Artesanato de outono "Relógio"

Para a confecção de artesanatos com o tema outono, você pode usar tanto materiais naturais quanto sua imitação de sucesso. Nesse caso, você pode contar com o fato de que a embarcação não perderá seu aspecto apresentável em alguns dias. Por exemplo, um relógio, uma ideia artesanal comum para concursos e exposições na escola e no jardim de infância, pode ser feito de galhos, cones e bolotas de carvalho ou folhas de bordo de plástico ou papel.



Feito de folhas de bordo
Para evitar que uma folha de bordo natural resseque e se transforme em pó, ela deve ser "laminada", para isso costuma-se usar cera ou glicerina.


Os procedimentos não são os mais fáceis nem os mais rápidos. Mas o artesanato, acontece, precisa ser carregado amanhã, e para tudo sobre tudo - uma noite. Em seguida, as folhas de bordo artificiais da guirlanda de outono vêm em socorro, que na estação são fáceis de encontrar nas lojas do mesmo preço. Eles são baratos, eles ficam bonitos no ofício.

Para fazer um relógio, você vai precisar de: papelão grosso (por exemplo, de uma caixa de sapatos), papelão colorido comum, cola e uma pistola de cola, bússolas, tesouras, um lápis, folhas de plástico decorativas, abóboras de plástico, fios de tricô e feltro. canetas de ponta.

O plano passo a passo consiste em vários pontos.
- Corte um grande círculo de papelão grosso. É aqui que as bússolas são úteis. Se não estiver lá, circule o prato grande com um lápis.
- O segundo círculo é cortado em papelão fino, neste caso, amarelo. A peça amarela é colada em um círculo grosso, bem no meio.
- Em torno do pequeno círculo, os fios de tricô são colocados uniformemente, sem distâncias. Nesse MK, eles são bem grossos, alaranjados. As cores podem ser escolhidas a seu critério, mas a gama tradicional de outono é preferível.O local de assentamento é preliminarmente untado com cola. Os fios devem estar bem pressionados contra a base.
- A base está pronta para decoração. Agora é a hora das folhas artificiais. Eles são dispostos arbitrariamente, você pode fazer exatamente como na foto, pode criar seu próprio esquema de layout. Pequenas abóboras de plástico e, por exemplo, pássaros decorativos (se houver) são adicionados lá. Muito lotado e muito - não neste caso, tudo deve ser com moderação para que as lacunas entre os elementos decorativos sejam suficientes.
- As setas devem ser cortadas em papelão de tom escuro.
- Com um lápis (usando o mesmo compasso), outro é desenhado dentro do círculo amarelo. Os nomes dos meses de outono são lindamente escritos em um círculo com canetas hidrográficas. Você também pode imprimir os títulos.
- As setas são fixadas no centro com uma agulha (costurar) ou com um arame. Uma pistola de cola também pode ajudar na fixação. É importante que as setas sejam funcionais, ou seja, para que possam ser movidas.
- Um laço para pendurar está preso à parte de trás do relógio.




O relógio está pronto. Eles são especiais porque mostram não a hora, mas o mês de outono. E as próprias crianças podem ver se as flechas estão ficando para trás.

Você pode adicionar notas do autor à decoração do artesanato: use bolotas, espigas de trigo, musgo, cascas de nozes e muito mais.



Como fazer a partir de galhos?
Os ramos são frequentemente usados para implementar o tema do outono na arte. Ao contrário das folhas, permanecem em bom estado por muito tempo, não se partem, não secam, não apodrecem. E para decoração de relógios, podem ser um excelente elemento decorativo.


Existem duas formas principais de fazer tais relógios: a primeira envolve a utilização de ramos grossos, razão pela qual muitas vezes se dizem que são feitos de madeira, o segundo método envolve a utilização de ramos finos.
Vamos descobrir como fazer um relógio com pequenos cortes de galhos.
- É necessário preparar materiais e ferramentas: um pedaço de papelão grosso, um mecanismo de um relógio de verdade com setas, galhos bastante grossos (o diâmetro pode variar um pouco), cola para madeira, lixa e uma serra para metal. Claro, esse trabalho será feito quase inteiramente pelos pais.
- Um círculo é cortado em papelão, cujo diâmetro é ligeiramente maior que o comprimento da seta principal. É feito um orifício no centro de qualquer maneira conveniente, onde o mecanismo do relógio será inserido.
- As peças devem ser cuidadosamente serradas dos ramos, as partes serradas devem ser finas para que as flechas não as percebam como um obstáculo. É por esta razão que uma serra para metal é necessária.
- Cortes de serra circular de madeira são colados a um círculo de papelão. Em seguida, as rodelas deverão ser limpas com lixa para que fiquem perfeitamente uniformes. Você também pode cobri-los com uma mancha, se quiser. Ou use verniz na madeira em vez de tinta para madeira. Papelão, aliás, também pode ser pré-pintado, mas isso fica a critério do autor.
- O mecanismo é inserido atrás da base de papelão, é fixado com uma porca, as setas são colocadas. A bateria também é inserida neste ponto. O relógio já está funcionando, falta prender um laço para pendurar.


Esse relógio florestal é funcional, embora o mostrador neste modelo nem sempre seja fornecido.
E aqui está como os relógios são feitos de galhos finos.
- Você precisa preparar para o trabalho o papelão para a base, os próprios galhos, castanhas / cones / bolotas / nozes, amostras do herbário, cola universal, tesoura.
- Um círculo básico é cortado em papelão. É assim que começa a parte principal do MK.
- É hora de padronizar os galhos, ou seja, podá-los para que tenham o mesmo comprimento.
- Os galhos são colados em círculo, os pontos de início de colagem para todos os galhos devem levar em consideração a formação do círculo. Ou seja, os galhos colados formam um novo círculo no papelão. Mas suas extremidades devem se estender além da base pelo menos a metade.
- A parte central pode ser lacrada com folhas de outono, previamente secas, ou melhor - fervidas em glicerina.
- É conveniente fazer números a partir de tampas de bolota, ou melhor, locais onde os números são geralmente fixos.
- As setas podem ser feitas de flores secas densas e duráveis.
- Entre os ramos, aqui e ali, outra decoração se apóia: plantas herbárias, cones, cascas de nozes.




Só falta fazer um laço na parte de trás da base de papelão - e o relógio está pronto. O artesanato pode ser modernizado - pinte os galhos (principalmente se usar gradiente, ou seja, transições de cores), lamine as folhas como se fossem papel e prenda em uma base de papelão, use laranja, amarelo, trança bordô ou fita de cetim.

Relógio de linha faça você mesmo
Um relógio incrível pode ser construído com fios de tricô ou fio de juta.

Neste exemplo, a juta foi tirada, mas pode haver um fio adequado em seu lugar.


Ferramentas e materiais
A base será um prato de plástico plano, desta vez papelão não vai funcionar, não é tão forte.
Você também precisa se preparar:
- fio de juta ou fios de tricô, densos e bonitos;
- decoração diferente - há flores aqui, mas no caso de um artesanato de outono, podem ser pequenos adesivos com um tema de outono, adesivos volumétricos, as mesmas bolotas e cascas de nozes;
- miçangas;
- cola quente e PVA;
- renda;
- um relógio;
- fio fino.

O relógio será real, o que significa que depois de pintado em uma exposição escolar ou competição no jardim, você pode levá-lo para casa. Eles parecem especialmente adequados na cozinha.
Instruções passo a passo
O trabalho começa com uma operação em um prato de plástico. No centro, é necessário fazer um furo e colar um fio de juta na cola, movendo-se em espiral. Deve cobrir todo o mostrador do relógio, bem como o debrum. Ao colar os fios, você precisa pressioná-los com as mãos para que fiquem planos e não haja ondas em qualquer lugar do plano do relógio.


Aqui está o que fazer a seguir.
- É hora de decorar o mostrador. Ao longo do perímetro, você pode colar tranças multicoloridas ou fios mais brilhantes do que a cor neutra principal. Neste caso, o círculo interno é orlado com fio roxo, e a parte soldada - com um cordão decorativo brilhante. A cola quente ajudará a fixar tudo com segurança.
- Flores e elementos decorativos prontos são fixados ao longo do perímetro do relógio. Em vez disso, pode haver gorros de bolota ou imitações de bagas de sorveira-brava.
- Você precisa inserir um fio na renda, arrancar o excesso e dobrar 4 números principais do elemento resultante.
- Os números estão colados no mostrador e haverá contas brancas acima deles. As contas são colocadas nos locais onde o resto dos números devem ser colocados.
- Um mecanismo de relógio é fixado em cola quente, que é inserida por trás (em um orifício feito previamente). A propósito, faz sentido fazer espaçadores na parte de trás do relógio, o que evitará que o mecanismo toque na parede e a arranhe. Tudo está pronto!






O barbante, aliás, pode ser colorido e, se você escolher fios laranja, o relógio se transformará automaticamente em uma embarcação de outono.
Você pode usar fios de três cores: amarelo, laranja e vermelho, e essas transições de cores definirão ainda mais o clima do interior em que o relógio estará localizado. Como uma decoração sazonal - um modelo caseiro maravilhoso e descomplicado.
Para obter informações sobre como fazer um "Relógio" artesanal de outono, veja abaixo.