Trabalhos manuais

Fazendo artesanato leve

Fazendo artesanato leve
Contente
  1. Que artesanato fazer de papel?
  2. O que fazer com a plasticina?
  3. Artesanato de almofadas de algodão
  4. Bonitas estatuetas feitas de pedras
  5. Fazendo artesanato com materiais naturais

A tarefa de levar o artesanato para a escola ou jardim de infância freqüentemente assusta as próprias crianças e seus pais. No entanto, um grande número de ideias criativas não exige muito investimento em termos de tempo ou materiais.

Que artesanato fazer de papel?

Os artesanatos mais simples são feitos de papel comum, às vezes até branco. Em qualquer feriado, de Ano Novo a 1º de setembro, a criança poderá criar uma imagem usando diferentes técnicas de desenho. Para criadores iniciantes, pinturas a dedo ou carimbos, previamente cortados por adultos em batatas ou rolhas de vinho, são adequados. Os mais velhos já sabem manusear lápis de cera, giz de cera ou tintas.

Masterclasses muito fáceis ensinam como criar produtos de papel colorido.

Apesar do grande número de ideias adequadas para implementação, a preferência é mais frequentemente dada a cartões postais, aplicativos, guirlandas para a casa ou estatuetas de animais e insetos. Em quase 5 minutos, usando um gabarito de uma folha de álbum, é possível conseguir uma caixa de presente, que é então decorada com materiais descartáveis. É muito fácil criar uma tartaruga engraçada a partir de um prato descartável e papel colorido. A base redonda é pintada com tintas e coberta com lantejoulas, após o que a cabeça, as pernas e a cauda verdes são coladas a ela.

Sem o uso de cola, é possível criar um belo tapete de vime. O papel colorido de dois tons é cortado em tiras do mesmo comprimento e largura, que são então entrelaçadas em um padrão xadrez. Além disso, a quantidade mínima de materiais é usada para cortar flocos de neve elegantes.

Muito simplesmente, um barco é construído com papel colorido. Para criatividade, neste caso, são necessárias caixas de fósforos vazias, papéis coloridos de diferentes densidades, tesouras, cola e um tubo, por exemplo, de um pirulito.

  • O processo começa com o fato de que duas caixas de fósforos são colocadas uma ao lado da outra e a terceira estritamente centralizada em cima delas. Uma boa solução é embrulhar imediatamente a estrutura em papel colorido para ocultar as inscrições publicitárias.
  • A popa do navio é "construída" em papelão: primeiro a base é recortada e, em seguida, duas faixas curtas indicam a proa do navio.
  • Uma vela feita de uma folha retangular de papel colorido e uma pequena bandeira vermelha são presas a um tubo fixado na caixa de fósforos superior.
  • Na fase final, as laterais do barco são formadas.

Uma criança de qualquer idade achará a ideia de criar um fogão russo, que aparece em muitos contos populares, não menos fascinante. Para o trabalho, você vai precisar de uma embalagem de papelão embaixo da pasta de dente, papel branco, laranja e preto, um pouco de algodão, caneta hidrográfica preta, tesoura e cola.

  • Em primeiro lugar, a caixa é cortada em duas partes, de modo que uma é ligeiramente maior que a outra. A peça longa é colocada verticalmente e a peça curta é aplicada horizontalmente. Eles são fixados entre si com cola.
  • Quando a moldura estiver seca, pode ser colada com papel branco que imita cal.
  • O tubo do fogão, colocado verticalmente na base, é obtido a partir de fita de papelão dobrada.
  • Separadamente, uma fornalha preta e sua moldura laranja são coladas em um pequeno pedaço retangular de papel branco. A composição acabada é montada no fogão.
  • Ao final, o cachimbo é embrulhado em papel laranja e preenchido com um pequeno pedaço de algodão, e a alvenaria é desenhada na superfície da estrutura com caneta hidrográfica preta.

O que fazer com a plasticina?

O processo de interação com plasticina, argila polimérica ou massa salgada é sempre emocionante para as crianças. A partir deste material, você pode moldar rapidamente uma figura original com suas próprias mãos, ou pode "desenhar" uma imagem semivolumétrica.

Na obra, a plasticina costuma ser combinada com materiais naturais: musgo, cones, galhos, sementes e bolotas.

Uma tarefa fascinante, mas nada difícil, será esculpir o Pokémon Pikachu, que lembra um esquilo em sua aparência. O material principal para a criação da estatueta será a plasticina amarela - você precisará de um bloco grande.

Além disso, pedaços menores de massa preta, vermelha e branca serão úteis.

  • O material amarelo encontra-se bem esfarelado, tendo sido previamente dividido em vários fragmentos. A peça maior se tornará o tronco, a peça de tamanho médio se tornará as pernas, cauda e cabeça, e o par menor se tornará as orelhas.
  • A maior peça de trabalho é em forma de cone. Além disso, sua parte inferior é entalhada e duas pernas são designadas com uma pilha.
  • A cabeça simplesmente rola em uma bola e se conecta ao corpo com um fósforo. Depois você tem que apertar levemente nas laterais com dois dedos e "recompensar" com duas covas para os olhos. O rosto do Pokémon é imediatamente adornado com bochechas rosadas e uma conta preta no nariz. Os olhos são coletados de bolas de cor preta e reflexos brancos.
  • Orelhas pontudas longas de cor amarela com pontas pretas são fixadas na cabeça.
  • Cortar um buraco para a boca e adicionar um pedaço de plasticina rosa dentro fará Pikachu sorrir.
  • As quatro pernas da criatura são pequenos tubos com entalhes nas extremidades. Depois que eles, junto com uma longa cauda em zigue-zague, forem fixados no corpo, a embarcação estará pronta.

É ainda mais fácil criar um leão de plasticina. Para a master class, você terá que preparar plasticina nos tons de amarelo, preto, branco e marrom, uma pilha e um palito.

  • A modelagem começa na cabeça: forma-se uma oval a partir de uma peça amarela, que se curva ligeiramente para maior naturalidade.É importante que o corpo em forma de cone da mesma cor seja ligeiramente mais estreito na parte superior do que na inferior.
  • Ao conectar a cabeça ao corpo, você pode lidar com as pernas em formato de queda posterior. Os membros anteriores se transformam em salsichas, cuja parte inferior é ligeiramente achatada e dobrada para cima.
  • Coletados os principais detalhes da figura, ela deve ser decorada com uma juba de plasticina marrom. "Pentear" com um palito permitirá que você marque os fios de cabelo.
  • Um triângulo trabalhado de forma semelhante é fixado no peito do leão.
  • Uma pilha de plástico ou madeira permitirá marcar as garras nos pés.
  • Para criar um rabo de cavalo, você precisa conectar um flagelo amarelo a um pedaço de plasticina marrom em forma de gota. Também é melhor desenhar os cabelos na escova.
  • Os olhos do animal são formados por círculos brancos, sobre os quais são fixadas duas contas pretas.

Um volumoso triângulo preto com recessos laterais desempenha o papel de nariz de leão, e um par de “gotículas” amarelas achatadas tornam-se orelhas.

Artesanato de almofadas de algodão

Vários artesanatos simples são obtidos com base em almofadas de algodão - um material macio com o qual é muito fácil interagir. Por exemplo, adicionar pompons fofos de sobras de fios permite que você obtenha lindas flores. Um boneco de neve engraçado com um corpo de "disco" pode se tornar o centro de uma aplicação de inverno, e galinhas engraçadas feitas do mesmo material podem se tornar uma parte importante do trabalho de outono.

Esses espaços em branco também são ideais para criar anjos volumosos em palitos.

Bonitas estatuetas feitas de pedras

Produtos interessantes são obtidos com base em pedras, principalmente seixos, coletadas durante as férias de verão. Devo dizer que essas master classes são adequadas para crianças mais velhas - a partir dos 10 anos. Por exemplo, junto com seus pais, eles podem criar não apenas um belo, mas também uma arte útil para a casa - um relógio de parede com um mostrador de pedra. Para fazer isso, uma pedra plana é colada ao redor do perímetro ou circunferência da peça de trabalho com um mostrador de horas, no qual os números são escritos. Velhos castiçais ou potes de vidro colados com conchas, seixos ou outros materiais naturais certamente darão conforto ao ambiente.

Fazendo artesanato com materiais naturais

Para a criatividade em casa, costuma-se usar os materiais mais disponíveis, inclusive presentes naturais recolhidos com as crianças para passear.

Cones

É muito conveniente fazer vários animais fabulosos a partir de cones, já que amostras de tamanhos diferentes são adequadas tanto para a panturrilha, quanto para as patas e o focinho. Por exemplo, você pode obter não apenas um ouriço clássico, mas também uma lebre, pinguim, veado ou uma coruja. Elementos adicionais são fixados na base com plasticina.

A propósito, você pode decorar uma moldura de madeira para fotografias com pequenos cones fechados simplesmente fixando o material natural com cola confiável.

As crianças mais velhas acharão mais interessante coletar uma bela coroa de cones em etapas. É mais conveniente usar como base um ramo de abeto dobrado na forma de um círculo do tamanho desejado. A obra acabada é geralmente decorada com neve artificial, glitter ou enfeites de Natal. Além disso, bagas de inverno e figuras planas de madeira combinam bem com cones.

De vegetais

Talvez a variedade mais fascinante de artesanato simples seja aquela feita com comida. Por exemplo, uma abobrinha madura dará um excelente navio: um barco a partir de uma pequena fruta ou um iate de uma verdura gigante.

  • Depois que a abobrinha é lavada e seca, é necessário retirar a parte superior dela, cerca de um terço. A faca deve ir ao longo da fruta e a casca deve permanecer intacta. A peça de trabalho é imediatamente liberada de polpa e sementes.
  • O volante, as bandeiras, a âncora e outros detalhes do navio são cortados em pedaços de pimentão e cenoura.
  • Folhas de couve são ideais para modelar velas, embora um tecido adequado possa ser uma alternativa.
  • É mais conveniente fixar pequenos elementos com palitos, mas as velas terão que ser plantadas em espetos de churrasco.

Seguindo as instruções passo a passo, você poderá criar lindas figuras a partir de outros vegetais. Uma batata arredondada será a base de um porco maravilhoso, que só terá de colocar patas de cenoura, orelhas, olhos e um rabo. Um cavalo engraçado também é obtido do mesmo vegetal de raiz: sua cabeça e membros também são formados a partir de cenouras picadas plantadas em palitos.

É possível coletar uma raposa astuta de várias cenouras: a fruta maior se tornará o corpo, um pouco menor - o focinho com nariz comprido, as pontas - as orelhas e as fatias finas - as pernas. Os camundongos também são feitos de pepinos de uma forma elementar: na verdade, as orelhas da cenoura e um par de olhos estão apenas presos ao vegetal.

Para saber como fazer artesanato simples, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa