Além disso, o animal deve estar seguro. Portanto, é importante excluir a possibilidade de situações perigosas para ele durante os voos.

  • Abra janelas, aberturas e portas de entrada - um papagaio pode voar para a rua, se perder e não voltar.
  • Superfícies de vidro abertas, portas de congeladores, portas de máquinas de lavar - o pássaro pode acidentalmente esbarrar nelas durante o voo, bater e se ferir.
  • Os fios elétricos são perigosos porque um pássaro que danificou o isolamento do fio pode ser eletrocutado.
  • Esquerda cigarro aceso - o animal pode se queimar ou ser envenenado se por curiosidade decidir prová-lo.
  • Algumas plantas de interior são venenosas para os papagaios. Estes são lírio e dedaleira, narciso e ruibarbo, dieffenbachia e amarílis. Tendo bicado essas plantas, elas podem ser envenenadas e morrer.
  • Abra recipientes com água (banho, aquário) onde o papagaio pode cair e se afogar.
  • Jornais - não devem ser usados ​​como cama no estrado, pois o chumbo pode envenenar a ave.

Quanto tempo leva a adaptação?

Tendo decidido contratar um periquito, você precisa abordar sua escolha com responsabilidade. Normalmente, é recomendável comprar uma ave de 3-4 meses de idade. Os pintinhos se adaptam mais rápido e mais facilmente. Você pode distinguir um menino de uma menina, bem como determinar a idade, pela cera.

A cera dos rapazes é roxa, enquanto nas mulheres é azul com listras brancas ao redor das narinas. Em um papagaio adulto, tem uma tonalidade azul profunda, e em uma fêmea é marrom ou bege.

Também é importante escolher uma ave saudável. Um papagaio saudável tem penas lisas e brilhantes, olhos vivos e brilhantes. Ele é móvel, ativo, responsivo ao ambiente externo.

Antes de comprar um papagaio, você precisa preparar tudo em casa para a recepção de um novo inquilino. Uma gaiola, um comedouro com grãos, um bebedouro com água e brinquedos devem estar esperando por ele. Para um papagaio, você pode pendurar um espelho. Se os pássaros vivem aos pares, o espelho não é necessário, pois eles se comunicarão entre si.

Normalmente a adaptação é um processo bastante demorado, pode levar de 1 semana a 1 mês.

Visto que a mudança de habitat é estressante para os periquitos, é necessário criar condições para que a adaptação ocorra da forma mais confortável e rápida possível.

  1. Em primeiro lugar, o pássaro deve mover-se de uma gaiola portátil para uma permanente, mas para que não entre na sala. Esse vôo pode agravar o estado de estresse da ave. Tal situação pode ainda afetar negativamente o processo de sua domesticação.
  2. Depois que o papagaio está na gaiola, você precisa deixá-lo sozinho e não incomodar. Ele deve se familiarizar com a nova casa, se acostumar e se acostumar com ela. Nesse momento, ele pode recusar comida e água, sentar-se imóvel em um poleiro ou correr ao redor da gaiola.
  3. O vício dura algum tempo, e pode até levar vários dias antes que o animal comece a bicar comida e beber água. Normalmente, no início, o pássaro faz isso furtivamente e, na maioria das vezes, na ausência do dono e dos membros da família, ou quando eles não prestam atenção a isso. O estresse pode ser acompanhado por um leve distúrbio digestivo, que logo cessa. Para evitar isso, recomenda-se que a princípio não troque a ração e ração com a mesma mistura de grãos que ela comia antes.
  4. Durante o período de adaptação, principalmente nos primeiros dias após a mudança, é preciso tratar o seu animal com paciência e, se possível, não incomodá-lo com frequência... Não há necessidade de falar alto com o pássaro ou atrair sua atenção com brinquedos. Isso pode assustá-la ainda mais. É permitido falar apenas em voz baixa, suave e afetuosa. Você não pode tentar tocar ou acariciar o animal durante este período.
  5. O papagaio deve estar confiante em sua segurança. A gaiola é melhor posicionada contra a parede. Isso a faz se sentir segura. Você também pode cobrir um lado da gaiola com um pano leve. O papagaio terá um abrigo onde poderá se esconder quando estiver ansioso e preocupado.
  6. A gaiola não deve ser acessível a outros animais de estimação (especialmente para gatos) e é aconselhável manter temporariamente as crianças pequenas longe do papagaio.
  7. Enquanto cuidava de um animal de estimação você precisa se comportar com muita calma, sem fazer movimentos inesperados, sem bater a porta... As mãos só podem estar na gaiola durante a limpeza. Ao mesmo tempo, você precisa falar com o animal de estimação, chamá-lo pelo nome. O nome deve ser fornecido o mais rápido possível e repetido com a maior freqüência possível. Como resultado dessas ações diárias, o papagaio vai se acostumando gradativamente com a presença do dono, e seu comportamento se tornará calmo e confiante.
  8. A atmosfera na sala onde a ave está localizada também deve ser calma: música alta, gritos e outros sons não devem soar. E só depois que o papagaio se adapta e se acostuma com o ambiente e com o dono é que você liga a TV, o computador, o rádio.
  9. Durante a habituação, o pássaro não deve voar... Não acostumada com um ambiente desconhecido, ela pode facilmente se assustar e se machucar.

