Papagaio

Casa e ninho para papagaios: características de escolha, requisitos, regras de fabricação

Casa e ninho para papagaios: características de escolha, requisitos, regras de fabricação
Contente
  1. Requisitos
  2. Visualizações
  3. Ferramentas e materiais
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Como equipar?

Os papagaios (especialmente os ondulados) são animais de estimação muito populares entre os habitantes do nosso país. No entanto, poucas pessoas começam dois papagaios de uma vez para o bem de sua reprodução. Para os donos que estão pensando em criar, não basta adquirir um macho e uma fêmea adequados um ao outro - para criar filhotes os indivíduos precisam de condições especiais, porque antes de tudo precisam de um ninho.

Requisitos

Tendo dois periquitos, muitos proprietários se perguntam por que seu relacionamento não produz descendentes. É tudo sobre os instintos reprodutivos. As gaiolas normais, que geralmente contêm aves, não exigem que chocem os ovos. Para incubação, as fêmeas precisam de um lugar isolado.

Mas antes de construir uma casa para papagaios, vale a pena determinar sua idade. A maturidade sexual desta espécie de ave começa com um ano e meio e termina no quarto ano de vida. A idade dos periquitos é determinada pelos seguintes critérios:

  • padrão na cabeça - geralmente atinge o próprio bico e está presente apenas nas aves mais novas (menos de seis meses);
  • puxando sobre o bico - se estiver ausente, então o papagaio sofreu a primeira muda e sua idade é superior a seis meses;
  • íris ao redor dos olhos - estão presentes nos menores indivíduos e se expandem com a idade, mas desaparecem completamente aos oito meses de vida.

Deve-se notar que os papagaios têm um instinto escolar muito forte. Por esse motivo, eles se reproduzem com mais sucesso se vários pares vivem na mesma cela ou sala.

No entanto, não será suficiente simplesmente preparar o ninho para incubação por um determinado período de tempo - é necessário proporcionar aos animais de estimação condições de vida confortáveis ​​nas quais tenham o desejo de continuar sua raça.

Em primeiro lugar, é claro, você precisa comprar uma gaiola que seja adequada especificamente para periquitos. Essa casa tem suas próprias características e não é adequada para outras variedades de papagaios. Muitos proprietários irresponsáveis ​​dão preferência a células simplesmente bonitas, mas essa é a abordagem errada na escolha. A habitação de um pássaro deve ser segura e funcional.

Você não deve economizar em seus animais de estimação. Felizmente, na maioria das lojas de animais russas, os compradores encontrarão uma ampla e variada seleção desses produtos.

A primeira coisa que chama sua atenção ao escolher é a forma da célula. A forma mais ideal para periquitos é uma forma retangular com um telhado horizontal. Graças a isso, é conveniente fixar vários acessórios e fixações nas paredes da gaiola.

O segundo parâmetro mais importante é o tamanho. A gaiola deve ser grande o suficiente para o pássaro. Melhor se ela puder voar para lá. Os tamanhos mínimos de casa para periquitos são:

  • largura - de 30 cm ou mais;
  • altura - 40 cm;
  • comprimento - pelo menos 40 cm.

Muitas vezes, os proprietários não levam em consideração a distância entre as hastes da gaiola, o que é uma violação grave. Deve ter entre um e um e meio centímetros... Em lacunas maiores, os papagaios amantes da liberdade podem rastejar e ficar presos nelas.

A porta da gaiola deve abrir e fechar para cima e para baixo. Neste caso, o papagaio não poderá abri-lo sozinho e o dono não se esquecerá de fechá-lo.

Vale a pena prestar atenção ao arranjo interno da célula.

  1. Se houver uma grade no chão, é melhor removê-la. Os pássaros adoram andar no chão, e as grades apenas dificultam seu movimento.
  2. Os alimentadores, que são o principal equipamento da gaiola, devem ser abertos e opacos.
  3. Os poleiros na maioria das vezes são feitos de plástico, mas por causa disso, calosidades aparecem nas patas dos pássaros, causando dor. Esses aparelhos devem ser trocados por aparelhos de madeira, que podem ser feitos à mão.

Também é necessário cumprir as condições para a localização da gaiola. O lugar para ela deve ser tranquilo e calmo, sem correntes de ar.

Muitos proprietários preferem colocar seus bichinhos de penas na geladeira, de onde podem ver toda a cozinha. Mas as vibrações e o ruído do equipamento de trabalho podem prejudicar o pássaro. Outro erro grave é o jornal, que muitas vezes se espalha para o fundo da gaiola. A tinta de impressão é prejudicial à saúde de um papagaio.

A própria gaiola deve ser lavada pelo menos uma vez por semana, e seus principais elementos (comedouros, bebedouros e bandeja) devem ser lavados diariamente. Neste caso, deve-se despejar água fervente sobre eles para desinfetar.

Os pombinhos são considerados o segundo tipo de papagaio. Eles são simplesmente criados para produzir descendentes. Uma vez que esses pássaros não diferem muito dos periquitos em tamanho, gaiolas com parâmetros semelhantes são adequados para eles. Mas se uma pessoa tem um pássaro grande, por exemplo, um Karelian, então sua moradia deve ser apropriada. As dimensões mínimas devem ser as seguintes:

  • largura - de 40 cm;
  • comprimento - de 50 cm;
  • altura - de 60 cm.

A propósito, você sempre pode construir uma gaiola adequada para qualquer papagaio com suas próprias mãos de meios improvisados. O principal é ser guiado por todos os requisitos acima na fabricação.

Visualizações

Se um doce par de papagaios vive feliz e em abundância, você pode pensar em sua prole. A chance de uma fêmea botar ovos em uma gaiola simples é extremamente baixa. Por isso, ela vai precisar de um ninho.

A primeira opção é uma casa de assentamento de papelão. Não requer nenhum material especial e muito esforço. Esse ninho é feito de uma caixa de papelão comum, na qual basta fazer um furo com uma faca ou tesoura.

Então você precisa colocá-lo corretamente. O ninho pode ser colocado no chão da própria gaiola se houver espaço suficiente.No entanto, especialistas neste caso acreditam que a mulher precisa de mais espaço livre, então o ninho de papelão pode ser colocado próximo à gaiola ou fixado no telhado se for horizontal.

Se a fêmea se move livremente pelo apartamento e está bem orientada no espaço, então outro lugar isolado pode ser colocado sob o ninho, por exemplo, aquele que o próprio pássaro escolheu.

Mas o ninho de papelão tem muitas desvantagens. Em primeiro lugar, o material não é muito conveniente para os papagaios, pois é difícil de navegar por ele. Em segundo lugar, as aves bicarão ou mastigarão constantemente papelão, o que pode prejudicar seu sistema digestivo. Em terceiro lugar, o papelão não é um material muito durável e um ninho dele caberá apenas por um período de incubação.

A madeira compensada é um material mais durável e de qualidade. Casa de assentamento de madeira compensada é a segunda opção. Você sempre pode obtê-lo em uma loja de animais. No entanto, encontrar um ninho com tamanho adequado para pássaros grandes como o Karel será um desafio.

Por esse motivo, é melhor fazer você mesmo, já que é econômico e não levará mais de duas horas. Além disso, você pode fazer um ninho que se ajusta exatamente ao tamanho da gaiola existente.

A melhor, mas a opção mais demorada é uma caixa-ninho, já que para os pássaros representa condições próximas às selvagens. Você pode fazer isso de um tronco natural ou toco. Mas será muito difícil encontrar uma parte de uma árvore que seja de tamanho adequado com uma parte interna apodrecida. Portanto, você precisa gastar tempo e esforço para remover o meio sozinho.

Ferramentas e materiais

Feito de papelão

Você precisará de uma caixa de papelão de tamanho adequado, além de uma tesoura ou faca. Se a caixa não estiver disponível, você pode usar pedaços de papelão separados. Em seguida, você precisa encontrar o desenho desejado na Internet em recursos especializados, transferi-lo para folhas de papelão, e a seguir recortar as partes e fixá-las.

Madeira compensada

Será mais difícil com uma casa de madeira compensada. Os seguintes materiais e ferramentas serão necessários:

  • várias folhas de madeira compensada;
  • parafusos auto-roscantes;
  • rotações;
  • furar;
  • broca circular.

Se você precisar prender o ninho na gaiola, também precisará de cantos de ferro. Mesmo se você comprou uma caixa de madeira compensada acabada em uma loja de animais, os fechos raramente são incluídos ou não serão compatíveis com a gaiola. Em qualquer caso, você pode encontrar cantos adequados em uma loja de ferragens.

Duplyanka

Aqueles que se atrevem a fazer um ninho terão que trabalhar muito. O primeiro desafio é encontrar uma base adequada. Se não houver restos de madeira na cabana de verão, você terá que ir para a floresta. Artesãos experientes aconselham escolher o álamo para este negócio, porque muitas vezes apodrece no meio, mas a espessa camada de madeira sob a casca permanece intacta. Das ferramentas de que você precisará:

  • formão;
  • furar;
  • coroas de madeira;
  • parafusos auto-roscantes.

Tendo em mãos as ferramentas e materiais necessários, você pode prosseguir diretamente para a fabricação.

Como fazer isso sozinho?

Madeira compensada

Em primeiro lugar, é necessário decidir a forma e o tamanho da casa. A caixa retangular pode ser vertical, horizontal ou combinada.

O formato horizontal reduz o risco de que a fêmea danifique os ovos ao entrar ou sair, mas os filhotes poderão sair mais cedo do ninho. A situação se inverte com uma casa vertical. Por esta razão A forma combinada é considerada a melhor opção.

    O ninho deve ter os seguintes parâmetros (para pequenos indivíduos):

    • largura - 17 cm;
    • comprimento - 25 cm;
    • altura - 25 cm;
    • diâmetro de entrada - 5 cm;
    • espessura da parede - 2 cm;
    • espessura do assoalho - 3 cm.

    Se os papagaios forem maiores, por exemplo calopsitas, o ninho pode ser alargado: até 20 cm, o principal é que a fêmea fique confortável. Se o ninho for muito espaçoso, os filhotes se espalharão em direções diferentes e a fêmea não será capaz de aquecê-los todos de uma vez.

    Abaixo está uma montagem passo a passo.

    1. Primeiramente é necessário fazer um desenho e transferi-lo para uma folha de compensado.
    2. Então você precisa cortar todas as partes da futura casa.
    3. Vários orifícios com diâmetro de 1 cm devem ser feitos nas paredes laterais para que possa entrar ar suficiente.
    4. Em seguida, é necessário conectar todas as peças com parafusos auto-roscantes, exceto o telhado.
    5. Coloque o poleiro dentro. Recomenda-se colocar um peitoril sob ele para que a fêmea possa descer com mais precisão para a embreagem.
    6. Desinfete e seque o ninho.
    7. Coloque a casa no local desejado e coloque o telhado sobre ela.

    O ninho está completo, mas incompleto. O toque final será o seu arranjo.

    Criação de uma caixa-ninho

    Fazer em casa será um pouco mais difícil. Para um trabalho conveniente, você precisa de uma bancada. O toco exigido de uma árvore deve ter um comprimento de 25 a 45 cm, vale atentar para o seguinte fato: o meio da peça pode estar podre, mas a casca não deve ficar assim.

    Vamos dividir a montagem em várias etapas, como no caso anterior.

    1. Retire a casca do tronco e seque-a.
    2. Limpe o meio podre com um cinzel e um martelo, deixando uma parede de 2 cm de espessura.
    3. Perfure a entrada com uma broca para madeira.
    4. Prenda a parte inferior com parafusos auto-roscantes. Qualquer pedaço de madeira ou compensado serve. Os cantos salientes devem ser cortados.
    5. Desinfete e seque o ninho.
    6. Instale o telhado da mesma forma que o chão.

    Agora resta encontrar um lugar no apartamento onde possa ser localizado.

    Como equipar?

    Abaixo estão algumas dicas para montar e cuidar do seu ninho:

    • é melhor colocar serragem seca de qualquer árvore no chão, exceto as coníferas;
    • vale a pena escolher serragem grande para que não machuque as patas dos papagaios;
    • adicione uma colher de chá de camomila à serragem para espantar os parasitas;
    • antes da incubação, mantenha o ninho moderadamente úmido com um borrifador de plantas;
    • durante a incubação, é necessário limpar o ninho da casca uma vez e trocar a serragem;
    • quando a cria deixa o ninho, o aviário deve ser cuidadosamente limpo e desinfetado novamente.

    Não é nada difícil criar condições de reprodução para papagaios - você só precisa seguir as dicas descritas e tratar com cuidado seus animais de estimação com penas.

    Veja o vídeo a seguir para obter instruções sobre como fazer um ninho de periquito.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa