Papagaio

Quanto tempo vivem as calopsitas?

Quanto tempo vivem as calopsitas?
Contente
  1. Como determinar a idade de um papagaio?
  2. Há quantos anos eles moram em casa?
  3. Fatores que afetam a expectativa de vida
  4. Como cuidar adequadamente dos pássaros?

Todo animal de estimação precisa de cuidados. Mas nas condições dos apartamentos na cidade e quando estão ocupados com o trabalho, os modernos nem sempre têm a oportunidade de cuidar adequadamente dos animais. Portanto, a escolha freqüentemente recai sobre os pássaros, ou seja, os papagaios, que não requerem maior atenção. As calopsitas (uma espécie do gênero Nymphicus da família Kakadu) são muito populares, não são muito grandes e têm uma aparência atraente.

Alguns não querem ter animais de estimação com vida curta, e representantes dessa espécie de papagaios podem viver por muito tempo com seus donos.

Como determinar a idade de um papagaio?

Ao comprar um animal de estimação, é importante imaginar o quão jovem ele é, já que um pássaro velho provavelmente não viverá muito. E as características do conteúdo de papagaios de diferentes idades são um tanto diferentes. Para fazer a escolha certa, é preciso estar atento a vários sinais.

  • É lógico supor que quanto menor a calopsita, mais jovem é a idade. Claro, um papagaio cresce significativamente durante sua vida (até 30–33 cm), e isso deve ser levado em consideração. Mas às vezes o pequeno tamanho de uma ave é, infelizmente, uma consequência da subalimentação e do desenvolvimento inadequado, portanto, você não deve confiar apenas neste critério para determinar a idade.
  • O indicador objetivo é a cor dos olhos do papagaio. Nas jovens calopsitas, a íris é muito escura, quase preta. Seus olhos, como os das pessoas em sua juventude, literalmente brilham. Com a idade, o brilho perde um pouco, os olhos ficam opacos, a íris fica mais brilhante.Calopsitas com coloração de plumagem mutacional (lutino, sheki e outras) podem apresentar tonalidade vermelha dos olhos, portanto, nesses papagaios, em tenra idade, a íris é carmesim escuro, na velhice torna-se rosada.
  • É necessário examinar cuidadosamente a crista na cabeça. Em calopsitas adultas, as penas são longas e curvas. Em juvenis, a crista é curta e esparsa. Se tocar suavemente a cabeça da ave com os dedos, neste local poderá encontrar rudimentos de penas em forma de pequenos crescimentos densos.
  • A aparência do bico, especialmente do bico, também é diferente para papagaios de diferentes idades. O bico de uma jovem periquita é claro com um tom rosado, o bico também é rosado. Ela própria e suas narinas parecem desproporcionalmente grandes. Conforme o papagaio cresce, essa proporção muda. Na calopsita adulta, o bico tem uma cor escura, é bem maior, a cera fica cinza claro e não chama a atenção.
  • As pernas também precisam ser examinadas. A pele deles em pássaros jovens é bastante lisa, as escamas são quase invisíveis. Quanto mais velho o papagaio, mais descolamentos e rachaduras nas pernas. Deve-se notar que isso também pode indicar a presença de doenças fúngicas. Uma ave com esses sintomas não deve ser comprada, especialmente se houver vários animais de estimação, uma vez que a infecção se espalha muito rapidamente.
  • As garras nos pés também podem servir como um indicador da idade. Nos papagaios velhos, eles são escuros e bastante longos, pois durante a vida os pássaros raramente têm a oportunidade de caminhar sobre uma superfície dura, triturando-os.
  • Ao comprar calopsitas jovens, os futuros donos muitas vezes sentem repulsa pela aparência desarrumada do papagaio. Mas isso, via de regra, mostra com mais precisão do que outros indícios de que na sua frente está um pintinho, que, talvez, ainda não terminou a primeira muda e não sabe se cuidar bem.

Há quantos anos eles moram em casa?

Na natureza, as calopsitas não têm fígados longos. Sua expectativa média de vida é de 10 anos. Isso é influenciado por fatores de estresse: predadores, condições climáticas desfavoráveis. Em cativeiro, mas em casa com dono carinhoso, as aves são poupadas disso, para que possam viver por muito mais tempo. A média é de 20 anos, mas há casos em que as calopsitas viveram até 25 e até 30 anos.

Fatores que afetam a expectativa de vida

A genética não pode ser descartada. Os filhos de pais fracos provavelmente não serão saudáveis ​​e viverão muito. E também um fator importante é o sexo do animal. A esperança média de vida dos homens é superior à das mulheres e existem razões objetivas para isso.

  • Se os papagaios forem mantidos em pares, eles têm a oportunidade de realizar o instinto reprodutivo e produzir descendentes. Essa variante de existência para os pássaros é, obviamente, mais harmoniosa, mas botar ovos exige muita força da fêmea e não pode deixar de afetar o tempo de vida. Às vezes, esse processo é tão longo e exaustivo que ela literalmente fica doente.
  • Se a fêmea viver sozinha, isso ainda não a isentará dos picos hormonais. Além disso, mesmo sem um macho, as calopsitas põem ovos, apenas elas estão vazias.

É claro que, em casa, os cuidados adequados serão a chave para a longevidade de um animal de estimação, falaremos sobre isso com mais detalhes posteriormente. Mas existem outros fatores que às vezes não podem ser influenciados.

    Se o proprietário não tiver planos de criação de pássaros, é melhor manter um macho. Mas deve-se notar que as jovens calopsitas frequentemente cometem erros na determinação do sexo, então você tem que confiar no acaso.

    Como cuidar adequadamente dos pássaros?

    Para que qualquer animal de estimação seja saudável e viva mais, é importante criar um microclima próximo ao seu habitat natural. Nesse sentido, Corella não é exceção.

    • Espaço livre. A liberdade de movimento é importante para os pássaros. Eles precisam de uma gaiola bastante grande, para um papagaio - pelo menos 60x60x80 cm.Deve ter travessas em diferentes alturas para que a calopsita possa voar de uma para outra. Também é aconselhável garantir a possibilidade de vôo livre ao redor da sala, enquanto as cortinas das janelas para evitar ferimentos à ave.
    • Condições de temperatura. Calopsitas são termofílicas, mas em temperatura ambiente normal (+ 21– + 23 ° C) elas se sentem confortáveis. Se a sala estiver mais fria, você precisa cuidar do aquecimento da gaiola. Os papagaios precisam de ar fresco, por isso o ambiente precisa ser ventilado regularmente. Mas aqui é importante não exagerar, você não deve sair da gaiola com o animal de estimação em um longo rascunho.
    • Umidade. Deve-se ter em mente que, na natureza, as calopsitas vivem nas zonas próximas à água da Austrália, portanto, são muito sensíveis à umidade. O indicador ideal para eles é cerca de 60%. E se na sala tiver que usar aparelhos de aquecimento que secam o ar, vale a pena comprar umidificadores especiais.

    Além desses fatores, a nutrição desempenha um papel importante. Deve ser dito imediatamente que comida "da própria mesa" é categoricamente inadequada para papagaios. Sua dieta deve ser baseada em misturas de cereais, que são mais bem adquiridas em lojas de animais.

    Você pode adicionar frutas e ervas como componentes vitamínicos, mas em pequenas quantidades e introduzi-las gradualmente. A quantidade diária de alimento deve ser de 1,5-2 colheres de sopa, dependendo do tamanho da ave. E você também precisa monitorar a presença de água doce no bebedouro.

    A higiene é muito importante para a saúde e vida longa dos papagaios. Para facilitar a limpeza da gaiola, é necessário cuidar para que ela esteja equipada com uma bandeja retrátil. Como cama, você pode usar enchimentos especiais para pássaros ou guardanapos de papel comuns.

    Brinquedos e outros itens na gaiola devem ser lavados periodicamente. Também é importante estar atento ao animal de estimação, uma vez que papagaios muitas vezes morrem devido a uma supervisão dos donos: de bater no vidro, de uma corrente elétrica quando um cabo é cortado com um bico, ou de envenenamento. Fatores estressantes, como ruído alto, devem ser eliminados. E também as calopsitas precisam de comunicação, pelo menos mínima, especialmente porque são muito fáceis de domar e até mesmo capazes de responder a um apelo com algumas palavras memorizadas.

    Você pode aprender mais sobre calopsitas no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa