Artesanato em argila de polímero

Tudo sobre bonecos de cerâmica plástica

Tudo sobre bonecos de cerâmica plástica
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. O que é necessário para criar?
  4. Tecnologia de manufatura

Modelar bonecos em cerâmica plástica é uma atividade interessante e criativa onde você poderá realizar as ideias mais originais e dar largas à imaginação. A boneca original será um lindo presente para uma pessoa querida, ou simplesmente se tornará um enfeite de interior para uma artesã.

Peculiaridades

A criação de uma boneca de interior em cerâmica plástica, curiosamente, é um tipo de bordado bastante jovem. O fato é que esse material apareceu no mercado há relativamente pouco tempo. Em 1907, o químico belga Leo Hendrik Bakeland introduziu e patenteou a primeira massa sintética de plástico e a batizou de baquelita. Essa composição se tornou uma espécie de progenitora da moderna argila polimérica. Absolutamente qualquer coisa poderia ser moldada a partir dele, que, mesmo quando exposta a altas temperaturas, não amolecia e não deformava.

Em 1939, a famosa fabricante de bonecas Katie Cruz decidiu criar uma substância que seria mais forte do que a porcelana e tão plástica quanto a argila comum. Sua pesquisa terminou com sucesso - após longas experiências, ela conseguiu obter material para esculpir a cabeça de suas bonecas. No entanto, não era adequado para produção em massa.

O caso foi continuado por sua filha Sophie. Depois de muitas manipulações com a massa recebida pela mãe - introdução de aditivos, vários corantes, componentes pastosos - em 1954 ela ainda conseguiu inventar a argila polimérica na versão em que o material é familiar aos mestres modernos.

Foi Sophie quem se tornou a autora e primeira proprietária da marca FIMIK, e Eberhard Faber, que comprou os direitos uma década depois, aprimorou as características técnicas e operacionais do material e reduziu o nome da marca a um FIMO mais harmonioso.

Visualizações

Existem três tipos principais de bonecos de design feitos de argila de polímero.

  • Estático - são distinguidos por uma figura de moldura fixada em um círculo de suporte em uma determinada posição.
  • Articulado - uma estrutura móvel, com esse brinquedo, você pode alterar a pose se quiser. Isso é conseguido devido à mobilidade das articulações, as articulações dos membros são fixadas em dobradiças arredondadas, presas com cordões de borracha.

Visto que é muito difícil fazer uma boneca de articulação esférica de argila de polímero, é melhor não que artesãos novatos façam esse tipo de trabalho.

  • Combinado - de acordo com esta técnica, as partes visíveis do corpo são moldadas em argila e o corpo é costurado em tecido. Uma boneca desse tipo é a mais fácil de fazer, mas não será menos atraente do que nas duas primeiras versões. É na direção combinada que a maioria das costureiras trabalha, fazendo seus brinquedos à venda. As pupas não são tão frágeis, podem ser colocadas em qualquer posição necessária ou dadas para uma criança brincar.

Importante: as bonecas renascidas tão populares nos últimos anos, que podem ser confundidas com bebês vivos, são feitas de silicone, não de cerâmica plástica.

O que é necessário para criar?

Para trabalhar na criação de uma boneca estilosa, você precisa preparar suprimentos e ferramentas básicas.

  • Plástico. A argila para modelar bonecos está disponível em duas versões: cozida (FIMO PUPPEN e LIVING DOLL) e autodurecível no ar (PAPERCLAY e YES DOLL). Para plásticos assados, você precisa de um fogão ou forno de micro-ondas, para PAPERCLAY isso não é necessário.

Porém, para acelerar o processo de confecção da boneca, é melhor preparar um secador de cabelo para secar.

  • Fio de metal para criar a moldura. Deve ser o mais forte possível, mas flexível ao mesmo tempo para manter sua forma e não enferrujar com o tempo.

Para figuras em miniatura, cobre vai servir, bonecos grandes vão exigir um material mais forte.

  • Cola, primer, cores. É melhor usar tintas acrílicas - elas são ecológicas, não têm medo da umidade e da radiação ultravioleta.
  • Frustrar. Para criar um corpo, é melhor dar preferência a materiais macios.
  • Ferramentas de apoio - alicates, pincéis, pilhas, agulhas, agulhas de tricô, bem como bisturis e tesouras de unha.
  • Acessórios. Inclui cílios, olhos variados, narizes ou até mesmo lacunas na cabeça.

Tudo isso pode ser comprado em lojas especializadas em criatividade ou pedido pela Internet.

  • Cabelo para bonecas. Eles também são vendidos em lojas especializadas e no AliExpress.

Mas você mesmo pode fazer de seda, mohair, uma peruca desnecessária ou cortada de uma boneca velha.

  • Lápis e borracha. Olhos com cílios são desenhados em um rosto já esculpido com um simples lápis, e esponjas são delineadas. Isso é necessário para que possamos imaginar a melhor forma de pintar o rosto.
  • Linho natural, malhas, centímetro, tesoura, linha, caneta. Você vai precisar deles para um bezerro de tecido e roupas de boneca.

Deve-se notar que no arsenal de um titereiro profissional você pode encontrar muitos tipos de bens: de um ferro de solda a penas de pavão - você nunca sabe exatamente o que será útil no decorrer do trabalho. E, portanto, é importante resolver o problema do armazenamento com antecedência.

Algumas costureiras adaptam recipientes de comida volumosos para esses fins, enquanto outras reservam uma cômoda ou mesmo um guarda-roupa para a criatividade.

Tecnologia de manufatura

Vamos nos deter em mais detalhes em uma aula mestre passo a passo para fazer uma boneca de argila do polímero para iniciantes.

Desenho e moldura

Antes de começar a trabalhar, é importante entender exatamente o que você deseja obter no final. Artesãs experientes recomendam começar com um esboço de um futuro ofício e criar um desenho.

A boneca pode ser:

  • realista - com a observância exata de todas as proporções do corpo humano, neste caso a cabeça da estatueta se refere ao resto do corpo como 1: 7;
  • boneca - a proporção da cabeça ao corpo é de 1: 6;
  • modelo - neste caso, a proporção corresponde a 1: 8 ou mesmo 1: 9;
  • cartoon - essas bonecas se distinguem por uma cabeça grande, os membros também podem ser aumentados ou, ao contrário, pequenos.

Claro que, para a primeira experiência de criação de uma boneca, não é necessário correr atrás de um atlas anatômico, mas é melhor observar as proporções aproximadas, caso contrário a boneca ficará ridícula. Para modelos estilizados, os artesãos podem alterar as proporções do corpo. Por exemplo, o pescoço de uma Barbie é alongado e silvicultores e gnomos são esculpidos com pernas curtas e pés enormes. O boneco do retrato, com exceção do desenho animado, é tornado realista, o mais parecido possível com o protótipo.

Antes de começar, faça um esboço claro da boneca em tamanho real. Isso é necessário para que, no decorrer da criação de um brinquedo, de vez em quando aplique suas partes individuais ao desenho, verificando as dimensões e proporções. Se você for fazer o rosto sozinho, prepare seus contornos de frente e de perfil.

Aliás, para facilitar o trabalho, você pode adquirir um molde pronto (full shape) de cabeça ou um weiner (unilateral). É verdade que não são baratos, e a boneca inteira terá que ser ajustada aos parâmetros da peça de trabalho.

Para brinquedos estáticos, você precisa preparar uma moldura densa - ela determinará as proporções do corpo e manterá toda a estrutura sobre si mesma. Como base para bonecos grandes, pode-se pegar um grosso fio de aço, para bonecos em miniatura basta cobre.

  • Não é difícil fazer uma moldura. Dobre e torça a futura estatueta - o laço para a cabeça, o corpo, bem como os braços e as pernas devem estar indicados nela. Quando necessário, o fio deve ser torcido e, para maior resistência, é melhor reforçá-lo com voltas de um fio mais fino.
  • Em seguida, use o papel alumínio para aumentar o volume. Use os dedos ou uma ferramenta especial para dar à peça o formato desejado, alise todos os saliências em excesso e remova amassados. A argila com a qual você vai colar a estatueta deve ficar uniformemente - isso irá minimizar o aparecimento de rachaduras após o cozimento e a entrada de ar na estrutura.

Depois disso, tudo o que resta é anexar o wireframe ao esboço e ajustar tudo o que for necessário.

Cabeça

Para criar uma cabeça, você precisa fazer um espaço em branco usando papel alumínio. Deve ser cerca de 1 cm menor que o esboço. Em seguida, cubra cuidadosamente a folha com uma camada de argila do polímero. Depois disso, você pode prosseguir com o design de partes individuais do rosto da futura boneca.

Primeiro, esculpimos o rosto.

  • Pegue algumas peças idênticas de argila e coloque na bola onde você deseja que suas bochechas fiquem. Se você estiver criando uma criança pequena, não há necessidade de marcar as maçãs do rosto.
  • Em seguida, marque a localização das órbitas oculares - elas estão localizadas no centro do rosto ou um pouco abaixo.
  • Aplique uma fina camada de argila na testa, isso dará um volume realista.
  • Cegue um triângulo de um pedaço de plástico - isso será um nariz. Modele-o com a ferramenta.
  • Pegue um pequeno pedaço de argila, molde em um prato e prenda no lugar do lábio superior. Desenhe a dobra nasolabial.
  • Em seguida, modele o lábio inferior e o queixo da mesma maneira.
  • Grânulos em ambos os lados da cabeça em branco - essas são as orelhas do futuro.

Depois disso, resta apenas examinar cuidadosamente o ocorrido e, se necessário, ajustar as formas ao resultado desejado.

Depois disso, você precisa fazer os olhos.

  • Antes de esculpir os olhos, você precisa delinear as cristas da sobrancelha. Quaisquer irregularidades deixadas por um instrumento afiado são suavemente suavizadas com o dedo.
  • Os olhos podem ser moldados em plástico no formato de um círculo, você pode comprar imitações prontas em uma loja ou pode simplesmente inserir meias contas de acrílico.
  • Traga as pálpebras (inferior e superior) para o formato desejado.

Em seguida, você precisa dar aos seus olhos uma aparência realista. A tinta branca é aplicada na zona de proteína e seca. As íris de uma cor adequada são desenhadas com tinta acrílica, a seguir a pupila e o contorno dos olhos são delineados. Se necessário, coloque brilho em tom branco ou perolado. Após a coloração, os olhos acabados são envernizados e completamente secos.

Vamos nos deter no processo de fazer lábios. Essa parte do rosto, de muitas maneiras, dá à boneca uma expressão dessa ou daquela emoção. Portanto, ela precisa receber atenção especial. As instruções passo a passo para esculpir os lábios incluem várias etapas.

  • Role uma pequena bola e alise-a ligeiramente com o dedo.
  • Passe a ponta do dedo ao longo da borda da peça de trabalho resultante, modelando o contorno da borda.
  • Segurando suavemente a borda, coloque o lábio superior no local preparado em seu rosto.
  • Corrija-o com cuidado pressionando com o dedo primeiro no canto esquerdo e depois no canto direito. Remova todas as coisas desnecessárias.
  • Repita a manipulação com o lábio inferior.
  • Use um furador fino para alisar a junção do lábio com o queixo / nasolabial.
  • Amolece as juntas e dá a forma de acabamento.
  • No lábio superior, marque a dobra, para isso pressione o centro com o dedo mínimo.

E, claro, que boneca sem cabelo. Para criar um penteado, é necessário tirar a lã para feltrar, separe-a cuidadosamente em uma mecha e prenda na cabeça com cola. Por conveniência, você pode usar um furador.

Para agilizar o trabalho, é melhor marcar uma risca na cabeça com antecedência, cortando com um furador ou agulha, e prender o cabelo nela.

Corpo

A cabeça está pronta - você já pode assá-la. Vamos passar a fazer o torso.

  • Todas as áreas convexas do corpo são formadas usando a técnica de feltragem de poliéster de enchimento.
  • Um retângulo é cortado de tecidos da cor da pele de forma que sua largura corresponda ao volume do corpo.
  • Na parte inferior, são cortadas as chamadas calças para as pernas da pupa. A peça em bruto é colocada na moldura e suturada nas costas. É aconselhável apertar um pouco a costura para que a estrutura fique mais densa.
  • As mangas retângulos são recortadas dos restos do tecido e costuradas ao corpo macio.

Passamos para as mãos.

  • Uma linguiça é formada a partir de uma folha de acordo com o desenho e coberta com uma fina camada de argila.
  • Dependendo da ideia do mestre, as mãos podem ficar deslumbradas até o cotovelo, mão ou ombro, o resto ficará escondido pela roupa. A modelagem começa com um pincel, sobe e atinge o comprimento planejado.
  • É importante passar com cuidado o revestimento resultante com guardanapos. Linguiças de argila são usadas para moldar mãos e dedos, unindo-os e alisando as juntas.

As pernas são feitas da mesma maneira. Assim como com as mãos, para fazer as pernas, é preciso fazer uma folha em branco, cobrir com plástico, moldar os dedos dos pés e subir ainda mais, levando-o ao comprimento desejado.

Depois que os membros são coletados, eles são enviados para serem assados.

Adendo. Se o trabalho de criação da boneca demorar vários dias, é aconselhável fazer todos os detalhes principais separadamente. Por exemplo, primeiro para cegar a cabeça e fazer uma meia cozedura - desta forma, fixa a forma do primeiro elemento para fazer o resto noutra altura. O semi-assado é realizado a uma temperatura de 90-100 graus por 30-40 minutos.

A sinterização final da pupa é realizada a 130-140 graus por 30-40 minutos.

Conclusão

Todos os detalhes principais estão prontos. Agora você pode conectá-los ao torso. É melhor usar cola Moment para isso.

Se necessário, corrija com um palito afiado e moa a figura, e depois mande-a de volta para assar. Neste caso, o tempo e a temperatura são ajustados de acordo com as recomendações do fabricante indicadas na embalagem com argila polimérica. Deixe o produto esfriar sem abrir o forno. Depois disso, unte as rachaduras com um plástico especial e, por fim, alise as irregularidades perdidas com uma lixa.

Use as tintas selecionadas para pintar o rosto da boneca, finalizar o decote, as palmas das mãos e as unhas. Se desejar, cubra os olhos e os lábios com um verniz especial.

Lembre-se de que o esmalte de unha ou o esmalte de decupagem nem sempre são adequados para essa finalidade.

Roupas e joias

A boneca está pronta, só falta dar a ela uma linda roupa. Roupas de boneca podem ser compradas na loja ou encomendadas de uma costureira. A maneira mais fácil é costurar você mesmo de qualquer coisa velha desnecessária. O tecido é pré-lavado, goma e cuidadosamente passado a ferro.A roupa acabada é borrifada com água de um borrifador para não eriçar muito.

Encontre joias e acessórios para sua boneca. Lembre-se de que contas enormes ou strass grandes em uma estatueta em miniatura ficarão ridículos. Como toque final, você pode sombrear levemente as dobras e dobras das roupas com tinta a óleo ou folhas de chá fortes.

Bem, para concluir, daremos algumas recomendações. Lembre-se, se você está determinado a criar uma verdadeira obra-prima, prepare-se para trabalhar duro.

Mas se você abordar o trabalho com todo o rigor e imaginação, pode ter certeza que receberá uma boneca muito bonita e estilosa que terá um lugar especial em sua coleção de brinquedos boudoir feitos à mão.

Para informações sobre como fazer um boneco de argila polimérica, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa