Pompons

Como fazer um pompom de lã?

Como fazer um pompom de lã?
Contente
  1. O jeito clássico
  2. Fazendo com garfo
  3. Como fazer com uma cadeira?
  4. Criação de pompons de diferentes tipos
  5. Como fazer em forma de flores e frutas
  6. Dicas úteis

Costuma-se decorar as coisas tricotadas com pompons (chapéus, botinhas, cachecóis, camisolas infantis). Mas, ultimamente, são feitas peças inteiras para o interior delas (tapetes, pufes, cobertores, travesseiros e até brinquedos), por isso é importante que cada costureira aprenda a fazer pompons com as próprias mãos.

Para fazer isso, você pode usar os restos de vários fios - isso vai permitir que você passe as bolas deitadas nos cestos em casa nas costureiras e crie uma coisa única. Existem várias maneiras de criar pompons de fios - clássico, usando um garfo, nos dedos e em uma cadeira.

O jeito clássico

Para o método clássico, você precisa de uma base de papelão grosso ou plástico e uma tesoura afiada. Se houver uma base pronta, esse método é o mais fácil e conveniente. Pompons são feitos de lã (você pode usar sobras ou novelos inteiros).

Fios volumosos (lã e sintéticos) funcionam melhor. Se você está fazendo um pom-pom para um chapéu ou lenço, então é melhor fazê-lo com os fios que foram usados ​​para tricotar. Ou use fios da mesma qualidade, mas em uma cor diferente.

A base do trabalho é feita à mão, é muito fácil e não demora mais do que 5 minutos. Instruções passo a passo para criá-lo.

  • Desenhe um círculo no papelão. O diâmetro depende do tamanho desejado do pompom.
  • Agora desenhe outro círculo dentro do centro. Quanto maior a largura entre os círculos, mais magnífico será o pompom. O resultado deve ser um donut.
  • Corte duas peças idênticas. Descobriu-se que eram dois toques.
  • Faça um pequeno entalhe em ambas as bases. O resultado será uma forma de ferradura.Portanto, será conveniente remover a base do molde do pom-pom.

Você pode começar a fazer pompons. Usando uma base pronta, fazer um pompom vai ficar bem rápido. Eles serão todos iguais e do mesmo tamanho.

Depois de feitos 1 ou 2 pompons, tudo funcionará sem muito esforço.

Aula mestre passo a passo.

  • Alinhe os dois modelos e comece a enrolar o fio em torno deles. Você precisa rebobinar com força, com uma tensão uniforme. É conveniente usar uma agulha grossa para enrolar.
  • Quando houver linha suficiente, você precisará cortar o fio entre as duas urdiduras ao longo da borda externa.
  • Agora, entre as bases, estique a ponta do fio, estique bem e amarre. Você precisa apertar o máximo possível para que o produto acabado não se quebre.
  • Remova as bases (afaste ligeiramente as extremidades da ranhura e puxe-as para fora). Afofe suavemente o produto resultante, apare um pouco, retirando os fios salientes.

Se desejar, você pode fazer várias bases de tamanhos diferentes. Assine as dimensões de todos os espaços em branco por conveniência. Para fazer as fundações durarem mais, prenda-as com fita adesiva em todos os lados. Se não houver papelão grosso, plástico fino (como uma tampa de plástico) pode ser usado.

Nas lojas de costureiras, você encontra bases prontas de vários tamanhos. Eles podem ter uma aparência diferente e a largura do slot pode variar. Às vezes, há até semicírculos ou na forma de um estilingue.

Fazendo com garfo

Para este método, nem mesmo a base precisa ser feita, um garfo comum é necessário. O tamanho do futuro pompom dependerá de seu tamanho. Naturalmente, produtos enormes não funcionarão. Também é melhor não fazer isso com um fio grosso. Os pompons de garfo são mais adequados para decorar cachecóis, botas e travesseiros. Eles saem pequenos e muito fofos. Escolha um fio fino, mas fofo, para que os produtos mantenham bem a sua forma.

