Como domar periquito para suas mãos?
Corella (ninfa) é um pequeno papagaio australiano da família da cacatua. A ave é pequena em tamanho - de 30 a 35 cm, incluindo o comprimento da cauda, e a cauda em si tem 14-15 cm. Hoje existem muitas espécies híbridas de calopsitas, com uma variedade de cores brilhantes de plumagem. Esses papagaios são curiosos, amigáveis e fáceis de domar. Em cativeiro, as ninfas se reproduzem bem e rapidamente se acostumam a se comunicar com os humanos - um pássaro não pode apenas ser ensinado a usar as mãos, mas também a imitar a fala humana.
Peculiaridades
Os filhotes de calopsita deixam o ninho em 6 semanas a partir do momento do nascimento - nessa época, seus pais já colocaram a próxima ninhada de ovos e em breve toda a atenção dos pais estará voltada para os filhotes mais novos.
Quanto mais cedo um jovem papagaio chegar ao seu dono, mais fácil e mais forte será uma relação de confiança estabelecida entre eles.
Corella se acostuma rapidamente com a pessoa e tenta imitá-la. Acontece que a fêmea se recusa a alimentar os filhotes, e então todos os cuidados com os filhotes passam para as mãos de uma pessoa. Nessa situação, os filhotes, crescendo, percebem a pessoa que os amamentou como uma mãe carinhosa, confiam nele em tudo e fazem contato com ousadia.
Pássaros adultos que não têm contato com pessoas desconfiam de qualquer pessoa e leva algum tempo para se acostumar com a visão, a voz e o cheiro do dono. Se o papagaio já tinha dono, e essa experiência acabou sendo negativa, o pássaro não conseguirá se entregar às pessoas por muito tempo. Um papagaio, como um cachorro, idealmente deve ter um dono que cuide de seu animal de estimação, o alimente, brinque com ele, se comunique constantemente.
Para domar a periquita é preciso fazer amizade com ele e sempre manter as relações em um nível amigável, excluindo completamente os momentos negativos. Domesticar um pintinho já maduro é um pouco mais difícil do que um bebezinho - exigirá uma comunicação afetuosa regular com um pássaro, o que demandará muito tempo e esforço, mas se você quiser e persistir, tudo dará certo, e uma relação amigável e de confiança será estabelecida por muitos anos.
Tendo trazido seu animal de estimação para dentro de casa, você precisa estar preparado para o fato de que para um papagaio, uma mudança de cenário será um grande estresse. No início, o pássaro vai correr muito inquieto para dentro de sua gaiola, pode começar a bater as asas, fazer barulho, morder e não permitir que seja alimentado ou trocado de água. Nesse período de adaptação, é melhor não insistir no contato e dar tempo para a ninfa olhar em volta, se acostumar e se acalmar.
Isso pode levar vários dias ou semanas. Durante este período, é importante que a pessoa mostre calma e compreensão. - deve haver um ambiente calmo na casa, sons agudos, flashes de luz fortes devem ser evitados, o papagaio não deve ser mostrado aos convidados.
Com que rapidez um papagaio se adapta aos seus braços?
O papagaio selvagem, por sua natureza, tem medo de tudo que é novo para si, embora seja curioso, domina o mundo com cautela. Para acostumar o pássaro a você, o dono deve fazer todos os movimentos lenta e suavemente, falando com a ninfa em um tom calmo e benevolente. Tudo isso vai interessar ao papagaio, e ele vai começar a vigiar você. No decorrer dessa observação, com o tempo, o pássaro entenderá que você não é uma fonte de perigo para ele, e seu interesse por você aumentará.
Não há necessidade de forçar eventos – suba bruscamente para dentro da gaiola do pássaro, pegue-o e puxe-o para fora para contato - tais ações serão percebidas pelo Corella como agressão e passarão a te morder e arranhar, defendendo ativamente a si mesmo e ao seu território.
A formação do hábito de sua presença deve ser gradual - tente estar perto da gaiola e cuidar de seus negócios na primeira vez após a adaptação.
Assim que a ninfa começar a observar você, você pode começar a falar com ela. Isso deve levar vários dias - com o tempo, você verá que sua presença não incomoda o animal e ele poderá fazer com calma suas coisas habituais na sua presença: bicar grãos, beber água, gorjeio. Este é um sinal muito bom de que o papagaio já confia em você.
Tendo estabelecido um contato amigável, é muito cedo para falar sobre o treinamento das mãos. Os próximos passos estão à frente e devem ser feitos em etapas e sem pressa. O tempo dessas etapas em cada caso é individual. Tudo depende do temperamento do pássaro, seu caráter, hábitos, humor e até mesmo bem-estar.
Nesse ínterim, basta observar o que seu animal de estimação mais ama ou o que ele come mais rápido e com mais vontade na comida que lhe é oferecida. Essas observações o ajudarão a treinar ainda mais seu papagaio.
Como domar uma periquita adulta?
Para estabelecer contato com um papagaio, você precisa interessá-lo. Há duas coisas que o ajudarão com essa questão. Primeiro, as calopsitas são famosas por sua comida. Segundo - os papagaios adoram brinquedos que são brilhantes e interessantes do seu ponto de vista. Se você usar esse conhecimento corretamente sobre o que seu animal de estimação ama e pelo que se interessa, não será difícil conquistar o seu amor.
Comida
Calopsitas se alimentam de sementes de plantas, frutas, alguns tipos de vegetais, bagas. Uma guloseima para eles pode ser: sementes de girassol ou abóbora, fatias de amoras doces, uma banana, uma fatia de laranja, uma maçã ou pêra, uma cenoura doce, uma fatia de pepino ou tomate.
Para interessar o animal de estimação, ele precisa levar um pedaço saboroso para as hastes fora da gaiola, mas não rastejar para dentro com a mão.
O papagaio pode não responder imediatamente à sua oferta, mas se você fizer isso periodicamente, a ninfa começará a se aproximar e tomará com cuidado um pedaço de delicadeza. Continue a consolidar este resultado todos os dias e quando você conseguir o fato de que, ao avistar um pedaço entre as hastes, o pássaro vem alegremente e o pega, você pode ter certeza de que a habilidade é fixa.
Agora você precisa passar para o estágio de se acostumar a pegar uma guloseima de sua mão. Para fazer isso, coloque um pedaço na palma da sua mão e traga-o até a porta aberta da gaiola, trazendo levemente a mão em seus limites. É possível que a ave não queira levar o petisco oferecido, mas isso é apenas no início. Se você continuar essas ações todos os dias, verá que a oferta será aceita. Fixe o resultado por vários dias até que o bichinho comece a se aproximar sem medo e tirar o alimento da palma da mão.
Não se esqueça de elogiar a ninfa durante esse tempo, falando com ela em tom amigável.
Assim que o papagaio estiver acostumado com sua mão, a palma que contém o alimento pode ser colocada completamente dentro da gaiola, mas você precisa levantar sua mão para que fique mais alta do que a altura do pássaro, forçando-o a alcançar o alimento e a subir na palma da sua mão.
Essas manipulações devem ser realizadas apenas quando o pássaro está de bom humor e ainda não teve tempo de comer - isso acontece de manhã, depois de dormir. Repetindo regularmente esta técnica, você treinará o pássaro para esperar por comida e por sua mão e desfrutar com prazer da comida na palma de sua mão. E quando a calopsita se acostumar com essa ação, você pode oferecer uma palmeira com um petisco fora da gaiola.
Depois de dominar essa etapa, além de consertá-la, tente oferecer à ninfa uma palma vazia sem guloseima. Se o animal se irrita, se surpreende e não quer subir na palma da mão, onde não há comida, por mais que você ofereça a ele, é preciso tentar mudar de tática.
A mão é levada ao papagaio sentado no poleiro e é parada na altura das patas, como se o convidasse a pisar na palma da sua mão. Ou então - deslize suavemente a borda de sua mão sobre a barriga do pássaro e ele, perdendo o equilíbrio, pisará reflexivamente em sua mão.
Não se esqueça de presentear seu papagaio imediatamente e cumprimentá-lo. Se você fizer isso regularmente, logo o pássaro se acostumará com sua mão e se sentará sobre ela sem medo.
Brinquedos
Você pode acostumar o periquito às suas mãos não só com delicadeza, mas também com a ajuda de brinquedos que interessam especialmente aos filhotes. Todas as ninfas são muito curiosas e sempre reagem com interesse a novos objetos, sons e até mesmo sensações. Em vez de guloseimas, você pode colocar bolas brilhantes, sinos tilintando, um monte de penas coloridas, um pequeno espelho brilhante e coisas semelhantes na palma da sua mão.
Para um papagaio, todas essas coisas parecem incrivelmente interessantes, e eles se relacionam com elas sem medo, já que a curiosidade neste caso é tão grande que supera o medo.
Experimente esses itens com seu animal de estimação em um ambiente descontraído e acolhedor. Se você fizer isso regularmente, durante o jogo uma boa amizade será estabelecida entre você e o papagaio calopsita cairá de boa vontade em suas mãos, sabendo que é divertido e seguro com você.
Durante o jogo, não se esqueça de elogiar o pássaro, consolidando os resultados.
E se ele estiver com medo e morder?
Nesse caso, se o seu papagaio tem medo de você, se comporta de forma agressiva, tenta morder - você precisa entender que se acostumar com algo no momento é prematuro. Sem um relacionamento amigável estabelecido, o contato total com a ave é impossível. Se for um filhote, a situação é muito mais fácil de consertar do que se você pegasse um papagaio que já foi criado por alguém e algo deixasse uma marca negativa em sua psique e comportamento.
Ganhar confiança e estabelecer um contato duradouro é um processo muito longo e difícil, especialmente no contexto da agressão da ave. O comportamento inadequado do papagaio do seu ponto de vista é explicado pelo fato de ele estar assustado e desta forma tentar se proteger do mundo ao seu redor. Para corrigir a situação, em primeiro lugar, você precisa criar um ambiente calmo e seguro para ele.
Para que o pássaro se acalme e se torne confiante, você terá que gastar mais de um mês nisso, e somente com paciência, resistência e uma boa atitude o contato poderá ser estabelecido.
Para não provocar o comportamento agressivo da calopsita, tente não cometer alguns erros.
- Nunca tenha pressa, concentre-se no seu animal de estimação e no estado dele, se perceber que ele não está disposto a entrar em contato - não insista, deixe o pássaro em paz.
- Não grite com o papagaio - ele entende a entonação da voz humana muito bem e reage a eles de acordo.
- Tenha tato - não agarre rudemente o pássaro, não o incomode, não o irrite deliberadamente, causando negatividade.
- Não faça acenos bruscos com as mãos na frente da gaiola com um papagaio, não ligue eletrodomésticos com um som agudo e alto repentino, pois tudo isso assusta e traumatiza a psique do seu animal de estimação.
- A gaiola do papagaio deve ser uma zona de sua segurança absoluta, na qual ninguém se intrometa sem a vontade do animal.
- Seu animal de estimação requer atenção e cuidados diários, e não de vez em quando, quando você quiser.
- Tente manter o pássaro com apenas um dono, não delegue os cuidados de seu amigo a mais ninguém.
- Durante o processo de domesticação, nunca se esqueça de elogiar seu animal de estimação e recompensar seu sucesso com uma guloseima deliciosa.
- Sempre leve em consideração o humor e o bem-estar de sua enfermaria - se perceber que algo está errado com ele, procure imediatamente o atendimento do serviço veterinário. Até que o pássaro se recupere e fique mais forte, não o force a treinar.
A fim de estabelecer um contato amigável com o Corella, tente criar condições de vida confortáveis para ele - a gaiola deve ser suficientemente espaçosa e limpa, no seu interior é necessário equipar um local de alimentação, um bebedouro, uma bandeja de banho. Certifique-se de colocar brinquedos e poleiros para que seu amigo não fique entediado. Preste atenção no equilíbrio e na regularidade da alimentação, sempre deve haver água limpa e fresca na gaiola.
Todos os anos, o papagaio precisa ser mostrado ao veterinário para profilaxia. Cuidar bem do seu animal de estimação faz parte de uma atitude positiva para com você.
A confiança é algo muito frágil e valioso. É difícil ganhá-lo, mas você pode perdê-lo facilmente. Tente manter suas conexões e afeto um pelo outro e lembre-se que a verdadeira amizade não surge imediatamente, mas uma vez que aparece, dura muito, muito tempo.
Para informações sobre como domar uma calopsita, veja o próximo vídeo.