Como domar um papagaio?
Os papagaios são criações da natureza maravilhosas e perspicazes. De acordo com muitos observadores de pássaros, esses são os representantes mais inteligentes dos pássaros na Terra. Os papagaios domésticos vivem em muitos apartamentos como “membros da família” favoritos constantes. Em famílias com crianças, esses animais de estimação amigáveis ajudam a criar responsabilidades e cuidar de “nossos irmãos mais novos” nas crianças. Um papagaio pode aprender uma variedade de truques e até elementos da fala humana. Essas habilidades divertem e encantam os proprietários constantemente. Mas para seu papagaio se tornar um "profissional", você terá que trabalhar muito.
Condições confortáveis
Antes de comprar um papagaio, pense em todos os aspectos das confortáveis condições de vida do animal, leia as recomendações de especialistas, converse nos fóruns e entre seus amigos com quem convive com papagaios. Ao adquirir os atributos necessários, preste atenção aos materiais com os quais eles são feitos.
A gaiola deve ser espaçosa, para que o papagaio se mova livremente ao longo dele, desdobre suas asas e agite-as, pule de poleiro em escada, brinque com brinquedos. Um alimentador geralmente vem com uma gaiola. É melhor escolher um bebedouro que não seja de plástico, mas de cerâmica ou porcelana. É mais caro, mas nesses pratos a microflora prejudicial se desenvolve mais lentamente e a água permanece limpa por mais tempo. Encontre brinquedos feitos com materiais sustentáveis e acabamentos de qualidade.
Determine onde colocar a gaiola. No início, deve ser mais alto - aproximadamente no nível da altura de uma pessoa, de preferência próximo a uma parede. Isso torna o pássaro mais protegido. Você pode colocar a gaiola em peças de mobília com altura adequada - um guarda-roupa, um meio-fio, um estojo de lápis. Não deve haver plantas de interior perto da gaiola - muitas delas são tóxicas para os papagaios.
Em condições confortáveis, a ave transferirá mais facilmente o estresse de se mudar para uma nova casa.
Quanto tempo vai demorar?
O momento da domesticação dos papagaios depende de muitos fatores: raça, idade da ave, seu caráter individual, sistema de ocupação, ações e caráter do próprio dono. Mas a opinião é inequívoca de que não se trata de um dia. Pode levar várias semanas para estabelecer contato com a ave. Os papagaios jovens (até cerca de 5 meses de idade) são os mais fáceis de treinar. Com comunicação constante com o pássaro e exercícios regulares consecutivos, você pode domar seu animal de estimação em 2 a 3 semanas.
Indivíduos mais velhos são muito mais difíceis de domar, mas também é possível resolver esse problema, só que levará mais tempo. Tudo depende de onde o pássaro viveu antes... Se as condições fossem boas, mas a comunicação com as pessoas fosse limitada, ela precisaria prestar mais atenção, conduzir "conversas" calmas diariamente por uma hora, e o pássaro definitivamente se acostumará à comunicação.
Se o papagaio vivia em constante estresse durante o abuso (infelizmente, tais situações não são incomuns), então levará muito tempo para controlá-lo.
Sob nenhuma circunstância, mesmo em caso de agressão, você não pode gritar com um pássaro assim e balançar os braços, isso vai assustá-lo ainda mais e, finalmente, perder a capacidade de confiar nas pessoas. Máxima paciência, amor e carinho, cuidado constante e falta de castigo certamente trarão resultados, e o animal mudará sua atitude em relação à comunicação com uma pessoa.
Os caminhos
Antes de começar a domar seu papagaio, fique atento ao fato de que você terá que gastar muito tempo pessoal para um resultado bem-sucedido. Qualquer pressa e pressão sobre o pássaro é inaceitável, qualquer ação deve gerar confiança, não destruí-la. Nos primeiros 2-3 dias após a compra, o papagaio fica confuso e assustado, senta-se em silêncio, amassado e silenciosamente triste. Isto é bom. Deixe o pássaro sozinho hoje em dia.
Vá até a gaiola para trocar o lixo do palete, coloque a comida e despeje água limpa. Durante esses procedimentos, chame seu animal de estimação pelo nome baixinho, elogie-o com uma voz calma.
Por natureza, os papagaios são muito sociáveis, então mesmo o mais teimoso deles não vai sentar no canto da gaiola por muito tempo. Depois de alguns dias, o animal se recuperará um pouco do estresse, parará de correr para o canto mais distante da gaiola quando você aparecer e começará a bicar comida no comedouro quando você estiver no quarto. Agora você pode começar a ensiná-lo a usar as mãos.
Os observadores de pássaros sugerem que você siga as etapas passo a passo do controle.
- Tente primeiro fazer com que seu animal de estimação se interesse pela comunicação.... A princípio, não chegue perto da gaiola e à distância fale com o pássaro com uma voz suave e uniforme, chamando pelo nome do animal. Em seguida, comece a se aproximar lentamente da gaiola para que o pássaro saiba que você está falando com ele. Observe os gestos de seu papagaio para ver se ele está ouvindo sua voz. Esteja preparado para realizar esta etapa inicial com especial cuidado, exercite a máxima paciência e não se apresse em passar para ações mais ativas.
- Descubra o que seu papagaio mais gosta de comer observando. Veja o que ele colhe do comedouro primeiro (grãos, frutas, nozes, o que for). Durante a domesticação, não coloque este alimento no comedouro, mas use-o como uma recompensa para recompensar o papagaio durante o treinamento.
- Pela primeira vez, tente agarrar um pouquinho de sua comida favorita com os dedos e oferecê-la através das grades da gaiola. Você não deve abrir a porta da gaiola e correr para alcançar o interior - o papagaio ainda não está pronto para isso. Provavelmente, ele não vai comer na primeira vez, mesmo através das grades. Não insista, espere alguns minutos e afaste-se da gaiola. Ofereça a guloseima uma segunda vez antes de uma nova alimentação. Talvez um pássaro faminto aceite um petisco. Assim que isso acontecer, elogie-o com uma voz gentil, além disso, incentive-o com uma guloseima. Repita esta etapa várias vezes.
- Depois de cerca de uma semana, você pode oferecer uma guloseima com as mãos na porta. Coloque a guloseima na palma da mão aberta e espere. Continue calmamente a falar com o pássaro, não tenha pressa, não persuadir a comer "saboroso". Espere até que o animal decida vir para a mão. Isso deve ser feito pela manhã, quando o papagaio está acordado e com fome. Não há necessidade de esticar os braços dentro da gaiola, pois no início todos os papagaios têm medo das mãos, mas isso vai passar. Faça isso pacientemente todos os dias.
- Chegará o momento em que o de penas tirará comida da palma da sua mão... A princípio, agarrando um grão ou uma noz, ele quicará com a mão para o canto mais afastado da gaiola e saboreará a iguaria em um local seguro. Permaneça equânime, não fique nervoso, mostre mais uma vez paciência e em nenhum caso repreenda o pássaro. O papagaio logo perceberá que não há perigo, você não está tentando levar comida ou agarrá-la. Depois de algum tempo, ele ousadamente se sentará sobre as mãos e se deliciará com uma guloseima, sem entrar profundamente na gaiola.
- Agora você pode treinar o pássaro para se sentar em seu dedo. Coloque um dedo estendido no poleiro onde o seu animal gosta de se sentar. Normalmente, isso é o suficiente - o próprio papagaio pula no dedo. Mas às vezes ele simplesmente não entende o que é necessário dele. Sinta as penas na barriga, entre as pernas, e o papagaio se sentará rapidamente em seu dedo do pé.
No processo de treinamento, às vezes acontece que alguns papagaios não podem ser domesticados de forma alguma. Fique ligado, encontre outra maneira de despertar o interesse do pássaro... Você pode tentar treinar as mãos usando um pequeno espelho. Mova silenciosamente o espelho na frente do pássaro, aproximando-o da palma da mão aberta e afastando-o do pássaro.
Para chegar ao espelho e olhá-lo, e todos os papagaios adoram isso, o pássaro terá que pisar em sua mão e ficar nela para brincar com seu brinquedo favorito.
Precisamos de um cuidado especial de sua parte. Sem movimentos bruscos ou gestos apressados, não arrisque perder a confiança. Em vez de um espelho, pode haver outro objeto - uma tampa de caneta, uma tampa de garrafa, um novo brinquedo - os papagaios adoram mexer nessas coisas. Se você conseguir encontrar um objeto que interessa ao pássaro, o resto vai depender do seu desejo de sucesso, da sequência de suas ações, e com certeza tudo dará certo.
E se o papagaio estiver com medo?
Existem papagaios que são muito tímidos por natureza. Eles têm medo de tudo: das mãos do dono, brinquedos novos, comida nova, banho, estranhos, animais de estimação, algumas coisas. Em todos os casos, tente estabelecer a causa da fobia emplumada e eliminá-la corretamente ou provar ao pássaro a segurança da situação que o assusta. Você tem que entender que um papagaio é, antes de tudo, um verdadeiro pássaro selvagem, não um cachorro ou um gato.
Durante as aulas de domesticação nunca mantenha suas mãos acima da cabeça do papagaio. Um reflexo natural funcionará: o movimento acima da cabeça é a sombra de uma ave de rapina. A associação "mão - perigo" será estabelecida no cérebro emplumado e não será mais possível treinar novamente o animal.
O objetivo da domesticação é fazer com que o papagaio pare completamente de ter medo de suas palmas, deixe-o se acariciar levemente, voar ao seu chamado, sentar-se em seu ombro.
A expressão "tudo na hora certa" é a que melhor se adequa a esta situação. Se você estiver pronto com amor e paciência para ir persistentemente em direção ao objetivo, mover-se suavemente de um estágio para outro no processo de domesticação, então com certeza seu animal de estimação irá amá-lo, sentir-se protegido em você, ficará grato e terá total confiança.
Com um papagaio domesticado, você pode facilmente iniciar uma conversa divertida e, com total confiança, obter uma resposta. Claro, a “fala” de um papagaio é apenas uma reprodução de sons memorizados, mas vai lhe trazer muitas emoções positivas e minutos engraçados. O principal é ter paciência e não apressar o pássaro, mostrar perseverança e bondade, e então você encontrará um verdadeiro amigo de penas.
Como domar um papagaio, veja abaixo.