Um pom-pom em um garfo em poucos passos. Enrole o fio em um garfo (quanto mais fio, mais cheio ficará o pompom acabado). Deixe um pequeno rabo de cavalo no início.

Enrole a outra ponta do fio firmemente entre os dentes do meio do garfo. Tente fazer isso com a maior firmeza possível.

Pegue as duas pontas e faça um nó. Retire o “casulo” do garfo, corte todas as laçadas nas laterais e afofe o pompom. Apare todas as pontas e dê forma ao pompom.

Da mesma forma, você pode fazer um pom-pom em dois dedos. A largura com que você posiciona os dedos determinará o tamanho do pompom acabado.

  • Enrole o fio em volta dos dedos, aperte o "casulo" resultante e dê um nó.
  • Remova a peça de trabalho dos dedos, corte ao longo das bordas.
  • Fluff suavemente e forma.

Usando este método, é improvável que você consiga criar vários pom-poms do mesmo tamanho, nem sempre é possível manter os dedos iguais. É melhor fazer pequenos itens quando precisar manter os dedos juntos.

Se você precisar fazer um pom-pom grande, deverá usar quatro dedos e, em seguida, fixar a peça de trabalho entre os dedos médio e anular.

Como fazer com uma cadeira?

Uma cadeira pode ser usada para fazer um pom-pom muito grande ou muitos pequenos de uma vez. Para fazer isso, vire a cadeira e enrole duas pernas uma ao lado da outra com fio. O tamanho da cadeira vai depender do tamanho do pompom (ou da sua quantidade), pode levar, por exemplo, uma cadeira alta. Enrole fio suficiente em volta das pernas, amarre no meio e levante-o com cuidado da cadeira. Corte os fios nas laterais, afofe e dê forma. Isso fará um grande pompom.

Se você precisar fazer muitos pequenos pompons, o “casulo” do fio precisa ser amarrado firmemente em vários lugares, você deve obter os mesmos comprimentos de segmentos. Corte o fio a meio de cada peça, afofe os esboços e retire o excesso. Neste caso, você obtém muitos pompons idênticos de uma vez. Para este método, você pode enrolar o fio nas quatro pernas de uma vez, então o número de pompons aumentará.É preciso enrolar muitos fios, então o resultado será mais lindo e magnífico.

Criação de pompons de diferentes tipos

Para criar pompons fofos de tamanhos diferentes, use ferramentas especiais (bases) de tamanhos diferentes. Você pode comprá-los na loja ou fazer o seu próprio. É melhor usar um garfo ou dedos para fazer sapatinhos minúsculos. E para um cobertor ou um artesanato feito de fios de pelúcia, o método clássico com um tamanho de base adequado é adequado. Cada costureira usa um método que é conveniente para ela.

Multicolorido

Muitas vezes é necessário fazer um pompom de duas ou várias cores. Se você não precisa criar um desenho específico (padrão) no produto, pode usar qualquer método conveniente. Caso necessite criar um padrão no pompom, então será correto utilizar o esquema e o método clássico de fabricação, mas com uma pequena diferença.

Você precisa de 4 bases em forma de ferradura (arco-íris), elas precisam ser dobradas 2 juntas. Os fios precisam ser enrolados começando do centro e indo até as bordas.

Concentre-se no contorno do desenho, divida-o visualmente ao meio e imagine cada metade sobre duas bases.

  • Primeiro pegue a cor do centro e enrole-a ao redor da base.
  • Enrole a próxima cor sobre a primeira e mova um pouco para as bordas. Continue fazendo isso com as próximas cores. Deixe as pontas da urdidura soltas ao enrolar o fio.
  • Repita o mesmo com a segunda peça.
  • Alinhe os dois espaços em branco, endireite as pontas livres e prenda-os com clipes de papel ou clipes de papel.

O resto das etapas são as mesmas da forma clássica. Como resultado, você deve obter um pom-pom com um padrão.

Na forma de um pincel

Para fazer um pincel pompom, use uma forma retangular. Enrole em lã. Prenda a peça de trabalho com uma linha de um lado e corte o fio do outro. Remova cuidadosamente a peça de trabalho da base. Enrole um pouco a peça de trabalho na parte superior, afastando-se 1-2 cm da borda.

Apare as pontas do pincel do outro lado com uma tesoura. Borlas são freqüentemente usadas para decorar os cantos do cobertor e travesseiros ou cortinas (borda inferior ou cordões). Para isso, é melhor usar fio dental ou fios de íris. Os pincéis são elegantes e delicados. Pincéis feitos de fios com efeito âmbar ou gradiente parecem interessantes.

Grande

Para pompons grandes, use o método clássico com uma base de grande diâmetro. O fio deve ser fofo e grosso (pode-se usar fio de pelúcia). Isso exigirá alguma habilidade, e se você não tiver certeza de suas habilidades, vale a pena praticar em um tamanho menor primeiro. Se você precisa de um pompom muito grande, use uma cadeira alta, o fio levará cerca de 7 a 9 metros.

Pequena

Os pompons pequenos (minúsculos) são confortáveis ​​de fazer no garfo ou nos dedos. Se você usar fio suficiente, eles ficarão muito fofos e fofos. Se precisar de um grande número de pompons da mesma cor, use o método da cadeira. Apenas calcule bem os pontos de ligação para que os segmentos sejam os mesmos.

Como fazer em forma de flores e frutas

A partir de pompons, você pode criar as coisas bonitas mais inusitadas: tapetes para um berçário e um banho, almofadas decorativas, brinquedos e até roupas. Mas tudo isso requer pompons redondos tradicionais. As costureiras habilidosas, por outro lado, podem fazer uma obra de arte a partir de um pompom - uma flor ou fruta multicolorida. Isso exigirá certa habilidade e experiência. Esses pompons incomuns podem ser usados ​​como broche ou chaveiro. Eles são feitos de fios de malha ou lisos. Tudo depende do gosto da costureira e do resultado desejado.

Primeiro você precisa fazer um diagrama do padrão necessário e selecionar os fios das cores desejadas. Agora faça o pom-pom com as 4 bases em forma de ferradura. Você obterá uma peça em branco redonda com o padrão desejado. Agora, com cuidado, dê a forma desejada, cortando gradativamente o excesso, ou deixe como está.

Desta forma, você pode criar morangos, kiwi, limão, flores e muito mais, para os quais há imaginação suficiente.

Dicas úteis

Para deixar o pompom exuberante e manter bem a sua forma, use um fio denso que não estique muito, mas ao mesmo tempo tenha uma estrutura porosa. Enrole o fio com uma tensão uniforme, então a forma do produto ficará uniforme. Serão necessários cerca de 4 metros de fio para criar um pom-pom exuberante de tamanho médio. Use uma tesoura bem afiada, os fios devem ser cortados de uma vez. Se a tesoura estiver cega, então ao cortar os fios nas laterais, você pode não cortar completamente o fio e puxá-lo, neste momento a peça inteira se deteriorará. Uma tesoura afiada facilitará a modelagem do pompom e o corte do excesso.

Aperte a peça de trabalho com a maior firmeza possível e faça um nó forte para que ao usar o pompom mantenha a sua forma por muito tempo e os fios não caiam dele. Principalmente se você pretende usar ou lavar ativamente produtos com pompons. Ao fazer pompons, a ponta da linha pode ser deixada mais longa. Ele pode ser usado para prender o pom-pom ao produto principal. Em vez da base redonda clássica, você pode usar um retângulo ou quadrado. Faça um pequeno corte no meio da base (quase no centro). É conveniente prender o início da linha na ranhura. Em seguida, o processo se repete da maneira clássica.

Para uma base retangular, você pode usar cartões de banco inválidos ou cartões de visita de plástico desnecessários. Uma "camisa" de um cartão SIM também é adequada.

Para obter informações sobre como fazer um pom-pom com fio com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa