Tudo sobre canecas de cerâmica plástica

As canecas de argila de polímero estão se tornando cada vez mais populares entre as pessoas. Esses produtos são bastante simples de fazer, não requerem habilidades especializadas e também são ótimos para presentes ou apresentações.



Vantagens e desvantagens
A argila polimérica é uma substância especial que pode ser facilmente formada, e por isso pode assumir uma variedade de formas e contornos. Devido às suas propriedades únicas, este material plástico é usado ativamente para criar vários elementos decorativos. Você pode fazer de forma independente uma variedade de artesanatos com ele, incluindo canecas de cerâmica plástica, itens de interior, lindas estatuetas e muito mais.
Os artesãos costumam estar envolvidos na criação de produtos de argila, mas você pode aprender a fazer coisas simples em casa.



Vantagens igualmente importantes do uso de argila de polímero:
- falta de habilidades especializadas, educação e altos custos financeiros;
- variedade de tons e cores;
- a capacidade de incorporar quase qualquer fantasia em moldagem com decorações;
- ausência de compostos químicos prejudiciais.



As desvantagens relativas da argila do polímero são a presença de algumas regras de segurança e a baixa resistência dos produtos acabados. Além disso, para esculturas profissionais e frequentes, pode ser necessário equipamento caro.
Tipos de argila para modelagem
Dependendo das características operacionais e técnicas do material plástico, a argila polimérica é convencionalmente classificada em dois tipos: cozida e auto-endurecedora. Cada tipo tem seus próprios méritos.



Auto-endurecimento
É um material plástico, cuja característica distintiva é o seu rápido endurecimento ao ar livre. Devido a essa propriedade, tal substância é sempre armazenada em embalagem lacrada. A variedade de auto-endurecimento é dividida nas seguintes subespécies.
- Líquido. Um gel espesso em tom translúcido ou branco, geralmente usado para criar pequenos elementos decorativos. Após o endurecimento, esse material praticamente não difere do plástico.

- Frio. Um dos tipos mais flexíveis de argila auto-endurecedora, excelente para repintura.

- Pesado. Uma característica distintiva desta espécie é a semelhança máxima com a argila natural. Requer amaciamento adicional com água. A desvantagem é a alta chance de rachaduras ou lascas no produto acabado.

- Leve. O tipo mais popular, caracterizado por alta plasticidade e ductilidade. Esta variedade é melhor laminada e aquecida na superfície de trabalho.

A vantagem da argila auto-endurecedora é a capacidade de fazer quaisquer alterações na forma e no tamanho do produto acabado durante o seu endurecimento. Também vale destacar a rápida limpeza da superfície do barro de poeira e alto desempenho.
As desvantagens são a palidez das cores usadas na solidificação e a impossibilidade de usar argila para peças pequenas.


Cozido
A argila cozida é um polímero clássico que começa a endurecer em temperaturas acima de 100 ° C. Ao contrário da variedade de auto-endurecimento, um forno ou micro-ondas será necessário para criar quaisquer produtos deste tipo.


As vantagens mais importantes da argila cozida são a alta resistência do produto acabado e a preservação do colorido das tonalidades utilizadas. Este material é ótimo para esculpir detalhes pequenos e complexos. As principais desvantagens são a incapacidade de corrigir rapidamente as deficiências e a obrigatoriedade de observar a limpeza da superfície de trabalho.


Opções de design
Uma caneca de cerâmica plástica será um ótimo presente para meninas e meninos. Apesar da opinião estereotipada, tais produtos são ativamente usados como presentes para homens ou mulheres. Simplificando, as canecas feitas por você mesmo são adequadas para qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou atividade profissional.


Recentemente, os produtos de argila decorados com inscrições tornaram-se especialmente populares. Em tal círculo, você pode escrever votos de boa sorte a um ente querido, fazer uma piada engraçada ou simplesmente adicionar palavras adequadas suas: tudo depende da imaginação.


Copos com flores, quadros ou estuque são frequentemente apresentados como presentes. No dia 1º de setembro, você pode fazer com rapidez e facilidade um lindo presente para a professora, e as festas de fim de ano podem ser diversificadas com círculos incríveis com figuras temáticas.



Produtos com animais esculpidos não são menos populares: ouriço, tigre, leão, panda e coelho. Alguns artesãos fazem canecas com corujas, lobos, raposas e muitos outros animais. Quanto aos desenhos animados infantis, muitas vezes você pode encontrar xícaras com lacaios amarelos e personagens do desenho animado Paw Patrol.



Regras de cuidado e armazenamento
Para que uma caneca feita de argila polimérica ou qualquer outro produto feito com esse material não perca por muito tempo suas características operacionais e visuais, é necessário conhecer as regras e recomendações de armazenamento e cuidados. As principais dicas dos principais especialistas são as seguintes.
- Atenção especial deve ser dada à lavagem de produtos poliméricos. Tais produtos devem ser lavados exclusivamente com água em temperatura ambiente.
Caso contrário, ocorre uma destruição rápida da camada superior lacada e uma deterioração do desempenho de toda a estrutura.

- Você também precisa prestar atenção à escolha do detergente. Para produtos poliméricos, recomenda-se o uso de shampoo comum ou qualquer detergente diluído em água pura (proporção 3: 1). É proibido lavar canecas de fabricação própria com soluções que contenham grande quantidade de cloro ou substâncias abrasivas.


- Para uma melhor limpeza dos produtos poliméricos, use o lado macio da esponja ou um pequeno pano de pano. Não devem ser utilizadas escovas duras, pois existe um alto risco de danificar a superfície do produto. Na presença de sujeira, é melhor usar escovas especializadas com cerdas naturais e macias.


- A secagem de um copo de polímero após a lavagem é bastante simples, para isso você pode usar um pano comum, toalha ou guardanapo. Não é recomendado o uso de secador de cabelo. Além disso, durante o processo de secagem, não se deve esfregar o produto acabado, basta passá-lo várias vezes com um pano seco. Caso contrário, você pode estragar o produto e danificar a superfície em relevo.

- É proibido combinar louça de barro com álcool, diversos perfumes, acetona, solventes e muitos outros produtos químicos. Também deve ser lembrado que o material plástico se deteriora com rapidez suficiente em condições de baixa temperatura.


- O teste de produtos manufaturados para durabilidade, resistência ou flexibilidade é fortemente desencorajado. Quaisquer produtos feitos de argila polimérica são plásticos, portanto podem ser facilmente danificados quando caídos de grandes alturas ou no caso de pequenos impactos na estrutura geral.

- Os especialistas também prestam atenção ao fato de que a xícara de barro não deve ser exposta a uma exposição prolongada ao frio ou ao calor. Com base nesta característica, o produto não deve ser aquecido em micro-ondas ou forno e deixado em local exposto a exposição prolongada à luz solar direta.

- É melhor guardar os pratos de barro já feitos em um recipiente especialmente designado ou em um pequeno caixão. O uso de um pacote separado permitirá que você evite arranhões, lascas e quaisquer outras consequências desagradáveis que são observadas no processo de assentamento de poeira a longo prazo. Não se recomenda deixar tais chávenas com a restante loiça que ainda não secou.


- Se alguma parte do produto quebrar ou quebrar, deve-se usar uma cola especial. Os especialistas recomendam fortemente o abandono do uso de soluções adesivas de secagem rápida, como "Moment" e outras soluções semelhantes.
Você também deve armazenar o produto acabado em um local de difícil acesso para crianças ou animais.


Como fazer isso sozinho?
Vamos ver como você pode criar uma caneca com o material descrito com suas próprias mãos.
Ferramentas e materiais
A primeira coisa a fazer antes de fazer uma caneca de cerâmica plástica é preparar um determinado conjunto de ferramentas e materiais. O equipamento básico para iniciantes é assim.
- Ferramenta de rolamento. Um rolo de acrílico é comumente usado. O dispositivo especial pode ser substituído por um rolo clássico, garrafa de vidro ou vidro plano.

- Superfície de trabalho. É qualquer tela limpa e lisa feita de cerâmica, plástico, vidro ou silicone.

- Lâminas afiadas. Eles são usados para cortar substâncias de argila. Nas lojas você encontra facas especiais para produtos poliméricos.

Além das ferramentas acima, também é necessário comprar cola à prova d'água de alta qualidade. Os especialistas recomendam prestar atenção aos compostos de epóxi usados para fixar certas peças à superfície do polímero. O verniz de tinta pode ser selecionado de poliuretano ou acrílico.
Você também pode usar moldes de silicone, que permitem fazer pequenas peças rapidamente. Se forem criados elementos decorativos adicionais, você deve usar palitos de dente de madeira comuns, que são ótimos como suporte para pequenos componentes. Recentemente, estampas e folhas especializadas têm ganhado popularidade, projetadas para criar uma textura específica. Para fazer uma camada fina e uniforme de argila, é recomendável usar máquinas de pasta mais estreitas.


Para desenrolar a argila de polímero, os especialistas aconselham a compra de um rolo de acrílico, cuja superfície não adere ao material plástico. Essa ferramenta permite que você misture rapidamente bases de argila de diferentes tons e crie transições visuais agradáveis.
Se possível, é melhor fazer uma master class, o que simplificará muito a continuação da criação de produtos em casa.
No mundo moderno, existe uma grande variedade de escolas e instituições particulares, cujos mestres ensinam o manuseio correto de ferramentas, técnicas de modelagem e muitas outras características do manuseio de argila polimérica.


Processo de criação
O processo passo a passo para criar uma caneca de argila de polímero é o seguinte.
- Preparação. Pegue nas ferramentas necessárias e prepare a substância argilosa da cor desejada. Nesta fase, o futuro esboço da xícara e a presença ou ausência de elementos decorativos adicionais também são determinados. No processo de preparação, é necessário desdobrar a superfície de trabalho e pegar a ferramenta de laminação.

- Modelagem. Para moldar o artesanato acabado, você deve usar a argila do polímero da mesma forma que com a plasticina. Inicialmente, a substância deve ser bem aquecida e amassada com as mãos. Em primeiro lugar, os especialistas recomendam fazer uma pequena "salsicha" que se tornará a alça do futuro produto. Se necessário, você pode usar máquinas prontas para um trabalho mais fácil e rápido. Em seguida, são feitos a tigela principal e o fundo, que são feitos em movimentos suaves e circulares. É melhor comprar um círculo giratório especial para isso. Se você planeja adicionar diferentes figuras e padrões decorados, todos eles são criados separadamente da xícara.



- Cozimento. Uma caneca e uma decoração adicional são cuidadosamente dispostas em uma superfície de metal ou cerâmica. Para instalar peças pequenas, use fósforos de madeira ou pequenos recipientes resistentes ao calor. Além disso, os produtos são pressionados firmemente à superfície e enviados ao forno. A duração média da termofixação é de 10-15 minutos, dependendo do tamanho do produto e da quantidade de outros detalhes para decoração e aplicação.

- Colar joias na caneca. No final do processo de cozimento, o produto de polímero deve ser completamente seco usando equipamento especializado ou após esperar 2 a 4 dias. Além disso, com a ajuda de cola à base de epóxi, decoração adicional deve ser colada. Antes de efetuar esta manipulação, o exterior da caneca é tratado com uma solução desengordurante.





Aqui estão mais algumas dicas para iniciantes.
- Alguns especialistas recomendam colocar a peça de trabalho não na assadeira em si, mas em uma manga especial para bolos. Essa recomendação permite evitar o acúmulo indesejado de compostos químicos nocivos que são liberados durante o processo de fritura.

- Para evitar que a caneca e seus elementos decorativos adicionais grudem na superfície da assadeira, papel alumínio ou pergaminho comum deve ser usado.
Em alguns casos, é possível usar uma base de silicone, que é feita de um material resistente ao calor.


- Além da cola epóxi clássica, você pode comprar um gel de polímero especial, que é cozido diretamente no forno. Adesivos de látex e cianoacrilato também podem ser usados.A última substância cola as peças com mais eficácia e rapidez.

- Se você precisar fazer polimento adicional da superfície, recomenda-se a utilização de qualquer lixa com grão variando de 600 a 1250. Se não estiver disponível, pode-se usar uma lixa comum para pregos.


- Para maior proteção do produto acabado, a substância polimérica deve ser revestida com vernizes especiais. Uma laca acrílica transparente sobre uma base de poliuretano é a mais adequada para isso. Essa substância seca mais rápido e contribui para a formação de um revestimento denso na superfície externa do produto.


- Ao contrário da crença popular, você não pode usar esmalte de cabelo ou unha normal. Uma proibição semelhante se aplica a uma substância envernizada, que é produzida à base de acrílico. Esses produtos são usados com mais frequência para o acabamento de produtos de plástico.


- Para melhor aplicar o verniz, deve-se preparar vários pincéis com antecedência, diferindo em espessura e estrutura. Recomenda-se o uso de cabeças de cotão sintéticas, que apresentam alto índice de segurança e eficiência.

Além da tecnologia acima, você pode fazer uma caneca de polímero usando o método de cozimento. Para fazer isso, você precisa seguir as instruções a seguir.
- Pegue uma panela velha ou indesejada e coloque um pouco de água limpa nela. Em seguida, aguarde o tempo necessário para a fervura e mergulhe cuidadosamente o produto na água. Para isso, é preferível usar luvas resistentes ao calor e escumadeira.


- Ferva o recipiente de polímero por 3-5 minutos. Nesse momento, você deve adicionar mais 1 minuto para cada milímetro da espessura da caneca de polímero. Como mostra a prática, é melhor superexpor o produto em água fervente do que subexpor.


- Depois de decorrido o tempo especificado, remova cuidadosamente o produto de polímero de uma panela e deixe esfriar bem com água fria corrente.
O processo de resfriamento geralmente não ocorre imediatamente, mas apenas 5-8 minutos após a retirada da caneca da água fervente.

A única desvantagem deste método é a alta probabilidade de formação de placa branca indesejada na superfície externa do produto, mas pode ser facilmente removida com lixa comum. Depois de colados os elementos individuais da caneca, é proibido cozinhar o produto.
Os especialistas recomendam evitar bolhas ou formações indesejadas que ocorram durante o processo de escultura. Se algum for observado, a caneca de resina deve ser descartada e as etapas acima devem ser reiniciadas. Caso contrário, o produto rachará rapidamente e ficará completamente inutilizável.

Os artesãos profissionais também aconselham a contagem cuidadosa da quantidade de argila para modelagem. Como mostra a prática, é melhor assar o produto em uma área bem ventilada, o que evitará os efeitos negativos dos vapores químicos.
Antes de colocar a caneca no forno, é recomendável colocar um pequeno pedaço de argila na assadeira. Desta forma, você pode verificar rapidamente as condições de temperatura e umidade. Além disso, não tenha preguiça de amassar argila de polímero: se isso não for feito, a caneca ficará muito frágil e feia.


Para obter informações sobre como criar uma decoração para uma caneca, decorando-a com um coelho muito fofo e fofo, consulte a próxima aula magistral.