Fazendo um bolo de massinha

A modelagem de plasticina não é apenas uma atividade criativa que desenvolve a coordenação motora fina em crianças, mas também um hobby agradável para adultos. Confeitaria feita de plasticina é um item à parte na lista de objetos de escultura. Existem cores brilhantes e tamanhos encantadores em miniatura. Hoje vamos falar especificamente sobre esses artesanatos fofos e intragáveis e, mais especificamente, sobre bolos de massinha.






O que é necessario?
Antes de começar, precisamos selecionar os materiais. E o principal, claro, é a plasticina.
Os critérios que deve atender são os seguintes.
- Segurança. Este item é importante para a criatividade das crianças. Os bebês colocam na boca coisas que não são tão atraentes quanto peças brilhantes de plasticina. A plasticina infantil deve ter um sabor repulsivo, não deve conter componentes tóxicos. Felizmente, a maioria das marcas atende a esse requisito. Em qualquer caso, não deixe crianças menores de 3 anos com plasticina sozinhas! Peças pequenas carregam outros perigos além da toxicidade, incluindo o risco de inalação. Para trabalhar com migalhas, você pode substituir a plasticina por massa salgada ou massas especiais para a criatividade infantil (disponíveis no sortimento da Hasbro).
- A plasticina não deve exigir um amassamento longo e trabalhoso antes de iniciar o trabalho.
- Não deve grudar nas roupas e nas mãos, deixando marcas de gordura para trás.
- A plasticina não deve ser muito mole - os benefícios para as habilidades motoras são minimizados. As opções soft são adequadas apenas para aplicações, ou para os pequeninos que estão apenas começando a aprender os encantos da escultura, criando as formas mais simples e simplesmente amassando o material nas alças.
- As peças de plasticina devem aderir bem umas às outras. Surgem problemas se a camada superior de plasticina endurece muito rapidamente. Para melhorar a fixação das peças, você pode segurá-las na água ou usar uma moldura feita de palitos de dente, por exemplo.
- Para a criatividade adulta ou grandes projetos com crianças mais velhas, é melhor usar plasticina escultural. É muito mais resistente, você pode trabalhar com ele cortando detalhes com uma faca, o que permite criar pequenos detalhes trabalhados com precisão. Menos - uma faixa estreita de cores, geralmente plasticina marrom ou preta. Mas ele não perde a forma com o calor.
- A plasticina deve ser armazenada em recipientes fechados para que não seque. E para prolongar a vida útil do produto acabado, cubra-o com verniz.


Também precisamos de ferramentas para trabalhar com o material. As facas de plástico mais simples e as pilhas que são seguras para crianças são geralmente vendidas completas com plasticina. Para a criatividade adulta, a escolha de ferramentas é muito mais ampla. Essas pilhas são feitas de madeira ou metal e têm uma grande variedade de formatos. Pilhas de metal podem ser aquecidas e também são usadas para cortar o excesso de plasticina.
Mesmo para a criatividade das crianças, é melhor ter várias pilhas e facas - isso ajudará a evitar manchas de plasticina de uma cor nos detalhes de outra.
Dos materiais em mãos, um rolo de massa será útil para criar "panquecas" planas, tampas de plástico ou formas não utilizadas - com a ajuda deles você dará ao produto a forma desejada, palitos - para fixar os elementos uns aos outros. Se você está trabalhando com uma criança de 7 anos de idade ou esculpindo você mesmo um toro de plasticina, várias contas também serão úteis - elas serão adequadas para nós como elementos decorativos.



Uma opção simples para os mais pequenos
Comecemos pela opção para crianças de 3 a 4 anos. Primeiro, diga ao seu bebê como estudar o material. Mostre a ele como dar forma ao barro. Fale sobre cores. Depois disso, você pode prosseguir para a escultura. Tente fazer tudo com seu filho.
Comece a esculpir com formas básicas.
- Uma bola - um pedaço de plasticina é simplesmente moldado com as palmas das mãos.
- Cobra (minhoca, salsicha) - role um pedaço no tabuleiro. Deixe a criança ver que, dependendo do número de aluguéis, você pode alterar o comprimento e a espessura do elemento.
- Panqueca (pão achatado) - obtida apertando-se um pedaço com os dedos.
Depois de trabalhar com as formas básicas, tente passar para as mais complexas. Faça um ovo, uma bolha ou um cilindro com a bola. Cegue o cubo mais simples. Quando o material se tornar mais familiar, vá trabalhar.
Deixe a criança cegar várias bolas coloridas. Em seguida, eles precisam ser desenrolados, achatados: com um rolo de massa, entre as palmas das mãos ou pressionados contra a mesa. Experimente todas as opções. Coloque os bolos resultantes uns sobre os outros. Faça outro com plasticina branca. Este bolo deve ter bordas irregulares - ele funcionará como um creme.
O tampo pode ser decorado com bolinhas de plasticina ou salsichas. Preparar!


Como fazer um lindo bolo arco-íris?
Com uma criança de 5 a 6 anos, é mais difícil esculpir coisas. Fazer um bolo de arco-íris é uma boa ideia. Trabalhando com as próprias mãos nessa "sobremesa", a criança também pode repetir as cores. Aqui estão as instruções passo a passo de como fazer um desses bolos. Vamos começar com os bolos.
- A Fundação. Estenda panquecas de plasticina de 7 cores do arco-íris. Molde os detalhes em um círculo. Faça com que seu filho os coloque um sobre o outro na ordem correta. Como alternativa, você pode colocar essas panquecas com bolos brancos mais finos - camadas de creme.
- Decoração. Agora vamos adicionar detalhes. Faça uma panqueca fina com a massa branca. Corte em tiras iguais. Tecendo as listras juntas, coloque-as sobre o bolo.


Outras belas ideias de bolo
A seguir, daremos mais algumas instruções passo a passo. Com a ajuda deles, você pode criar uma grande variedade de "guloseimas".
Bolo de casamento em camadas
Faça várias panquecas "rechonchudas" de diferentes diâmetros de plasticina. Ajuste a forma da garrafa e as tampas da pilha. Coloque as peças umas sobre as outras, da maior para a menor. Enrole as bordas das camadas com salsichas de plasticina branca.
Você pode decorar a parte superior com uma pérola ou uma flor moldada em plasticina.

Jardim de rosas
Para esta aula magistral, compre com antecedência miçangas em forma de rosa. Faça uma base. O "sabor" do bolo dependerá da sua cor. Molde a base em um cilindro. A maneira mais fácil de fazer isso é pressionando nos dois lados.
Você pode fazer uma base ou duas, e entre elas uma panqueca de massinha de cor contrastante.
A propósito! Outra forma de diversificar o processo não é esculpir a base, mas colocar plasticina em uma caixinha ou caixinha de fósforos. Não tenha medo de experimentar, experimente diferentes opções para trabalhar com o material.
Da plasticina, que fará o papel de um creme, faça-se um par de minhocas. Faça uma trança ou apenas uma espiral. Coloque este pedaço ao longo da borda do bolo. Torça as rosas de minhocas de plasticina muito finas. Disponha as miçangas e as rosas de massinha em cima da sobremesa. A unha de qualquer festa do chá de boneca está pronta!



Bolo de aniversario com velas
Uma das opções muito simples, adequada para esculpir com crianças. Faça uma base. Pode ser escamoso ou simples - de acordo com o seu gosto. A partir de algumas salsichas de plasticina, molde a borda de seu bolo. Além disso, uma rede pode ser colocada de salsichas finas em sua superfície.
Molde as velas com as mesmas linguiças de cores diferentes. Você pode simplesmente cortá-los, pode entrelaçar o branco com a cor. Cole um pequeno pedaço de plasticina laranja por cima - uma chama. Coloque as velas no bolo. Voila - pronto!






Sobremesa em uma travessa
Você não pode passar sem pratos em um jantar com bonecas. Cegue uma base sólida de qualquer forma e cor. Achate uma panqueca de plasticina que se ajuste ao tamanho do seu bolo, apare suas bordas com uma pilha, cortando-a uniformemente em um círculo. Coloque o bolo em um prato. Faça pequenos cortes nas bordas da placa. Decore o bolo com uma orla sem-fim de plasticina.
Você pode adicionar flores em cima, velas - o que quiser. Você pode usar miçangas, miçangas.





Campo de baga
- Precisaremos das cores de massinha marrom, branca, vermelha, roxa, verde e azul. Alguns deles serão gastos em bolos, alguns em creme e recheio. De massinha marrom, branca, vermelha, verde, roxa, até mesmo bolor, camadas de bolo perfeitas. Eles vão desempenhar o papel de camada de biscoito, creme e fruta em nossa sobremesa. Alinhe a forma das partes "biscuit" do bolo, faça as suas faces texturizadas. Isso pode ser conseguido pressionando uma folha de lixa grossa contra eles.
- Monte a base alternando entre panquecas brancas e marrons. O número de camadas fica a seu critério. O principal aqui é não exagerar. As camadas brancas devem ser significativamente mais finas. Deixe-as ultrapassar as bordas castanhas em alguns pontos, estique-as na "bolacha", criando a sensação de que o creme está a vazar.
- O design resultante já parece "apetitoso"mas o principal processo de decoração ainda está por vir. Bagas cegas de bolas vermelhas, azuis e roxas de massinha. Não se limite a bolas simples - experimente dar a elas um formato de morango ou framboesa.
- Forme folhas da massa verde. Cole as frutas nas folhas. Para prender estas pequenas peças, corte palitos, enfie-os nas nossas “framboesas” e “mirtilos”. Coloque as decorações no bolo. Este é o caso quando quanto mais, melhor. Uma obra-prima da culinária está pronta!





Se quiser diversificar sua mesa de massinha, coloque cupcakes brilhantes na base do bolo, que será o destaque do programa. Você pode fazê-los da seguinte maneira. Pegue um pouco de plasticina marrom (esta será a “perna” de nossos cupcakes) e alguns palitos de cores vivas. Também contas e strass serão úteis para nós.
Rasgue pequenos pedaços das barras. Pressionando com os dedos, molde as pernas com plasticina marrom. Você pode torná-los nervurados usando uma faca ou uma pilha fazendo entalhes.Faça muitos vermes com a massa colorida. Torça rabos-de-cavalo de minhocas, combinando cores diferentes. Brinque com as combinações. Transforme as tranças em gorros em espiral. Coloque o recheio no cupcake e acrescente a decoração, depois decore o bolo com eles.
Preparar. O principal é que você mesmo veja como os doces de plasticina de dar água na boca acabam sendo.
Tenha cuidado para não ser engolido pela criança. Explique às crianças mais velhas que não é comestível, é perigoso. E, se possível, prepare algo gostoso para o bebê para que não só as bonecas tenham uma sobremesa brilhante.


A modelagem é uma atividade agradável e útil, que entusiasma não só as crianças, mas também os adultos. Basta olhar para as obras-primas em miniatura que podem ser criadas a partir de um material simples que todos nós conhecemos bem desde a infância. Se você ou seu filho forem realmente atraídos para esse processo, você pode mudar para argila escultural, argila de polímero ou até mesmo argila comum.
O principal é começar e, observando as regras de segurança, descobrir esse mundo incrível de criar coisas minúsculas (e nem tanto) para você e seu filho.
Para informações sobre como moldar um bolo de massinha, veja o próximo vídeo.