Quanto tempo vivem os periquitos?

Talvez um dos animais de estimação mais comuns sejam os periquitos. Ter um cachorrinho ou gatinho te assusta com os cuidados difíceis, o difícil treinamento de higiene e comprar um pequeno pássaro não parece uma tarefa tão pesada. Mas mesmo essas aves despretensiosas requerem atenção e cuidados, graças aos quais sua vida em cativeiro será longa o suficiente.


Há quantos anos vive na natureza
Bandos vibrantes e turbulentos de periquitos são uma visão comum nas florestas da Austrália. Eles levam um estilo de vida nômade, migrando por todo o continente. Sua dieta: sementes de grama, pequenas nozes e frutas.
Durante a estação seca, centenas de papagaios podem atacar as plantações agrícolas e voar para as cidades.
Na natureza, a cor natural da espécie é a plumagem verde-amarela, o que permite que ela se esconda dos inimigos na grama e nas folhas exuberantes. Afinal, o nome geralmente aceito da Austrália é "continente verde".
Lagartos grandes, cobras, animais predadores e pássaros são perigosos para os papagaios. A seca causa grandes danos quando as aves não têm acesso à água e não têm nada para se alimentar. Reservatórios sujos com infecções também podem causar a morte maciça de pássaros.
Felizmente, uma boa adaptabilidade, fertilidade e o fato de o período de nidificação não ter um cronograma claro permitem que a população se recupere rapidamente.
Ao contrário dos grandes papagaios, como araras e cacatuas, as espécies pequenas não têm longevidade. A expectativa de vida média de um papagaio na natureza é de cerca de 5 anos; os indivíduos de 8 a 10 anos são considerados centenários.



Expectativa de vida em casa
Os periquitos foram introduzidos na Europa em 1840. Eles invadiram rapidamente os zoológicos e casas da nobreza rica. Sua popularidade cresceu, e logo quase qualquer um poderia se dar ao luxo de ter um brinquedo exótico e brilhante.
Hoje é a ave doméstica mais comum. E o trabalho dos criadores tornou possível criar muitas cores: cerca de 200 cores e suas combinações.
A ausência de predadores, condições climáticas difíceis e alimentos acessíveis permitem que os animais de estimação vivam mais.
Os papagaios pequenos e em cativeiro vivem menos do que a cacatua recorde, mas um bom atendimento proporcionará, em média, cerca de 10 anos de comunicação com este lindo pássaro... Com criadores profissionais e em condições favoráveis, as aves alcançam facilmente Marco de 15 anos, há casos em que eles sobrevivem até 20-22 anos.

Casais
Na natureza não se encontra um único periquito, mas para um apartamento pode-se escolher um macho ou uma fêmea, ou ter um casal de pássaros. Dois papagaios em casa são a melhor opção para melhorar sua qualidade de vida.
Em um par heterossexual, é preferível que o homem seja 2-3 anos mais velho do que a mulher. Uma fêmea mais velha pode começar a dominar e ofender um parceiro mais jovem.
É muito importante levar em consideração a coincidência de temperamentos.
No mercado de aves ou no aviário do criador, preste atenção ao comportamento das aves: não se deve combinar uma ave muito brincalhona com outra quieta e sedentária.
Se você não adquirir um par junto, mas adicionar um novo parceiro ao seu animal de estimação, então você precisa considerar cuidadosamente o processo de adaptação: primeiro, você pode colocar o recém-chegado em uma gaiola separada e colocá-lo ao lado dela, observando cuidadosamente como o pássaros se comportam. Se eles têm um interesse mútuo sem agressão, então o casal pode se unir.
Cada ave deve receber atenção igual, brinquedos duplicados, certifique-se de que as aves não briguem no comedouro e no bebedouro.


Sem parceiro
Acredita-se que papagaios solitários vivam menos em casa do que casais: um dono cuidadoso pode se tornar o melhor amigo de um pássaro, mas não pode substituir um parente.
Os periquitos são pássaros sociais e sua comunicação desempenha um papel importante no prolongamento dos anos.
Obviamente, é mais fácil manter uma ave: uma gaiola mais compacta, consumo de ração mais econômico, menos ruído e detritos. Mas, se o proprietário faltar ao trabalho quase todo o dia, a solidão do pássaro pode causar doenças.
O tempo de vida de um pássaro em uma gaiola sem um parceiro depende diretamente do envolvimento do proprietário no processo de existência. Um pássaro solitário pode passar por estresse constante - isso se expressa em estado de alerta, comportamento agressivo ou, inversamente, em apatia.
Se todos os cuidados do dono se reduzirem apenas a cuidar da higiene da gaiola e da alimentação, o papagaio não poderá existir plenamente.
É necessário ter a máxima paciência e dedicar tempo e atenção ao animal: conversar muito com ele, brincar, acariciar, ensinar-lhe a mão.
E quanto prazer mútuo aprenderá a imitar a fala! Mas a probabilidade de aprender a falar é maior em papagaios sem um par.

O que afeta a expectativa de vida
Como na natureza, em casa o papagaio precisa antes de mais nada de comida e água. Portanto, se o dono for obrigado a sair, é necessário que alguém cuide do animal. A ave pode viver sem comida por 3-4 dias e, se sobreviver, a deficiência nutricional afetará sua saúde.
A sede forçada é muito pior: o papagaio tem uma temperatura corporal elevada, um metabolismo rápido, então a desidratação inevitavelmente levará à morte. Mesmo por 1 dia, você não deve deixar a ave sem acesso a água limpa.
O número de anos atribuídos a um animal de estimação quando mantido em uma gaiola é influenciado por esses fatores.
- Genética - doenças congênitas e imunidade fraca podem ser causadas por seleção inadequada.
- Nutrição - se alimentar o seu animal de estimação aleatoriamente com as sobras da nossa mesa, existe o perigo de ele "ganhar" indigestão ou obesidade. A alimentação deve ser balanceada, é melhor usar ração especial de pet shop, complementando com frutas, ervas, grãos germinados.
- Condições de detenção - para uma vida longa de um papagaio, é necessário comprar uma gaiola espaçosa e colocá-la corretamente no apartamento, levando em consideração o regime de temperatura e iluminação.
- Exercício físico - uma ave naturalmente ativa requer exercícios diários de voo.
- Sem estresse - é aconselhável proteger a ave de choques nervosos: ruídos altos, viagens constantes, um grande número de estranhos, animais agressivos.
- Conformidade com as regras de segurança - o proprietário responsável é obrigado a garantir que a ave curiosa e móvel não se machuque ou morra por negligência.


Como cuidar de
Os periquitos são fáceis de cuidar. O tamanho mínimo da gaiola para um é 40x25x30 cm, para um casal - 60x30x40 cm. O fundo extensível deve ser mantido limpo. Equipe a casa com um comedouro, bebedouro, poleiros em diferentes níveis, brinquedos. Recomenda-se organizar procedimentos de abastecimento de água para seu animal de estimação, colocando uma tigela grande de água. Os banhos de areia também são úteis: "banhar-se" na areia limpa tem um efeito benéfico na plumagem.
O local da gaiola deve ser protegido de correntes de ar e uma temperatura favorável do ar é considerada em torno de + 22 ° C.
Não coloque a gaiola próxima a radiadores, aquecedores ou fogões a gás.
A água potável deve ser sempre limpa. Ao comprar ração, verifique o prazo de validade e a integridade da embalagem para que o grão não estrague. Aditivos úteis: giz, gema fervida, pedaços de fruta, ervas.
Faça "caminhadas" diárias do papagaio sob supervisão: as janelas devem ser fechadas, e os vidros e grandes espelhos devem ser cortinas para que o pássaro não bata. Não permita que os pássaros roam as plantas de interior: podem ser venenosas. Proteja outros animais de estimação de ataques: cães e gatos.
A longevidade de um papagaio em cativeiro depende do conteúdo - crie condições máximas e o pássaro viverá feliz para sempre.



Para obter informações sobre como cuidar dos budgies, veja o vídeo abaixo.