Como decorar um vaso com as próprias mãos em casa?
Se o vaso velho está cansado ou não parece tão atraente, você não deve se desfazer dele como algo desnecessário. É melhor pensar em como decorar um vaso em casa com as próprias mãos.
Decoração com tecido e fitas
Uma opção interessante é costurar uma capa no vaso. As opções removíveis são boas porque a qualquer momento o vaso pode voltar à sua aparência anterior. A cobertura pode ser sazonal. De tecido com estampa ou clima de inverno - Ano Novo, de tecido com floração de primavera - março, etc.
Que outras opções existem para decorar um vaso com tecido:
- Invólucro. O enrolamento decorativo será fixado no final do processo, enquanto você pode fazer ondulações, dobras e outros efeitos. Normalmente, esta opção é complementada por outras decorações, por exemplo, miçangas e fitas.
- Molhar o tecido com cola. O tecido precisa ser literalmente resgatado em uma composição adesiva e, em seguida, embrulhar o frasco com ele. Em seguida, cole conchas e outros elementos com tema marinho na superfície seca e pinte o vaso de azul. A reforma em estilo náutico terá sucesso. Isso pode ser feito com vasos de chão e de mesa.
- Renda "outfit". Você também pode costurar uma capa para um vaso de renda, mas não removível. Será acabado bem no produto de vidro, estreito até o pescoço e com bainha no mesmo lugar. O próprio pescoço pode ser amarrado em várias fileiras com fitas trançadas ou finas de cetim, cujas pontas são deixadas bastante largas.
Uma combinação muito bonita para um vaso, que também está disponível para fazer em casa - serapilheira e rendas. Você pode pegar um frasco de vidro transparente comum e embrulhá-lo com uma tira de pano de cerca de um terço ou um pouco mais. Proteja o último. E por cima, comece a subir a fila de renda.A terceira camada será de corda de juta, que será amarrada com um laço. Um belo vaso de primavera é feito do jarro mais comum com suas próprias mãos.
Você pode até obter uma decoração de fitas em poucos minutos. Um vaso estreito de verdade serve, mas há outra opção, por exemplo, encontre três garrafas com um formato bonito, remova os rótulos e lave até brilhar. Cada garrafa conterá uma flor. Todos os recipientes são amarrados em espiral com uma fita de cetim não muito grossa. Além disso, vasos improvisados são montados e amarrados com uma fita mais grossa de uma cor diferente, em apenas uma área.
Como alternativa, você pode levar duas garrafas e um copo, que será menor do que duas garrafas.
Decoração com materiais naturais
Haverá ainda mais opções aqui. Por exemplo, "roupas" para um vaso na forma de galhos alinhados ficará linda. Você precisa encontrar galhos com aproximadamente a mesma espessura, secá-los, cortá-los para que tenham o mesmo comprimento. Não necessariamente milímetro a milímetro, mas sem grandes diferenças. Em seguida, esses galhos são colados ao vaso com uma pistola de cola - apenas uma cerca ao redor do vaso. Resta amarrá-lo ao meio com barbante, para fazer um laço. Às vezes, os galhos são pintados, mas não é necessário.
Em vez de galhos, você pode usar paus de canela, então você pode não só decorar o vaso, mas também torná-lo uma decoração aromática. Um vaso grande, largo e não muito alto pode ser colado com cones. Os cones terão que ser aparados, pois devem aderir à superfície com uma borda uniforme. Às vezes, um vaso com cones é envernizado, mas você pode passar sem ele.
Que outras opções existem:
- grãos de café - cole metodicamente grão por grão;
- grãos e lentilhas, sementes de abóbora - a mesma história do café;
- conchas do mar - encaixam perfeitamente com o seu lado oco na base, o vaso vai se tornar uma boa lembrança de um feriado à beira-mar;
- ramos de thuja e semelhantes - só precisam ser fixados não na base original, mas primeiro, enrole o vaso com barbante ou barbante, em torno de todo o perímetro.
Para decoração, você pode usar musgo, bolota, plantas secas, casca de árvore - o que vai contar a sua fantasia. Esses vasos são especialmente bons para buquês de verão e outono, que, devido à natureza da estação, provavelmente aparecerão na casa com mais frequência.
Decoração de ano novo
Este tema dá origem a ideias ainda mais bonitas. Existem dez grandes soluções a serem consideradas que não são tão difíceis de repetir.
- Nenhuma revisão pode prescindir desta opção. Basta pegar um vaso transparente e colocar nele uma pequena guirlanda e várias bolas de natal. É verdade que o vaso não será mais utilitário, mas a função decorativa estará no seu melhor.
- Continuando o tema: o vaso pode ser preenchido com cones pintados em cores vivas (com brilho), e novamente com bolas de Natal, e também com sal grosso, que fará o papel de neve. Muito rápido, mas definitivamente lindo.
- Os vasos podem ser tingidos com cola usando o método de spray. E depois também decore com detalhes de Ano Novo prontos, como flocos de neve. Novamente, uma jarra de vidro normal pode ser usada no lugar de um vaso.
- Garrafas de vinho se transformam em vasos de neve chiques, e tudo graças à tinta branca (guache, acrílico) e sal grosso na cola PVA. Uma decoração caseira digna de ano novo.
- Com tinta spray, você pode pintar um vaso de vermelho e fazer tiras de papel preto aveludado e papelão dourado. Eles podem ser fixados no vaso com cola. Adivinhe a associação com a fantasia de Papai Noel.
- Os estojos para vasos lindos, muito acolhedores e caseiros podem ser tricotados com as suas próprias mãos. Podem ser feitas para garrafas (que são fáceis de transformar em vasos no dia a dia), mas para outras formas que não sejam tão estreitas, também não será difícil tricotar essas tampas.
- Apenas tinta spray branca, além de uma listra escura e um floco de neve vermelho com detalhes. E 3 garrafas velhas se transformam em vasos modernos de Ano Novo.
- Páginas de livros antigos, jornais e partituras são perfeitas para tal decoração.E você também vai precisar de flocos de neve de plástico prontos, barbante e algum tipo de elemento decorativo (bolotas, strass, botões, miçangas). Em cada um desses vasos, mesmo que seja muito estreito, pelo menos um galho de abeto certamente entrará.
- Serapilheira, barbante, bolotas e um pequeno fragmento de um galho de abeto são tudo o que você precisa para transformar o vaso mais discreto em uma decoração aconchegante e calorosa de Ano Novo.
- No entanto, você pode confiar totalmente na serapilheira e embrulhar todo o vaso com ela. Uma corda modesta com um arco na lateral - e um recipiente para galhos com cones cobertos de neve está pronto.
É o mais simples possível, mas o espírito do Ano Novo penetra imediatamente na casa, assim que tais vasos aparecem na mesa, estante ou peitoril da janela.
Mais ideias
O acima não é tudo. Para transformar vasos, são utilizadas técnicas diferentes, mais complexas, exigindo conhecimento ou adesão estrita às master classes.
Padrões geométricos
Para que apareçam no vaso, você precisa de fita adesiva. Eles serão sequencialmente colados em locais que não devem ser pintados. E ele também permitirá que você faça isso para que os lugares sejam estritos em suas linhas. A seguir, a fita adesiva descolará e ocupará outro lugar, etc. A decoração costuma ser feita com tintas acrílicas.
Há outra opção: as formas geométricas são recortadas em papel colorido autoadesivo de acordo com os modelos. E então eles são colados ao vaso em locais pré-designados. Pode muito bem ser uma composição no espírito de Kandinsky.
Técnica de piquê
Se na versão anterior havia linhas, aqui estão os pontos. Para decoração, você precisará de um contorno para vidro e cerâmica, algodão, álcool. Este último é necessário para desengordurar a superfície de trabalho. O contorno é aplicado com um toque pontilhado. Um esboço da pintura pode ser feito previamente no papel, e depois anexado ao vaso por dentro e pintado, focalizando nele.
Ir além da linha pode ser corrigido até que o contorno esteja seco. A parte incorreta pode ser removida com um guardanapo embebido em álcool. Um intervalo igual deve ser mantido entre os pontos, a menos, é claro, que a ideia implique uma solução diferente.
Pintura em vitral
Além do mesmo contorno para vidro e cerâmica, você também precisará de tintas especiais para vitrais, bem como álcool, algodão e um pincel. A superfície do vidro é primeiro desengraxada, um esboço pré-preparado é colocado dentro (pode ser encontrado na Internet e impresso em uma impressora). Em seguida, você precisa desenhar contornos fechados, espere até que sequem - isso pode levar algumas horas. Para acelerar o processo, você pode usar um secador de cabelo. Então, o contorno deve ser preenchido.
Esse trabalho dificilmente pode ser chamado de criatividade para iniciantes. Pessoas particularmente diligentes podem realmente descobrir e obter uma bela pintura de vitral em um vaso pela primeira vez, mas na maioria dos casos você tem que praticar. Até mesmo lembrando de como trabalhar com tintas, pincéis, cores em geral.
Miçangas
Você pode chamá-lo de mosaico baseado em um vaso. Ou um aplique feito de miçangas. Nem todos podem trabalhar de improviso, sem um esboço claro. E também é difícil delinear algo no vidro para que você não tenha que escolher depois. Portanto, auxilia um esboço impresso (desenhado) no papel, que é inserido em um vaso.
Meias contas são mais adequadas para decoração: um lado delas é como se fosse cortado, é plano. Estes aderem bem à base. Além disso, miçangas podem ser combinadas com rendas, fios, botões, também ficará muito bem.
Decupagem
Para a decupagem, o mestre precisará de guardanapos com imagens ou de cartões especiais de decupagem. Novamente, é ótimo se você tem experiência e a decupagem já é familiar, ela foi usada em algo mais simples. Mas você pode se arriscar, tentar e fazer isso com sucesso e sem experiência.
O processo de decupagem de um vaso com guardanapos é assim:
- A subcamada branca do guardanapo é separada da colorida. O fragmento desejado é cortado do colorido com uma tesoura.
- A superfície do vaso (latas, garrafas) é lubrificada com cola PVA.
- O fragmento cortado é aplicado com o lado claro sobre a lima de celofane.Um pouco de água é despejada sobre a lima.
- A imagem deve ser endireitada com cuidado, sem danificá-la. A água deve ser drenada com muito cuidado. "Rugas" não devem aparecer no guardanapo neste momento.
- A lima com o aplique é fixada no local untada com cola. O desenho deve ser alisado com os dedos, direto na lima. Isso remove bolhas de ar.
- Em seguida, o arquivo pode ser removido, a imagem pode ser manchada com um pincel mergulhado em PVA. A cola, aliás, deve ser misturada até a metade com água.
- O trabalho seca, após o que pode ser coberto com uma camada de verniz.
A decupagem é uma técnica sutil, mas o resultado é elegante, próximo à decoração profissional.
Marmoreado
Além de um vaso de vidro, você precisará de várias tintas de tons semelhantes. No fundo do vaso, você precisa derramar um pouco de cada frasco de tinta. Depois disso, o vaso deve ser virado lentamente, direcionando-o com o gargalo para baixo. Não há necessidade de pressa, caso contrário a tinta não grudará no vidro. Não há necessidade de adicionar água. Cada adição adicional de tinta implica um aumento em sua quantidade.
O vaso precisa ser rolado até que toda a superfície esteja na camada de tinta. Ao final do trabalho, basta colocar o vaso de cabeça para baixo sobre uma toalha de papel para que o excesso de tinta escorra do recipiente. Depois de esvaziado, o vaso deve ser deitado de lado. Precisa secar. Isso pode levar até dois dias.
Com lantejoulas
A maneira mais rápida e fácil de decorar um vaso dessa maneira é usar um spray para cabelo com purpurina e borrifá-lo vigorosamente em um vaso de vidro. Só depois disso você terá que ventilar adequadamente o ambiente. Mas esse método não é o único. Você pode revestir um vaso com PVA e, em seguida, polvilhar generosamente brilhos sobre ele, nem mesmo da mesma cor, mas de diferentes.
Você pode adicionar glitter a tintas de guache ou acrílico e simplesmente pintar o vaso em estilo livre. Cada método está disponível para todos, nenhuma habilidade especial é necessária aqui. Posteriormente, será muito mais agradável colocar flores em seu próprio recipiente transformado.
As ideias estão por toda parte, você pode encontrá-las em coisas que não parecem artísticas. Por exemplo, pegue meia-calça infantil com uma estampa fofa (cor, padrão), corte-a e coloque-a em um vaso. Costure e prenda nos lugares certos. Para remover o corte do campo de visão, neste local você pode amarrar uma fita ou barbante, fios grossos, etc.
Descobertas fantásticas e sua implementação bem-sucedida!
Para informações sobre como decorar um vaso com as próprias mãos em casa, veja o próximo vídeo.