Artesanato do dia da cidade
Os artesanatos para o Dia da Cidade para o jardim de infância e a escola podem ser bastante variados. É imperativo descobrir como fazer desenhos simples e trabalhos manuais volumosos com as crianças com suas próprias mãos. Também vale a pena prestar atenção a várias idéias e opções interessantes.
O que fazer pelo menor?
Fogos de artifício
Mesmo quem começou recentemente a frequentar o jardim de infância tem que fazer com as próprias mãos os artesanatos para o Dia da Cidade. E para eles, uma das opções fáceis é demonstrar uma solene queima de fogos de artifício. Acredita-se que uma das formas mais fáceis de apresentar esses enredos é por meio de desenhos decorativos. Eles também são muito duráveis e farão as delícias mesmo meses após o feriado. Eles geralmente são baseados em papelão ou papel preto.
Se não houver material escuro, basta pintar uma folha normal conforme necessário.
O escurecimento da base é necessário porque o enredo implica tarde ou mesmo noite. Você pode desenhar tanto com guache quanto com tintas a dedo. Para sua informação: não vale a pena usar aquarelas - não vai permitir criar um clima de festa. Para diversificar as habilidades e não fazer constantemente o mesmo tipo de imagens para todas as férias na cidade, você pode se concentrar em diferentes técnicas. Junto com os desenhos, você pode fazer apliques e até miniaturas com volume.
Brazão
Esta versão de artesanato com o tema Dia da Cidade deve ser feita com crianças mais velhas. Ainda assim, aqui você precisa entender a essência do conceito, a capacidade de manter proporções e a estética geral do símbolo da cidade. No entanto, muito depende do desenvolvimento geral e artístico de uma criança em particular. A maneira mais fácil de preparar um brasão é recortá-lo de um papel colorido. A colagem, especialmente a técnica de origami, já está em um nível um pouco mais alto.
Importante: apesar da relativa facilidade de corte, você deve trabalhar com cuidado. Todas as partes da composição são transferidas separadamente e - tão cuidadosamente quanto possível. É útil marcar fragmentos individuais, colocar números neles de dentro para fora. Então será possível controlar o processo de forma eficaz.
Os brasões da cidade, de composição complexa, costumam ser moldados em plasticina. Partes da composição, neste caso, são cortadas sequencialmente. Uma pilha padrão e uma faca ajudarão nisso. A massa é simplesmente desenrolada e então cortada conforme necessário. Alternativas:
- desenho com canetas hidrográficas;
- lápis de desenho;
- preparação de desenho a partir de areia colorida ou outro material atípico.
Além do brasão e dos fogos de artifício, o menor também pode fazer:
- artesanato no espírito de estruturas arquitetônicas icônicas e pontos de referência;
- cartões postais;
- inscrições decorativas em molduras;
- lindas inscrições em cartazes.
Ideias para crianças em idade escolar
Os artesanatos para a escola dedicados ao Dia da Cidade são muito mais diversificados do que os feitos no jardim de infância. Os alunos podem "levar seus próprios" à custa da balança. Uma ótima opção é um layout da cidade ou sua praça central feita de caixotes. Também é uma boa ideia imitar os pontos de referência mais icônicos da mesma maneira. É muito útil preparar um plano para o futuro ofício no papel.
As estruturas são montadas a partir de peças únicas. Eles são impressos e colados. Você pode simplificar seu trabalho imprimindo elementos individuais de edifícios históricos e outras estruturas. É perfeitamente possível desenhá-los com suas próprias mãos. A folha terá que ser dobrada para que possa "ficar" e manter sua forma geométrica.
Se o dia da cidade cair no outono, então é bastante lógico usar folhas caídas, cones e bolotas. De fácil manuseio, disponível sem custo adicional, o material permite uma grande variedade de composições. Você não deve perseguir tramas especialmente complexas; você precisa escolher soluções relativamente simples. Cartões postais e brinquedos, apliques e enfeites decorativos são uma opção óbvia. Você também pode exibir imagens de plantas e animais locais: é fresco e original.
O artesanato do Dia da Cidade também pode ser baseado nas ideias usadas nas férias escolares. Nós estamos falando sobre:
- pinturas caseiras;
- buquês elegantes;
- cartões postais com um enredo auto-selecionado;
- cestos com bagas e frutas;
- fitas de cetim;
- composições de conchas.
Opções interessantes para adultos
Uma excelente embarcação volumétrica é uma caixa de decoupage. A caixa pode ser tecida em poucas horas. O desenho é aplicado à superfície por meio de uma impressora. O fundo do produto é forrado com tecidos naturais. A decupagem da prancha pode ser feita usando a técnica de craquelure em duas etapas.
Uma opção alternativa é o artesanato à base de papel colorido, plasticina e papelão ondulado. Para o trabalho, você precisará de:
- cola típica;
- papelão de alta densidade;
- Tesouras para artigos de papelaria;
- marcador;
- lápis;
- copos de água;
- tintas acrílicas;
- pincéis artísticos.
Para começar, as silhuetas necessárias são recortadas em papelão. Por exemplo, uma fileira de casas para criar uma rua. Em seguida, o modelo é desenhado com um lápis ao longo do contorno. As partes que serão conectadas são equipadas com um recorte no meio. Uma atenção especial deve ser dada ao trabalho de pequenos detalhes.
Os feriados podem ser combinados com flores de papel. Buquês artificiais são procurados para qualquer celebração e são feitos de acordo com aproximadamente o mesmo padrão. O papel ondulado é geralmente usado como base. Além disso, você precisará de um fio macio que criará as hastes. A decoração das flores deve ser feita o mais cuidadosamente possível; pétalas são feitas de papelão.
Se você não gosta de buquês de papel, pode experimentar apliques e cartões caseiros com imagens correspondentes. Uma boa alternativa é um painel de galhos.É feito em estêncil, pois a forma deve ser mantida com cuidado. O estêncil selecionado é transferido para um papelão colorido e cortado. Os galhos são colados com cola PVA, é bem possível quebrar partes desnecessárias dos galhos.
Mas os adultos podem desenvolver as ideias que os pré-escolares usam. Não há absolutamente nada para se envergonhar se a ideia for implementada com habilidade e sensatez. Exemplos:
- uma imagem estilizada de uma família caminhando no parque;
- enredo fabuloso;
- um brasão criado a partir de pequenos detalhes com a assinatura “Eu amo minha cidade” ou uma dedicatória semelhante;
- poema auto-composto em um quadro.
Existe outra versão da composição "Minha Cidade". O uso de caixas e papel colorido permite criar imitações de edifícios e monumentos de vários andares e até de casas particulares. O território da cidade e seus subúrbios são designados usando papel Whatman verde (gramado). A tinta azul ajudará a mostrar um lago ou rio.
Não devemos esquecer os caminhos de asfalto cinza, caminhos percorridos em diferentes direções ou caminhos pedonais.
Cada casa é feita de um par de espaços em branco. Depois de pintar e secar, uma peça é inserida em outra - é assim que a estabilidade é mantida. As casas particulares são imitadas por quadrados com 80 mm de lado. É melhor que sejam feitos de papel pardo. Quanto mais altas as casas particulares desejadas, mais "toras", ou seja, tubos marrons, terão que ser colocados nelas.
O telhado é feito por último. A instalação de suas partes é realizada em cola PVA. Normalmente, eles se esforçam para alcançar a sensação de um telhado de palha. Mas você também pode criar um topo uniforme em alguns casos - quanto mais variadas as casas, melhor, as estelas, Luzes eternas, monumentos notáveis de sua cidade são feitos separadamente. É muito bom se o artesanato esboçado for complementado com inscrições sobre o tema do feriado ou colocado ao lado de um pôster feito em casa.
Existem muitas outras ideias para decorações festivas também. Por exemplo:
- composições de plantas "fantasias de outono"
- desenho com casas estilizadas;
- brasão feito por enfrentar.
No próximo vídeo você pode assistir a uma aula magistral interessante sobre como fazer artesanato "City".