A segunda vida das lâmpadas: uma variedade de artesanatos
No mundo moderno, é impossível imaginar a vida sem dispositivos de iluminação. Assim que escurece, lâmpadas são acesas em todas as casas. Parece que os produtos que estão fora de serviço só podem ser jogados fora. Mas dando rédea solta à fantasia e à imaginação, você pode encontrar muitas idéias para dar uma segunda vida a uma coisa tão inútil à primeira vista.
Brinquedos de natal DIY
As decorações para árvores de Natal são uma das ideias mais simples e comuns.
Um brinquedo feito de uma lâmpada, ao contrário de uma bola de vidro de fábrica, é uma opção muito econômica.
Além disso, um produto original e único é obtido.
boneco de neve
Na véspera do Ano Novo, você pode se divertir e passar muito tempo com sua família, criando brinquedos para a árvore de Natal. As variantes de ideias para esse tipo de trabalho não têm restrições, uma lâmpada velha pode ser colada com miçangas, strass, papel colorido, fios. Você pode pintar uma superfície de vidro com padrões e desenhos ou construir pequenas figuras. Uma dessas soluções é uma estatueta de boneco de neve.
Para o trabalho, você vai precisar de lâmpadas velhas, tecido, tintas, cola, tesoura, argila polimérica, decoração (fitas, tranças, cordas).
A ordem de trabalho inclui várias etapas.
- O primeiro passo é cobrir a lâmpada com tinta branca. Aconselha-se o uso de tintas acrílicas para vidros e cerâmicas. E para aplicar um padrão complexo, tintas de contorno são adequadas. Como resultado, diferentes espessuras de materiais não permitem que diferentes cores se misturem.
- Enquanto a tinta está secando, você pode começar a criar gorros. Para isso, recortam-se triângulos no tecido, costurados de forma que se obtenha uma touca.
- Além disso, o cocar do boneco de neve é decorado com franjas, fitas, contas.
- Criação de um nariz de cenoura.É moldado em argila de polímero e depois de seco torna-se laranja.
- Enquanto todos os detalhes do brinquedo secam, o boneco de neve precisa fazer um desenho.
- Todos os elementos são conectados com cola.
- No final do trabalho, um laço de corda é costurado ao boné, para o qual será pendurado na árvore.
árvore de Natal
Uma árvore de Natal é outra versão simples de uma decoração de árvore de Natal feita de uma lâmpada. Materiais necessários para o trabalho: uma lâmpada velha, fios de lã verdes, cola, miçangas e uma estrela. O último atributo pode ser feito com suas próprias mãos, por exemplo, de papelão, ou você pode pegar uma pequena estrela de plástico pronta.
Vamos listar as etapas do trabalho.
- Para começar, a lâmpada é enrolada firmemente com linha verde - esta é a base da árvore. Para evitar que o material escorregue, a base de vidro é revestida com cola.
- Depois que o adesivo está completamente seco, a base verde é decorada com contas e contas (como bolas de Natal), e uma estrela é fixada no topo da cabeça.
- A última etapa é um laço de corda colado à estrela. Essa embarcação também pode ser instalada em um suporte, por exemplo, colada em papelão grosso, então o brinquedo pode ser usado como um item decorativo.
Como fazer vasos?
Para fazer um vaso único e interessante com uma lâmpada velha, você não precisa trabalhar muito ou procurar materiais incomuns. Uma lâmpada vazia já é uma espécie de vaso.
A única etapa na criação de um vaso, que exige o máximo cuidado e precisão, é remover as peças em excesso da lâmpada. Para fazer isso, usando um alicate, é necessário remover o contato da parte superior da base. Depois disso, você precisará de qualquer objeto de metal pontiagudo (prego, agulha, agulha de tricô). Existe um isolador de vidro especial ao redor do contato, que deve ser quebrado cuidadosamente com um objeto pontiagudo. Agora você pode retirar todo o conteúdo da lâmpada usando uma pinça ou pinça.
Importante! O vidro com que são feitas as lâmpadas é bastante fino e frágil, portanto, para evitar lesões (cortes, arranhões), o preparo da lâmpada deve ser feito com luvas. Além disso, o trabalho deve ser feito sobre uma caixa ou algum tipo de espalhamento (filme, pano, jornal): caso a base de vidro se quebre, será mais fácil retirar todos os fragmentos.
Após o preparo do material, o vaso precisa ser estabilizado, para isso você pode utilizar várias idéias.
-
O vaso pode ser pendurado em uma corda, fita, cordão, que são presos à base. E você também pode fazer uma composição de vários objetos pendurando-os em diferentes alturas. Uma combinação de várias cores e texturas irá criar uma atmosfera incomum e bom humor para aqueles que estão ao seu redor.
- Um suporte é a maneira mais fácil de estabilizar um vaso. Quase qualquer material é adequado para um elemento, seja uma raça texturizada, uma prancha de madeira, uma tampa de garrafa ou arame. Para a última opção, você precisa enrolar um pedaço de arame em torno de um objeto cilíndrico (que é maior do que a lâmpada), movendo-se de baixo para cima. Em seguida, aperte a extremidade livre em torno da base. A lâmpada é colada ao resto dos materiais com cola quente.
- Castiçal ou suporte para um castiçal pendurado.
- Uma das opções mais difíceis e incomuns - aplainar o fundo do frasco com um queimador de gás. A alta temperatura da chama amolece o vidro e pode ter o formato desejado. O único aspecto negativo é que você precisa calcular com precisão o tempo de aquecimento.
Lâmpada original
Outra aula magistral incomum sobre a criação de uma lâmpada a partir de lâmpadas antigas. O produto pode ser feito tanto suspenso quanto no chão. Materiais necessários para o trabalho: lâmpadas velhas (no mínimo 15 peças), caneta hidrocor ou marcador, cola ou fita dupla-face, porta-cabos com lâmpada de trabalho.
Aqui está um guia passo a passo para montar seu abajur.
- Primeiro você precisa decidir a forma da lâmpada, tudo depende da quantidade de materiais e seus tamanhos (pode ser um cubo, estrela, bola, floco de neve e muito mais).
- Depois disso, a primeira fila de lâmpadas é disposta.
- Um marcador ou caneta hidrográfica nas lâmpadas marca os pontos em que elas se tocam.
- Usando cola quente ou fita dupla-face, a primeira fileira de lâmpadas é conectada (nos pontos marcados).
- Além disso, de acordo com o mesmo algoritmo, o resto das camadas são coletadas.
- O abajur está pronto, agora um cartucho de trabalho está fixado em seu meio.
Um abajur para abajur pode ser montado de maneira mais fácil. Para isso, basta amarrar cordas ou fitas na base das lâmpadas e juntá-las em um feixe.
Uma guirlanda para um jardim pode ser disposta em uma corda comprida, colocando as lâmpadas a uma distância igual e pintando-as com tinta fluorescente.
Mais ideias
A ideia de que uma lâmpada queimada é considerada inútil e imperceptível é considerada familiar. Mas mesmo tal coisa inestética pode ser mudada além do reconhecimento, dando-lhe uma segunda vida. Considere mais algumas idéias DIY para lâmpadas DIY.
Bola de neve
Uma opção que pode ser utilizada como presente e como decoração de interiores. Para funcionar, é necessário preparar uma lâmpada velha vazia, água, faíscas, glicerina, arame ou outros detalhes para decoração, uma tampa para caber na base, pedestal, fita ou corda, tesoura, cola.
Veja como fazer.
- O primeiro passo é preparar a decoração interna dos fios. Qualquer forma pode ser - uma figura abstrata, contornos de plantas, a primeira letra de um nome e muito mais.
- Em seguida, a figura é fixada na tampa.
- Uma solução de glicerina e água é colocada em um frasco vazio. A proporção é de 3 para 7.
- Os brilhos são colocados no mesmo recipiente.
- A próxima etapa - a lâmpada é fechada com uma tampa com decoração e revestida com cola.
- Em seguida, você precisa apertar a base e instalar a embarcação no suporte.
- Ao final do trabalho, é necessário decorar o local de fixação do estande e a base com uma corda ou fita adesiva.
Na água com glicerina, você pode colocar não só brilhos e qualquer decoração, mas flores frescas também são adequadas para o trabalho. Os botões da primeira primavera ou flores de outono brilhantes são colocados na solução. O frasco também é fechado com tampa e cola hot melt. Esta é talvez a decoração mais invulgar e delicada feita a partir de uma lâmpada antiga.
Importante! Não é recomendado o uso de master classes sobre como trabalhar com lâmpadas velhas para crianças ou nas aulas na escola. Uma lâmpada é um item bastante frágil, o descuido pode causar ferimentos. Mas se, apesar disso, não se pode prescindir disso, todo o processo deve ocorrer sob a cuidadosa orientação dos pais ou de um professor.
Mais algumas ideias que são perfeitas para decorar uma casa ou apartamento.
Velas
A cera de parafina derretida ou cera é derramada em uma base de vidro vazia. É importante instalar um pavio na lâmpada antes de fazer isso. Após a solidificação, o frasco se quebra e todos os detritos são removidos. Como resultado, velas de uma forma incomum são obtidas.
Frutas
O artesanato que vai decorar a mesa de jantar é uma pêra de uma lâmpada. O frasco é enrolado com barbante, aqui, assim como no artesanato "árvore de natal", para que o material não escorregue, o fundo de vidro é revestido com cola. O topo da pêra é decorado com uma folha de papel ou tecido verde. O trabalho está pronto.
Florarium
Musgos e suculentas são miniplantas que podem ser colocadas dentro de um florário a partir de uma lâmpada velha. Primeiro, solo e areia, alguns pequenos seixos e casca de árvore precisam ser despejados na base de vidro. Depois disso, você pode plantar plantas, é conveniente fazer isso com uma pinça. Despeje com uma seringa, para que não se formem respingos de sujeira no interior.
Ativando sua imaginação, com um pouco de esforço, você encontrará uso para coisas velhas e aparentemente completamente desnecessárias. Ao apresentar o artesanato à família e aos amigos, você pode obter um humor ainda mais positivo e o trabalho em equipe se tornará ainda mais produtivo.
Idéias interessantes de artesanato com lâmpadas antigas podem ser vistas no vídeo a seguir.