Trabalhos manuais

Artesanato de cotonetes

Artesanato de cotonetes
Contente
  1. O que fazer com as crianças?
  2. Fazendo flores
  3. Produtos de inverno
  4. Mais ideias

Desejando agregar variedade à confecção do artesanato, faz sentido prestar atenção ao material disponível em cada casa - os cotonetes. Master classes de dificuldade variada certamente agradarão a qualquer criança.

O que fazer com as crianças?

Recomenda-se familiarizar-se com novos materiais criando produtos simples: animais, insetos ou casas.

Animais

Crianças pequenas de 3 a 4 anos, ou mesmo 2 anos, trabalham com cotonetes melhor começar com uma aula magistral sobre como projetar um porco-espinho engraçado. O trabalho começa esculpindo o corpo e a cabeça do animal em massinha ou massa salgada. Na verdade, pode acabar sendo uma única peça arredondada, com um dos lados se estendendo na forma de um focinho. Cotonetes, previamente cortados ao meio pelos pais, são imersos nas costas de forma livre, mantendo as lacunas. Os olhos e o nariz do animal são feitos de plasticina preta.

Para tornar o artesanato mais original, os cotonetes podem ser pré-pintados em cores diferentes.

Para crianças de 5 a 6 anos, uma aula magistral sobre a criação de um panda é o ideal. Seguindo as instruções passo a passo, você conseguirá um emprego digno até de ser enviado para um concurso de jardim de infância. Além de um pacote inteiro de cotonetes, você precisará de papelão grosso e papel comum, canetas hidrográficas e cola. Em primeiro lugar, um oval é recortado de uma folha preta - o futuro corpo, bem como quatro círculos, que se tornarão patas. Em um pedaço de papel branco, os olhos de um animal e um nariz triangular são desenhados - eles também precisarão ser cortados.

Os bastões de corte são colados na base, preenchendo toda a área da cabeça e do torso. O focinho do animal é decorado com olhos e nariz.Alguns dos palitos podem ser adicionalmente tingidos com um marcador para que uma mancha seja obtida. Da mesma forma, será possível realizar um urso pardo, apenas as pernas e orelhas do animal já estarão recortadas de papelão pardo.

É um pouco mais difícil criar um cordeiro - uma master class semelhante é mais adequada para uma criança de 10 anos. O processo criativo exigirá o uso de cola, tesoura e lápis. Em primeiro lugar, os contornos do futuro animal são desenhados em papel grosso. É melhor aumentar um pouco o tamanho da testa do animal para fixar o topete. Os palitos encurtados são colados em fileiras no corpo.

Um pedaço de algodão é fixado na testa do animal, assim como nas pontas dos palitos que formam as orelhas. O focinho do animal é pintado com canetas hidrográficas ou lápis. Prendedores de roupa de madeira ou quatro cotonetes são adequados como pernas de ovelha.

Vale ressaltar que quase todos os animais são obtidos dessa forma. Basta recortar do papelão a base da forma correspondente e preencher as áreas “lã” com cotonetes ou suas pontas macias.

joaninha

Ao fazer uma joaninha, a primeira coisa a fazer é cortar um círculo de papelão, cujo tamanho corresponde a uma almofada de algodão. Para formar as patas, 6 cotonetes completos são envolvidos, ou 3, mas cortados ao meio. Em uma das duas "panquecas" brancas, uma fenda para as asas é cortada e o contorno da cabeça é marcado. O círculo de papelão é abundantemente coberto com cola, e primeiro as patas são colocadas em camadas e depois o disco preparado. A segunda lã é colada nas costas.

A panqueca de cima tem uma cabeça preta e asas pintadas de vermelho. Na embarcação seca, olhos de plástico são fixados com cola quente.

Casinha

Uma casa de cotonete pode ser feita de duas maneiras. O primeiro envolve a criação de um aplique. Para trabalhar, você precisará de papelão azul, cotonetes, lã de algodão e cola PVA. A grelha transversal do edifício é colada ao papel com PVA. A partir de pedaços de algodão embebidos em cola, eles formam uma nuvem de neve, caindo neve e montes no telhado.

Tendo dominado uma master class simples, você pode passar para uma estrutura volumétrica mais complexa. A casa é construída com cotonetes de acordo com o tipo de instalação de uma moldura de madeira, ou seja, duas peças de cada lado. Cada camada é fixada com cola de silicato. Se tudo for feito corretamente, cada casa de log deve ter 12 "logs". Um retângulo é recortado de um pedaço de papelão, cujo comprimento corresponde ao comprimento da casa. Dobrando-o ao meio, será possível construir um telhado, que só então precisa ser coberto com cotonetes.

O produto acabado é fixado em um papelão grosso polvilhado com neve artificial ou brilhos. Ao redor da casa, você pode colocar uma árvore e um boneco de neve, coletados das pontas cortadas de cotonetes.

Fazendo flores

As hastes auriculares em combinação com discos cosméticos ou faixas de cabelo produzem flores muito bonitas. Uma das master classes requer o uso adicional de bolas de espuma, espetos de madeira, fio verde e guache. Os palitos cortados ao meio são inseridos na bola a uma curta distância um do outro. Um espeto de madeira é pintado de verde ou enrolado com um fio do mesmo tom - é assim que o caule ficará. Colocando a bola em um palito, resta pintar todas as bordas suaves do botão na cor escolhida.

Os copos-de-leite ficam ainda mais fáceis, exigindo, além dos bastões, discos cosméticos, cola e guache. Uma das pontas do palito é pintada de amarelo com tinta. É embrulhado com uma almofada de algodão para formar um botão e preso com cola. Lírios de calla prontos são usados ​​para aplicação ou são "colocados" em tubos de plástico verdes. Em outra arte incomum, os centros das flores se transformam em metades de bolas de espuma, pintadas em laranja e fixadas em papel.Os botões de algodão atuam novamente como pétalas.

Aliás, o núcleo original também pode ser obtido a partir de várias faixas elásticas para cabelo, interligadas por fios.

Produtos de inverno

Para as festas de fim de ano, a criança pode fazer um boneco de neve engraçado com as próprias mãos. Como base do projeto, três bolas de diâmetros diferentes são necessárias: ou espuma ou feitas de plasticina. Além disso, cola para artigos de papelaria, papel colorido, cotonetes, fios macios, bem como tecidos de malha e renda são úteis. A propósito, o feltro também pode se tornar uma alternativa ao último. As bolas de base são fixadas entre si com um espátula fina, pré-impregnada com cola. Além disso, vale a pena usar cola quente. Naturalmente, os espaços em branco de plasticina são fáceis de moldar juntos.

O nível inferior é preenchido com metades de cotonetes para que fiquem o mais próximos possível. As duas bolas restantes são tratadas de forma semelhante. Um pequeno cone é torcido de um pedaço de papel laranja, que é então colado entre os palitos inseridos. Os olhos são recortados de papelão, embora não seja proibida a utilização de peças plásticas prontas em lojas de artesanato. Eles são fixados na bola superior. Arame macio é usado para criar as mãos, e tecido ou feltro é usado para vestir um boneco de neve com um chapéu, luvas e um lenço.

Flocos de neve graciosos baseados em palitos podem ser usados ​​para decorar uma árvore de Natal ou decorar paredes. É melhor usar bolas de plasticina branca como base, embora espaços em branco de espuma também sejam adequados como alternativa. Cada floco de neve ocupa cerca de 15 gravetos de comprimentos diferentes. É razoável preparar uma arma quente, tesouras, contas e plástico transparente de ferramentas e materiais. Seis gravetos permanecem intactos e três são cortados em dois.

Um pequeno círculo é cortado em plástico, no meio do qual uma conta é colada. Seis palitos inteiros e o mesmo número de metades são colados à base com "raios de sol". Cabeças são cortadas dos espaços em branco restantes, que preenchem as lacunas entre as vigas. Quando o floco de neve seca, um laço de fita adesiva é colado nele.

Ao fixar um pedaço de fita dupla-face na decoração, será possível fixá-lo na janela.

Mais ideias

Em princípio, os artesanatos feitos com cotonetes podem ser criados sobre qualquer tema: do "outono" às "férias de verão", principalmente quando se trata de aplicações. Costuma-se combinar o material principal com almofadas de algodão, botões, miçangas, plasticina, fitas, gravetos e até fósforos. A paisagem sempre será relevante: outono, retratando um ouriço correndo para casa com a colheita, ou inverno, com neve voando e montes de neve nas árvores. Em primeiro lugar, os objetos planejados são marcados em uma base de papelão: edifícios, árvores, sol ou lua, nuvens ou neve, gotas de chuva ou flocos de neve. Além disso, com a ajuda de presentes da natureza, elementos decorativos e a mesma plasticina, eles recebem um pequeno volume e cor.

Durante o trabalho, você não deve se limitar a um único material: para a casa, você pode usar cotonetes e papel colorido, e para o sol - um disco cosmético e galhos finos.

De palitos de orelha, não apenas flores de fantasia são obtidas, mas também arbustos, espiguetas, árvores de Natal, galhos de salgueiro e outras plantas. Um aplique com um galho de salgueiro, aliás, pode ser um excelente artesanato para o jardim de infância na Páscoa. Para criá-lo, basta uma base de papelão, plasticina, cabeças de algodão e tintas. O algodão tingido simbolizará o conteúdo dos botões que se abrem, e delgados flagelos de plasticina serão úteis para indicar o vaso e os próprios ramos.

Um pavão caseiro em uma base de papelão parece muito incomum. Sua cauda é formada por colheres de plástico multicoloridas, e o corpo de um pássaro é exposto a partir de cabeças tingidas de algodão, tingidas de azul.Um coelhinho fofinho com um corpo de isopor coberto com palitos de orelha cortados pode ser não apenas um artesanato para a escola, mas também um ótimo brinquedo que pode ser colocado em uma casa de boneca. Suas orelhas e pernas são feitas de arame macio. Um aplique representando uma coruja ou uma figura volumosa de um ouriço correndo sobre seu negócio com uma colheita nas costas ficará lindo.

Para obter informações sobre como fazer artesanato com cotonetes, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa