Periquito

Como dar banho em um periquito?

Como dar banho em um periquito?
Contente
  1. as regras
  2. Preparação
  3. Preparação
  4. Instruções passo a passo
  5. Possíveis erros
  6. Formas alternativas

O periquito é um pássaro alegre, falante e móvel. Para conteúdo doméstico, é considerado ideal. Estas aves esguias e bonitas com plumagem elegante participam constantemente em exposições internacionais de aves decorativas, onde são frequentemente galardoadas com prémios. Não é tão difícil cuidar de linhas onduladas. O banho é um dos elementos do cuidado.

Esses animais de estimação vivem em muitas famílias russas, adaptam-se com sucesso ao microclima dos apartamentos e se reproduzem ativamente em cativeiro.

as regras

Os periquitos são pássaros naturalmente limpos, então o banho de pássaros não é apenas uma diversão divertida e emocionante, mas também um procedimento de higiene necessário. Eles são muito bons em limpar penas. Banhar um pássaro é apenas refrescar com um pouco de água. Na natureza, os papagaios se banham em gotas de orvalho na grama, e isso é o suficiente. Para não prejudicar a saúde do animal, você precisa seguir regras simples:

  • você pode começar a acostumar um papagaio aos procedimentos de água somente após a adaptação total a um novo habitat (não antes de um mês após a compra), quando o animal já está bem domesticado;
  • você não pode forçar o pássaro a nadar, isso vai se tornar muito estressante, causar medo de água e minar a confiança;
  • a luz da sala deve ser difusa, para que o papagaio fique mais calmo (luzes fortes irritam os pássaros);
  • para nadar, levar apenas água limpa e morna sem cloro (engarrafada ou filtrada, opcionalmente - decantada), o papagaio pode engolir água ao nadar durante divertidos jogos com água;
  • é permitido adicionar caldo de camomila à água, o que melhora a digestão e a condição da pele;
  • a sala deve estar quente (pelo menos +20 graus), todas as janelas estão fechadas e o sistema de divisão está desligado para que o animal não resfrie-se com as correntes de ar;
  • não coloque muita água no recipiente, o nível ideal no banho é 1,5 - 2 cm;
  • não use secador de cabelo para secar após o banho, pois resseca muito a plumagem das aves e prejudica a pele;
  • retire o recipiente com água da gaiola após o banho para que a ave não beba água suja.

O termo “banho” para periquitos não significa que detergentes devam ser aplicados em sua plumagem, imersos em água e esfregados com um pano.

Preparação

O dono conhece o caráter de seu animal de estimação, seus brinquedos favoritos e preferências gustativas na comida.

Em casa, é importante preparar adequadamente a ave e cuidar ao máximo das emoções positivas ao encontrar a água. Como a ave se relacionará com os procedimentos hídricos no futuro, em grande medida depende de como você conseguiu banhá-la pela primeira vez. Se o papagaio estiver interessado, o banho se tornará uma parte agradável e integrante de sua vida.

No início do banho, o papagaio deve estar bem domesticado, um banho especial comprado, há um borrifador bem disperso, um abajur comum é preparado.

Certifique-se de levar em consideração o humor do pássaro. Se o papagaio estiver “maluco”, é melhor adiar o início do banho. Acessórios também são importantes... Freqüentemente, o pássaro, por razões desconhecidas, rejeita belos trajes de banho confortáveis ​​e teimosamente prefere um pires indefinido ou uma simples tampa de plástico de um frasco de vidro. Nessas situações, é melhor aguentar a escolha de um animal de estimação e não insistir, pois será muito mais confortável para ele usar sua coisa preferida do que um maiô de marca.

A partir de um susto forte, um pássaro pode desenvolver medo da hidratação, então será necessário abandonar os procedimentos de água por muito tempo, senão para sempre.

Preparação

O de penas observará como as gotas cintilantes do maiô salpicam os dedos do dono e entenderá que é seguro e divertido. Se o papagaio teimosamente não quer se familiarizar com a água, você pode começar com um banho vazio, no qual você coloca seu brinquedo favorito, uma guloseima saborosa e ervas frescas. Em alguns casos, o início do banho é facilitado por um espelho colocado ao lado do maiô. O emplumado verá seu reflexo no espelho e decidirá que não está sozinho aqui. É mais interessante nadar junto, e o papagaio decidirá entrar na água.

Você não deve se apressar e empurrar o papagaio para o maiô, você precisa ter paciência e esperar até que ele voluntariamente comece a cair na banheira para ver o que está lá. Quando isso acontecer, pode-se colocar um pouco de água no maiô, começando com a quantidade escassa, aumentando gradativamente a dose. O emplumado não vai perceber como ele se acostuma e começa a borrifar água em si mesmo.

É bom despertar o interesse pela água em um papagaio se você usar elementos de jogo.

Para cada tentativa de brincar com água, você precisa recompensá-lo com seus "lanches" favoritos.

Você pode colocar um papagaio domesticado em sua mão e trazê-lo até um riacho, correndo silenciosamente de uma torneira aberta. Você pode colocar o ondulado no ombro, ir lavar as mãos com ele e deliberadamente segurá-lo sob o jato de água, esfregando-o com calma. Alguns "temerários" pulam na pia e começam a brincar com o gotejamento. O dono desse pássaro tem muita sorte - não será difícil acostumá-lo à água.

Alguns levam animais de estimação para o banheiro, e muitos papagaios gostam de tomar banho com seus donos. Mas se o ondulado não ficar satisfeito com tal procedimento, você não deve forçá-lo a ficar no chuveiro por capricho do dono, deixe-o tomar banho como ele quiser.

Não o coloque sob o riacho, deixe-o se acostumar aos sons de água vertendo gradualmente.

Instruções passo a passo

Antes do banho, você precisa prestar atenção ao comportamento do papagaio.Se o animal não parece completamente saudável, ele se assusta com algo, gorjeia alto e corre inquieto ao redor da gaiola, você não deve oferecer banho neste momento.

Existe mais de uma maneira de dar banho em periquitos. A escolha específica depende das características do caráter da ave e das preferências do proprietário.

Por exemplo, considere como dar banho em um pássaro:

  • prepare uma toalha, pendure-a em um toalheiro aquecido (para que fique quente);
  • pegue o ondulado com o polegar e o indicador logo acima das bochechas (os demais dedos seguram o corpo da ave) e abaixe-o até o fundo da banheira vazia, sem deixá-lo sair da mão;
  • abra um pouco a torneira, o fio d'água deve ser ralo para que o papagaio não se assuste;
  • ajustar a temperatura do fluxo atual;
  • segurando o pássaro com uma das mãos, enxágue levemente com um jato de água fraco;
  • feche a água;
  • coloque o animal de estimação em uma toalha quente e seque levemente as penas;
  • colocado em uma gaiola.

Se ele está ativamente interessado na água do bebedouro, tenta borrifar em si mesmo, endireita as penas eriçadas - ele está pronto para os procedimentos com água.

Ornitólogos consideram esta forma de banhar pássaros ondulados a mais preferida. Se, por descuido, o papagaio estiver muito sujo e a contaminação não puder ser removida com água limpa, você pode usar um xampu especializado para pássaros (vendido em lojas de animais). Se alguma sujeira ainda permanecer nas penas, você deverá apará-las com cuidado.

    Possíveis erros

    Se você ignorar as regras básicas para o banho de periquitos, podem surgir problemas.

    Aqui estão os mais comuns.

    • Apresse-se em acostumar o pássaro aos procedimentos de água. Ações espontâneas não devem ser permitidas, pois é extremamente difícil corrigir resultados negativos.
    • Atenção insuficiente ao regime interno. Como resultado, o pássaro pega um resfriado com uma corrente de ar. Ao primeiro sinal de um resfriado, atenção veterinária urgente será necessária.
    • Entrada de água nos seios nasais de um pássaro. Se tal descuido não puder ser evitado, você deve segurar o animal com cuidado de cabeça para baixo por um curto período de tempo, não mais do que 10 segundos.

    É necessário aplicar o agente ao longo da plumagem e enxágue abundantemente várias vezes para que, ao limpar as penas, a ave não seja envenenada pelos resíduos do detergente.

    Formas alternativas

    Você pode dar banho em um papagaio não apenas com um maiô.

    Spray

    Esta é uma maneira fácil de nadar, mas existem algumas regras a serem seguidas. necessário:

    • se o animal for muito tímido, é melhor não usar borrifador;
    • o borrifador não deve borrifar água muito fina, os modelos grosseiros aproximam o procedimento do banho natural na chuva em condições naturais;
    • a água no borrifador deve estar mais quente do que durante o banho normal, ela esfria rapidamente ao borrifar;
    • enquanto nada, remova o comedouro da gaiola;
    • é necessário borrifar água não sobre o papagaio, mas acima de sua cabeça a uma distância de cerca de 30 cm, para que as gotas d'água caiam de cima para baixo sobre a ave;
    • o tempo de banho é de 10-15 minutos, mas se o pássaro gostar, você pode estendê-lo;
    • após o procedimento, pode-se acender um abajur comum e colocar uma gaiola embaixo dele para aquecer um pouco o papagaio e secar a plumagem.

    Verduras úmidas

    Este é o método mais próximo das condições naturais.O papagaio se esfrega nas folhas úmidas da alface e nos caules da grama, enquanto as penas são umedecidas com gotas de umidade e limpas. É assim que papagaios selvagens se banham de orvalho nas plantas. Se desejar, o animal pode mordiscar uma deliciosa grama e uma salada saudável.

    Grama fresca macia ou folhas de alface são cuidadosamente lavadas e colocadas em um maiô.

    Areia vitaminada

    Este método é frequentemente usado no inverno, quando os apartamentos não são suficientemente quentes e o banho de água é impossível. A maioria das aves fica feliz em limpar suas penas em banhos de areia, garantindo assim a higiene da plumagem e da pele. Essa areia é vendida em pet shops. Não é recomendado o uso de areia de rio comum, pois pode conter "vizinhos" indesejados (larvas, micróbios, detritos).

    Se o papagaio tem medo de água e não pode ser ensinado a nadar, uma pequena camada (até 1 cm) de areia especial fortificada é colocada na banheira e seus brinquedos favoritos são colocados.

    Talco

    O pó de bebê à base de talco é aplicado com cuidado nas penas e, em seguida, retirado com papel-toalha ou toalha, junto com o pó, a sujeira é retirada das penas. É importante destacar que o observador de pássaros tem preferência pela higiene com água. Os donos de periquitos precisam fazer todo o esforço e tentar garantir que o animal eventualmente considere os procedimentos com água como jogos divertidos e os antecipe com deleite ao ver os preparativos do dono para o banho.

    A frequência média recomendada de banhos é uma vez por mês no inverno e uma vez por semana no verão.

        Entre os ondulados, há os que vêm do banho de deleite indescritível. Eles podem ser banhados com mais frequência, especialmente nos meses quentes de verão, o que ajudará a proteger a ave da insolação tanto quanto possível.

        Se você tratar seu animal de estimação com gentileza e paciência, pode ensiná-lo rapidamente a espirrar em água morna.e) Volnistic certamente se apaixonará por jogos lúdicos com água e gostará de nadar com prazer, proporcionando ao dono muitos minutos divertidos na companhia de um amigo emplumado, pois observar um papagaio espirrando é puro positivo.

        Como dar banho em seu periquito, veja abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa