Como fazer um ouriço com uma medula vegetal?
Alguns vegetais podem ser usados não apenas como alimentos saudáveis, mas também para fazer artesanato. Nesse sentido, a abobrinha é um material multifacetado.
Uma lição sobre como transformar um vegetal em um ouriço pode ser oferecida até mesmo a um bebê. Qualquer uma dessas embarcações será uma boa razão para o desenvolvimento de sua percepção do mundo e da imaginação.
Preparação de material
Fazer um ouriço de uma medula vegetal com as próprias mãos é muito fácil. Os animais revelaram-se muito invulgares e engraçados. O outono é a época mais fértil para experimentar essas atividades na prática. A temporada de colheita de abobrinha oferece este vegetal em diferentes tamanhos e cores - do verde claro ao verde rico.
Há uma longa tradição de exposições de artesanato feito com vegetais no outono. E é a abobrinha que geralmente assume a liderança em eventos como o material principal.
Ele tem muitas vantagens óbvias.
- Isso é muito barato.
- Despretensioso no trabalho, fácil de manusear.
- Sua polpa não escurece no corte como uma batata. A fruta pode ser usada não só inteira, mas também cortada em pedaços.
- A estrutura da abóbora é moderadamente firme e flexível, mas não firme. Estas são as características ideais para cortar legumes.
Tutanos lisos com uma superfície intacta são adequados para fazer artesanato.
A partir de abobrinhas comuns, os artesanatos originais são obtidos para uma competição em uma escola ou jardim de infância. Para isso, basta fantasiar um pouco, mostrar perseverança e colher vegetais que sejam visualmente adequados em tamanho e aparência.
Para fazer um ouriço de abobrinha fofo e original, você pode usar tudo o que tiver à mão.
Para agulhas: fósforos, cotonetes, palitos de dente, espetos, sementes, galhos e cones de abeto.
Para decoração: plasticina, bolota, amoras, pequenos vegetais, grãos de café, miçangas, botões e tudo o que a sua imaginação lhe diz.
Uma assadeira de plástico ou uma contraparte de papelão embaixo dos doces também podem ser úteis. E também folhas de outono reais ou de papel.
Ferramentas necessárias
Quanto às ferramentas, são materiais de escritório comuns, como tesouras, cola, uma pilha ou uma faca de papelaria. Objetos pontiagudos só devem ser manuseados sob supervisão de um adulto.
Opções de fabricação
Oferecemos várias masterclasses que explicam, passo a passo, como fazer um ouriço a partir de uma medula vegetal.
Com palitos
Um pequeno ouriço de uma medula vegetal com maçãs-bagas em espinhos de palitos de dente parece fofo.
Para criá-lo, você precisará de:
- 1 abobrinha visualmente adequada
- bagas grandes para imitar maçãs.
De bagas para artesanato, viburnum, rosa mosqueta ou freixo da montanha são adequados. Você pode enfiar cogumelos e muito mais em espinhos. Três cerejas são úteis para desenhar os olhos e o nariz de um animal vegetal. São perfeitamente capazes de substituir uvas, ameixas ou três azeitonas pretas. As pernas dos moradores da floresta são feitas melhor com batatas. Os palitos são usados para agulhas.
Primeiro você precisa preparar uma cama natural pitoresca para o ouriço-da-abóbora. Ele se sentará confortavelmente em uma clareira improvisada de folhas caídas e galhos de pinheiros.
Em seguida, você precisa colocar o ouriço bem no meio da clareira e fazer o desenho dos olhos e do nariz.
As pernas devem primeiro ser cortadas do tubérculo de batata crua. Agora o ouriço se parece com um real, e é muito mais interessante trabalhar com ele.
Crie uma agulha de volta com palitos pontiagudos.
Bagas e cogumelos cozidos devem ser colocados em "agulhas" afiadas, e você também pode colocar galhos inteiros de bagas.
Os restos do material (cogumelos, bagas, etc.) devem ser espalhados no pasto para que o ouriço parcimonioso volte mais tarde para buscá-los. Afinal, ele se prepara da maneira mais completa para o inverno.
Tudo o que resta é chamar o ouriço de algum nome fofo - e apresentar ao público no festival da colheita. Todos os adultos e crianças ficarão maravilhados. Com um animal assim, você certamente vai querer tirar uma foto e levá-la para casa. Ou faça o mesmo você mesmo.
Se a festa da colheita não está planejada, mas há uma viagem fora da cidade para um churrasco, esse ouriço certamente virá a calhar como um presente para os donos da casa. Eles podem ser usados para decorar a mesa como um símbolo do outono. Um presente tão incomum lhe dará um bom humor.
Com massinha e espaguete
Coloque a abobrinha em um prato raso. Espete pedaços iguais de espaguete na área das costas.
Em seguida, você precisa pegar a plasticina marrom e rolar uma bola de pequeno diâmetro para a cabeça do ouriço. Faça uma bola menor para o nariz.
Prenda a cabeça ao vegetal. Anexe um nariz e dois botões - olhos para a cabeça de plasticina.
Forme todos os tipos de cogumelos, maçãs vermelhas e cenouras laranjas com diferentes pedaços de plasticina.
Cole todas as frutas e cenouras nas espaguetes.
Assim, o ouriço está pronto com os presentes do outono: cogumelos e um suprimento de vegetais e frutas.
Com sementes
Ouriço de abobrinha com sementes de girassol é uma combinação interessante de materiais naturais comestíveis. Os espinhos serão sementes de girassol, que, devido à sua cor preta, são o mais parecidas possível com a capa do dorso do animal.
Para o artesanato, você precisa pegar uma abobrinha oblonga, é melhor se for com um talo. Será fácil formar um nariz com isso.
Resta colar os olhos de papel (pode-se usar papelão).
Prepare o número necessário de sementes. Você pode prendê-los na parte traseira de maneiras diferentes.
- Cole a abobrinha na pele com cola quente.
- Prenda com plasticina.
- Coloque sementes cruas em palitos de dente e cole-as na polpa do vegetal.
Este desenho da "pelagem espinhosa" do animal parece muito interessante e decora o ofício acabado.
Em vez de sementes, podem ser coladas bolotas ou plasticina à base de abobrinha, mas este será um tipo de embarcação completamente diferente na forma de um ouriço.
As sementes podem ser compridas ou de abóbora... Qualquer um de seus tipos funcionará bem para criar um ouriço espinhoso. Se desejar, as sementes de abóbora podem ser tingidas de preto. Isso vai complicar o trabalho, mas será mais interessante para as crianças.
Com ramos de pinheiro
Esse ouriço ficará completamente verde. Para fazer isso, você precisará de um suprimento de materiais naturais: cones, galhos de coníferas, espinhos de uma árvore de Natal.
Pegue uma pequena abobrinha. Faça furos com um palito. Insira agulhas de pinho (abeto) nelas.
Quanto mais densas forem as agulhas, mais grosso será o casaco de pele do ouriço.
Faça o nariz e os olhos do animal com plasticina escura. Coloque uma ervilha de pimenta-do-reino, uma pérola ou um cravo de especiarias na plasticina.
O casaco de pele do animal também pode ser feito de agulhas de pinheiro, bastando inseri-las cuidadosamente na polpa da abobrinha. O ouriço pode ser colocado "de pé" ou em uma posição horizontal natural.
Com cones
Primeiro você precisa organizar o arco do artesanato de abobrinha. Pequenas áreas podem ser decoradas por último, e grandes áreas devem ser cobertas tanto quanto possível.
Para fazer isso, você precisa preparar uma dúzia de cones de diferentes diâmetros. Além disso, algumas das "escamas" nos botões podem ser aparadas para um melhor ajuste.
Uma vez que as saliências cobrem toda a base, é hora de começar a decorar o artesanato. Para fazer isso, você precisará de várias castanhas, bolotas, galhos de sorveira, folhas de outono. Eles precisam preencher os vazios existentes entre os cones. Tal adição também irá decorar vantajosamente a embarcação, tornando-a mais espetacular.
Com fósforos
Coloque a abobrinha preparada no meio da clareira. Pode ser disposto a partir de folhas secas ou usando folhagem de papel.
Para fazer os olhos pequenos de um ouriço, um nariz redondo. Faça as pernas do animal com uma batata crua, cortando-a em pedaços ou esculpindo-a em plasticina.
Esse animal parece quase real e agora é mais interessante trabalhar com ele.
Use palitos para prender os olhos nele, recorte ou pinte um sorriso bem-humorado.
Agora temos que fazer a parte mais rotineira do trabalho - adicionar as agulhas. Coloque os fósforos nas costas e fixe cogumelos e frutas neles, você também pode fazer pequenas folhas.
Trabalhar com jogos desenvolve habilidades motoras finas e perseverança nas crianças. Mas os pré-escolares devem brincar com fósforos sob a supervisão de adultos!
É importante lembrar que este é um item perigoso de incêndio, e não apenas partes da embarcação.
Com uvas
Você vai precisar de uvas de qualquer tipo e um pacote de palitos. Você pode substituir este material por espetos de bambu finos e longos. Ou escolha homólogos de plástico.
Esse ouriço pode ser servido com segurança na mesa como sobremesa de frutas. Especialmente se você adicionar morangos, fatias de kiwi, cubos de abacaxi e outras frutas ou bagas aos espetos.
As crianças ficam felizes em realizar a tarefa de plantar uvas em gravetos. É aconselhável supervisionar as crianças, pois o trabalho é feito com objetos pontiagudos.
E também um ouriço de abobrinha pode estar com agulhas nas quais azeitonas ou azeitonas são enfiadas. Este já é um clássico serviço de lanche. Mas é bastante adequado para a competição. E se já está decidido servi-lo à mesa, carregue o ouriço com fatias de queijo, presunto, cogumelos e pepinos. Você pode encher a abobrinha. Isso deve ser feito com um vegetal assado. Mas certifique-se de que não fica muito mole, senão as agulhas do ouriço não grudam.
A seguir, assista a um vídeo sobre como você pode fazer um ouriço de materiais naturais.