Candelabro: descrição e tipos
Nos interiores de hoje, projetados em estilos diferentes, os candelabros e vários tipos de castiçais são usados com mais frequência como belas decorações. Para a finalidade prevista, esses itens são usados com muito menos frequência, uma vez que vários dispositivos elétricos são adequados para instalações de iluminação. No artigo de hoje, aprenderemos tudo sobre os candelabros e os tipos em que se subdividem.
O que é isso?
O candelabro é um suporte decorativo especial, cujo desenho prevê vários ramos. Esses ramos funcionam como base para várias velas ou diferentes tipos de lâmpadas. Existem variedades de candelabros, consistindo em numerosos chifres, bem espaçados ao redor da circunferência.
Até o candelabro mais simples parece muito rico e luxuoso. É graças à aparência respeitável e cara que os produtos em questão são frequentemente usados para decorar vários interiores. Hoje, você pode escolher a opção certa de candelabro para quase todas as composições de interiores, independentemente do estilo.
A estrutura do candelabro em si é geralmente muito mais complexa e intrincada do que a estrutura do candelabro clássico.
Vale ressaltar como o candelabro difere do castiçal padrão. O fato é que um castiçal é uma base projetada para acomodar apenas uma vela. Os candelabros, por outro lado, são projetados para fixar várias velas ao mesmo tempo. Dependendo do tamanho e tipo de desenho, os ramos podem ser de 2 a 7 e até 9.
Tipos e design
O candelabro é um elemento decorativo muito popular que pode dar um sabor único ao interior. Tal item pode enriquecer o ambiente, torná-lo mais apresentável, caro e sofisticado.
Existem muitos tipos diferentes de lustres decorativos. Cada uma das opções existentes pode facilmente se tornar uma decoração interior chique. Vamos considerar quais recursos e parâmetros externos os candelabros de vários tipos e configurações têm.
montado na parede
Modelos modernos de castiçais de parede projetados para a instalação de várias velas parecem muito ricos e respeitáveis. Esses elementos são instalados nas paredes como arandelas clássicas.
Apesar de os lustres de parede serem caracterizados por uma aparência chique, hoje as pessoas não os escolhem com muita frequência para decorar interiores. No passado distante, esses produtos eram mais populares do que hoje. A principal desvantagem das cópias montadas na parede é que elas podem deixar traços visíveis de fuligem na decoração da parede.
É a baixa praticidade das cópias fixadas na parede que as torna pouco atraentes para os usuários atuais. No entanto, com a ajuda de tais elementos, você pode efetivamente decorar a situação, tornando o ambiente visualmente mais espaçoso. Por exemplo, se você instalar um lustre de parede próximo a um espelho em um corredor, seus limites se expandirão visualmente. Essas soluções estilísticas permanecem relevantes por muitos anos consecutivos.
Piso
Um lustre de chão cuidadosamente selecionado servirá como uma decoração interior verdadeiramente chique e cara. Essas estruturas grandes geralmente são feitas forjadas, mas existem outras opções atraentes. O lustre de piso pode ter uma estrutura e desenho de ramos diferentes. Eles podem ser relativamente simples e discretos, e muito interessantes, entrelaçados e decorados com linhas padronizadas.
Se for decidido decorar o interior com um lustre de piso, é muito importante levar em consideração o fato de que tal elemento geralmente tem uma grande altura e dimensões em geral. A coisa em questão não ocupará muito espaço na sala, mas pode parecer muito pesada e "pesada" em uma quadratura modesta.
Por meio de um lustre de piso devidamente selecionado, colocado junto a elementos de mesa ou parede da mesma direção, será possível dar ao interior um ar do século passado. Muitas pessoas realmente gostam dessas soluções.
Teto
Um lustre bonito e volumoso com ramos espetaculares pode ser não apenas parede ou chão, mas também teto. Com esse produto, você pode tornar o interior verdadeiramente rico e aristocrático. Hoje é fácil encontrar à venda incríveis lustres elétricos do tipo teto que fazem um ótimo trabalho como lustres domésticos de luxo.
Os tipos considerados de estruturas caras são geralmente feitas suspensas. Essas instâncias podem ser executadas de maneiras diferentes. Por exemplo, grandes candelabros em forma de roda, em cujo perímetro existem muitas lâmpadas ou compartimentos para velas, parecem muito brilhantes e incomuns. Tal lustre-lustre parecerá único, mas apenas se for fixado em uma sala espaçosa com tetos altos. Para espaços pequenos e bases baixas, os lustres em questão são totalmente inadequados, pois tornam a divisão ainda mais apertada, pequena e desconfortável.
Mesa
Muitos interiores irão decorar de forma encantadora não apenas pendentes, mas também variedades de castiçais com vários braços. Esses castiçais decorativos foram usados anteriormente para criar uma atmosfera romântica, para decorar interiores para as férias. Por exemplo, um antigo candelabro de mesa de Natal pode trazer uma sensação única de férias em família brilhantes para a atmosfera.
Candelabros de mesa luxuosos podem ser colocados não apenas em mesas, mas também em qualquer outra base. Anteriormente, esses projetos eram exibidos em pianos, pianos de cauda e mesinhas de cabeceira. O candelabro de mesa vai complementar perfeitamente o interior semi-antigo, como antigamente.
No passado distante, as pessoas eram muito supersticiosas, então não era permitido colocar 3 velas na mesa - isso prometia consequências ruins para os membros da família. Acreditava-se que essas mesmas 3 velas eram as antecessoras do falecido na casa.
É por esta razão que anteriormente apenas os candelabros concebidos para duas velas eram exibidos nas mesas festivas.
O desenho de todos os tipos de candelabros considerados é muito diferente. Considere o que esses produtos elegantes de estilo antigo podem ser.
- Ambos os candelabros de mesa, de parede e de teto podem ter uma superfície dourada, prateada ou bronze. Tons de metais caros sempre atraíram muita atenção. Além disso, também existem candelabros pretos monocromáticos, por exemplo, feitos de forja.
- Os designs dos produtos em consideração podem ser não apenas minimalistas e simples, mas também muito complexos. O candelabro pode ser decorado com tramas estampadas, estatuetas de anjos, dragões, elementos florais e muitos outros detalhes.
- A maioria das pessoas associa candelabros a interiores antigos do século passado., no entanto, hoje você pode encontrar variedades mais modernas desses interessantes elementos decorativos à venda. Esses espécimes costumam ter um design discreto e minimalista. Os candelabros modernos não têm um grande número de decorações elegantes.
- Lustres em estilo gótico parecem misteriosos e encantadores. Sua beleza sombria cativa à primeira vista. Um antigo candelabro gótico se encaixa harmoniosamente apenas nos estilos de interior correspondentes; eles não são adequados para áreas como alta tecnologia ou escândalo.
Qualquer candelabro é caracterizado por uma aparência muito bonita e marcante. Eles podem ser usados para decorar lareiras, mesas laterais, armários e muitos outros designs de um estilo adequado. Além disso, o elegante candelabro pode ser usado como decoração de mesa para o Ano Novo.
Materiais (editar)
Belos candelabros, que são usados para decorar vários interiores, diferem não apenas no design, mas também no material de fabricação. Vamos entender as principais características e parâmetros de diferentes projetos.
Os mais confiáveis, duráveis e práticos são os candelabros de metal. Na maioria das vezes, são peças de prata, bronze ou ouro. O material da estrutura para uma decoração tão espetacular pode ser aço inoxidável de alta qualidade resistente ao desgaste.
A base de aço é complementada por vários tipos de pulverização.
Ao escolher os candelabros dos materiais em consideração para uma composição interior, é muito importante levar em consideração o fato de que eles necessitarão de cuidados especiais. Em nenhum caso você deve negligenciá-los se quiser que o produto permaneça atraente e limpo pelo maior tempo possível.
Não apenas aço, latão, bronze, ouro ou prata podem ser usados na produção de castiçais com vários braços de qualidade. As peças de porcelana e cerâmica de primeira classe acabam por ser muito bonitas. Com esses produtos, você pode decorar muitos interiores diferentes. As variedades consideradas de candelabros se encaixam harmoniosamente em uma variedade de direções estilísticas.
Via de regra, os candelabros de porcelana e cerâmica têm um parâmetro de altura pequeno. Suas superfícies costumam ser complementadas por belos desenhos ou ornamentos. É difícil não prestar atenção a tal detalhe interior.
Uma solução muito interessante e atraente para decoração de interiores é um candelabro de vidro. Essas variedades se adaptam de maneira especialmente harmoniosa e eficaz às composições de interiores, sustentadas em um tom moderno. Estamos falando de estilos como alta tecnologia ou minimalismo.
Muitas pessoas preferem estruturas de vidro porque são caracterizadas por um alto nível de praticidade. Eles não requerem cuidados complicados e não é nada difícil manter sua aparência atraente. Além disso, os candelabros de vidro costumam ser relativamente baratos, então podem ser comprados por pessoas que procuram economizar.
Para estilos de interiores como Império ou Art Déco, é aconselhável selecionar candelabros de cristal. Esses elementos de decoração elegantes e sofisticados também são adequados para interiores venezianos. Os produtos de cristal parecem novos, caros e muito atraentes.
Candelabros forjados são muito populares. Estes não são apenas o piso, mas também o teto e outros tipos de castiçais. Como regra, eles são projetados em preto austero.
Candelabros de ferro forjado parecem dignos e se encaixam harmoniosamente em muitos ambientes.
Um candelabro de madeira servirá como uma decoração decorativa maravilhosa para o interior. Esses castiçais parecem especialmente originais e naturais. Eles podem ser selecionados para quartos projetados em diferentes estilos e cores. Um candelabro de madeira pode desempenhar o papel de um destaque brilhante em um interior. Os espécimes feitos de raízes de árvores parecem especialmente sólidos. Como regra, essas decorações são feitas à mão.
Se você quer decorar um interior caro, feito em uma direção de estilo pretensioso, você pode dar uma olhada mais de perto nos candelabros, em cuja produção uma pedra como o ônix é usada. Os modelos Onyx distinguem-se pela sua aparência estética e elegante. O padrão único da pedra natural sempre atrairá a atenção das famílias e visitantes que visitam sua casa.
Como remover a cera?
Ao usar candelabros, é difícil evitar que a cera caia em sua superfície. Deve ser limpo de um castiçal elegante, caso contrário, sua aparência não será limpa e atraente.
A peculiaridade da cera reside no fato de que ela é capaz de ser absorvida muito rapidamente pelo material que sobe. Para removê-lo de forma rápida e fácil, é muito importante levar em consideração as propriedades do material com o qual entrou em contato.
Vamos descobrir algumas regras simples para remover a cera da superfície de um lustre.
- Acima de tudo, as partes maiores da cera deverão ser cuidadosamente removidas da decoração.
- Você pode limpar a base em locais inacessíveis com um palito ou uma escova de dentes velha.
- Para remover a cera, você pode recorrer ao método da temperatura, no entanto, ele não servirá para todos os modelos de candelabros.
- Não use escovas de ferro ou esponjas para limpar. Essa proibição se deve ao fato de que essas coisas podem arranhar muito facilmente a superfície do candelabro, especialmente se ele for feito de qualquer metal.
- Os candelabros mais fáceis de limpar são os de vidro ou de cerâmica. Você pode tentar remover a sujeira desses produtos usando fósforos ou palitos de dente.
Se a área manchada não for muito grande, as partículas de cera cairão facilmente das paredes do candelabro.
- A cera pode ser removida de castiçais de vidro com um secador de cabelo. Para fazer isso, o último deve ser iniciado no modo de temperatura máxima do ar. O jato de ar quente deve ser direcionado claramente para a área suja e mantido lá até que a cera amoleça. Em seguida, ele pode ser removido com sucesso com cuidado.
- Se a joia for feita de bronze, não pode ser molhada. A maneira mais fácil de remover a cera é com pasta de dente. É verdade que não deve conter pequenas partículas, caso contrário, arranhões aparecerão no candelabro.Basta levar escova de dentes, pano ou chumaço de algodão desnecessários. A pasta é aplicada na superfície do lustre e, em seguida, limpa usando os dispositivos especificados.
- É preciso ter muito cuidado para limpar os candelabros, que são feitos de metais caros. Esses itens podem ser enviados para o freezer e deixados lá por várias horas. Após o tempo especificado, a cera, que ainda tem tempo de endurecimento, é removida com um palito, escova ou fósforo. A maneira mais fácil de remover resíduos de cera é usar um polidor de prata ou álcool.
Estas são apenas algumas das maneiras eficazes de remover manchas de cera de um belo lustre sem prejudicar sua estética. Antes de usar este ou aquele método, é importante entender as características do material com o qual um rico castiçal para várias velas é feito.
Como fazer isso?
Um candelabro muito bom e atraente, que pode facilmente se tornar uma decoração espetacular do ambiente, pode ser feito com as próprias mãos em casa. Para fazer isso, você precisa colocar um pouco de diligência e mostrar imaginação.
Para fazer um lustre atraente, você precisará de:
- fita de vedação de espuma de borracha;
- tubos de papelão que sobraram de papel alumínio;
- pistola de cola quente;
- pincéis para cola e tinta;
- folha de fibra;
- bolas de espuma;
- tesoura;
- guardanapos;
- um fragmento de um cano de água de plástico;
- torniquete decorativo;
- tintas acrílicas e vernizes.
Analisaremos passo a passo uma master class sobre como fazer um candelabro de papelão original por conta própria.
- Deve-se recortar em papelão uma peça redonda com 17 cm de diâmetro.Para formar um relevo, 25 blanks devem ser feitos de papelão ondulado.
- Usando uma pistola de ar quente, 25 grandes blocos de papelão da base do futuro candelabro precisam ser colados no tubo. Um pouco mais alto, mais 25 detalhes são corrigidos (como na figura).
- Toda a estrutura resultante é colada a uma base redonda de papelão, após a qual é firmemente emoldurada com folhas de alumínio de qualidade alimentar.
- A estrutura deve ser alinhada com pedaços de guardanapos. Eles devem ser colados à folha com cola PVA diluída.
- A próxima "camada" de um candelabro caseiro precisará ser preparada com um material de vedação de espuma de borracha, feito especificamente para estruturas de janela. Eles precisam embrulhar o tripé firmemente, colando as bordas com uma pistola de cola.
- O primeiro nível deve ser de 2 voltas de fita de espuma e o segundo nível deve ser de 4 voltas.
- As bases preparadas são coladas com guardanapos.
- Agora, um par de chifres laterais estão sendo preparados. São formados por 5 partes de papelão, unidas com uma espessa camada de cola PVA. Em seguida, os espaços em branco resultantes são colados com guardanapos. Você pode decorar os chifres com bolas de espuma. Os botões devem ser colados nas bordas.
- Os espaços em branco resultantes podem ser fixados no candelabro. Eles devem ser adicionalmente protegidos por meio de feixes feitos de guardanapos previamente embebidos em solução de cola PVA.
- O tripé deve ser decorado com fitas de espuma. Acima, equipam um tampo caseiro feito de elementos de papelão preparados. Você precisa colá-los aos pares.
- Cortes de tubos de papelão podem ser usados como castiçais. Para garantir a segurança contra incêndio por dentro, é aconselhável cobri-los com papel alumínio.
O candelabro acabado é decorado com todos os materiais disponíveis.
Lindos exemplos no interior
Considere alguns exemplos ilustrativos do uso harmonioso de um candelabro como decoração de interiores.
- Em uma área de jantar minimalista, composta por uma mesa redonda de gengibre e cadeiras vermelhas e verdes, um lustre moderno preto de 4 braços ficará ótimo.
Num interior tão simples e leve, é aconselhável usar um castiçal que tenha formas simples e claras, sem enfeites e elementos padronizados desnecessários.
- Uma decoração interessante do interior em tons neutros para o Ano Novo será um candelabro LED no formato de uma árvore de Natal branca como a neve. O produto pode ser decorado com pingentes amarelos em forma de flocos de neve.
- No interior, onde as paredes são brancas, o piso é acabado com parquete marrom, e há peças de móveis há uma longa mesa de madeira e cadeiras de metal com estofamento em couro preto, um lustre de piso maciço em um tom chique de bronze ficará muito bonito original.