O processo de habituação termina quando o animal começa a comer bem, a se interessar ativamente por brinquedos e a chiar alto.

Durante a adaptação, os donos de papagaios freqüentemente cometem esses erros.

  • Desde as primeiras horas de permanência em um novo local, eles dão cada vez mais atenção ao seu animal de estimação, o que se manifesta em uma conversa alta e constante com ele, ficam o tempo todo perto da gaiola e tentam acariciar ou mesmo pegar o pássaro nas mãos. . Fazer isso é estritamente proibido. O pássaro deve ser deixado sozinho.
  • O proprietário freqüentemente muda a localização da gaiola, transfere-a de um lugar para outro ou para outro cômodo. Durante a adaptação, o papagaio inspeciona a sala, lembra dos objetos nela, de sua localização. Isso ajudará o pássaro a fazer seu primeiro vôo. A mudança constante de cenário apenas desorienta o pássaro.
  • Os donos tentam alimentar o animal com os galhos da gaiola ou mesmo com a mão. Durante este período, você não precisa fazer isso. O pássaro é domesticado para essa alimentação gradualmente e somente depois de estar completamente adaptado.
  • O maior erro é que o dono deixa o pássaro voar logo no primeiro dia. Isso pode resultar em ferimentos graves.

No final do período de adaptação, você pode prosseguir com a domesticação do papagaio. Este é um processo bastante moroso que requer paciência, perseverança e consistência por parte do dono no exercício do animal.

As condições necessárias

Não só um bom atendimento, mas também a correta manutenção do papagaio em casa é de grande importância para sua saúde e longa vida. Ele precisa criar certas condições, que incluem fatores como temperatura, umidade e iluminação.

A umidade do ar onde a ave é mantida deve estar na faixa de 60-70%. O aumento da secura do ar afeta negativamente sua saúde. Para aumentar a umidade, é necessário colocar uma banheira ou outro recipiente com água na gaiola.

Os papagaios adoram o calor. A temperatura ideal para eles é de aproximadamente + 22-25 graus. Em temperaturas mais baixas, eles requerem aquecimento adicional, especialmente no inverno. Você pode usar um aquecedor comum, mas não pode colocá-lo perto da gaiola. Também não deve ser colocado perto da bateria de aquecimento.

Ao mesmo tempo, uma temperatura muito alta também é prejudicial para os papagaios. Se o animal estiver superaquecido, ele levanta as asas, estica o pescoço e abre o bico. Neste caso, deve ser colocado em local mais fresco. Os pássaros também são mal tolerados por mudanças repentinas de temperatura. Também é inaceitável colocar a gaiola em um rascunho.

A iluminação é um fator importante na vida normal dos papagaios. Este não é apenas o modo de luz da mudança natural das horas do dia e da noite, mas também a intensidade da iluminação na sala. Com a falta de luz, eles experimentam depressão, distúrbios no sistema endócrino e mudanças de comportamento (arrancar suas penas sem motivo).

Mas, ao mesmo tempo, as horas noturnas são necessárias para que a ave durma e descanse adequadamente. Devido ao descanso insuficiente, sua imunidade se deteriora, surge o nervosismo e até o estresse.

A duração ideal exigida de horas de luz do dia no período de primavera-verão deve ser de aproximadamente 12-14 horas, e no período de outono-inverno - 10-12 horas. No inverno, a iluminação artificial é usada para manter a duração das horas do dia, usando uma lâmpada Arcádia ou semelhante.

Nos dias quentes e no verão, a gaiola pode ser levada para fora (na varanda). O ar fresco e a luz solar natural são muito benéficos para ela, mas com a condição de que nenhuma luz solar direta incida sobre a célula. Para fazer isso, você pode cobrir um lado da gaiola com um pano fino.

Habitação

Como os papagaios passam toda a sua vida (com exceção do tempo de vôo) em uma gaiola, ela deve atender aos requisitos de conforto, onde os pássaros se sentirão confortáveis. Os papagaios de baixo custo precisam de espaço, por isso é recomendável comprar uma gaiola espaçosa.

Para um animal de estimação, uma gaiola com 40 cm de comprimento e 30 cm de largura é adequada; para um casal, você precisará de uma mais espaçosa - com largura de 65 cm e comprimento de 55 cm. Para manter vários papagaios, um aviário é recomendado.

É desejável que a forma da gaiola seja retangular com uma parte superior em forma de cúpula. Nessa gaiola, será mais conveniente para o pássaro escalar, agarrando-se às hastes com as patas e o bico.

O piso da gaiola deve ser de madeira dura, metal ou plástico, e as barras da treliça devem ser de metal (mas não de cobre). A densidade da rede deve ser tal que um pássaro curioso não possa enfiar a cabeça entre as hastes. As lacunas entre eles devem ser de 1,5-2 cm.

É ideal ter três comedouros na gaiola: para mistura de grãos sólidos, para ração macia e para alimentação com minerais (cascas de ovo, areia, carvão). Um bebedouro e uma banheira também são necessários.

Para comodidade da ave, são colocados poleiros na gaiola, os quais são colocados a uma certa distância das paredes para que as fezes não caiam nos comedouros e bebedouros. Poleiros podem ser carvalho, bétula, bordo (para sentar), salgueiro (com propriedades curativas) e maçã, cereja, freixo da montanha (como uma fonte de vitaminas contidas na casca). Coníferas não podem ser usadas.

Antes de colocar os poleiros na gaiola, eles precisam ser mergulhados em água fervente ou tratados termicamente (aquecidos no forno). Isso é feito para matar os parasitas que podem estar sob a casca.

Para garantir a atividade do animal de estimação, eles são colocados na gaiola balanços, escadas, um sino, seixos e brinquedos são colocados no fundo.

Nutrição

Uma nutrição correta e equilibrada, contendo todos os elementos úteis necessários, é a chave para a saúde, atividade e longevidade dos papagaios. O feed é baseado em vários misturas de cereais, nas quais o painço multicolorido constitui a maioria. As misturas também incluem aveia descascada, sementes de girassol, sementes de canário e outras gramíneas de prados.

Na maioria das vezes, os donos de periquitos usam misturas de cereais balanceadas prontas para uso. Alguns deles possuem vários aditivos na forma de frutas secas, vegetais e algas. Além dos cereais na dieta, o animal precisa incluir esses alimentos.

  • Verduras frescas - alface, endro, "salada" de tanchagem, dente de leão e folhas de trevo. No inverno, os verdes são substituídos por grãos germinados (aveia).
  • Frutas frescas, vegetais, aditivos de baga. Os periquitos gostam muito de cenoura, beterraba e rabanete, pepino e repolho, tomate, abobrinha e abóbora. Os suplementos de frutas devem consistir em maçãs, bananas, pêssegos, kiwi, morangos.
  • Suplementos minerais - cascas de ovo trituradas, giz e sépia, que podem ser adquiridas em lojas especializadas.
  • Alimentos macios - é útil dar aos pássaros uma mistura de queijo cottage com ovos cozidos, vários cereais fervidos em água sem sal: arroz, trigo sarraceno, trigo.

Recomenda-se alimentar os animais de estimação com uma mistura de grãos uma vez por dia. A taxa diária é de 2 a 2,5 colheres de chá. Se a ave, depois de comer toda a ração, não ficar saciada e piar indignada, você pode adicionar meia colher de ração ou alimentá-la duas vezes ao dia, dividindo a quantidade em 2 partes.

A água do bebedouro deve ser sempre fresca. No inverno, você pode adicionar um pouco de suco de limão (15 gotas de suco por 150 g de água), como fonte de vitamina C.

Higiene

Para evitar várias infecções, é necessário manter a casa do papagaio limpa. A limpeza da gaiola, todos os acessórios e brinquedos deve ser feita uma vez por semana. Para lavar, use água morna sem adicionar agentes de limpeza. Só é permitido usar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio, depois do que tudo é bem enxaguado com água.

Você pode usar uma escova (como uma escova de dentes).Após a lavagem, a gaiola e os acessórios são enxugados. Os comedouros, bebedouro e bandeja devem ser lavados todos os dias. Quando a limpeza estiver concluída, você pode colocar papel limpo no palete. A limpeza diária manterá não apenas a gaiola limpa, mas também a área ao redor dela.

Posso ser liberado da gaiola?

O voo é uma necessidade natural para um pássaro. É necessário lançar o papagaio em vôo livre, pois ao voar ele se desenvolve psicologicamente. É aconselhável soltá-lo diariamente da gaiola. A duração dos voos deve ser de pelo menos uma hora.

Mas antes de liberar, é preciso ter certeza de que o vôo é seguro: se as janelas, as portas estão fechadas, se não há recipientes com água e se há cães ou gatos em casa, eles devem ser isolados.

Para obter informações sobre como cuidar dos budgies, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa