Papagaio

Papagaios colar: espécie, manutenção e reprodução

Papagaios colar: espécie, manutenção e reprodução
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Regras de conteúdo
  4. Inteligência
  5. Características de reprodução
  6. Doenças e sua prevenção
  7. Críticas do proprietário

Os papagaios de colar são muito inteligentes e têm uma disposição amigável. Portanto, essas aves causam grande simpatia entre um grande público, e a cada ano há mais e mais pessoas que desejam ter um animal assim em casa. Em algumas fontes, os papagaios do colar são chamados de anelados. Inicialmente, esta raça viveu nos continentes africano e asiático. Mais tarde, os papagaios de colar foram introduzidos na Austrália e na Índia, onde formaram novas espécies.

Descrição

O comprimento do corpo de um adulto, dependendo da espécie, pode ficar na faixa de 30-50 cm, a envergadura é de 15-16 cm, o peso total é de cerca de 150 g. A cauda da ave é longa, multifacetada , as asas são longas, pontiagudas nas pontas, as patas são curtas e pouco desenvolvidas, mas o bico é grande o suficiente, portanto, ao caminhar, o papagaio o utiliza como suporte adicional.

A cor principal do papagaio é geralmente o verde esmeralda, e há uma decoração em forma de uma faixa escura ao redor do pescoço. Parece um colar, de onde veio o nome da raça - colar. Este colar pode ser usado para determinar o sexo do pássaro. Ele é encontrado apenas no macho, enquanto a menina tradicionalmente carece de tal ornamento: como a maioria das raças de pássaros, os papagaios machos são mais brilhantes para atrair a atenção da fêmea. As asas são pontilhadas acima, verde-amarelo e abaixo - cinza, há um halo laranja ao redor dos olhos, o bico é vermelho brilhante.

Existem várias maneiras de determinar a idade de um adulto. Quanto mais velha a ave, mais intensa é a cor do bico e da plumagem. Um papagaio jovem tem um bico rosa claro e uma borda colorida característica aparece por volta dos 6-7 meses de idade.

Com a idade de um ano, o pássaro começa a cair, e é durante este período que o colar muito reconhecível começa a aparecer. No início, a decoração é quase imperceptível, mas finalmente será formada por volta dos três anos de idade do pássaro. Além disso, as duas principais penas da cauda dos pintinhos voltam a crescer por volta dos seis meses; em uma idade mais precoce, elas estão ausentes.

Em tenra idade, é muito difícil determinar o sexo da ave, pois os filhotes de ambos os sexos têm a mesma cor de plumagem pálida. Portanto, é melhor comprar um papagaio jovem em lojas especializadas, onde um vendedor experiente poderá determinar corretamente o sexo.

Na natureza, os papagaios de colar vivem em um clima tropical, eles preferem se estabelecer em grandes bandos de até várias centenas de indivíduos, deslocando outras espécies de pássaros. Em busca de alimento, eles voam para fora de seus ninhos de manhã cedo e à noite, quando não há calor sufocante, do qual se escondem durante o dia à sombra de galhos densos. Eles se alimentam de alimentos vegetais: frutas, grama, folhas e sementes de plantas.

A fêmea põe ovos 2 vezes por temporada (algumas espécies - 3 vezes), geralmente de 2 a 4 peças. Os pintinhos aparecem em cerca de um mês e, depois de um mês e meio a dois meses, estão prontos para a vida independente.

Visualizações

O gênero de papagaios anelados possui atualmente 13 espécies.

  • De peito rosa (Psittacula alexandri). O tamanho de um adulto é de 30-35 cm, o comprimento da cauda é de 22 cm. A cor principal da plumagem é verde, a cabeça é azul, há listras pretas na testa, o peito e parte do abdômen são pintado de rosa. Vive principalmente em algumas províncias da Índia, onde se instala em enormes rebanhos e destrói arroz e outras plantações agrícolas, pelas quais está sujeito à destruição em massa pelo povo.

Por serem principalmente fêmeas importadas para a parte europeia, elas praticamente não estão sujeitas à reprodução em cativeiro. Existem 8 subespécies desta variedade, dependendo de alguns detalhes da cor da plumagem e do tamanho do corpo.

  • Esmeralda (Psittacula calthropae). Vive no Sri Lanka. Tem o corpo medindo 30 cm, o comprimento da cauda é de 13 cm, a cor principal é o azul esverdeado, a cabeça e a parte superior do corpo são azuis com tonalidade acinzentada, existe um colar verde brilhante no pescoço. As penas principais da cauda também são azuis e a ponta da cauda é amarela. O macho tem bico castanho-avermelhado, a fêmea tem bico preto.
  • Cabeça grisalha (Psittacula caniceps). Em algumas fontes, é indicado como uma cabeça de ameixa. Os tamanhos são grandes - o comprimento pode atingir os 50-55 cm. A cabeça, como o nome sugere, é cinzenta, com uma tonalidade azulada, apresenta penugem amarela nas faces e orelhas. Em alguns lugares, há listras pretas largas, debrum laranja brilhante ao redor dos olhos. Vive na costa do Oceano Índico. Espécies pouco exploradas.
  • Malabar (Psittacula columboides). Encontrado em partes da Índia. O comprimento do corpo é padrão para o gênero de colar - 35-36 cm, o comprimento das penas da cauda é de 20-25 cm, a parte superior do corpo é cinza, a inferior é verde com um toque azulado. Ao redor dos olhos, no abdômen e na parte inferior da cauda, ​​o macho apresenta uma penugem verde-amarelada. Na mulher, predominam os tons de azul.
  • Ruivo (Psittacula cyanocephala). Assentamentos de papagaios-de-cabeça-vermelha-anelados podem ser encontrados na Índia, China, Nepal, algumas áreas do Paquistão, bem como no Sri Lanka. Eles preferem um clima tropical. Esse tipo de anelado é considerado um dos mais bonitos. A plumagem principal, de rica cor esmeralda, apresenta um ligeiro tom oliva. A cabeça e o pescoço são cereja escura, com uma ligeira tonalidade azulada. Nas asas e no pescoço existem manchas pretas, o bico nos machos é amarelo claro, nas fêmeas é vermelho.

Em cativeiro, raramente se reproduzem, pois indivíduos de ambos os sexos são semelhantes entre si, o que dificulta a seleção de parceiros para o casal. Ele difere favoravelmente de seus parentes em uma voz melódica agradável, é fácil de treinar.

  • Maurício (Psittacula echo)... O comprimento de um adulto é de 42 cm, vive em Madagascar, Maurício e algumas outras ilhas do Oceano Índico. Espécies raras e ameaçadas de extinção. Hoje a população é de cerca de cem indivíduos, principalmente do sexo masculino.
  • Alexandrov (Psittacula eupatria)... Outro grande representante do gênero de colar - pode crescer até 60 cm. Vive em algumas áreas do Sul e Sudeste Asiático, nas Ilhas Andaman e no Sri Lanka. A cor é tradicionalmente verde, os machos têm um colar rosa e preto em volta do pescoço.

A espécie se presta bem ao aprendizado, podendo memorizar até 15 palavras. Vive em gaiolas e gaiolas ao ar livre por muito tempo. É dividido em 5 subespécies, dependendo dos detalhes.

  • Papagaio de Finsch (Psittacula finschii). O comprimento da ave é de 35-40 cm, a cor é verde com focos vermelhos, a cabeça é cinza. Vive na Tailândia, China, Vietnã e outras regiões da Ásia. Sua peculiaridade reside no fato de poder viver a uma altitude de vários milhares de metros acima do nível do mar.
  • Himalaia (Psittacula himalayana). Vive na Índia e no Vietnã. A cor e o tamanho são idênticos às espécies anteriores. A fêmea tem uma coloração mais pálida e, ao contrário dos machos, não possui listras vermelhas nas asas. É dividido em duas subespécies, vivendo em áreas diferentes.
  • Anéis de índios (Psittacula krameri). Habita partes da África e do Sul da Ásia. É considerada a maior população de papagaios. Ele prefere se estabelecer nas imediações de uma pessoa. A cor principal do pássaro é o verde, a cor da folhagem, com uma tonalidade azulada, há várias penas pretas nas asas, a cabeça é com uma tonalidade azulada, uma estreita faixa preta vai do bico à testa, aí são duas listras no pescoço - preto e rosa brilhante, a parte do peito do macho é preta, na fêmea é verde.

Com um bater de asas, pode-se ver que suas penas inferiores são cinza escuro. Na ponta da cauda, ​​as penas são amareladas.

  • Com anéis filamentosos (Psittacula longicauda). A pátria é considerada Indonésia, Malásia, Cingapura. O tamanho do corpo é de 40 cm, o comprimento da cauda 25 cm, a cor do corpo é verde, o bico do macho é castanho-avermelhado e o das fêmeas é preto. Existem listras vermelhas na cabeça. Existem cinco subespécies diferentes do papagaio de cauda rosada que vivem em áreas diferentes.
  • Com anéis de cabeça rosa (Psittacula roseata)... Habitat - Índia. Prefere áreas florestais, instala-se em pequenos grupos. Comprimento do corpo - 35 cm, cor verde, cabeça cinza-azulada, manchas avermelhadas disformes nas asas. Os machos têm timbre melódico, caráter calmo, são bem treinados, mas praticamente não são treinados na fala humana.
  • Anelado chinês (Psittacula derbiana). A ave é grande, com corpo de até 50 cm e cauda de cerca de 30 cm, vive nas províncias do sul da China e Índia. A cor do corpo é verde acima, abaixo - azul lilás. Existem faixas pretas entre os olhos e no pescoço, o peito e as penas principais das asas são pintados de azul acinzentado. Ensinamos bem a fala humana.

Regras de conteúdo

Os papagaios de colar são despretensiosos no dia a dia e não requerem quaisquer condições especiais para os devidos cuidados. A principal condição para a sua manutenção adequada é a presença de uma grande gaiola, ou melhor - um aviário. Como o pássaro não tem pernas fortes, ele prefere se mover durante o vôo. E para isso ela precisa de espaço.

O tamanho mínimo da gaiola para um papagaio de colar é 70 cm de altura e 50 cm de comprimento. E se é para manter o homem junto com a mulher, é melhor escolher um quarto para o casal com uma área de pelo menos 2-3 metros quadrados. m. E mesmo que o cercado seja espaçoso o suficiente, é necessário deixar o papagaio sair dele todos os dias para que ele possa abrir suas asas e treinar seus músculos durante o vôo.

Deve haver várias barras e muitos brinquedos na gaiola. Podem ser escadas, sinos, um espelho e outros objetos interessantes. Os papagaios toleram bem a solidão se houver atributos diferentes o suficiente.

Detalhe importante: a gaiola deve ser de metal durável com tratamento anticorrosivo. Como o papagaio tem um bico poderoso, ele pode facilmente interromper as hastes da gaiola se elas não forem fortes o suficiente.

A vida útil do papagaio de colar geralmente depende das condições em que é mantido. Segundo as estatísticas, em cativeiro, os papagaios vivem muito mais tempo do que em seu ambiente natural. Se você fornecer ótimas condições de vida e atenção e cuidado constantes do dono, a expectativa de vida de um papagaio será em média 50 anos.

Também são conhecidos casos individuais em que os papagaios desta raça viveram até 70 anos. Mas, na natureza, os papagaios raramente ultrapassam a barreira da idade de 10-15 anos. Isso se deve ao fato de que em condições artificiais, os pássaros não são atacados por cobras e outros inimigos da natureza. Além disso, em cativeiro, os papagaios têm uma dieta bem balanceada e não precisam se alimentar sozinhos.

Fornecer alimentação adequada para seu papagaio de colar não é grande coisa.

  • O principal componente da nutrição dos papagaios em cativeiro é uma mistura de grãos, composta por 35-40% de painço e vários aditivos em partes iguais: sementes de girassol, alimento para canários, aveia ou aveia, grãos de trigo.
  • Para diversificar a dieta de um papagaio, você pode adicionar vegetais frescos, ovos cozidos e queijo cottage baixo teor de gordura à ração e, às vezes, alimentá-la com queijo duro sem sal.
  • Ocasionalmente, grãos de noz descascados podem ser dados a um papagaio, mas em doses limitadas, uma vez que são ricos em aminoácidos graxos.
  • Os papagaios adoram roer vários objetos, então de vez em quando você pode jogar pequenos galhos de madeira em sua gaiola, assim como folhas de plantas domésticas. O principal é certificar-se de que não são venenosos.

Para evitar que seu animal de estimação adoeça, você deve observar medidas básicas de higiene. Além da limpeza diária da gaiola, o papagaio deve ser banhado periodicamente. A ave deve ser ensinada a regar os procedimentos gradualmente, para não assustar. Para começar, tente borrifar levemente nas barras de pulverização.

Quando o papagaio se acostumar com esse costume, você pode colocar um recipiente com água no aviário para que ele respingue sozinho. Se não houver rejeição, coloque a gaiola com o papagaio na banheira e regue de cima para baixo do chuveiro. Alguns proprietários ensinam o pássaro a tomar banho diretamente no banheiro, sem a gaiola.

O papagaio de pérola é capaz de resistir a mudanças repentinas de temperatura, entretanto, as condições de detenção mais confortáveis ​​são 20-25 graus Celsius e umidade não inferior a 60%. Os papagaios ficam acordados exatamente meio dia. Portanto, no inverno, eles precisam estender artificialmente o horário de verão com o auxílio de iluminação adicional, e no verão, ao contrário, cobrir a gaiola com uma capa escura para proporcionar um bom descanso.

Da mesma forma, eles podem ser acalmados se o pássaro começar a se incomodar com seu grito desagradável. A maioria dos representantes desse gênero possui essa característica. Por exemplo, o papagaio anelado indiano muitas vezes emite sons ásperos e muito desagradáveis ​​para a percepção humana.

O proprietário paciente consegue desmamar a ave desse mau hábito com o tempo.

Inteligência

Os papagaios-da-pérola são apreciados por sua boa índole, habilidade de domar rapidamente e habilidade de aprender a falar. Os papagaios desta raça se sentem bem na proximidade das pessoas. Muito se tem falado sobre sua inteligência e capacidade de aprendizado. Se você levar um pintinho de até um ano de idade, poderá ensiná-lo a sentar na mão ou no ombro do dono, tirar comida de suas mãos e algumas outras técnicas. Mas a principal coisa pela qual muitas pessoas escolhem esta raça particular de papagaios é ensiná-los a falar.

Para treinar o papagaio na fala humana, é preciso sistematizar o processo de aprendizagem. Como vai demorar mais de um dia, você precisa ter resistência e paciência. Numerosas observações mostram que o melhor de tudo é que os papagaios percebem o timbre de voz feminino e infantil, pois têm um registro mais fino. Os machos aprendem mais rápido do que as fêmeas, mas notou-se que as fêmeas têm uma dicção muito melhor.

O pássaro pode obter os melhores resultados se for mantido sozinho. Indivíduos que vivem em pares aprendem muito pior. Para obter sucesso na fala, você precisa repetir frases curtas para o papagaio ou 1-2 palavras todos os dias.Os papagaios de colar são capazes de memorizar até cinquenta palavras.

Se você planeja treinar seu papagaio de colar, é melhor escolher filhotes bem pequenos. Quanto mais velha a ave, menos se presta ao treinamento. Até um ano, um pássaro pode ser ensinado não apenas a não ter medo das mãos, mas também a memorizar frases inteiras. Mas depois dos três anos, o pássaro praticamente não pode ser treinado.

Características de reprodução

Os papagaios de colar se reproduzem bem em casa. Você pode esperar filhos de um casal com três anos de idade - é nessa idade que o desenvolvimento fisiológico das aves está totalmente concluído. Além disso, indivíduos mais jovens chocam mal os ovos e, quando os pintos aparecem, eles são mal cuidados. Se o pássaro for velho, isso também não é muito bom - dele haverá uma prole fraca.

Para obter filhos, é necessário criar condições de conforto para o casal. Para a sua manutenção, é preferível adquirir uma casa com largura de pelo menos 50 cm, altura de 150 cm e uma abertura para entrada com diâmetro de 7 a 10 cm. No fundo, é necessário colocar algo macio - serragem ou turfa, criando a ilusão de um ninho real.

O ninho deve ser equipado com uma barra transversal para que seja conveniente para as aves entrarem em seus lares. Deve ser instalado alguns centímetros abaixo da entrada da casa. Se a área do piso da casa for muito pequena, os pintinhos ficarão apertados e podem aleijar uns aos outros. Durante todo o período de acasalamento das aves, elas precisam receber vitaminas especiais, acrescentar mais vegetais e frutas à dieta, além de grãos germinados.

Os pintinhos não eclodem ao mesmo tempo, e em um ninho, descendentes de diferentes idades serão obtidos. Às vezes acontece que nem todos os ovos chocam os filhotes. Alguns deles morrem na fase embrionária. Isso pode acontecer se o ninho não estiver limpo o suficiente ou se for muito raso.

Para controlar as condições climáticas dentro de casa onde os novos filhotes são criados, é necessário armar-se com um termômetro e um higrômetro para medir a umidade. Para melhorar a qualidade do ar, é aconselhável instalar um ionizador na sala. Além do mais, é necessário ventilar regularmente o ambiente.

Doenças e sua prevenção

Quase todas as doenças que aparecem em papagaios de colar surgem de cuidados inadequados. Vamos considerar as doenças mais comuns.

  • Varíola - manifesta-se por falta de apetite, diminuição da atividade. Pode ser acompanhada de vômito, flor branca na língua e / ou abscesso na cabeça.
  • Psitacose é transmitida por fezes e se manifesta como cãibras musculares e secreções mucosas. Às vezes, a doença pode causar paralisia. É menos comum em casa do que na natureza.
  • A presença de vermes parasitas ou vermes que pode ser transmitido de outras pessoas. A doença não responde ao tratamento, manifesta-se na recusa em comer, reação inibida.
  • Ácaro traqueal... Sinais - dor de garganta, espirros, vômitos.
  • Escheriquiose - infecção intestinal e alterações em sua microflora. A doença pode ocorrer como resultado de estresse ou devido a uma alimentação inadequada. Ela se manifesta na falta de apetite e apatia.
  • Os pintinhos recém-nascidos são frequentemente diagnosticados com eversão das pernas. Isso é um sinal de um distúrbio do sistema nervoso, cuja causa pode ser a falta de vitamina B. Esses filhotes não são viáveis.

Para reduzir o risco de contrair infecções e vírus, é necessário limpar a gaiola diariamente: enxugue bem todos os itens nela contidos, lave a louça para comida e bebida, troque a comida e a água diariamente. Ao primeiro sinal de comportamento suspeito de uma ave, você deve entrar em contato imediatamente com o seu veterinário. Antes de deixar o papagaio sair da gaiola, é necessário verificar se as janelas e portas estão fechadas para que o pássaro não saia voando para a rua.

É aconselhável pendurar as janelas para que o papagaio não bata no vidro.

Em alguns casos, uma ave doente pode ser reconhecida já na fase de compra.Em um indivíduo saudável, a plumagem deve ser brilhante e macia ao toque, e também confortável contra o corpo. Se as penas estiverem sujas, eriçadas em direções diferentes, quebradas, então, provavelmente, a ave não está muito saudável.

Críticas do proprietário

Apesar da grande variedade de espécies de papagaios de colar, todos eles compartilham várias características. Portanto, entre as vantagens dessas aves, a maioria dos proprietários chama de beleza e mente notável. O papagaio-anelado pode ser ensinado não só a falar, mas também a executar vários comandos, o que deixa qualquer pessoa, principalmente as crianças, a loucura. Alguns tipos de colares mimam seus donos com belos cantos.

No entanto, se o papagaio não estiver de bom humor, seu grito agudo e agudo pode causar uma tempestade de negatividade não apenas entre os próprios membros da casa, mas também entre os vizinhos. Além disso, manter essa ave não é barato: comprar aviário, brinquedos, remédios, vacinas, ir ao veterinário, além de comida especial pode custar muito caro. Além disso, alguns proprietários observam que os pássaros fazem muito barulho e danificam os móveis.

Se todas essas dificuldades não o impedem, você deve começar a se familiarizar com esta raça com a compra de um papagaio de anel esmeralda. A maioria dos comentários sobre esta espécie são positivos. Percebe-se que esta espécie em particular é a mais treinável para a fala humana e rapidamente se acostuma com as mãos, tornando-se um membro de pleno direito da família.

Para informações sobre como alimentar o papagaio do colar, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa