Papagaio

Cuidado e manutenção de um periquito papagaio

Cuidado e manutenção de um periquito papagaio
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Seleção de células
  3. Localização
  4. Regras de nutrição
  5. Higiene
  6. Possíveis dificuldades

Corella é um papagaio domesticado que pode falar. O pássaro é parente da cacatua, tem uma semelhança externa com ela. A calopsita tem um bico curto, uma cauda grande, que tem uma aparência pontiaguda e atinge 16 centímetros de comprimento.

Peculiaridades

O papagaio em si é de tamanho médio, cerca de 31 cm; peso cerca de 91 gramas. Na maioria dos casos, é um animal de estimação. Há uma longa crista na cabeça do papagaio, que pode subir e descer (depende do humor da ave). A plumagem das calopsitas não é impressionante. Cores como cinza, branco e amarelo estão presentes. O pássaro possui características expressivas, graças às quais você poderá admirá-lo por muito tempo.

O periquito macho é mais elegante e extravagante do que a fêmea. Possui corpo cinza escuro, crista e cabeça amarelas, manchas alaranjadas nas bochechas, asas e cauda de cor preto-azulada. Os machos podem se desenvolver ativa e rapidamente, eles cantam mais alto e mais frequentemente podem bater seus bicos na gaiola. A fêmea é calma, tem penas cinzentas; há manchas marrons nas bochechas, a parte superior do corpo é amarelo claro e a parte inferior é escura.

Corella adquiriu o nome de uma ninfa; sua pátria é a Austrália. Na Austrália, eles podem ser vistos em quase todos os lugares, porque é aqui que o clima é bom para essa espécie de papagaio. Mas os papagaios adoram instalar-se nas profundezas do continente: onde existem savanas, bons arbustos, bosques de eucaliptos. Os papagaios geralmente vivem em árvores longas e secas, onde seu tom de cinza quase não se destaca contra o fundo das espécies vizinhas.

Esses pássaros se acostumam e se apegam aos humanos. Os pássaros gostam de estar perto das pessoas.

Existem poucas espécies de papagaios periquitos. Todos eles praticamente não diferem uns dos outros.Todos eles podem ser domados, com as condições necessárias de detenção e ensinados a falar. Você pode encontrar papagaios periquitos de madrepérola, marrons e variegados. Alguns têm uma combinação de cores.

Seleção de células

Uma gaiola espaçosa e espaçosa é necessária para uma periquita. Você precisa comprar uma gaiola grande que tenha as dimensões mínimas: comprimento - 62 cm, largura 42 cm, altura - 72 cm. É importante que o pássaro tenha uma gaiola longa. Se a gaiola não for longa, a calopsita pode machucar as asas ou quebrar a cauda.

A base da gaiola pode ser redonda, quadrada ou retangular. Se os cantos não estiverem presentes, a corella ficará nervosa, pois ficará desconfortável. Nas células, os bastonetes são quase sempre horizontais. Isso permite que o papagaio se mova perfeitamente ao longo das paredes, agarrando-se a elas com suas garras e bico. Mas existem células que possuem barras verticais. Portanto, quando um produto é comprado, é necessário escolher células com barras horizontais.

A gaiola deve conter bandeja extraível que pode ser limpa sem perturbar o papagaio. Mas se o papagaio começar a voar pela casa, a gaiola pode ser completamente limpa. Uma bandeja extraível é necessária porque é mais fácil de remover do que a parte superior da gaiola.

O material da gaiola deve ser ecologicamente correto, durável e liso para que a corela não seja ferida por cantos afiados. Madeira natural e sustentável não é adequada para aves. Porque a árvore é difícil e inconveniente de limpar, e as pragas também podem começar nela. Além disso, a árvore não pode ser tratada com material antiparasitário, pois isso causará envenenamento no papagaio.

A madeira compensada é um material leve, mas também tem suas desvantagens. Uma opção aceitável é a placa de MDF porque é altamente ecológica. O aglomerado (aglomerado de partículas) contém resinas de formaldeído, que são prejudiciais à saúde do papagaio. O material deve ser forte o suficiente para que o papagaio não possa quebrá-lo.

O estrado deve ter lados longos para que a comida que os papagaios comem não escorra para fora da gaiola. Alguns modelos possuem grades adicionais, elas são empilhadas no topo do palete. A grelha é necessária para que o papagaio só consiga comer; além disso, os pés das aves permanecerão secos e limpos.

As paredes e telhados devem ser feitos de barras ou malha de aço inoxidável. A distância entre as hastes deve ser não inferior a 22 milímetros.

Essa distância impedirá que o papagaio enfie a cabeça entre as hastes e a ave não se machucará.

Localização

É necessário não só escolher uma gaiola boa e espaçosa, mas também determinar corretamente a área onde a gaiola será localizada. Você não pode colocar uma gaiola:

  • em uma sala onde uma pessoa raramente entra;
  • na cozinha onde a comida é preparada e há muito vapor;
  • em uma sala onde há muito barulho;
  • em locais onde existem aparelhos elétricos;
  • em locais próximos a aparelhos de aquecimento (o ar seco prejudica as penas);
  • em áreas que são sopradas (a ave será capaz de tolerar o ar frio, mas devido às correntes de ar pode doer);
  • nos peitoris das janelas no inverno muito frio e no verão quente;
  • perto de uma janela aberta, onde pode haver corrente de ar ou pode fazer muito barulho, e isso vai assustar o papagaio.

A gaiola deve estar no nível do rosto da pessoa... Se o papagaio estiver um pouco mais baixo, ele se sentirá deprimido, e se estiver um pouco mais alto, ele se sentirá no comando. Corella é uma ave sociável, ela precisa observar os momentos que acontecem, ela precisa ouvir vozes humanas. Não há necessidade de colocar a gaiola no meio da sala - a Corella só pode se sentir protegida se as laterais de sua casa estiverem bem pressionadas contra a parede. Corella pode estar estressada: se ela tem medo, perde a consciência ou perde penas.

Luz interna. Você precisa criar o contraste certo. Não permita luz muito quente e brilhante, da qual o pássaro não pode se esconder.

É necessário que a temperatura esteja à temperatura ambiente e a luz não seja muito forte.

Regras de nutrição

Existe uma grande variedade de alimentos saudáveis ​​para calopsitas. Você precisa saber qual deve ser a dieta de uma ave em seu ambiente natural. Os principais são sementes de frutos de plantas silvestres, bem como a polpa do fruto. Os papagaios podem comer grama e grãos, insetos e larvas.

Alimentando calopsitas em casa. O pássaro deve comer uma variedade de alimentos de qualidade. Existem algumas regras que você precisa saber para alimentar suas aves com segurança.

  • Você pode dar vegetais, frutas cítricas, frutas.
  • Não alimente o pássaro em grandes porções. O produto deve ser seguro para digestão.
  • Antes de comprar porções para um mês, você precisa experimentar um pequeno lote. Você pode experimentar: se você embeber sementes que podem germinar, elas se tornarão úteis para a alimentação.
  • É necessário descobrir as necessidades da calopsita. Se a ave não tiver nenhuma substância, a dieta deve ser complementada com os elementos que faltam.

Alimentação

Antes de escolher os alimentos, é preciso estar atento a produtos comprovados.

  • Versele-laga é uma marca belga. Ele apresenta 2 linhas: Prestige Big Parakeets é um produto natural que contém uma enorme composição de cereais. Prestige Australian Parakeet contém grânulos que contêm vitaminas.
  • Marca italiana Padovan. Alimentos que contenham migalhas de fruta e biscoitos.
  • Produtos de RIO... Há comida para o periquito durante a muda e também uma dieta principal.
  • Vitakraft é uma marca alemã. Representa 3 linhas: JANTAR NATURAL - contém framboesas; Australian - folhas de cacto e eucalipto estão presentes; Vitakraft MENU é a dieta principal, contém nozes e mel.

Produtos complementares.

  • folhas de dente de leão, aipo, milho;
  • ramos de bétula, tília, abeto;
  • maçãs, peras, abacaxi, limão, cerejas;
  • se não houver proteína suficiente, você pode dar carne magra em pequenas porções, queijo cottage e ovos cozidos.

Para um pintinho de periquita, misturas secas são adequadas, que são diluídas em um líquido para que fiquem espessas. Em seguida, a mistura deve ser deixada esfriar até 40 graus e, em seguida, alimentar o pintinho.

Alimentando um pássaro doente

Se o papagaio não tiver minerais suficientes, isso afeta a saúde. Se não houver vitamina A suficiente, surgirão doenças de pele. Você pode adicionar as substâncias que faltam: areia de rio ou pedra mineral. O conteúdo calórico da ração não deve ser permitido para que a ave não se torne obesa. A dieta, neste caso, deve ser leve e conter produtos à base de cereais.

Diária

  • Recomenda-se esvaziar a gaiola do alimento restante e despejar ração fresca à noite. Então você precisa cobrir a gaiola, e pela manhã o pássaro começará o dia.
  • Para um papagaio, 16-26 gramas de ração são suficientes.
  • Não há restrições quanto à quantidade de frutas e vegetais ingeridos. Você precisa cortar legumes e frutas em cubos ou ralar.
  • Para obter cálcio suficiente, você precisa ralar a casca de um ovo cozido.

O que não deve ser dado a um papagaio?

  • é proibido às calopsitas darem pedaços de abacate e manga, devem ser incluídos na ração seca;
  • Não dê ervas que contenham óleos essenciais, como salsa;
  • temperos são proibidos;
  • pão não pode ser dado, apenas migalhas de biscoito;
  • nenhum alimento humano deve ser dado.

Higiene

Calopsitas adoram nadar. A higiene e a prevenção do ressecamento da pele devem ser observadas.

Os papagaios gostam de nadar de maneiras diferentes, por exemplo, em banhos ou grama e folhas molhadas, alguns gostam de ficar debaixo de água corrente. Existem papagaios periquitos que gostam de ficar debaixo de um filete de líquido e depois vão embora quando estão completamente molhados.

Corella pode ser banhada em um banho. No verão, deve-se deixar a banheira aberta para o papagaio, porque a calopsita fica muito quente, e ela vai subir lá várias vezes ao dia para que a pele não resseque. Você não precisa comprar um banho especial na loja, basta usar um recipiente simples e de profundidade média.O líquido deve ser derramado sob o crescimento do papagaio. O papagaio deve apalpar o fundo, deve haver muita água para que a periquita possa se lavar confortavelmente. No verão, o líquido precisa da temperatura ambiente. A água deve ser trocada uma vez a cada 2 dias.

Você pode banhar o periquito na pia. A pia deve estar livre de quaisquer vestígios de agentes de limpeza. Se depois de lavar a louça ficar uma placa na pia, o papagaio poderá beber dela ou nadar nela. É necessário limpar bem tudo e deixar um fio de água para que o papagaio fique em pé e nade. Você pode tentar a opção de pulverização. No inverno, o papagaio raramente toma banho.

Não seque a periquita com um secador de cabelo. Melhor plantar o pássaro em um banho quente sobre um toalheiro aquecido. Enrole o próprio toalheiro aquecido com uma toalha para que o papagaio não tenha contato com o metal quente.

Possíveis dificuldades

Algumas dificuldades podem ocorrer com o papagaio periquito. Para que a ave não adoeça, são necessárias boas condições de alojamento. Corella fica doente com pouca frequência; se ela ficar doente, sua aparência e comportamento mudarão. Um papagaio que está doente não responde aos estímulos, fica com os olhos fechados e não come nada. As razões para o mau estado da ave são: parasitas, distúrbios intestinais, infecções de bócio, inflamação dos olhos, perseguição, constipações.

Se você não conseguir descobrir as doenças de Corella sozinho, tele precisa ser levado ao veterinário, e então a ave deve receber as condições necessárias para que ela se recupere o mais rápido possível. Se a calopsita mora em casa, ela vai viver mais tempo. Uma periquita domesticada pode viver até 17-19 anos se for bem cuidada.

Aqui estão algumas diretrizes para ajudar seu papagaio a se sentir confortável com o novo habitat:

  • Itens como computador, rádio e televisão devem ser removidos da sala. Eles fazem muito som. Você não pode gritar, você precisa falar baixo.
  • Você precisa falar gentil e calmamente com um papagaio para despertar a simpatia no emplumado.
  • É preciso mudar o modo de vida usual, o Corella deve observar a todos.
  • Você não pode se mover abruptamente ao lado da gaiola e enfiar os dedos nela.
  • O papagaio deve ser protegido de visitantes até que o pássaro se acostume com o dono.

A adaptação das calopsitas depende da natureza do papagaio e pode durar cerca de 14 dias.

Críticas do proprietário

  • Corella tem seu próprio caráter. Ela pode amar crianças, mas pode ser vociferante.
  • O pássaro é engraçado, amigável, limpo. Ela sabe aprender, é leal ao dono, mas precisa de uma gaiola espaçosa.
  • Corella é inteligente, engraçada, perspicaz, bonita, inteligente, mas grita muito alto.
  • O papagaio dá uma atitude positiva todos os dias, pode imitar diferentes melodias. Mas sua manutenção requer certas despesas. Para algumas pessoas, comprar um pássaro em si não é barato.

Alguns proprietários ensinaram o periquito a falar com humanos. Alguns conseguiram ensinar ao pássaro centenas de palavras e frases. Se o dono cuidar bem do animal, em alguns casos a ave viverá até 26 anos.

O próprio pássaro pode acordar cedo e gritar. Pode até morder o dono.

Corella é uma amiga positiva da família e precisa de muita atenção. O papagaio pode ser arrogante, muito curioso. Muito lixo. Se você pegar calopsitas jovens, elas podem ser ensinadas de maneira fácil e rápida. Eles podem ser muito afetuosos. Para alguns, Corella é um castigo absoluto. Ela é muito bonita, mas grita alto e morde dolorosamente. Assim, Corella é um papagaio maravilhoso, só precisa de cuidados e atenção.

Para obter informações sobre as características de cuidar de um papagaio, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa