Periquito

Ninho de periquito: recursos de seleção e regras de fabricação

Ninho de periquito: recursos de seleção e regras de fabricação
Contente
  1. Recursos e requisitos
  2. Que tipo de ninhos existem?
  3. Escolha de materiais
  4. Como fazer isso sozinho?

Os periquitos são pássaros de cores vivas e de temperamento amigável, por isso são frequentemente escolhidos como animais de estimação. Para que os papagaios se sintam confortáveis ​​e acasalando produtivamente, eles devem ter uma casa de nidificação. Este projeto pode ser comprado pronto ou feito independentemente de materiais de sucata.

Recursos e requisitos

Na natureza, os periquitos vivem em bandos e escolhem os buracos nas árvores como ninhos. Adoram um espaço amplo e protegido, por isso, ao equipar a casa, limpam minuciosamente o fundo dos ninhos do pó.

Quanto a manter as aves em casa, cavidades compradas em loja ou feitas pela própria pessoa são bastante adequadas para elas.

O principal é que sejam confortáveis ​​e práticos.

Um criadouro de periquitos está instalado em uma gaiola com duas portas. Na primeira zona da gaiola, costuma-se colocar a própria casa e, na segunda, são instalados comedouros e bebedouros. O principal requisito para um galpão de nidificação é a presença de espaço livre, o que irá garantir ainda mais a reprodução bem-sucedida dos filhotes e facilitar o processo de cuidado não apenas de um casal de papagaios, mas também de seus filhotes. Em alguns casos, o ninho é preso do lado de fora da gaiola, economizando espaço em uma pequena estrutura.

Os especialistas ainda recomendam colocar a casa de nidificação dentro da estrutura, pois isso permite que os pais jovens a explorem profundamente e se sintam mais confiantes e calmos.

O ninho do periquito parece diferente e vem em materiais diferentes. Na maioria das vezes é feito de madeira, dando preferência a espécies como bétulas, abetos e pinheiros. A tampa deve ser fácil de abrir, pois periodicamente terá que adicionar serragem e desinfetá-la.

Partes da casa de nidificação têm espessura padrão. No caso de ser feito independentemente de materiais de sucata, então a espessura do piso deve ser de pelo menos 4 cm, paredes e telhado - 2 cm.

Neste caso, é necessário fazer uma pequena depressão no chão: isso permitirá que os ovos fiquem no mesmo lugar.

Com essa espessura de paredes e piso, será criado um regime de temperatura constante na casa, sempre estará quente e a umidade será mantida no mesmo nível.

É indesejável comprar ou fazer casas de papelão, papelão e compensado. Eles são muito frios e afetarão negativamente o sucesso da incubação dos pintinhos. Além disso, os materiais impregnados com cola e composição química têm um efeito prejudicial na saúde dos pintinhos e papagaios progenitores.

E também a estrutura de aninhamento deve ter elementos obrigatórios.

Poleiro

Ela é colocada na parte inferior, perto da entrada da casa, para que seja fácil para a fêmea entrar e sair. Caso contrário, a ave terá que fazer esforços consideráveis ​​para se mover e precisará deles para reprodução e incubação. Portanto, os proprietários de periquitos devem, durante a época de acasalamento, simplificar ao máximo a vida das aves, o que aumentará a probabilidade de obtenção de crias saudáveis.

Tampa articulada ou removível

Graças a isso, o ninho ficará acessível de qualquer ponto, o que, por sua vez, facilitará muito o processo de desinfecção e limpeza da casa.

Além disso, ao organizar uma cavidade doméstica, é importante levar em consideração algumas das nuances.

  • Disponibilidade de acesso de ar fresco. Para tal, é necessário que a estrutura possua vários furos com um diâmetro de 0,8 a 1 cm, podendo ser perfurados na parte inferior da casa.

É aconselhável dar preferência a projetos de ninhos com janela de dobradiça.

  • Conveniência na limpeza. Antes de iniciar o uso e durante a posterior criação das aves, o aviário deve ser bem lavado, portanto, sua estrutura deve ter livre acesso para limpeza.
  • Pavimento de qualidade. É melhor colocar serragem no chão, pois ela absorve bem a umidade.

O papel da cama não é adequado, pois se molhará rapidamente, o que criará alta umidade no ninho.

  • O tamanho da gaiola. Esses indicadores dependem da idade, tamanho e número de papagaios que estão planejados para serem mantidos. Como regra, os periquitos são colocados um a um ou aos pares. Para que um animal de estimação com penas se sinta confortável, um indivíduo deve representar pelo menos 7% do espaço total da gaiola.

Não há necessidade de iluminação adicional. Para seu nível normal, haverá luz suficiente para penetrar pelos orifícios de entrada.

Que tipo de ninhos existem?

Hoje existem vários tipos de ninhos de periquitos, cada um com suas características próprias.

Horizontal

Tem as seguintes dimensões: largura 25X20 e altura 15 cm, sendo a entrada com desenho semelhante situada a uma curta distância da parede superior e lateral. A principal vantagem da estrutura horizontal é sua localização conveniente. Devido à largura de entrada suficiente, a fêmea pode entrar e sair livremente da casa sem danificar a alvenaria.

A desvantagem desse modelo é a localização bastante baixa da entrada, o que permite que os pintinhos saiam do abrigo antes do tempo.

Também estão à venda estruturas de 35X35X20 cm, cuja entrada está localizada a uma distância de 4 cm da parede lateral e do bordo superior. Adicionalmente, existe uma janela com 5 cm de diâmetro, mas para facilitar a entrada das aves no ninho é necessário fixar um pequeno degrau por baixo da janela de entrada.

Vertical

Este tipo de casa de nidificação é considerada a mais popular porque se caracteriza pelo seu tamanho compacto, ocupa pouco espaço e é conveniente para os papagaios. Ao contrário do modelo horizontal, os pintinhos neste projeto são cercados de acesso à saída. Isso se deve ao fato do entalhe estar localizado alto (a uma distância de 3 cm da borda superior). As dimensões das casas verticais são de 20X20 cm de largura e 25 cm de altura.

A falha do projeto é que as fêmeas que voltam ao ninho podem danificar a ninhada dos ovos.

Compromisso

Este modelo é considerado ideal, pois combina as melhores características das casas verticais e horizontais. Além disso, esse tipo de construção é fácil de montar. Suas dimensões são de 20 cm de altura e 25X20 cm de largura, havendo espaço livre suficiente para a fêmea se movimentar confortavelmente no ninho. Ao mesmo tempo, o acesso aos primeiros voos para pintos é limitado.

A principal vantagem de uma casa de compromisso é a largura suficiente do ninho. Permite que as aves se movimentem livremente na estrutura e elimina completamente a possibilidade de danos à alvenaria. Graças à grande área da casa, criam-se condições adequadas para a guarda dos bebês.

Eles são espaçosos e os papagaios fracos não correm o risco de serem esmagados.

Escolha de materiais

Muitos proprietários de periquitos preferem fazer seus próprios ninhos para eles. O processo de criação de tal estrutura é simples, mas você precisa saber algumas regras sobre como equipar o alojamento para as fêmeas e futuros pintinhos e que material escolher para isso. Não é recomendado o uso de aglomerado para construção de casas, pois esse material contém adesivos e resinas diversas, que podem prejudicar os recém-nascidos.

O material ideal para a montagem de uma estrutura é a madeira.

Para isso, escolha forros ou placas que não tenham sido tratadas com tinta, verniz e penotex. É aconselhável dar preferência a espécies de madeira caducifólia. Bem adequado para a construção de placas de faia, bétula e tília de até 50 mm de espessura (desse material, a caixa ficará quente).

Caso o ninho esteja planejado para ser comprado pronto, então você pode escolher os produtos plásticos. Eles são baratos, mas desconfortáveis ​​para os pássaros.

Independentemente do material com que a casa é feita, o ninho também deve ser equipado com cachos de grama seca, galhos de arbustos e árvores. Eles são pré-despejados com água fervente.

Além disso, você deve fazer uma cama de serragem.

Como fazer isso sozinho?

Antes de começar a construir uma casa com as suas próprias mãos, necessita de criar o seu projecto e desenhar esboços, tendo previamente decidido a escolha do tipo de construção e dimensões. Os desenhos devem incluir todos os principais detalhes da casa. Em seguida, é feita a preparação do material de construção, ideal para placas de madeira maciça não tratada com compostos químicos. Você também pode comprar blanks de certa espessura para montar as paredes, que são vendidos em todas as pet shop.

Em casa, os especialistas recomendam consertar um telhado, paredes e um piso mais grosso para aves reprodutoras. Isso manterá a caixa-ninho quente e manterá a umidade constante.

Depois de escolher o tipo de casa, você pode começar a trabalhar.

  • Em primeiro lugar, são preparadas peças para a montagem do telhado, fundo e paredes. Para fazer isso, primeiro faça esboços no papel, recorte-os e transfira-os com cuidado para os quadros. Em seguida, as peças são cortadas com uma serra. Neste caso, deve ser feito um furo adicional na parede frontal para o entalhe e 3-4 furos com diâmetro não superior a 1 cm nas laterais para ventilação.
  • O próximo passo é montar as peças com pequenos parafusos, cola ou pregos. Na parte inferior da entrada, você precisa colocar um pequeno peitoril e colocar um poleiro sob a entrada.Também será necessário instalar um degrau interno para evitar que os ovos caiam (para que a embreagem fique sempre no mesmo lugar, é necessário fazer um rebaixo com 2 cm de diâmetro no fundo). O fundo da casa é coberto com pequenas aparas ou serragem.

Não é recomendado o uso de resíduos de coníferas como forro: contêm resina que, se entrar em contato com as penas, pode grudar no ovo. Camomila seca funciona bem para a cama.

  • A montagem da casa termina com a instalação do telhado. Ele é preso de forma que possa ser facilmente removido durante a limpeza do ninho.

Antes de colocar os papagaios na gaiola feita, todos os detalhes de sua construção devem ser desinfetados despejando água fervente sobre ela. Em seguida, a estrutura é lavada novamente com água fria e completamente seca. Além disso, é importante verificar todas as bordas da casa: os pregos não devem ficar salientes e deve haver superfícies não tratadas.

Depois de realizado o controle de qualidade, a casa de nidificação é fixada interna ou externamente a uma das paredes da gaiola. Você pode consertar a estrutura com ganchos e suportes especiais. A preparação da casa de nidificação será concluída com a sua disposição, durante a qual é necessário lembrar que os periquitos adultos nessa estrutura viverão apenas durante a nidificação.

Portanto, não deve ser complementado com lâmpadas, objetos desnecessários, espelhos e brinquedos. Eles estarão fora do lugar.

O ninho pode ser feito de uma caixa de madeira compensada, mas não deve ser pintado com verniz ou tinta. O ninho também é um bom criadouro para periquitos. Seu design é muito mais simples em comparação com as caixas-ninho de pranchas.

Para fazer uma caixa-ninho, você precisa de uma furadeira elétrica, um cinzel, pregos, um bloco de madeira ou um pedaço de madeira com o núcleo podre.

Como o diâmetro de tal alojamento não deve ser inferior a 22 cm e a altura não deve ser superior a 40 cm, marcações são feitas no meio do tronco e um orifício de dimensões adequadas é feito com um cinzel. Por dentro, a cavidade deve ser redonda e ter uma espessura de parede de 2 cm. Neste caso, a cobertura é simplesmente colocada em cima ou fixada com uma corda. É aconselhável instalar o galpão resultante fora da gaiola, previamente coberto com serragem. Depois que os filhotes nascem e crescem, a casa de nidificação é removida e escondida para armazenamento.

Você pode se familiarizar com a tecnologia de construção de casas de nidificação para periquitos no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa