Papagaios Song: descrição, regras de manutenção e reprodução
Os papagaios da música são uma espécie bastante comum de pássaros, adequados para serem mantidos em gaiolas e aviários. São despretensiosos com a comida, cuidando deles não apresenta nenhuma dificuldade particular. Em resposta ao carinho e ao amor, esses pássaros irão deliciar seus donos com um canto melodioso.
Descrição
Distribuição - regiões sudeste e nordeste da Austrália. Em condições naturais, os pássaros se reúnem em grandes bandos e podem "invadir" o plantio e a semeadura das plantas cultivadas. Eles se alimentam de sementes, bagas, frutas, insetos. Eles passam a maior parte do tempo no solo. Os papagaios-da-canção são em sua maioria de tamanho médio e médio, com cauda longa e das mais variadas cores.
Os machos diferem das fêmeas pela plumagem de cores contrastantes e brilhantes e pelo belo canto melódico. Os papagaios Song costumam se estabelecer perto de habitações humanas, organizando ninhos em celeiros, galpões e outros edifícios. O papagaio da canção foi introduzido pela primeira vez na Inglaterra em meados do século XIX. Essas aves vivem bem e se reproduzem em cativeiro. Com os devidos cuidados, um papagaio cantor pode viver em casa por 15 a 25 anos.
Variedades
Existem vários tipos de papagaios de música.
- De asas amarelas, ombros dourados ou Queensland. Os machos apresentam grandes manchas amarelo-douradas nas asas, na região dos ombros, e vermelhas na parte inferior do abdômen. As fêmeas são dominadas por uma cor acinzentada, com tonalidades verdes acastanhadas. Esses papagaios são de tamanho médio, bastante calmos.
- Encapuzado. Uma característica distintiva desta espécie é um “boné” ou “capuz” preto na cabeça. Os machos são coloridos: vários tons de verde prevalecem - do turquesa claro ao oliva escuro.A parte central do dorso é castanho acinzentado, o ventre abaixo é vermelho com uma tonalidade laranja, listras amarelas nas asas. A plumagem feminina é dominada por cores suaves e desbotadas.
- Com o dorso vermelho. Os pássaros são pequenos - o comprimento do corpo é de 26 a 28 centímetros com plumagem colorida. Cauda longa (12-14 cm) geralmente de tom mais escuro. Os machos têm penas de cores brilhantes e cativantes. O dorso, a cabeça, o tórax são verdes, o abdômen é amarelo e as asas são esverdeadas com uma mancha amarela no meio e penas de vôo azuis. Existem várias penas vermelhas brilhantes nas costas.
Embora a plumagem das fêmeas seja desbotada e discreta, elas também são muito bonitas. Estas aves têm uma natureza calma, são bastante pacíficas com outras espécies de aves, mas costumam dividir o território com os seus familiares.
- Face azul de cauda vermelha. Como o nome indica, esses papagaios (machos) possuem manchas azuis em seu "rosto", ou seja, próximo às orelhas, olhos, bico. O dorso e o peito são acastanhados, o abdómen é amarelo-avermelhado, as asas e a cauda são azul-violeta. Cor muito bonita e espetacular. No entanto, apesar da beleza externa e do canto melódico, os especialistas não recomendam esta espécie para reprodução em casa, especialmente para criadores de aves inexperientes.
O fato é que por trás da beleza angelical existe um personagem difícil. Os pássaros são agressivos e briguentos, entram em uma briga com qualquer representante da tribo emplumada, sem fazer distinção entre amigos e inimigos.
Características do conteúdo
Os papagaios Song há muito foram domesticados pelos humanos e, portanto, se adaptaram bem à vida em um apartamento ou casa. No entanto, existem alguns recursos de seu conteúdo que você precisa saber para fornecer a eles o ambiente de vida mais confortável. A principal coisa a lembrar é que gaiolas pequenas não são adequadas para essas aves. É melhor instalá-los em aviário com 1 a 2 metros de comprimento, pelo menos 80 centímetros de largura e pé direito alto.
Em tal sala, os papagaios terão espaço suficiente para voar e treinar suas asas.
Uma camada de serragem ou areia é despejada no chão, com cerca de 5 centímetros de espessura. A cama é trocada à medida que fica suja, é melhor fazer isso uma vez por semana. É necessário equipar bebedouros, comedouros, poleiros, além de diversos brinquedos de entretenimento e atividade física, por exemplo, escadas, balanços, galhos de árvores. Você precisa alimentar os papagaios 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, aproximadamente no mesmo horário. Troque a água das tigelas diariamente.
O menu deve incluir alimentos como:
- as sementes - girassol, painço, aveia, trigo sarraceno;
- cereais - milho fresco e cozido, trigo germinado;
- leguminosas - feijão cozido, lentilha, ervilha;
- frutas - peras, maçãs, romãs, bem como bagas exóticas;
- legumes - cenouras, pimentões verdes, couve-flor, brócolis;
- verdes - Acelga, aipo, ramos de arbustos e árvores;
- você pode adicionar mingau.
Além disso, os papagaios comem bem as ervas daninhas mais comuns, por exemplo, dente-de-leão, piolhos, amaranto, grama de trigo. Alimentos especiais, que são vendidos em lojas de animais, também são adequados. E também tigelas com cascas de ovo esmagadas, giz e areia fina devem estar na gaiola. Esses suplementos são necessários para uma melhor digestão e assimilação dos alimentos. De vez em quando, você pode comprar nas lojas alimentos e vitaminas destinados aos papagaios.
Importante! Os papagaios da música podem sobreviver sem comida por não mais que um dia, então é necessário seguir o regime de alimentação.
Os seguintes alimentos não devem ser dados:
- leite, kefir, leite cozido fermentado;
- produtos de chocolate;
- café;
- abacate;
- salsa;
- pratos torrados;
- sal.
É imperativo observar a data de validade e a aparência de todos os alimentos destinados à alimentação. Para evitar doenças, as aves recebem apenas alimentos frescos e de alta qualidade. A temperatura do ar na sala onde os papagaios são mantidos deve ser de 25 a 30 graus com uma umidade de cerca de 65 por cento. Não coloque a gaiola próxima a aparelhos de aquecimento ou sob uma corrente de ar.
A exposição prolongada ao sol direto também deve ser evitada.Os papagaios gostam muito de tomar banho. Um “dia de banho” é organizado para eles - um recipiente raso, mas largo, com água limpa é colocado no chão do gabinete. Ao final do procedimento, o "banho" é retirado.
Reprodução
Os papagaios da música se reproduzem bem em casa. Sua estação de acasalamento é nos meses de outono-inverno. Geralmente começa em setembro ou outubro e termina em dezembro ou janeiro. Em alguns casos, esse período vai até maio. Por esta altura, uma casa de nidificação feita de madeira compensada ou tábua, em forma e tamanho que lembra uma casa de passarinho comum, está sendo instalada no aviário. É melhor borrifar o fundo com serragem ou areia.
O macho cuida da fêmea, abre a cauda, levanta-se nas patas, canta longa e melodiosamente. A fêmea retribui, os pássaros sentam-se lado a lado, arrulhando lentamente, pegando as penas uns dos outros com o bico. Em uma embreagem, existem de 4 a 8 testículos. A fêmea os incuba muito diligentemente, quase nunca saindo do ninho. O macho cuida dela esse tempo todo, traz comida. Após cerca de 21 dias, aparecem os pintinhos. Os pais se revezam na alimentação, neste momento é necessário adicionar ao cardápio ingredientes protéicos de origem animal - ovos picados, minhocas.
A alimentação continua por cerca de um mês ou mais. Depois disso, os "filhos" crescidos deixam um ninho aconchegante, mas ainda permanecem sob os cuidados dos mais velhos por 2 a 3 semanas. Tão logo os filhotes se tornem independentes, eles precisam ser transplantados para outro recinto - caso contrário, a divisão do território e uma briga vai começar, já que eles não têm um sentimento de afeto, de parentesco.
Durante o ano, um par de papagaios pode chocar os filhotes 2 a 3 vezes. Para dar às aves a oportunidade de descansar e passar pelo período da muda, o ninho é retirado do aviário por um tempo.
Doenças e sua prevenção
Como quaisquer animais e pássaros, os papagaios podem ficar doentes. Devido ao seu baixo peso corporal, os seus processos metabólicos passam muito rapidamente, pelo que não deve descurar o tratamento. Ao menor problema, você precisa entrar em contato com urgência com uma clínica veterinária ou um ornitologista. Também é preciso lembrar que existem doenças que podem ser transmitidas ao homem.
O principal sintoma de qualquer doença em aves iniciantes é a diminuição de sua atividade. O papagaio fica letárgico, sonolento, senta-se no mesmo lugar, despenteado, a plumagem parece desleixada, desvanece-se. Ele come com muita relutância ou recusa totalmente a comida.
Outros sintomas são olhos feridos e lacrimejantes, secreção nasal, espirros frequentes, indigestão, diarreia e náuseas.
Freqüentemente, as doenças surgem de condições de vida inadequadas, erros de cuidado e alimentação. Os pássaros precisam se mover e voar muito para se sentir bem e manter a forma. Isso significa que é necessário dar-lhes essa oportunidade e mantê-los em grandes recintos. A alimentação deve ser de boa qualidade, não estragada, com mofo e apodrecimento. Deve ser vertido em pequenas porções para não envelhecer.
Deve fornecer uma alimentação completa e variada, incluindo vitaminas e suplementos minerais. Comedouros e bebedouros são lavados diariamente. O aviário é limpo semanalmente. Eles são completamente lavados e desinfetados aproximadamente uma vez por mês. O cumprimento dessas condições tornará a manutenção dos papagaios-cantores uma tarefa fácil e divertida. Aves felizes e saudáveis farão as delícias de seus donos por muitos anos.
Para informações sobre o que são os papagaios da música, veja o próximo vídeo.