Tudo sobre como lavar travesseiros
Recomenda-se limpar o leito regularmente: trocar de roupa de cama com mais frequência, tirar o colchão, lavar travesseiros. Isso deve ser feito para que as condições de "vida" neles não sejam criadas para fungos, carrapatos e outros microorganismos.
Na publicação você aprenderá tudo sobre como lavar travesseiro, levando em consideração o tipo de preenchimento, pois cuidados indevidos podem deformar o produto, e na melhor das hipóteses você terá que aturar dores no pescoço e na coluna, na pior - jogar fora o travesseiro, que perdeu seu volume e ficou muito macio.
Regras fundamentais
Hoje poucas pessoas lavam travesseiros à mão, pois quase todas as casas possuem lavadoras automáticas, e se os símbolos nas etiquetas não indicam que esse processo deve ser feito manualmente, então a lavagem dos travesseiros pode ser feita de forma automatizada .
Via de regra, os fabricantes deixam na etiqueta os sinais necessários e sua decodificação não é difícil.
Se não encontrar instruções, siga as regras gerais para qualquer tipo de lavagem de almofadas, tendo em consideração alguns pontos.
- Temperatura da água. Independentemente do enchimento, lave os travesseiros em água fria. Tanto quanto possível, pode ser aquecido até 30-40 graus. Lavar em água quente fará com que até o recheio mais macio se transforme em um caroço duro.
- Modo automático... A lavagem só deve ser feita em baixa velocidade. Se houver modos apropriados na máquina ("produtos inativos", "sintéticos" e outros), é melhor instalá-los. Em alternativa, o modo “lavar à mão” ou “delicado” é adequado para todos os tipos de almofadas. Esses programas não destroem a textura das fibras.Se o produto for muito grande, recomenda-se dividir o enchimento em várias partes, e colocar cada parte em uma capa separada (para isso, as almofadas modernas são costuradas com zíper, a versão antiga pode simplesmente ser aberta com cuidado), e após a lavagem, monte o travesseiro.
- Detergentes para lavar. Escolha formulações líquidas ou gel, as partículas de pó podem se acumular no travesseiro nas costuras.
- Enxágue extra... Um ciclo de enxágue adicional remove resíduos de sabão e espuma e torna o travesseiro leve.
- Fiação... Não aperte os travesseiros em alta rotação, basta colocar o botão em 400-500 rpm.
- Secagem... Seque as almofadas na varanda, loggia ou no quintal, virando-as e batendo periodicamente - isso vai secar o produto por igual. É bom que o tempo esteja quente, ventoso, mas não ensolarado.
Esta é uma instrução completa para você mesmo lavar seus travesseiros. Mas dependendo do preenchimento, os cuidados podem ser diferentes.
Lavagem levando em consideração o tipo de enchimento
Travesseiros de plumas provavelmente são um dote para todas as garotas. Mas eles absorvem rapidamente as partículas de poeira, então você deve lavá-los com mais frequência. Agora são produtos feitos de penugem de cisne artificial que surgiram e seu cuidado já não é tão exigente.
E a limpeza de travesseiros de uma pena real deve ser abordada com cuidado. Em casa, podem ser lavados não só à mão, mas também na máquina de lavar automática. Para fazer isso, siga uma sequência específica.
- Separação do enchimento. Eles tiram as penas do travesseiro, e distribuem sobre as fronhas previamente preparadas, sacos de linho, deixam um pouco de enchimento no próprio guardanapo. Quanto menos penugem nas capas, melhor será o resultado.
- Carregando... Lave 2-3 tampas de cada vez, não jogue tudo no tambor de uma vez, para que a penugem não amasse quando o tambor gira. A propósito, aperte bem cada tampa para que o cotão não saia e obstrua a máquina.
- Lavando... Defina um dos modos de lavagem delicados (na ausência de um especial para peças fofas) e ligue a máquina a uma temperatura de 30 graus. Use um shampoo suave ou gel sem cloro para lavar. Recomendamos um segundo enxágue em baixa velocidade. Nenhum condicionador de penas é necessário - só vai doer: vai amolecer ainda mais a penugem e o travesseiro perderá a forma.
- Secagem... Seque as tampas com penugem em um local quente com boa ventilação. De vez em quando é preciso sacudir e bater esses “saquinhos”, o que vai permitir que o recheio fique fofo.
Se a fronha estiver suja e amarela, ela é lavada separadamente. Os removedores de manchas especiais ajudam a limpar as manchas amarelas. Você pode usar sabonete comum para as necessidades domésticas (72%): primeiro, trate bem com a mão, depois coloque a fronha no tambor e lave normalmente.
Em casa, travesseiros com recheio de lã e bambu também são laváveis. Não são tão caprichosos de cuidar, lave em um programa com regime de temperatura de 40 graus com uma composição especial (gel) para produtos delicados.
Recomenda-se jogar bolas de tênis no tambor para evitar que as fibras de enchimento se aglutinem. Este método também pode ser usado ao lavar itens.
Almofadas de bambu e lã de camelo devem ser secas em local aberto (não em máquina de escrever) e, para manter a forma, precisam ser batidas periodicamente.
Recentemente, travesseiros com artificial enchimento. O estofamento sintético não causa alergias, é confortável, não deforma tão natural e não requer condições especiais de lavagem.
Sinteponovye produtos, por exemplo, não têm medo mesmo de uma fiação forte no modo automático. É verdade que é melhor lavar a espuma de borracha em um saco especial.
Látex os produtos são enxugados com um pano úmido e limpo e, em seguida, enxugados, mas não expostos ao sol e à geada, e também não são lavados com água.
Almofadas anti-stress feitas de poliestireno expandido são muito populares. Este material pode ser lavado na máquina, mas é melhor colocar a almofada em uma capa adicional, para evitar que pequenas bolas entrem nos mecanismos do aparelho.
Almofadas de poliester fácil de lavar, esse acolchoamento não absorve umidade, por isso o produto seca muito rapidamente. O enchimento feito de matéria orgânica (casca de trigo sarraceno, capim, sementes de bagas e frutos) não é lavado. É melhor substituir esse enchimento, a lavagem de tais almofadas não funcionará.
Também não é recomendado lavar produtos ortopédicos - pelo menos em um aparelho automatizado. Eles são bastante resistentes e podem quebrar o tambor de uma máquina de escrever. E para renová-los, é necessário extrair, ventilar e trocar a tampa com mais frequência.
Com que freqüência os travesseiros devem ser lavados?
A fronha não protege o enchimento da sujeira, então não se limite a apenas lavar e recolocar a capa do travesseiro... A maioria dos fungos e bactérias se multiplicam no enchimento, onde todo o ambiente necessário é criado para isso.
Portanto, não negligencie as regras de atendimento e lave os travesseiros pelo menos uma vez a cada seis meses, de preferência uma vez por trimestre. Assim, você não permitirá que pragas (ácaros, bactérias) se proliferem em grande escala. A importância de lavar travesseiros surge na estação quente, quando a transpiração de uma pessoa é maior.
A propósito, preciso lavar meu novo travesseiro? Isso fica a critério dos proprietários. Por outro lado, se a embalagem estiver intacta, então você pode se limitar apenas a lavar a fronha, sem enchimento. Por outro lado, e se as condições de armazenamento forem violadas e ele absorver muita poeira, espalhado pelo armazém?
Então é melhor jogar pelo seguro e se lavar, especialmente porque as dicas do artigo devem ajudar a fazer isso de acordo com todas as regras. E não se esqueça que lavar roupa de cama é, antes de mais, a sua saúde e o seu conforto.
Mas em alguns casos, é preciso pensar: é melhor lavar ou trocar o travesseiro. Portanto, isso se aplica mais a produtos com enchimento artificial. Sintepon, espuma de borracha e outros produtos sintéticos vão durar três anos, não mais.
Se você colocar um objeto pesado em tais acessórios e, em seguida, pegá-lo, você poderá entender: use esse travesseiro mais ou não. Se o local amassado permanecer achatado, é hora de comprar um novo travesseiro.