Papagaio

Papagaio Rosella: descrição, tipos, regras de manutenção

Papagaio Rosella: descrição, tipos, regras de manutenção
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Regras de conteúdo
  4. Como domesticar um papagaio nas mãos?
  5. Características de reprodução
  6. Prevenção de doença
  7. Críticas do proprietário

Muitas pessoas têm papagaios. Para evitar possíveis problemas com seu animal de estimação, você precisa estudar cuidadosamente as características de cada espécie específica. Isso também se aplica, é claro, aos Rosell.

Descrição

Este tipo de ave se destaca entre outros papagaios por sua plumagem excepcionalmente brilhante. Possui uma estrutura escamosa. Rosella vive até em parques da cidade, o que mostra claramente o nível de adaptabilidade desse papagaio a condições difíceis. Os conhecedores da vida selvagem ficam felizes em ter uma rosela. A popularidade desta espécie está associada a:

  • ternura e volume da voz;
  • a melodia de assobios e ecos de flauta;
  • facilidade de aprendizado;
  • beleza externa.

O que não é menos importante, Rosella também se distingue por um caráter muito flexível. É fácil estabelecer contato total com ela. A ave não tem requisitos especiais de manutenção. No entanto, ela também não fala muito bem. Mesmo que você siga estritamente as recomendações especiais de treinamento, Rosella não pode aprender mais do que 10 palavras.

Com o conteúdo puro de costume, o vocabulário terá a metade. Mas a voz cantante de Rosella é muito agradável. O nível intelectual do papagaio dá-lhe a capacidade de imitar outras aves sem problemas. Às vezes, até outros sons da natureza são reproduzidos.

Deve-se ter em mente que a rosela, com raras exceções, se comporta agressivamente com outras aves.

O tamanho do papagaio é médio (comprimento do corpo é 0,25-0,35 m). Todas as espécies deste gênero têm uma cauda bastante larga e escalonada de 4 penas. A superfície do bico na ponta contém o entalhe original. Manchas grandes se formam nas bochechas:

  • amarelo;
  • azul;
  • Leite branco.

Determinar o sexo de um rosell é muito difícil. O dimorfismo sexual não é muito pronunciado. Mesmo criadores bastante experientes às vezes compram aves do mesmo sexo por engano. A cor e o tamanho dos indivíduos são exatamente iguais. É preciso atentar, antes de tudo, para o tamanho da cabeça e do bico (nos machos são maiores).

Rosella pode ter de 15 a 20 anos. Em qualquer caso, desde que sejam respeitadas as condições habituais de manutenção da casa. Com uma combinação bem-sucedida de circunstâncias, você pode esperar que o papagaio viva mais de 25 anos. Claro, essa expectativa de vida é garantida apenas com uma alimentação adequada.

A grande maioria das roselas tem asas azuladas cobertas por manchas pretas. As próprias asas atingem um comprimento máximo de 0,1 m As características de vôo da ave são baixas: ela pode voar apenas uma curta distância, muitas vezes batendo as asas. De acordo com a classificação ornitológica existente, existem 7 variedades de roselas.

Na natureza, o papagaio come uma variedade de alimentos. A dieta pode conter:

  • frutas;
  • bagas;
  • grãos de cereais e outras colheitas;
  • grama de campo, floresta e jardim.

Visualizações

    A diferença entre as raças de rosela se expressa principalmente na cor das penas. Suas outras características principais são mais ou menos as mesmas.

    • O tipo de cabeça clara atinge 0,33 m de comprimento... O dorso é coberto de cima por uma pena preta com borda amarela. A cabeça amarelo claro é favoravelmente realçada pelas bochechas brancas. No dorso abaixo, na parte principal da asa e acima da cauda, ​​as penas são azuis (ou azuis com um tom esverdeado). O empreendimento vermelho parece muito atraente.
    • Roselas verdes podem crescer até 0,36 m. A plumagem tem cores muito diferentes, mas na maioria dos casos o corpo da ave é marrom no topo, circundado por uma borda azul. O pescoço, o peito e a coroa da cabeça são verde-amarelados, enquanto a garganta é azul e a testa é vermelha.
    • Roselas vermelhas (também são penantes) crescem até 0,36 m, sua cor é muito variada. A cabeça e o peito são vermelhos, e as bochechas são branco-azuladas. A parte inferior da rosela é de cor verde, embora tenha o dorso preto, asas azuis e cauda branca e verde.
    • Roselas de cabeça preta são distinguidas por uma cobertura de penas pretas e amarelas:
      1. parte superior das costas;
      2. ombros;
      3. a parte de trás da cabeça.

      Na cabeça preta, bochechas brancas com uma borda azul são claramente visíveis.

      • A rosela de bochechas amarelas é a menor em tamanho. Ela é apreciada por sua plumagem incrivelmente bela.
      • A rosela-pálida habita principalmente a parte nordeste da Austrália. A população desta espécie é bastante grande em Queensland e New South Wales, um certo número de indivíduos é encontrado na Tasmânia. A rosela vermelha pode ser encontrada nas partes sul e leste da Austrália, nas ilhas vizinhas. A espécie de bochechas amarelas dominou as mesmas regiões.
      • E papagaios de cabeça preta podem ser vistos em qualquer lugar na costa norte da Austrália. Lá, as condições ideais foram criadas para eles (savana, onde você pode comer sementes). Os pássaros costumam visitar campos de girassol e milho, eles podem obter comida até mesmo em plantações de vegetais. O papagaio de cabeça clara, junto com esse alimento, pode exterminar pequenos insetos.

      Para o aninhamento, a rosela usa ocos de árvores, áreas vazias dentro de galhos grossos e outros abrigos.

      • A rosela variegada é dividida em três subespécies, que podem ser encontradas na Tasmânia e no sudeste da Austrália. O tamanho da ave é relativamente pequeno (o comprimento não ultrapassa 0,32 m, a asa chega a 0,11 m). O pássaro se distingue por sua plumagem graciosa. As penas são pretas na parte superior das costas, mas cada uma tem uma borda verde-amarela. A mesma coloração amarelo-esverdeada é característica da região lombar como um todo. O pescoço e o peito vermelhos brilhantes parecem muito atraentes.

      No ventre e acima da cauda, ​​as penas são pintadas em tom verde claro. As asas têm um tom lilás-azul, diluído em salpicos pretos. A pena de direção é pintada de azul com as pontas um pouco mais claras do que a parte principal.

      • O papagaio variegado habita áreas abertas da área. Alimenta-se de sementes de plantas silvestres e cultivadas artificialmente. Ao mesmo tempo, o pássaro luta contra ervas daninhas e insetos nocivos. Ela pode se aninhar em:
        1. cavidades de grandes ramos;
        2. buracos de coelho vazios;
        3. ninhos de outras aves;
        4. lugares convenientes em um poste ou cerca viva.

      Manter uma rosela variegada em casa ou em um canto zoológico é muito fácil. O papagaio se acostuma rapidamente ao contato com as pessoas e não grita muito alto. No entanto, é provável a manifestação de agressão a aves de outras espécies.

        • O visual rubi foi nomeado por sua coloração graciosa. As penas têm manchas amareladas. Esta rosela é muito boa em imitar a fala humana. A expectativa de vida pode chegar a 30 anos.
        • Rosella não é realmente encontrada na natureza.... Em qualquer caso, não há absolutamente nenhuma menção a ele nas fontes científicas.

        De qualquer forma, todos os tipos de rosela só podem existir normalmente em condições semelhantes às da Austrália.

        Regras de conteúdo

        Cuidar da rosela em casa é claramente mais difícil do que pode parecer à primeira vista. Esse papagaio é tímido. O manuseio descuidado pode causar danos mentais irreparáveis.

        É categoricamente inaceitável apanhar a rosela com as mãos. Normalmente, redes macias especiais são usadas para isso. Outra maneira é atrair comida da gaiola principal para uma sacola de transporte.

        Já em casa, você precisa remover o poleiro do transportador e, em seguida, movê-lo para a gaiola aberta. O próprio pássaro vai voar lá. Também é importante o que essa célula será. Na natureza, Rosella adora voar de um galho para outro, então ela precisa de espaço máximo em casa.

        Também é desejável que dentro da célula haja mais poleiros. Já em tenra idade, o papagaio australiano deve voar ativamente. Mantendo-o sempre trancado, os proprietários apenas aumentam a probabilidade de doenças.

        Os únicos materiais de preenchimento aceitáveis ​​para o gabinete são areia seca ou serragem recentemente polida. Os enchimentos devem ser trocados tão freqüentemente quanto possível.

        Rosella difere de outros papagaios nisso não tolera alta umidade. As gaiolas são colocadas em salas secas e sem correntes de ar. É melhor se a sala estiver equipada com ar condicionado, ajustado para 60% de umidade. Rosellas adora mergulhar e nadar em águas límpidas. O reservatório com ele deve permanecer na gaiola continuamente.

        Falando em cuidar desses papagaios, inclusive na comida, não se pode ignorar o seu traço característico - o conservadorismo. Tanto as mudanças repentinas de localização quanto as mudanças nos alimentos podem causar grandes danos à ave. Rosella é extremamente ruim em lidar com ruídos, especialmente música. Em uma família onde há escândalos constantes, o papagaio se sentirá desconfortável. É indesejável iniciá-lo e os amantes de festas barulhentas.

        Você precisa alimentar o pássaro apenas com alimentos frescos. Para fazer isso, use:

        • legumes;
        • frutas;
        • misturas de cereais para papagaios de tamanho médio.

          Os Rosellas estão ansiosos para comer bananas. Mas apenas se eles estivessem inicialmente acostumados com esse tipo de comida. O pássaro desviará teimosamente o bico de tudo o mais. Rosella come qualquer verdura. Com a ajuda de uma salada verde feita com folhas umedecidas, você pode não só alimentar seu animal, mas também dar-lhe água.

          Na natureza, Rosella ataca vermes, insetos e várias larvas. Não há necessidade de fornecer-lhes tal alimento em cativeiro. Além disso, é impossível obter exatamente as espécies necessárias para as aves em nosso país. Ovos cozidos e queijo cottage baixo teor de gordura são bons substitutos. Você não deve fazer experiências com o resto da comida.

          Como domesticar um papagaio nas mãos?

          É perfeitamente possível ensinar um papagaio rosela a sentar-se na sua mão. O principal é levar em consideração o conservadorismo natural dessas aves e não forçar o processo. Eles vão gastar cerca de um mês para administrar a casa. Então, você deve se aproximar cuidadosamente da gaiola todas as manhãs e começar a se alimentar.Você terá que dedicar muito tempo aos Rosell todos os dias, caso contrário, eles não serão domesticados.

          Normalmente, em um ou dois meses, você consegue uma aterrissagem já calma e destemida sobre os ombros. Neste caso, você deve definitivamente confiar no pássaro. Se ele quiser decolar de seu ombro e flutuar pela casa, deixe-o fazê-lo.

          Movimentos bruscos e até mesmo apenas levantar a voz são inaceitáveis. Eles só vão irritar Rosella.

          Características de reprodução

          Uma casa de nidificação medindo 0,25x0,25x0,4 m é construída para pássaros na primavera. Turfa e serragem são despejados dentro. Este é o terreno fértil mais favorável. Importante: os pássaros também podem construir seu próprio ninho. Haveria material para tal construção.

          Para regular a reprodução dos papagaios, você pode privá-los deliberadamente da capacidade de construir um ninho. Mas mesmo com o cumprimento estrito das regras básicas, não dá para esperar pelo aparecimento dos pintinhos. Os principais motivos de sua morte são:

          • deficiência de oxigênio;
          • baixa umidade;
          • entupimento da superfície da casca.

            Rosella deixa o ninho durante a incubação apenas para ingestão de alimentos. A comida, assim como a água, deve ser colocada mais perto da ave. Os pintinhos nascidos são cegos, mas já têm pelos grossos. A alimentação na verdade recai sobre os proprietários. Rosella só será capaz de comer independentemente com a idade de um mês.

            A temperatura do ar ao manter rosellas deve ser mantida em torno de 20-25 graus. Você precisa cuidar de um suprimento constante de ar fresco. O horário de verão deve ser de pelo menos 18 horas. No inverno, a falta de luz é compensada artificialmente.

            Importante: dando oportunidade ao pássaro de voar pelo apartamento, é necessário fechar todas as aberturas para evitar o vôo.

            Prevenção de doença

            Apesar da resistência do corpo em geral e da imunidade em particular, as roselas ainda podem ficar doentes. O principal perigo é o estresse. Se a ave passou por isso, a ameaça de manifestação das propriedades patogênicas de qualquer microrganismo é muito alta. Se os ferimentos são causados ​​devido ao estresse, o tratamento é, em princípio, impossível. A única maneira de lutar é mantendo o descanso ideal.

            É possível excluir a infecção por micoplasmose respiratória se:

            • limpar sistematicamente a gaiola;
            • dê apenas água limpa;
            • cuidar da qualidade da ração;
            • processar periodicamente a gaiola com cal viva.

            Roselas nascidas de países europeus são freqüentemente infectadas com circovírus. Na UE, o controlo veterinário da importação de animais é muito mais rígido, pelo que os bens ilíquidos são sistematicamente descarregados no nosso país. Devido à doença, a plumagem da ave fica perturbada, a forma do bico fica distorcida. Pior ainda, a imunidade e o tecido nervoso da ave são afetados.

            Ao comprar, você deve descobrir com cuidado o país de origem da rosela. É útil consultar os documentos de acompanhamento sanitário. Você pode reduzir o risco de infecção se:

            • remova cuidadosamente as escamas e fezes;
            • dar apenas alimentos comprovados de alta qualidade;
            • evitar o contato de pássaros doentes e saudáveis.

              Como Rosella é curiosa e muito móvel, ela pode se ferir gravemente. Não há maneiras de prevenir lesões. Somente um ornitólogo veterinário pode ajudar. Os métodos de prevenção de deficiências de vitaminas e doenças parasitárias são os mesmos que os de outros papagaios. Os exames veterinários periódicos são altamente recomendados.

              Manter as condições normais de vida das aves é possível graças aos umidificadores de ar e ionizadores. Para fortalecer o corpo dos papagaios rosellas, use preparações vitamínicas convencionais. Guarde-os na geladeira. Para iniciar o tratamento na hora certa, você precisa monitorar de perto a mudança de comportamento da rosela.

              Para evitar a intoxicação, é necessário retirar os papagaios do ambiente com qualquer coloração e desinfecção, durante a desratização, reparos e limpeza com substâncias tóxicas. Rosella pode ser envenenada por uma grande variedade de plantas caseiras e de jardim. Portanto, é necessário manter o papagaio longe de toda vegetação que não seja considerada segura para esta espécie.

              As maiores ameaças são teixo, droga, acácia e chuva dourada.

              A maconha, o meimendro, a erva-moura, a beladona e o corvo também são tóxicos. Culturas internas são aconselhadas a tomar cuidado com:

              • oleandro;
              • pervinca;
              • olho de corvo;
              • qualquer tipo de dieffenbachia.

                Críticas do proprietário

                Apesar de todas as dificuldades em cuidar de uma rosela, um papagaio pode se tornar uma verdadeira decoração em qualquer casa. Deve-se ter em mente que mesmo com manutenção de longo prazo, este pássaro não se tornará domesticado até o fim. Os contatos com o mundo exterior são bastante dolorosos para ela. Se o pássaro ouve uma voz estranha e desconhecida, ele tenta considerar quem está falando, girando a cabeça. Alguns dizem que mesmo com o aparecimento de famílias com roupas atípicas, Rosella vai congelar e esperar as consequências de uma situação inusitada.

                Ela não vai cantar com muita frequência, principalmente quando não há mais ninguém na sala. Gritos tensos emergem suavemente do canto melódico.

                Importante: esta espécie de papagaio mastiga tudo. Isso deve ser levado em consideração ao escolher gaiolas e brinquedos, quaisquer acessórios. Às vezes, Rosella “lida” com um objeto recalcitrante por vários dias seguidos até que o dê uma mordida.

                Para domar o papagaio rosella, veja o próximo vídeo.

                sem comentários

                Moda

                a beleza

                casa