Receitas de massa de sal artesanal
A massa salgada é uma alternativa de alta qualidade e, o mais importante, barata à plasticina comprada. É perfeitamente possível fazer sozinho em casa este material seguro para a criatividade.
Opções simples
As receitas mais simples de massa salgada DIY requerem a utilização de alimentos que estão sempre à mão. É preciso lembrar que cada ingrediente adicional ajuda a retardar o processo de secagem do produto acabado.
É possível secar peças planas em plástico transparente à temperatura ambiente. Trabalhos mais complexos são melhor colocados em uma bateria ou deixados ao sol no verão. A massa salgada também pode ser tratada termicamente no forno.
Clássico
A massa salgada clássica consiste em apenas 3 componentes: farinha, sal e água. Para o primeiro contato com o material, serão necessários 2 copos de farinha, 1 copo de Sal Extra e 2/3 copos de água pura. Alguns mestres, entretanto, preferem combinar esses produtos na proporção de 1: 1: 1. É importante comprar sal finamente moído, caso contrário, uma superfície irregular se formará no artesanato. A variedade iodada do produto não deve ser levada, caso contrário, grandes inclusões serão encontradas na massa. É melhor adicionar farinha branca como a neve, ou seja, do mais alto grau, trigo ou centeio, mas em nenhum caso panqueca. A água usada para a mistura deve ser o mais resfriada possível.
Durante o processo, a farinha e o sal são primeiro misturados e, em seguida, a água é derramada neles porção por porção. A massa é amassada até parar de grudar nas mãos.Uma substância muito líquida requer a adição de uma pequena quantidade de componentes secos, e uma substância em decomposição requer água. As proporções podem variar dependendo da qualidade da farinha. A substância resultante é acondicionada em um saco plástico ou recipiente, após o qual é armazenada na geladeira.
Durante a escultura, o mais correto é arrancar pedacinhos de massa salgada se necessário, deixando a massa total em baixas temperaturas. Se o material desenvolver um odor desagradável com o tempo, ele terá que ser jogado fora.
Para diversificar a receita clássica, para tornar a substância mais adequada para trabalhos de relevo complexos, será obtida a adição de cola. Esta receita requer o uso de um copo de farinha, um copo de sal finamente moído, um copo de água e 1-2 colheres de sopa de cola PVA. Farinha, sal e, se desejado, uma pequena quantidade de amido são despejados em um recipiente fundo - cerca de uma colher de sopa. Separadamente, em um copo de água, a cola PVA é diluída, a qual é despejada nos ingredientes secos. Deve-se, no entanto, mencionar que algumas artesãs preferem primeiro deitar gradualmente água fria na mistura e, no final, adicionar cola. A mistura é bem misturada em uma tigela, depois amassada com a mão até ficar macia e elástica. A propósito, será mais fácil trabalhar se você pré-tratar as mãos com um creme não muito gorduroso.
Uma receita inusitada de massa salgada, que se baseia em 2 copos de farinha de trigo, um copo de sal, 125 mililitros de água e uma colher de creme para as mãos. As misturas constituintes são misturadas até ficarem homogêneas com um liquidificador, resultando em uma substância macia e elástica.
Com óleo de girassol
Em casa, não será mais difícil fazer uma massa salgada com óleo de girassol. Dos produtos, neste caso, serão necessários 200 gramas de farinha, 20 gramas de refrigerante, 60 gramas de sal e 20 gramas de óleo vegetal. Todos os componentes são colocados imediatamente em um recipiente, misturados e postos no fogo. Mexendo sempre, a mistura deve ser aquecida até ficar homogênea. Desligando o fogo, a massa terá que ser resfriada, e a seguir amassar com as mãos. Basta fazer isso por cerca de um minuto sobre uma mesa polvilhada com cerca de uma colher de chá de farinha. Se com o tempo essa massa secar, pode ser facilmente reavivada com água pura.
Uma receita complicada com manteiga requer o uso de 150 gramas de farinha, meio copo de sal, algumas colheres de chá de ácido cítrico, uma colher de sopa de óleo vegetal e 74 gramas de água quente. Os agentes corantes e aromatizantes são adicionados à mistura conforme desejado. Se seguir as instruções passo a passo, deverá começar misturando a farinha, o sal, o ácido cítrico e o óleo vegetal. O corante é diluído em um copo separado e o líquido é despejado na farinha. Por fim, a massa é amassada manualmente até que a condição desejada seja obtida.
Antes de guardá-lo para armazenamento, é correto suplementar a composição com sorbato de potássio.
Uma mistura de centeio e farinha de trigo também é adequada para modelagem. Cada um é tomado na quantidade de um copo, e com a mesma quantidade de sal, 0,5 xícara de água e uma colher de sopa de óleo são adicionados a eles. A farinha de centeio dará ao produto uma bela cor, enquanto o óleo dará elasticidade. Além disso, mesmo açúcar granulado pode estar presente na composição da massa de moldagem. O trabalho exige 250 gramas de sal e farinha de trigo, 60 gramas de açúcar, 150 mililitros de água, além de 30 mililitros de óleo de girassol.
Primeiro, a farinha, o sal e o açúcar são colocados em um recipiente fundo. Eles são preenchidos com água, bem misturados e suplementados com óleo. A massa deve ser amassada manualmente até ficar homogênea. A massa pronta é embrulhada em filme plástico e colocada na geladeira por pelo menos 3 horas. A combinação dos ingredientes principais com óleo vegetal e amido funciona bem.Uma receita melhorada requer algumas xícaras de farinha e um copo de sal finamente moído, 2/3 xícara de água e meia xícara de amido de batata e uma colher de sopa de óleo. Na ausência de fécula de batata, não é proibido o uso de amido de milho. A massa formada após amassar permite criar pequenos produtos elegantes.
O processo de fazer massa salgada em um forno de micro-ondas se destaca. Leva apenas alguns minutos para preparar essa massa. Dos ingredientes, neste caso, são necessárias duas partes de água, duas partes de farinha branca ou de centeio, uma parte de sal fino, além de uma colher de sopa de tártaro e óleo vegetal. Primeiro, enche-se um recipiente fundo com sal, depois do qual a água é despejada nele, e tudo é mexido até que os cristais se dissolvam completamente. Em seguida, da mesma forma, a farinha e todos os outros componentes são introduzidos na mistura.
Primeiro, a substância é mexida com uma colher ou garfo e depois colocada em um recipiente especial para o forno de micro-ondas. O dispositivo está definido para potência média e o cronômetro é fixado em 5 minutos. Depois de processar a massa no micro-ondas, deve-se dar um tempo para esfriar e, em seguida, amassar com as mãos.
Como fazer com guache?
Para que a massa fique imediatamente colorida, você terá que adicionar um corante, por exemplo, guache, previamente diluído em água. Isso acontece na fase de amassamento. Também existe a possibilidade de usar corante seco, que é despejado em um pedaço de massa pronta, após o qual a substância é amassada até ficar homogênea. Por exemplo, você pode obter uma massa colorida se usar um copo de sal fino e a mesma quantidade de farinha, 5 colheres de sopa de óleo de girassol, água e guache colorido. Depois de misturar os ingredientes secos, é necessário despejar cuidadosamente o óleo e um pouco de água, em que a tinta é diluída, sobre eles. Você terá que amassar essa massa até que não só a textura fique homogênea, mas também a cor.
Uma receita complicada para fazer massa salgada envolve o uso de 250 gramas de farinha de trigo, 130 gramas de sal e 120 mililitros de água pura. Além disso, o trabalho exigirá 10 gramas de gelatina, a mesma quantidade de ácido cítrico, 60 mililitros de óleo vegetal e tinta guache.
O processo de cozimento começa com o fato de a gelatina ser despejada na água aquecida no fogão. O fogo imediatamente diminui ao mínimo e tinta, óleo de girassol, sal e ácido cítrico são introduzidos na massa gelatinosa com agitação constante. A farinha é a última a ser colocada na mistura.
A substância deve ser mexida até que todos os caroços se dissolvam. A panela é retirada do fogo e seu conteúdo, enrolado em uma massa, esfria naturalmente. Uma alternativa ao guache é a aquarela, o pó ou o corante alimentar em gel. No entanto, será mais seguro e interessante trabalhar com especiarias brilhantes como açafrão-da-índia e páprica, cacau ou café moído, espirulina ou suco natural de frutas vermelhas, frutas ou vegetais.
É melhor secar produtos acabados coloridos naturalmente, sem cozer.
Como preparar peças grandes para esculpir?
Para a realização de artesanatos infantis de grande porte, a chamada massa forte é considerada a melhor. Basicamente, requer os mesmos ingredientes da receita clássica, mas em proporções diferentes. Será possível fazer uma massa com um copo de farinha, dois copos de sal e 125 mililitros de água. Você pode criar com seu filho usando massa de choux caseira. Para criá-lo, é necessário um copo de farinha e a mesma quantidade de água, meio copo de Sal Extra e uma colher de sopa de óleo vegetal, algumas colheres de chá de ácido cítrico e, se necessário, corante alimentar.
Todos os ingredientes são misturados, após o que se recomenda aquecê-los em uma frigideira ou em uma panela de fundo grosso, mexendo sempre. A massa resultante é disposta sobre um substrato de madeira e amassada com a adição de uma pequena quantidade de farinha. A massa resultante pode ser armazenada em um recipiente hermético, retirado no frio, por quase um mês inteiro. A massa é ideal para criar grandes figuras volumétricas.
Fazendo uma massa com glicerina
Fazer uma massa salgada com glicerina dará aos produtos acabados um brilho natural. Para cozinhar, você vai precisar de dois copos de água fervida na hora e 500 gramas de farinha, além de óleo vegetal, 100 gramas de sal, algumas gotas de glicerina e, se desejar, corante. Primeiro, todos os componentes secos são misturados em um recipiente fundo e o óleo é adicionado a eles. Nesse momento, a água é fervida em uma panela separada e a glicerina é introduzida nela. Depois de combinadas as duas misturas, é necessário misturar bem a substância resultante e colocar em fogo pequeno.
O conteúdo da panela é aquecido com agitação constante até ficar homogêneo. A massa é retirada do fogão e deixada esfriar naturalmente. Em seguida, a substância é amassada manualmente até atingir a consistência desejada. Se ficar muito líquido, vale a pena adicionar uma pequena quantidade de farinha.
A maneira mais fácil de amassar massa salgada é com uma batedeira.
Outra receita incomum para massa salgada requer uma combinação de 1,5-2 xícaras de farinha, um copo de sal, 2 colheres de sopa de cola seca para papel de parede, 4 colheres de sopa de glicerina e 125-150 mililitros de água. Depois de misturar a farinha e o sal, eles devem ser despejados com cola diluída em água. A substância é misturada e complementada com glicerina. Caso a massa fique muito pegajosa, coloque farinha. A cola PVA pode ser uma alternativa à cola para papel de parede. Os especialistas recomendam usar o material resultante para trabalhos delicados.
Deve-se acrescentar que é permitido adicionar óleo vegetal, ácido cítrico ou mesmo suco de limão, bem como fécula de batata, a qualquer receita de massa salgada. Mesmo uma missa destinada aos mais pequenos pode ser enriquecida com estes componentes de origem vegetal. Ingredientes não naturais como cola PVA, cola para papel de parede e bustilato são recomendados para uso apenas por adultos. E também qualquer massa poderá dar um aroma agradável, acrescentando aromas alimentares, assim como baunilha natural, canela ou cravo.
Para informações sobre como fazer massa salgada para modelar com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.