Descrição das espécies de papagaios gramíneos e as regras para sua manutenção
Se você decidiu ter um relacionamento difícil com pássaros como animais de estimação, e os canários e periquitos comuns parecem enfadonhos para você, preste atenção aos papagaios de grama. Sua disposição amigável e plumagem brilhante irão rapidamente conquistar os corações de sua família.
Este pássaro é pequeno em tamanho - um adulto geralmente mal chega aos 25 cm, com uma bela plumagem muito brilhante. A maioria das aves tem uma cor predominantemente verde com vários tons. A Austrália e a ilha da Tasmânia adjacente ao continente são consideradas a pátria dos emplumados. Em condições naturais, esses papagaios preferem se instalar em florestas de eucalipto com forbes. Eles se alimentam de sementes de grama, pequenas frutas e insetos.
Peculiaridades
Ao contrário de muitos de seus parentes, os papagaios gramíneos se movem principalmente no solo e voam apenas em casos excepcionais. Na natureza, ficam perfeitamente orientados na grama densa, preferindo decolar apenas até a altura de um arbusto. Para sua manutenção permanente em casa, é aconselhável adquirir um aviário amplo de pelo menos 1 metro de comprimento.
Papagaios de grama são bastante amigáveis e fáceis de domar. Apesar de estar em constante movimento, o pássaro não faz barulho desnecessário. Papagaios gramíneos se reproduzem bem em cativeiro - uma fêmea pode botar ovos de 1 a 2 vezes por ano. A idade reprodutiva começa em cerca de 8-9 meses, mas os especialistas não recomendam o acasalamento das aves antes de completarem um ano de idade.
Para que as aves se sintam bem, não é recomendável colocar mais de um casal em um cercado, pois os machos adultos começam a brigar entre si.
Como conter?
Como essas aves são nativas dos trópicos, as condições para mantê-las em cativeiro devem ser próximas às naturais. A sala com o aviário deve ser quente, sem correntes de ar. A temperatura ótima é de +20 graus Celsius e a umidade do ar é de pelo menos 60%. Papagaios de grama são ativos à tarde. Durante o dia, o pássaro quase não se move, e mais perto do pôr do sol começa seus trinados, emitindo-os com sua voz não muito alta, mas sim agradável e melódica.
Portanto, à noite, você deve cuidar da iluminação adicional.... A ave é muito tímida, então a transição da luz do dia para a noite deve ser feita sem problemas. O início repentino da escuridão pode estressar o pássaro. Acredita-se que um assobio silencioso pode acalmar um pássaro agitado, mas sons altos, ao contrário, são muito excitantes e irritantes. Com uma manutenção adequada, os papagaios do pasto em cativeiro vivem em média 12-15 anos, em alguns casos viveram até 20 anos.
O que alimentar?
Em casa, os papagaios se alimentam de uma mistura de grãos. Alimentos para canários, aveia e outros cereais, painço, sementes de girassol são bastante adequados. O principal é não superalimentar o pássaro. Um pássaro adulto precisa de cerca de uma colher e meia de sopa de ração por dia. Os papagaios comem alegremente vegetais e frutas picados ou ralados, várias verduras.
Nos primeiros meses de vida, os filhotes precisam receber proteína animal. Pode ser encontrada em vários insetos: vermes, vermes e outros.
Variedades
No total, existem 7 espécies de papagaios gramíneos, cada um com sua própria cor única. Vamos examinar mais de perto cada um desses tipos.
Barrigudo
O papagaio-de-barriga-rosa, também conhecido como boerca. O nome científico é Neophema bourkii. O tamanho da ave é de cerca de 23 cm, o comprimento da cauda é de cerca de 10 cm. A plumagem deste indivíduo é marrom, o abdômen é vermelho-rosado. Nas bochechas da fêmea, as penas são brancas e no macho uma mancha azulada na testa. Na natureza, o papagaio de barriga rosa faz ninhos nos ocos das árvores. A fêmea pode colocar de 3 a 5 ovos por vez, que incubam por 2 a 3 semanas.
Os filhotes nascidos permanecem no ninho dos pais por cerca de um mês, após o qual estão completamente prontos para a vida independente e deixam o ninho. Esta espécie foi introduzida na Europa no século XIX e tornou-se tão apreciadora que no início do século XX estava à beira da extinção. Portanto, as autoridades australianas proibiram sua exportação. A população agora foi restaurada.
Azure
Papagaio azul, cientificamente Neophema pulchella. As dimensões da ave são as mesmas das espécies anteriores. A cor dos machos também é bastante viva. O dorso é pintado de verde profundo e as penas do abdômen são de cor amarela de galinha. Na cabeça está um gorro feito de delicadas penas turquesa. As asas têm dupla cor: mais perto da base, as penas são marrom-avermelhadas, e nas pontas das asas, como que para combinar com o gorro, há luvas de cor azul. Nas patas, a cor é rosa brilhante, o bico é cor de asfalto cinza. O papagaio azul fêmea é facilmente distinguido por seu traje mais modesto.
A cor principal nas mulheres, como nos homens, é o verde escuro, o abdômen também é amarelo, mas a cor não é tão saturada como nos homens. E os tons de vermelho nas mulheres estão totalmente ausentes. No lado interno das asas, existem manchas brancas. Os papagaios azuis também fazem ninhos em cavidades, põem de 5 a 8 ovos, voam e correm rapidamente.
Em um estado calmo, o pássaro gorjeia baixinho. Se ela está estressada ou infeliz com alguma coisa, ela emite sons como um rangido ou gorjeio alto.
Papagaio de barriga dourada
Em algumas fontes, essa espécie também é chamada de barriga alaranjada ou dourada. O nome científico é Neophema chrysogaster. O papagaio vive nas ilhas da Tasmânia e King. Refere-se a uma espécie em extinção, cujo comércio é proibido. O papagaio dourado não passa de 20 cm. A cor principal do macho é o verde esmeralda, na testa há uma mancha azul com tonalidade azul, as bochechas são amareladas, o peito e o ventre são de um pântano protetor cor. Há uma mancha laranja brilhante na parte inferior do abdômen, razão pela qual a espécie recebeu esse nome.
Na curva das asas, as penas são roxas escuras, e as fêmeas apresentam uma listra branca por dentro, que os machos não possuem.Na natureza, eles preferem se instalar na orla marítima, em uma área com vegetação rasteira. Eles nidificam dentro de árvores de eucalipto no final do outono - início do inverno. Uma embreagem geralmente contém 4 a 6 ovos. A incubação dos filhotes dura 3 semanas e, após 5 semanas, os filhotes deixam o ninho.
De asa azul
Em fontes científicas, é denominado Neophema chrysostoma. Uma espécie rara em perigo de extinção, incluída na lista da convenção que proíbe a venda de espécies raras da flora e da fauna, portanto, praticamente não é encontrada nas lojas de animais. Você pode ver isso apenas em alguns berçários. O tamanho do corpo do papagaio de asa azul é padrão, a cor principal também é o verde.
Existem pequenas manchas amarelas na sobrancelha e na zona da cauda, as mesmas nas bochechas da ave. Um fino freio azul é observado na testa, a mesma cor das coberteras das asas. Do lado de fora, as asas são marrom-escuras, a cauda é amarela clara no meio, transformando-se suavemente em verde-acinzentado. Tradicionalmente, a cor da fêmea é menos intensa do que a do macho.
Decorado ou elegante
Decorado ou elegante, em latim Neophema splendida. Os tamanhos do corpo são padrão, a cor dominante na cor é o verde com um tom oliva. A área superciliar e as dobras das asas são de um azul profundo, a cauda no meio é azul com uma tonalidade acinzentada, perto da borda é amarelo claro.
Macho e fêmea podem ser distinguidos pela presença de uma mancha laranja clara na parte inferior do abdômen. Alimenta-se principalmente de alimentos vegetais, constrói ninhos em galhos ou tocos. A fêmea põe até 5 ovos uma vez por ano, no início do outono. Os pássaros vivem em cativeiro por mais de 10 anos.
Rochoso
Em algumas fontes, essa espécie é chamada de pedra. O nome científico é Neophema petrophila. Raramente é encontrado em casa, pois é uma espécie em extinção e é protegido por lei em sua pátria histórica. O tamanho de um papagaio de rocha é ligeiramente superior a 20 cm, a cor principal é o verde pantanoso, o peito é amarelo, no abdómen existe uma penugem avermelhada quase imperceptível. A área superciliar é azul, com uma transição suave para o azul. A cauda de uma cor complexa é azul-esverdeada em cima e amarela em baixo. As asas são azuis na dobra e azuis nas bordas.
As fêmeas são tradicionalmente vestidas com menos cores, mas têm uma faixa branca na parte interna das asas. As penas nas patas e no bico são cinzentas. Na natureza, vivem nas imediações de corpos d'água, em terreno rochoso, com vegetação esparsa. Voa mal e apenas em curtas distâncias, preferindo esconder-se na relva densa. Os ninhos são construídos em estacas rochosas.
De peito ruivo
Esta espécie é considerada uma das mais belas de todos os papagaios gramíneos. Graças à sua coloração especial, também é chamado de brilhante. Na literatura científica, a espécie é denominada Neophema splendida. Com tamanhos de corpo padrão, o papagaio de peito vermelho tem uma cauda de até 17 cm! O homem tem um elegante boné azul brilhante e um lenço roxo brilhante em volta do pescoço. A parte superior da ave - o dorso e a cauda - são verdes e o fundo é multicolorido: o abdômen e as penas da cauda são amarelas, o abdômen é amarelo brilhante e o peito é vermelho vivo.
As asas são pretas com uma tonalidade azulada nas pontas, cobertas por penas azuis de cima. Os pés são bege neutro e o bico é preto azulado. Como outras espécies, a cor da fêmea é muito mais modesta do que a do macho. E tem uma faixa branca na parte interna da asa. Os papagaios desta seleção preferem áreas planas, geralmente instalam-se em fazendas e pomares. Eles preferem se agrupar em bandos de até 20 indivíduos, no final do verão eles começam a nidificar.
Na natureza, a espécie é muito rara, no final do século 20 eram apenas cerca de 200 indivíduos. Protegido por lei.
Para obter informações sobre o que você pode e não pode dar aos papagaios de grama, veja o próximo vídeo.