Trabalhos manuais

Pape-arte: o que é essa técnica e o que é necessário para ela?

Pape-arte: o que é essa técnica e o que é necessário para ela?
Contente
  1. História de origem
  2. Padrões e cores populares
  3. O que pode ser decorado?
  4. O que você precisa para trabalhar?
  5. Aula mestre passo a passo

A jovem direção criativa da arte em papel conquistou os corações de muitas costureiras em um período de tempo relativamente curto. Isso não é surpreendente, pois a técnica permite criar belos produtos a partir dos materiais disponíveis a todos, que lembram forja, estampagem e até mesmo entalhe artístico. Convidamos você a conhecer as características desse estilo - contaremos como ele surgiu, quem o inventou e também como criar uma obra-prima em casa.

Descrição geral da técnica

O termo "arte em papel" vem de uma combinação de duas palavras inglesas "papel" e "arte", que se traduz literalmente como "arte em papel". Este estilo envolve a decoração de objetos, bem como a confecção de painéis e pinturas artísticas com guardanapos comuns. Freqüentemente, os artesãos novatos acreditam que o plástico do guardanapo é o mesmo que papel machê ou decupagem. No entanto, não é. A única coisa que une essas técnicas é apenas o material de trabalho. Por outro lado, são diferentes: a arte em papel usa flagelos finos torcidos em guardanapos, as figuras são criadas em papel machê a partir de pedaços de papelão e a decupagem envolve a formação de pinturas a partir de padrões de guardanapos.

O artesanato no estilo da arte em papel permite transformar uma coisa velha e desnecessária em um elemento chique do interior, único em sua originalidade.

Esta técnica permite dar às coisas um aspecto um tanto vintage, como se estivessem imbuídas do espírito da antiguidade. Assim, uma caixa de eletrodomésticos depois do trabalho se transforma em um gesso velho, e a jarra de vidro mais simples se transforma em um elemento de serviço incomum.

A simplicidade de execução e decoratividade dos artesanatos acabados tornaram-se os principais fatores para o sucesso da técnica peyp-art. Dia após dia, o número de seus leques não para de crescer, e novas artesãs surgem com novos enfeites e padrões. Além disso, não só as costureiras experientes, mas também as crianças podem dominar o trabalho.

História de origem

A direção criativa foi desenvolvida pela artista russa Tatyana Sorokina em 2006. Os primeiros artesanatos neste estilo foram apresentados ao mesmo tempo na Exposição Infantil de Toda a Rússia. O sucesso deles foi tão grande que Tatiana logo escreveu um livro, onde contava sobre todas as regras dos guardanapos de plástico.

A arte Pape conquistou muito rapidamente crianças e adultos. Hoje em dia, o estilo é estudado em escolas de tecnologia e em associações criativas. E as artesãs surgem com novas opções interessantes para decorar e processar flagelos em guardanapos.

Padrões e cores populares

A arte em papel é notável pelo fato de que pode ser usada de várias maneiras: na criação de obras infantis primitivas em um jardim de infância e para decoração de interiores séria. Normalmente, os artesãos experientes usam tinta spray metálica com guardanapos. Esta decoração permite criar uma imitação de perseguição, a cor parece organicamente em um relevo complexo feito de fios de papel. Como resultado, as coisas parecem que vieram até nós de séculos passados ​​e, por puro acaso, foram bem preservadas.

A técnica é especialmente apreciada pelos fãs do Steampunk. Em suas casas, muitas vezes você pode encontrar elementos decorativos baseados nesta combinação.

A técnica permite criar a ilusão de que a peça de decoração é feita de metal ou até mesmo de argila. Nesse caso, o efeito desejado é criado por cores marrom-pastel. Quando são misturados e o relevo é pintado, eles formam um padrão que se assemelha visualmente a argila sinterizada de forma irregular.

No entanto, existe um grande grupo de amantes do minimalismo. Eles decoram suas peças de interior com fios de guardanapos brancos e pintam sobre eles com a mesma tinta. Usando essa abordagem, você pode criar a ilusão de porcelana ou moldagem de estuque - neste caso, o produto terá que ser adicionalmente envernizado na parte superior.

Algumas pessoas preferem arte em papel brilhante e colorido. Graças à ampla gama de cores, joias elegantes podem ser feitas em estilos modernos e étnicos. Painéis multicoloridos ou mesmo relógios de néon para o hall ficam especialmente bem.

Assim, podemos dizer com segurança que o plástico guardanapo representa o escopo mais amplo para o pensamento criativo. Se desejar, qualquer pessoa pode escolher a direção que lhe interessa, na qual deseja se expressar. Esse estilo de decoração está se desenvolvendo rapidamente nos dias de hoje, por isso é sempre interessante acompanhar as tendências e métodos da moda que aparecem entre os amantes do bordado no decorrer do trabalho.

O que pode ser decorado?

A vantagem da arte em papel é que essa técnica pode ser usada para todos os tipos de superfícies. Por isso as costureiras ganharam o gosto e hoje enfeitam os mais variados itens. Na maioria das vezes, os caixões e as garrafas são decorados com guardanapos de plástico. Usando o estilo cunhado, uma caixa simples pode ser facilmente transformada em uma arca do tesouro e uma garrafa em uma ânfora grega. O vôo da fantasia não se limita aqui.

A arte em papel é adequada para criar elementos fundamentalmente novos de decoração de interiores. Por exemplo, usando papel maché e toalhas, você pode fazer pratos para decorar o seu bloco de cozinha. As estatuetas e as bonecas são feitas de maneira semelhante.

A técnica é exigida na preparação de painéis e pinturas, embora esta direção seja um pouco menos popular nos dias de hoje. Envolve um trabalho monótono contínuo e requer paciência ilimitada do mestre. Cada detalhe do padrão aqui deve ser feito com fios multicoloridos, para que o resultado seja uma imagem completa. Essas decorações são formadas em uma superfície de papelão ou madeira, na maioria das vezes uma tampa de caixa ou um pedaço de madeira compensada.

Usando a técnica de arte em papel, você pode fazer organizadores, vasos, governantas, vasos de flores e muitas outras coisinhas elegantes para a sua casa.

O que você precisa para trabalhar?

O plástico guardanapo é um passatempo acessível que não requer grandes investimentos financeiros. Você precisa preparar os consumíveis mais básicos.

  • Guardanapos - é aconselhável tirar preto e branco, sem padrões e manchas. As peças de trabalho em relevo irão torcer ainda mais. Além disso, eles não se adaptam bem e aderem mal ao produto acabado.
  • Água - para preparar o flagelo, é necessário umedecer levemente o papel com ele.
  • Cola PVA - é aconselhável escolher uma composição hipoalergênica. Você terá que entrar em contato com ele por um longo tempo, então você precisa ter certeza de que não há nenhum cheiro forte de produto químico, e também que ele não irá causar reações indesejadas.
  • Modelo ou diagrama - um esboço do que você está planejando fazer. É melhor prepará-lo com bastante antecedência. Se você perder tempo com isso no decorrer do trabalho, os fios vão secar e será impossível trabalhar com eles.
  • Palitos / pinças - será necessário se for necessário corrigir o padrão já fixado na superfície. No entanto, quaisquer objetos sutis podem lidar com essa tarefa, com a qual você pode corrigir uma ondulação curva sem estragar o padrão.
  • Toalha - mais cedo ou mais tarde, a água pode fluir pelo produto. Nesse caso, você precisa pegar um pano de prato e enxugar antes que a base de cola seja lavada.
  • Superfície de artesanato - qualquer garrafa, caixa velha, caixão ou mobília serve.
  • Tintas - você pode usar aerossol, guache ou acrílico.
  • Você também precisará de uma tesoura e um pincel no trabalho.

Todas essas coisas são baratas, de modo que a embarcação não acarreta grandes custos em dinheiro. Você pode encontrá-los em qualquer loja de materiais de escritório ou na seção de utilidades do supermercado. O mais importante é não economizar guardanapos e cola, pois eles se tornarão o componente básico do “bordado” acabado.

Aula mestre passo a passo

Bem, para concluir, daremos uma aula mestre passo a passo e lhe diremos como enrolar os fios dos guardanapos de papel em um padrão com nossas próprias mãos.

Primeiro, pense sobre o que exatamente você vai decorar e que padrão planeja usar. Encontre o enfeite que você gosta, desenhe à mão ou imprima. Se o estêncil for adequado para você, comece a preparar a base.

Aproveite o tempo para limpar. Elimine resíduos de tinta velha, poeira e sujeira. Certifique-se de desengordurar o objeto - para isso, basta limpá-lo com um guardanapo simples com álcool.

Na fase final do trabalho preparatório, a superfície deve ser selada com uma ou duas camadas de guardanapos. Deixe a cola secar e, enquanto seca, comece a formar flagelos.

Fazer fios de guardanapo é bastante simples:

  • corte os guardanapos em tiras de 3-4 cm de espessura;
  • umedeça a tira com um pincel, pingue um pouco de cola e distribua uniformemente em todo o comprimento;
  • use lentamente os dedos para rolar um torniquete para fora dele.

Como resultado, você obterá muitos fios, com os quais já poderá dobrar figuras em um avião. O mais importante é não deixar os fios secarem. Assim que você fizer uma dúzia de espaços em branco, prossiga para a criação de um padrão.

É aconselhável iniciar o artesanato com linhas alongadas, elas são a base do padrão. Desenhe o contorno do desenho com um pincel embebido em cola e trave o fio com cuidado. Precisa ser fixado na superfície e, em seguida, com agulha, palito ou pinça para corrigir a posição. O excesso de pacotes pode ser cortado, mas não se apresse em jogá-los fora - é possível que você precise desses pequenos pedaços no futuro.

Lembre-se de que, durante o trabalho, os arneses pré-fabricados secam. Para evitar que isso interfira no seu artesanato, coloque-os sobre um guardanapo umedecido ou passe periodicamente uma escova umedecida em água sobre eles. Se houver acúmulo de umidade no produto, colete-a o mais rápido possível.

Depois que o padrão for formado, deixe a roupa secar completamente, normalmente leva de 2 a 4 horas. O tempo exato depende da temperatura do ar na sala e do volume da superfície a ser decorada.

Finalmente, você pode pintar o produto. Não há requisitos rígidos aqui. Cada um escolhe uma gama de tonalidades de acordo com seus gostos e desejos. Para maior decoratividade, os trabalhos acabados podem ser decorados com miçangas, seixos, engrenagens e outros elementos. E para que a aparência estética seja preservada o máximo possível - cubra o artesanato acabado com verniz.

sem comentários

Moda

a beleza

casa