É possível assar argila polimérica no micro-ondas e como fazer?
Apesar da grande variedade de métodos para assar argila polimérica, o método de micro-ondas é especialmente popular. Suas características são simplicidade, rapidez e comodidade.
Características do método
Embora muitos usuários saibam que a argila do polímero pode ser cozida no microondas, nem todos estão cientes das características desse método.
Uma compreensão correta das nuances básicas e seguir recomendações simples não apenas melhora a qualidade e a resistência do produto acabado, mas também reduz significativamente os possíveis riscos à saúde.
- A primeira coisa a ter em atenção antes de colocar um produto no micro-ondas é verificar as funções do grelhador ou de conversão frente e verso. Caso contrário, o aparelho não funcionará como um forno clássico.
- Uma característica distintiva do cozimento da argila polimérica em forno de micro-ondas é a conveniência, praticidade e alta velocidade. A radiação de micro-ondas dentro do dispositivo é uniformemente distribuída por todo o produto, resultando em produtos mais duráveis e esteticamente agradáveis.
- Não menos vantagens importantes deste método são a possibilidade de ajustar rapidamente a temperatura, a presença de um temporizador automático para desligar o aparelho e ainda mais o aquecimento do produto de argila por dentro.
Além de suas vantagens distintas, o método também tem uma série de pequenas desvantagens:
- violações na regulamentação das condições de temperatura;
- alta taxa de convecção;
- incapacidade de uso para alguns tipos de argila.
Os problemas acima podem ser facilmente resolvidos - para isso você precisa se familiarizar com algumas recomendações. Por exemplo, possíveis irregularidades no sensor de temperatura de regulação podem ser corrigidas instalando um controlador adicional no interior do forno de micro-ondas. No que diz respeito à convecção, apenas alguns aparelhos de cozinha populares têm esse problema. Este processo é caracterizado pelo aquecimento rápido com jateamento simultâneo da argila com ar frio.
O resultado é o revestimento do produto com pequenas fissuras, enquanto a camada interna não pode ser totalmente cozida.
Para resolver o problema de convecção, deve-se primeiro ajustar a temperatura na região de 90-100 ° C por 7 a 10 minutos e, em seguida, alterá-la de acordo com as recomendações do fabricante. Em alguns casos, você pode usar uma manga culinária convencional ou qualquer outro material com uma estrutura fina.
Além do método básico, um forno de micro-ondas pode ser usado para amolecer a argila do polímero de forma rápida e eficiente. Em contraste com o forno clássico e equipamentos especializados, com a ajuda deste dispositivo, você pode conseguir uma boa consistência para modelagem futura.
Devido à alta toxicidade química da argila, os especialistas recomendam enfaticamente o uso de bandejas ou recipientes selados para assar.
Após o cozimento do produto, o ambiente deve ser ventilado para a eliminação de vapores tóxicos e partículas nocivas formadas a partir do material polimérico.
Para evitar a queima indesejada do material, deve-se ler atentamente as instruções do fabricante, que indicam a temperatura máxima possível para a argila. Se ocorrer combustão, deve-se desligar rapidamente o forno microondas, retirar o produto e fazer a ventilação total do ambiente por 3-5 horas.
Além das características acima, deve-se lembrar que é melhor expor levemente o material de argila em excesso do que cozê-lo a menos. Caso contrário, o produto perde rapidamente suas características visuais e operacionais e se torna inutilizável para uso posterior.
Se você planeja assar pequenos itens decorativos, miçangas ou quaisquer outros pequenos detalhes, é recomendável picá-los com um palito de dente comum ou uma agulha de metal. Esta recomendação permite que você cozinhe com mais eficiência um pequeno produto de argila.
Como assar corretamente?
O cozimento de argila de polímero no micro-ondas é um método popular, simples e rápido. Ao contrário de outras técnicas semelhantes, este método é caracterizado por menos desperdício e um bom indicador de segurança.
Apesar de sua simplicidade, certas recomendações e regras devem ser seguidas para assar adequadamente produtos de argila em um forno de micro-ondas. A correta execução do processo garante a alta qualidade dos produtos de argila.
Como uma certa quantidade de líquido está presente na argila do polímero, alguns especialistas recomendam a pré-secagem do material em um forno de micro-ondas. Este processo é realizado em um modo de cozimento padrão por 3-5 minutos. A temperatura deve ser 70 ° C. Caso contrário, o produto derreterá ou queimará.
Se a argila do polímero for cozida com freqüência suficiente, é recomendável comprar um forno de micro-ondas separado. Este conselho permitirá que você evite as conseqüências desagradáveis que se observam no processo de liberação de substâncias tóxicas. Além disso, é proibido assar argila próximo a alimentos e produtos.
Também é recomendável usar um forno de micro-ondas com porta de vidro ou plástico durável.
Este elemento transparente do equipamento permite controlar o processo de cozimento, monitorar o estado do material de argila e fazer alguns ajustes.
Quanto ao tempo necessário para assar produtos de argila, não existe uma única solução correta. Este indicador depende diretamente das características do material, da forma do produto e de muitos outros fatores. Os valores médios são de 10-20 minutos para materiais finos e 25-30 minutos para paredes grossas.
Para maior comodidade, é melhor usar o temporizador integrado. Mesmo pequenas mudanças no tempo de cozimento podem afetar a qualidade e o desempenho do produto acabado. Portanto, a exposição muito longa de argila no micro-ondas geralmente leva à formação de vários pontos escuros e bolhas indesejadas.
Antes de colocar a argila no micro-ondas, alguns especialistas aconselham pré-queimar o aparelho com um termômetro instalado em seu interior. Esta recomendação é explicada pelo fato de alguns fabricantes de eletrodomésticos indicarem valores de temperatura incorretos.
Produtos de cozinha
Cozinhar produtos de argila de polímero é uma técnica bastante popular para fazer vários produtos sem assar, que é simples e não contém emissões químicas. Uma característica distintiva e vantagem deste método é a criação mais eficiente de pequenos elementos decorativos, que muitas vezes se desintegram ao serem cozidos no método clássico.
A primeira coisa a fazer para cozinhar é colocar o produto de argila em um pequeno recipiente e enchê-lo com água pura e limpa para que possa cobrir o artesanato em cerca de 2-3 cm. Em seguida, o recipiente é cuidadosamente colocado no micro-ondas e o o tempo é registrado. A duração do cozimento depende diretamente da espessura do produto, onde cada milímetro equivale a 1 minuto.
Além das vantagens acima, este método também tem certas desvantagens. Em primeiro lugar, este método não permite cozinhar formas muito grossas ou finas. Caso contrário, o produto será diferenciado por maior fragilidade e aparência feia.
Uma desvantagem igualmente importante é que a técnica de cozimento é aplicável apenas para aquelas argilas de polímero que solidificam em condições de temperatura na região de 110-115 ° C.
Caso contrário, é observada queima de argila e deterioração visual.
Embora cozinhar argila de polímero seja seguro e conveniente, os especialistas recomendam prestar atenção a certas regras de segurança. Portanto, ao retirar o produto acabado do recipiente, devem ser utilizadas luvas resistentes ao calor. Além disso, você pode usar uma máscara para proteger o rosto de salpicos perigosos.