Parrot Czech: características distintas e regras de cuidado
Os papagaios ocupam um dos lugares de honra entre os pássaros que conseguem viver em casa e interagir com os humanos como os favoritos de todos os membros da família. Dentre as raças mais populares desta bela ave, destaca-se o papagaio tcheco, que chama a atenção por sua bela cor variegada e despretensão às condições de detenção.
Descrição
A história da origem desta raça interessante remonta à Inglaterra, onde um dos criadores de pequenos pássaros de um par de periquitos verdes comuns teve descendentes com sinais externos incomuns. As aves em crescimento se distinguiam pela estrutura do crânio, que não era padrão para a raça, que era várias vezes maior do que a dos representantes comuns de periquitos.
Outros cruzamentos de pássaros permitiram aos proprietários criar uma espécie completamente nova de pássaros, que hoje é muito popular entre os amantes de psitacídeos, bem como entre os especialistas que estão ativamente envolvidos na elite de reprodução e espécimes de exibição.
O tamanho de um indivíduo adulto de show varia entre 23-28 cm. Hoje, graças ao cruzamento e trabalho para melhorar as características das espécies das aves, esses animais de estimação se apresentam em uma grande variedade de cores. As variações de cores mais comuns são verde, amarelo, lilás, azul, cinza, assim como a cor combinada da plumagem.
É o brilho na cor das penas que é um sinal da raça, porém, existem outros tipos de papagaios de espetáculo. A meia-capa é uma ave que também é grande em tamanho, mas não se destaca por sua cor cativante.
Nos países da ex-URSS, os papagaios são chamados de tchecos, pois os pássaros com crista foram trazidos pela primeira vez da Tchecoslováquia.No entanto, a raça também tem um segundo nome, que se enraizou mais na Europa: periquitos de exposição. Devido aos dados externos exclusivos, o pássaro continua sendo um dos mais caros. No entanto, a venda de checos ainda não é tão comum em comparação com outros tipos de periquitos.
Deve-se notar que numerosos cruzamentos têm um efeito extremamente negativo na imunidade das aves e, portanto, os espécimes apresentados são menos resistentes a várias infecções do que os representantes de outras raças. Como mostra a prática, é possível reduzir o risco de adoecer em periquitos cultivados em casa com a ajuda de cuidados especiais com a gaiola, processamento adicional de vegetais e frutas utilizadas na alimentação. Além disso, a função reprodutiva dos tchecos é pouco desenvolvida. Muitas vezes, os pintinhos aparecem com defeitos ou, posteriormente, tornam-se inférteis.
O casal dá à luz de 1 a 4 filhotes... Os papagaios-de-crista são monogâmicos, então a perda de um parceiro pode ser um grande estresse para eles. Observa-se que as aves de show podem perder os instintos parentais após o nascimento dos filhotes, portanto o criador deve estar preparado para o fato de que terá que lidar com os filhotes sozinho.
Em média, os tchecos vivem cerca de 10-15 anos, mas alguns indivíduos podem se destacar por um longo ciclo de vida, mantendo sua viabilidade por até 20 anos. Os tchecos podem viver sozinhos em casa, mas o pássaro ainda se sentirá mais confortável na companhia. Na ausência de um interlocutor na forma de um companheiro de tribo, o proprietário de um tcheco deve fornecer-lhe comunicação regular. A natureza dos pássaros é calma. Em contraste com a atividade excessiva de congêneres menores, os tchecos tendem a se mover com suavidade e até um pouco desajeitadamente.
Essas aves são sociais, mostram curiosidade, fazem bom contato com os humanos. O papagaio do programa de periquitos está falando. O pássaro é bastante perspicaz, por isso aprende a falar com facilidade. Cech pode ser ensinado a pronunciar bem palavras individuais e frases inteiras. Eles não voam com frequência, mas adoram brincar e se comunicar.
Como eles são diferentes dos periquitos comuns?
Para notar a diferença entre um periquito comum e um tcheco, basta uma comparação visual: a raça de exibição terá um lindo tufo de penas na cabeça. Você também pode distinguir um tcheco por uma barba decorada com miçangas.
Devido a essas características externas, o pássaro tem uma postura bastante orgulhosa e, junto com a cor brilhante do periquito expositor, pode ser chamado com segurança de um indivíduo aristocrático de penas. E também a raça com crista se destaca pelo tamanho.
A especificidade de dobrar as asas dos tchecos também deve ser adicionada à lista de diferenças: eles não cruzam entre si. E também nos pássaros, o comprimento das penas será diferente em uma grande direção. As características dos espécimes expostos devem ser atribuídas ao seu comportamento medido e mais calmo em comparação com periquitos comuns.
Qual deve ser a gaiola?
Uma vez que a ave se destaca por sua fraca imunidade, os proprietários são aconselhados a se prepararem cuidadosamente para mantê-la em casa. Em primeiro lugar, trata-se da escolha de uma casa para um checo. As dimensões adequadas da gaiola serão de pelo menos 50X40X30 cm. A matéria-prima recomendada será o metal.
No entanto, a casa de cobre deve ser descartada. E também a madeira será uma matéria-prima inadequada para a célula.
Quanto à forma, os checos vão se sentir bem em qualquer casa. Como regra, as células são retangulares ou em forma de cúpula. O diâmetro das hastes não deve exceder 2 mm.
É importante equipar adequadamente a habitação para a ave. Vários poleiros são obrigatórios para os papagaios.
É melhor que sejam de madeira, pois o plástico pode ferir as aves. Pode haver de 1 a 3 deles.
E também um palete e uma rede devem ser instalados na gaiola, na qual o alimento caído ficará. Para um cuidado confortável, pode escolher modelos com fundo extraível, mais fácil de lavar. Para os papagaios da casa, você precisará de brinquedos. Para os tchecos, você pode equipar um mini-corner, que conterá balanços, cordas e outras coisas interessantes para o pássaro.
O que alimentar?
Para um tcheco, vários comedouros devem ser colocados na gaiola, o número ideal será de 2 a 3 peças. O grão deve ser colocado em um, o segundo será usado para ração mineral, e no terceiro, eles costumam colocar pedaços de vegetais, frutas, cereais germinados. A fruta pode ser pendurada no suporte que funciona como prendedor de roupa. Além de comida, o papagaio também precisa de água. O mais adequado do ponto de vista da higiene serão os acessórios automáticos.
Além disso, componentes minerais como sépia ou pedra devem ser colocados na gaiola para o pássaro.
O resto da dieta das aves em exposição é semelhante à dos periquitos comuns. A maior parte do menu do animal de estimação deve ser para mistura de grãos, em que o painço será a cultura predominante. O resto dos ingredientes podem ser sementes de linho, trigo, aveia. Esse tipo de alimento pode ser comprado em todas as lojas de animais.
Os tchecos podem receber verduras, queijo cottage, ovos cozidos, cereais e suplementos minerais. No entanto, é estritamente proibido introduzir na dieta dos papagaios sementes ou frutos de girassol, nozes, bem como alimentos da mesa comum.
Como cuidar?
Em casa, o pássaro vai se sentir confortável se o proprietário lhe fornecer condições adequadas.
- Temperatura. Uma temperatura adequada na sala está entre +20 e + 25 ° C. A marca crítica será uma queda abaixo de + 18 ° C, independentemente da temporada. O local escolhido para colocação da gaiola com o papagaio não deve ser à corrente de ar.
- Iluminação. A duração do dia para a crista irá variar dependendo da estação. No verão, o horário de verão para as aves deve ser de cerca de 15 horas, nos meses de inverno pode ser reduzido para 10 horas. Com a falta de luz natural perto da gaiola, a iluminação artificial complementar é organizada por meio de lâmpadas fluorescentes.
Cuidar de um periquito de exposição inclui a implementação de várias atividades obrigatórias.
- É importante para a saúde da ave limpar a gaiola 2 vezes ao dia. Geralmente, é melhor fazê-lo de manhã e à noite.
- O checo precisa de água doce, por isso é importante garantir que o líquido não fique estagnado no bebedor.
- Os alimentadores não devem ser deixados vazios. Se o papagaio come vegetais e frutas, os pedaços secos de comida devem ser substituídos por novas iguarias.
- A ave necessitará de atividade física diária para um desenvolvimento adequado, portanto, deve ser liberada regularmente da gaiola.
- Os procedimentos com água são indicados para um tcheco no máximo uma vez a cada 7 dias.
E também o proprietário deverá organizar atividades de lazer para a avicultura. Como os pássaros crescem e se desenvolvem sem contato direto com os humanos, eles precisam encontrar atividades para si próprios. Portanto, a presença de vários brinquedos na casa é um pré-requisito. Você pode instalar um pequeno espelho de pássaro na gaiola.
O proprietário tcheco é aconselhado a dedicar um certo tempo a ele todos os dias. Isso se aplica não apenas a aprender a falar, mas também a jogos, como esconde-esconde. O periquito é muito esperto, então um pássaro de um ano será capaz de dobrar a pirâmide, classificar pequenos objetos. O tempo mínimo para as aulas será de um quarto de hora. No processo de crescimento, o tempo de lazer conjunto deve durar cerca de 40 minutos por dia.
A exposição periquito tcheco é apresentada no vídeo a seguir.