Trabalhos manuais

Fazendo artesanato de arroz

Fazendo artesanato de arroz
Contente
  1. Como e com o que você pode pintar arroz para artesanato?
  2. Como fazer um aplique sobre o tema "Outono"?
  3. Como fazer cogumelos?
  4. Caixas de sensor
  5. Artesanato para decoração
  6. Mais ideias

O arroz é um excelente material para os mais diversos artesanatos: é barato, está quase sempre à mão, pode ser pintado e colado sem problemas, seja com cola, seja com fita adesiva ou plasticina. Além disso, a interação com o arroz tem um efeito benéfico no desenvolvimento da criança.

Como e com o que você pode pintar arroz para artesanato?

Existem várias maneiras de obter arroz colorido para a criatividade.

  • As tintas a guache ou a dedo para crianças são adequadas para o trabalho. É melhor levar guache à base de ingredientes naturais ou contendo pigmentos naturais.
  • Também será possível usar o verde brilhante banal.
  • O resultado desejado pode ser alcançado com corantes alimentares.
  • Finalmente, você pode usar cores naturais como espinafre e suco de beterraba, açafrão e açafrão.

Em todos os casos anteriores, na etapa de mistura, será possível adicionar algumas gotas de óleo essencial e obter um cheiro agradável.

No tingimento do arroz com guache, os grumos são esmigalhados em vários recipientes desnecessários, após o que se junta a cada um deles uma solução espessa de corante e um pouco de água, o que permite obter uma substância pastosa. O conteúdo da tigela ou do copo é bem misturado e deixado neste estado por cerca de meia hora.

O excesso de umidade que não será absorvido pelo arroz terá que ser drenado, e o próprio arroz deverá ser derramado sobre papel branco e deixado secar por 24 horas. Se o material está pronto para uso pode ser determinado pegando-o: se o cereal não manchar a pele, então você pode prosseguir com a criação de artesanatos. É mais conveniente armazenar arroz colorido em potes de vidro.

Trabalhar com o verde brilhante é relativamente mais fácil. Algumas gotas da solução são adicionadas a um saco plástico com arroz, que é fechado com zíper e bem agitado. Após a mistura dos componentes, os cereais devem ser dispostos em papel branco e deixados para secar. Após 15 minutos, o material estará pronto para uso e até mesmo seu odor desagradável desaparecerá sem deixar vestígios. No entanto, deve-se lembrar que o verde brilhante é altamente sensível à luz e, portanto, os grãos brilhantes desbotam com o tempo.

O trabalho com corantes alimentícios começa com o fato de que meio copo de cereal é colocado em um recipiente de plástico. Para lá são enviadas algumas gotas de corante, bem como meia colher de vinagre. Se apenas o corante seco estiver disponível, primeiro terá que ser diluído em algumas gotas de água. A caixa é fechada com uma tampa e o conteúdo é agitado até ficar homogêneo. Em seguida, o arroz é colocado em papel ou filme plástico e, em seguida, é seco naturalmente. Você também pode colocá-los no forno e aquecê-los por 45 minutos a 170 graus. A rica cor brilhante desses cereais persistirá por muito tempo.

De referir que para o artesanato é preferível utilizar arroz branco comprido, que se distingue pela sua dureza e resistência.

Na falta de tempo extra, pode-se misturar em um pano ou gaze com tintura seca e depois mergulhar em água fervente por alguns segundos. Quando os grãos esfriarem, será necessário esfregá-los um pouco com os dedos. Outro método de coloração incomum requer a combinação de uma colher de chá de álcool etílico e uma grande quantidade de corante alimentar. Cerca de 3/4 de xícara de arroz são despejados na mistura resultante, e tudo está bem misturado. No final, o cereal é deixado secar no papel alumínio.

Como fazer um aplique sobre o tema "Outono"?

Será muito interessante para as crianças criarem com as próprias mãos uma obra chamada "Vento de Outono". Para o trabalho, além do arroz, você vai precisar de papelão grosso de cor, guache, cola PVA, um pincel e vários recipientes pequenos, por exemplo, copos. Em primeiro lugar, o cereal é desfeito em xícaras. Seu número é determinado em função de quantas cores de arroz devem ser obtidas. Para o trabalho de outono, você precisará de pelo menos tons de amarelo, verde, vermelho e laranja.

Em cada recipiente adiciona-se guache da cor desejada e um pouco de água. Seu conteúdo é misturado até a cor uniforme e colocado para secar.

Neste momento, uma linha do horizonte e uma árvore simples com galhos são desenhados sobre uma folha de papelão colorido em guache preto. Toda a área sob o horizonte é uniformemente revestida com cola e preenchida com arroz colorido: por exemplo, pode ser grama verde polvilhada com folhas coloridas por cima. No final da etapa, a garupa deverá ser levemente pressionada contra o papel para melhor fixação.

O processamento das copas das árvores é feito da mesma forma. Primeiro, o espaço ao redor dos galhos é coberto com cola e, em seguida, cuidadosamente coberto com uma mistura do arroz restante. Após a formação de uma coroa com um objeto fino, os grãos deverão ser ligeiramente afastados para tornar os ramos visíveis. Algumas gotas de cola são aplicadas na lateral da árvore sobre o papelão, sobre o qual o arroz é plantado posteriormente.

Você deve ter a impressão de que as folhas estão caindo da árvore.

Como fazer cogumelos?

Combinando arroz com trigo sarraceno, será possível fazer uma aplicação bastante simples sobre o tema "Cogumelo". O processo criativo realizar-se-á não só com cereais, mas também com uma folha de cartão grosso, plasticina, correspondente à tonalidade do cartão ou à tonalidade dos cereais, canetas hidrográficas ou tintas. Seguindo as instruções passo a passo, você precisa começar desenhando o contorno do cogumelo na folha. Além disso, todo o espaço interno é preenchido com plasticina.

Se um cogumelo comum é criado, sua tampa é feita com trigo sarraceno e a perna - com arroz de grão longo.Na planta mágica, você pode trocar o trigo sarraceno por arroz, e este também pode ser tingido com um corante brilhante. Os grãos devem ser fixados cuidadosamente com leve pressão.

Canetas de feltro e tinta ajudarão você a decorar o fundo, tornando o aplique completo.

Caixas de sensor

O arroz colorido é ideal para organizar caixas sensoriais - brinquedos educativos que permitem que as crianças expandam sua experiência tátil e desenvolvam habilidades motoras finas. Um ou mais tipos de cereais são geralmente colocados em uma caixa, bem como pequenas figuras, seixos, cascas e outras pequenas coisas que podem ser tocadas, enterradas, desenterradas e examinadas... É mais interessante fazer caixas sensoriais para um adulto e uma temática infantil. Por exemplo, junto com arroz azul em uma caixa transparente, peixes feitos de argila de polímero, submarinos de plástico e seixos podem ser acomodados - assim será o desenvolvimento do mar. No mesmo contêiner, você pode construir uma pequena colina de areia verdadeira e adicionar uma variedade de conchas.

Uma caixa com o tema Inseto conterá sêmolas verdes, um conjunto de insetos de borracha, galhos reais e algumas folhas cortadas de feltro. Depois de dar ao arroz um tom rosado, será possível adicionar elementos decorativos para a Páscoa, estatuetas de coelhos e galinhas, ovos de plástico, miçangas grandes e botões encaracolados à caixa de Páscoa.

Artesanato para decoração

Garrafas decoradas cheias de arroz, trigo sarraceno, lentilhas, feijão e outros cereais são freqüentemente usadas para decorar a cozinha. O arroz pode ser repintado previamente em uma sombra adequada. Um belo recipiente - uma garrafa de formato incomum ou um pote - é preenchido com diferentes camadas quase até o topo. O pescoço é amarrado com um trapo de estopa e um pedaço de barbante ou trança.

Os grãos também são adequados para decorar uma moldura de fotos e para criar um castiçal incomum a partir de uma jarra de vidro cheia.

Mais ideias

Em geral, com a ajuda de arroz colorido, acaba-se por organizar a imagem que desejar. Neste caso, um desenho com grandes elementos é desenhado em uma folha de papel ou papelão branco, e então suas áreas individuais são revestidas alternadamente com uma espessa camada de cola e totalmente preenchidas com grãos de diferentes tonalidades. Aliás, em vez de cola, não é proibido o uso de fita dupla-face.

Você pode colar cereais e apenas em alguns lugares de papelão colorido. Por exemplo, desta forma é possível obter um molho para um donut ou casquinha de sorvete.

Artesanato, que são fotos feitas de cereais na base de plasticina, parecem muito originais. Você também pode usar material ecológico para decorar um brinquedo de árvore de Natal. Para trabalhar nesse caso, você vai precisar de verniz acrílico, trigo sarraceno com arroz, pincel com cola PVA, fitas, prato descartável e bolinhas plásticas.

A mistura de cereais é colocada em um recipiente, e o brinquedo é coberto com uma espessa camada de cola. A bola cai em grãos até que não haja mais lacunas. O excesso é sacudido com cuidado e o brinquedo deixado secar por cerca de um dia. Ao final, a bola é coberta com verniz acrílico e pendurada na árvore com uma fita.

Da mesma forma, você pode decorar ovos para a Páscoa. Cada um é coberto com cola com um pincel e despejado em uma mistura de vários cereais. Pode-se cobrir imediatamente toda a superfície ou preencher apenas a imagem previamente aplicada com caneta hidrográfica com arroz e preencher o restante do espaço com semolina. Em outro caso, parte do ovo é colado com cereais e, no outro, desenha-se um focinho engraçado.

Para obter informações sobre como fazer artesanato de arroz, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa