Papagaio

Gaiolas de papagaio: requisitos, tipos, regras de seleção

Gaiolas de papagaio: requisitos, tipos, regras de seleção
Contente
  1. Recomendações gerais para seleção
  2. Requisitos
  3. Tamanhos e formas
  4. Materiais (editar)
  5. Como escolher?
  6. Como equipar?
  7. Onde instalar?

Não só a comodidade e o conforto, mas também a saúde, bem como a expectativa de vida do animal de estimação emplumado, dependem de como a gaiola do papagaio foi escolhida corretamente. Na hora de escolher uma gaiola, alguns criadores inexperientes dessas engraçadas aves costumam atentar para o componente estético, avaliando, por exemplo, como ela pode caber no interior de um apartamento. Outros proprietários de papagaios novatos acreditam que o principal parâmetro de uma boa gaiola é o alto custo. A quais critérios devemos prestar atenção ao escolher uma gaiola para um papagaio?

Recomendações gerais para seleção

Ao escolher uma gaiola para um animal de estimação com penas, é importante guiar-se por uma série de critérios significativos relativos não apenas ao tamanho e estrutura da estrutura, mas também às características individuais do papagaio. Assim, algumas aves se distinguem pela mobilidade e aumento da atividade durante o dia, enquanto outras são calmas e inclinadas à solidão. É costume referir-se aos critérios gerais pelos quais é desejável ser guiado ao escolher um lar para um papagaio:

  • uma espécie de animal de estimação com penas e suas características;
  • tipo de gaiola (piso, mesa, forro);
  • o tamanho e a forma da gaiola;
  • disposição das peças funcionais (tetos, portas, laterais, paletes);
  • materiais com os quais as partes e o corpo do produto são feitos;
  • nome do fabricante.

    A compra de acessórios e acessórios adicionais requer atenção especial.

    Numa gaiola vazia, na qual não existem brinquedos e todos os tipos de dispositivos de entretenimento, o animal de estimação emplumado ficará entediado, o que com certeza tentará informar o seu dono.

    Buscando diversificar o lazer do papagaio com o auxílio de acessórios lúdicos, é importante manter o equilíbrio, evitando bagunçar o espaço. Além disso, ao escolher uma casa para um animal de estimação com penas, é necessário prestar atenção à funcionalidade da estrutura e às características de seu dispositivo. A conveniência de limpar e lavar a gaiola, remover detritos e limpar o palete dependerá desses parâmetros no futuro.

    Requisitos

    Entre os requisitos gerais que uma gaiola deve atender, criadores experientes observam o seguinte:

    • confiabilidade;
    • segurança;
    • durabilidade;
    • higiene.

    A confiabilidade da estrutura não deve ser posta em dúvida. Isso se aplica à resistência da estrutura e seus elementos funcionais. A gaiola deve ser trancada com segurança, sem que o papagaio saia de dentro por conta própria. A mesma condição se aplica ao tamanho das células da célula. Se as células forem muito grandes, o animal de estimação com penas será capaz de passar por elas para o lado de fora. Além disso, sabe-se que os papagaios gostam muito de testar a resistência das hastes da gaiola, e alguns indivíduos às vezes conseguem roê-las. Por isso, na escolha da morada de uma ave, vale a pena dar preferência a estruturas com hastes fortes e moderadamente grossas.

    A gaiola do papagaio deve ser segura. Isso também se aplica à compatibilidade ambiental dos materiais com os quais é feito e às características de seu dispositivo. No espaço interno de tal estrutura, não deve haver elementos perigosos para o animal, que possam ferir-se. A durabilidade da gaiola depende da qualidade dos materiais com os quais a gaiola é feita. É preferível que a estrutura seja feita de materiais resistentes à umidade, luz, corrosão e processos de decomposição. A resistência dos materiais ao estresse mecânico também é importante.

    A higiene é outro requisito importante para o projeto de uma gaiola. Este projeto deve ser conveniente para lavar e remover detritos. Se a configuração da habitação do pássaro incluir elementos funcionais complexos, isso complicará significativamente o procedimento de limpeza da gaiola.

    Tamanhos e formas

    Na venda moderna você pode encontrar gaiolas de todos os formatos e tamanhos. Ao avaliar um possível lar para um animal de estimação de acordo com esses parâmetros, é importante levar em consideração as características individuais de um papagaio. Em seu habitat natural, essas criaturas são capazes de viajar grandes distâncias durante o dia, portanto, gaiolas espaçosas são mais preferíveis para mantê-los. Em residências muito pequenas, os papagaios se sentem deprimidos, têm maior probabilidade de adoecer e até sofrer de depressão.

    As dimensões da gaiola não devem limitar a atividade física da ave. Por isso, ao comprar uma estrutura, é importante avaliar o volume de seu espaço interno.

    Deve ser suficiente para que o papagaio possa se mover livremente, voar de poleiro em poleiro, flexionando suas asas. Vale a pena considerar o número de animais de estimação planejados para serem mantidos em uma gaiola. O tamanho da residência, mesmo para um casal de pássaros pequenos, deve ser significativamente maior do que para um indivíduo. Foi notado que em gaiolas apertadas, os papagaios não apenas sentem um grande desconforto, mas também lutam entre si com mais frequência.

    Mesmo que o proprietário planeje dar ao seu animal de estimação a oportunidade de voar pelo apartamento, usando a gaiola apenas como um lugar para dormir, a estrutura ainda não deve ser pequena. O espaço interno da residência da ave deve ser suficiente para o próprio papagaio, e para acessórios funcionais (bebedouros, comedouros) e para brinquedos.

    Também é importante o formato da gaiola, que, segundo experientes proprietários de papagaios, também é capaz de influenciar o estado psicológico das aves.

    É geralmente aceito que os papagaios se sentem mais confortáveis ​​em gaiolas retangulares e quadradas, nas quais podem se esconder em um canto em caso de perigo.

    As gaiolas redondas, segundo os criadores, não são capazes de dar uma sensação de segurança aos animais de estimação com penas.

    Se o pássaro tem medo de algo, então em uma gaiola redonda ele correrá por muito tempo em busca de um canto isolado, então será difícil acalmá-lo.

    Os criadores de papagaios recomendam posicionar a gaiola de forma que um de seus lados fique adjacente à parede. Esse arranjo também afeta o conforto psicológico das aves. No caso de uma gaiola redonda, esta condição não pode ser cumprida. Estruturas poligonais também desorientam animais de estimação com penas no espaço. Sua outra desvantagem é a dificuldade de lavagem e limpeza de detritos que se acumulam em locais de difícil acesso. Ao mesmo tempo, a forma angular da residência de um animal de estimação com penas é considerada preferível a uma redonda.

    Materiais (editar)

    Mais comum na fabricação de gaiolas para pássaros materiais como:

    • Madeira;
    • plástico;
    • metal.

      Cada material tem suas vantagens e desvantagens específicas. Assim, as gaiolas de madeira são consideradas as mais amigas do ambiente e bastante duráveis, mas as menos práticas e duráveis. Os paletes e hastes de madeira dessas estruturas são capazes de acumular umidade, o que com o tempo leva à deformação e destruição dos elementos. O processo de deformação irreversível, por sua vez, é o motivo do enviesamento de toda a estrutura e, por consequência, da necessidade de compra de uma nova célula. Outras desvantagens das células com elementos funcionais de madeira são geralmente a dificuldade de lavagem e limpeza. Além disso, a madeira inchada com a umidade é um ambiente favorável para o crescimento de bactérias patogênicas.

      As gaiolas de plástico são mais fáceis de lavar e limpar. São fáceis de limpar, tratar com detergentes e desinfetantes. Outra vantagem das estruturas plásticas é seu baixo peso. As desvantagens das moradias de plástico para animais de estimação com penas, por sua vez, costumam ser atribuídas ao aumento da fragilidade e vulnerabilidade ao estresse mecânico, bem como à sensibilidade a altas temperaturas. Se manuseados sem cuidado, os paletes de plástico frequentemente racham e quebram.

      Na variedade de lojas de animais modernas, você também pode encontrar gaiolas para pássaros totalmente de metal. Suas vantagens indiscutíveis são durabilidade, praticidade, confiabilidade e durabilidade.

      Os melhores, de acordo com os especialistas, são os designs banhados a níquel. Entre as desvantagens das moradias de metal para animais de estimação com penas, o peso perceptível, o volume e o ruído são geralmente notados. Além disso, o preço dessas estruturas é bastante alto.

      A melhor opção, de acordo com criadores experientes de papagaios, são gaiolas combinadas, que combinam elementos de plástico e metal. Esses modelos são fáceis de usar, práticos, higiênicos e acessíveis. A parte inferior, incluindo o palete, nos modelos combinados é de plástico, as hastes são de metal. Tudo isso determina o baixo peso da estrutura, simplicidade e facilidade de lavagem e limpeza.

      É preferível que as hastes da gaiola sejam feitas de aço e revestidas com uma tinta sem chumbo resistente e atóxica. As células com hastes cobertas com tinta dourada e branca parecem espetaculares. Estruturas com hastes de cobre são estritamente proibidas para a manutenção de pássaros.

      Os óxidos deste metal são mortais para os pássaros. Não é permitido o uso para manter papagaios e gaiolas com hastes galvanizadas.

      Como escolher?

      Ao escolher uma gaiola adequada para um animal de estimação com penas, deve-se guiar-se pelo seu tamanho. Assim, para manter um pequeno pássaro (periquitos, pombinhos), as dimensões recomendadas da gaiola (comprimento, largura, altura) são de pelo menos 40x30x30 centímetros.Para um papagaio de tamanho médio (nandaya), é preferível comprar uma habitação com dimensões de pelo menos 50x40x60 centímetros. Para a manutenção de mascotes com penas maiores (cacatua), são recomendadas gaiolas com dimensões mínimas de 70x60x60 centímetros.

      As gaiolas maiores e mais espaçosas são necessárias para papagaios muito grandes - araras. O comprimento recomendado de sua casa deve ser de pelo menos um metro com altura e largura de 80 centímetros. A espessura das hastes da estrutura também deve ser determinada de acordo com o tamanho do animal de estimação com penas. Assim, para os periquitos, uma habitação com hastes de malha de metal, cuja espessura varia de 1,5 a 2 milímetros, é adequada. Nesse caso, a distância entre as hastes não deve ser superior a 15 milímetros.

      Aves de tamanho médio precisam de gaiolas, cuja espessura das hastes é de pelo menos 3-4 milímetros. A folga entre as hastes, neste caso, não deve exceder 20 milímetros. Dado que os papagaios são criaturas extremamente móveis e ativas, eles precisam ser capazes de se mover ao redor da gaiola em todas as direções.

      Por isso, deve-se atentar para o fato de que as hastes da estrutura estão localizadas tanto na vertical quanto na horizontal. Graças a esta disposição das hastes, será mais fácil e conveniente para as aves dominarem o espaço interno da gaiola.

      Ao escolher uma casa adequada para um animal de estimação com penas, você deve prestar atenção às portas. Sua estrutura, tamanho e forma variam. A melhor opção, de acordo com criadores experientes de aves ornamentais, são portas simples que se abrem para o lado e são equipadas com uma trava ou trava confiável. As dimensões da porta devem ser tais que uma mão e um pássaro possam passar por ela sem impedimentos. A maioria dos modelos de gaiola é equipada com bandejas retráteis. Este detalhe funcional simplifica muito o procedimento de limpeza da casa do seu animal de estimação com penas. As paletes mais práticas são as de plástico, que podem ser facilmente lavadas com água morna e limpas da sujidade com raspador ou escova.

      Ao estudar as características da gaiola que você gosta, você deve prestar atenção à altura de suas laterais. Lados altos no futuro reduzirão significativamente a quantidade de detritos voando ao redor da casa do pássaro. Outro aspecto que merece atenção na escolha de uma gaiola é o nome e autoridade do fabricante. Marcas bastante conhecidas são os fabricantes italianos Marchioro e FOP, a empresa belga Savic. Além disso, a conhecida marca europeia Ferplast oferece produtos de qualidade.

      As gaiolas de fabricantes chineses, acessíveis e caracterizadas por uma qualidade bastante decente, também são procuradas. No entanto, ao escolher os modelos chineses, você ainda deve avaliar de forma independente a resistência do produto, analisar a composição e o respeito ao meio ambiente dos materiais usados. Criadores experientes de pássaros ornamentais não recomendam a compra de modelos suspeitosamente baratos. Mesmo uma gaiola muito bonita, vendida a um preço duvidosamente baixo, pode esconder muitas ameaças à saúde de um animal de estimação com penas. Ao comprar uma casa para um papagaio, é aconselhável se preocupar em adquirir uma capa especial. Este acessório é frequentemente muito útil para manter pássaros hiperativos e medrosos.

      Como equipar?

      Para que o papagaio se sinta confortável e não fique entediado durante o dia, deve-se abordar a organização de sua casa com responsabilidade. Os detalhes obrigatórios do interior da gaiola são poleiros, uma casa, um bebedouro e um comedouro. Bebedouros e comedouros são posicionados de forma que excrementos de pássaros não possam entrar neles. Outros acessórios e acessórios desejáveis ​​são:

      • espelho;
      • Sino;
      • escadas;
      • chocalhos;
      • cordas;
      • balanços e anéis.

      Muitos tipos de pássaros ornamentais, incluindo papagaios, gostam muito de procedimentos aquáticos. O banho não só dá aos animais de estimação com penas tremendo prazer, mas também ajuda a prevenir o aparecimento de parasitas neles. Para este procedimento, é recomendado comprar um recipiente amplo que seja adequado para o tamanho do papagaio. Modelos de banho pendurados em uma porta aberta são muito convenientes de usar.

      Não é recomendável manter um banho com água dentro da gaiola em todos os momentos.

        Ao organizar a casa de um papagaio, você deve monitorar cuidadosamente sua reação a novos objetos. Alguns pássaros podem ficar muito assustados com o reflexo no espelho, o barulho ou o som de um novo brinquedo. Se algo desconhecido causar ansiedade e pânico em um animal de estimação com penas, é melhor esconder isso por um tempo.

        Onde instalar?

        É muito importante encontrar um local adequado em sua casa para colocar sua gaiola. Deve ser uma área iluminada, seca e quente, protegida de correntes de ar. Não é permitido colocar a gaiola perto de radiadores de aquecimento, televisores e rádios. Não deve ser colocado em parapeitos de janela, onde a ave pode se resfriar devido a uma corrente de ar ou superaquecimento com o sol. Outro local extremamente impróprio para colocar uma gaiola com um papagaio é a cozinha. Na maioria das vezes, esse cômodo é o mais quente e abafado da casa. Além disso, durante o processo de cozimento na cozinha, começam a surgir odores e sons desagradáveis, que podem causar estresse nas aves de interior.

        Proprietários de papagaios experientes afirmam que essas criaturas realmente gostam de assistir seus donos. Por esse motivo, é melhor colocar a gaiola em um cômodo onde os membros da família passem a maior parte do tempo livre. Neste caso, é desejável que a gaiola esteja aproximadamente ao nível dos olhos humanos, pelo que será mantido contacto visual constante com o animal de estimação. Se não houver um local da casa com altura adequada onde possa instalar uma gaiola com um animal de estimação com penas, o problema pode ser facilmente resolvido com um suporte especial. Modelos modernos de tais acessórios não só permitem colocar a habitação do pássaro no lugar mais adequado, mas também ajudam a diversificar o interior familiar do apartamento.

        Para informações sobre como escolher uma gaiola para um papagaio, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa