Quanto tempo vive um papagaio arara e o que afeta sua vida útil?
Na segunda metade do século 16, os primeiros novos animais de estimação surgiram na Europa - os papagaios araras. Pássaros grandes com plumagem muito brilhante e voz alta e áspera se apaixonaram por amantes exóticos. As araras são fáceis de domar e podem imitar a fala humana, memorizando e usando até 100 palavras. Em casa, nas Américas Central e do Sul, a ave é valorizada por sua carne deliciosa e plumagem colorida usada pelos índios em trajes rituais, além de animal de estimação.
Vida útil
Em condições favoráveis e com bom atendimento, o papagaio arara vive por muito tempo. Foi oficialmente estabelecido que no zoológico de Antuérpia, Ara Kea, o recordista de idade, mal viveu meio século. No ambiente natural, a expectativa de vida de um papagaio é menor, pois é influenciada por diversos fatores, desde a disponibilidade de alimento até predadores naturais. Na natureza, os papagaios raramente vivem mais de 15 anos.
Não há informações exatas sobre a expectativa de vida da arara, mas os cientistas calcularam que essas aves podem viver até 75 anos. Como em outros casos, existem exceções à regra.
Entre os amantes desta espécie de pássaros, existem lendas sobre papagaios longevos que viveram por cerca de um século, mas essa informação não foi documentada em lugar nenhum.
Quais influências?
Em seu ambiente natural, as araras vivem em florestas tropicais, escolhendo copas de árvores altas para fazer seus ninhos. Os pássaros preferem uma dieta baseada em vegetais, composta por nozes, frutas e brotos. Se reunindo em grandes bandos, os papagaios podem causar danos significativos às plantações agrícolas, forçando os fazendeiros a caçar essas belas aves. Os motivos que têm um efeito significativo na longevidade da arara selvagem estão listados abaixo.
- Disponibilidade de feed... Se anos secos e magros vierem, muitos pássaros morrem, especialmente os mais jovens.
- Disponibilidade de espaço para aninhamento e descanso É o fator mais importante.
- Presença de predadores naturaisque pode caçar papagaios e destruir ninhos com garras ou filhotes.
- Atividade humana... Ao destruir florestas para criar campos aráveis, as pessoas privam o papagaio de seu habitat e base alimentar. A caça de pássaros leva à diminuição da população e à diminuição da vida de indivíduos silvestres.
Em casa, o animal é cercado de cuidados, por isso não precisa buscar sua própria comida, se proteger de animais predadores e procurar um local de nidificação. Se o proprietário abordar corretamente a manutenção e segurança da ave, a arara poderá viver em paz por mais de meio século. Para fazer isso, você precisa do seguinte:
- organizar adequadamente um local para manter as aves grandes;
- escolha a dieta ideal para seu animal de estimação;
- cuidar de sua saúde física e mental;
- criar uma área segura, evitando a possibilidade de ferir o animal.
Como cuidar bem disso?
Ao decidir pela compra de uma arara papagaio, é necessário levar em consideração que o tamanho e a envergadura de uma ave adulta chega a cerca de um metro, e o indivíduo também possui o bico maior e mais forte do planeta. Fáceis de domar e extrovertidas, as araras têm uma astúcia natural que lhes permite manusear os ganchos das portas.
Considerando esses fatores, é necessário cuidar de uma gaiola espaçosa, ou melhor - um aviário feito de hastes de aço com um sistema de travas confiável para que o animal não possa sair sozinho do espaço que lhe foi atribuído. O tamanho recomendado do aviário é 800 * 300 * 200 cm, e as gaiolas são 300 * 200 * 200 cm.
Para preservar a saúde da ave, a gaiola deve ser equipada com vários poleiros de madeira, balanços e escadas, bem como bebedouros e comedouros fixos de maneira confiável.
Existem vários comedouros para diferentes tipos de rações e suplementos minerais. Você pode colocar brinquedos no aviário, pendurar um sino e montar um espelho para que a arara se divirta na ausência dos donos.
Na natureza, os pássaros constroem ninhos em uma cavidade, então o aviário é equipado com uma caixa de nidificação de madeira, cujas dimensões são 55 * 70 * 100 cm, com um buraco de 23 cm de diâmetro.
A temperatura da sala onde o papagaio será mantido não deve cair abaixo de 10 ° C. O ar deve ser fresco e ligeiramente úmido. É bom se a sala tiver grandes janelas que proporcionem boa luz natural.
Para fazer seu animal de estimação se sentir bem pelo menos uma vez por semana, é necessário deixá-lo sair da gaiola para voar pela sala, tendo previamente fechado as aberturas e portas de entrada, protegendo-o de entrar na rua.
Você pode alimentar seu animal de estimação com misturas de cereais prontas para pássaros grandes de uma loja de animais, adicionando vegetais, frutas e nozes a eles, ou você mesmo pode criar uma dieta incluindo no menu:
- grãos: sementes de trigo, aveia, milho e girassol;
- maçãs verdes, peras, bananas, damascos, morangos, bem como outras frutas e bagas;
- abobrinha, pepino, cenoura;
- vários tipos de nozes, cujo volume na dieta não deve ultrapassar 25%;
- queijo cottage baixo teor de gordura;
- ovos cozidos.
Além disso, ao escolher um cardápio, vale considerar as preferências da ave, revelando-as empiricamente.
Num dos comedouros, é necessário colocar uma pedra mineral para limpeza do bico e suplementos vitamínicos e minerais recomendados por um especialista. Não se deve usar areia e farinha, pois a estrutura e o tamanho do bico da arara não permitem levar peças muito pequenas.
Água doce pura deve estar presente na gaiola em todos os momentos, por isso deve ser trocada todos os dias. Os papagaios podem beber suco e também amam o álcool, obtido a partir de frutas fermentadas maduras. Os efeitos do álcool nas aves são os mesmos que nos humanos.
A saúde das araras deve ser levada a sério. Esse tipo de papagaio é propenso a pancreatite, pode ter gota e tem estômago dilatado.Em condições desfavoráveis de detenção, ocorrem lesões fúngicas e virais.
Para prevenir doenças, o animal deve ser examinado por um especialista todos os anos e, aos primeiros sinais da doença, procurar imediatamente um veterinário.
A saúde é afetada pela condição do aviário. Para prevenir a ocorrência de infecções, a gaiola da ave deve ser limpa e lavada regularmente, e acessórios, brinquedos e outros dispositivos devem ser desinfetados. A limpeza geral deve ser realizada no aviário duas vezes por ano.
As araras são muito móveis e curiosas, portanto, para deixá-las entrar na sala, você precisa:
- criar um espaço de vôo seguro;
- remover itens perigosos como remédios, produtos de plástico e vidro frágeis, fiação elétrica da área de acesso;
- limite a comunicação com outros animais de estimação que demonstrem sentimentos hostis para com o papagaio.
Com os devidos cuidados, educação e um estilo de vida saudável, o papagaio arara viverá bastante, encantando seus donos com beleza e comportamento.
Para saber por quanto tempo os papagaios grandes vivem, veja o próximo vídeo.