Escolhendo pilhas para esculpir

A plasticina é um material muito apreciado pelas crianças. E os adultos não têm aversão a amassar uma massa plástica nas mãos. Quanto mais tipos puderem ser encontrados à venda, mais interessante e variado será o trabalho. Mas a plasticina por si só não é suficiente para a formação de belos artesanatos e trabalhos no avião, também serão necessárias ferramentas que "dissecem" a massa plástica.


O que é isso?
As pilhas são destinadas a esculpir e modelar figuras de plasticina e trabalhar na técnica da plasticineografia. No entanto, as pilhas também são utilizadas pelos apreciadores da argila polimérica, que esculpem em cera e mástique. As pilhas ajudam a esculpir o artesanato, dando-lhe mais precisão e sutileza.

Os kits de pilha (e eles realmente podem ser vendidos como kits) são úteis para especialistas que trabalham com peças pequenas. Por exemplo, crie a textura exata de folhas, pétalas, casca de árvore, etc.


Pilha é um termo escultural. Vem do inglês steck - "stick".
A pilha também tem raízes italianas: na língua mediterrânea, é o nome de um instrumento feito de madeira de palmeira, ferro ou marfim.
Parece uma espátula graciosa usada por escultores.

Muitos iniciantes que acabaram de entrar em contato com a escultura, surge a pergunta - todas essas pilhas são realmente necessárias, porque apenas com os dedos você pode sentir a exatidão da escultura. Mas artesãos experientes apenas balançam a cabeça diante de tais afirmações: por que reinventar a roda e pensar em como fazer um entalhe aqui com a unha e, em seguida, selá-la. As pilhas já foram testadas com o tempo, apenas os melhores modelos permaneceram em uso ativo, portanto não vale a pena comprar pilhas ou não.
Cortar, compactar, fazer padrões e texturas e realizar inúmeras manipulações com essas facas, bastões e espátulas úteis é muito mais fácil do que sem eles. Isso significa que você precisa coletar seu próprio conjunto, cada autor tem sua própria caixa ou container com tais ferramentas.


Alguém usa uma pilha para esculpir e aconselha a todos que encontrem uma, mas universal. Alguém prefere adquirir um conjunto impressionante, porque cada instrumento afeta a plasticina à sua maneira. Na verdade, esta é uma escolha individual e não existe uma regra única de quanta pilha uma pessoa que esculpe deve ter.


Visualizações
Eles são muito diferentes - tanto no material de que são feitos, quanto na forma e na funcionalidade.

Por material de fabricação
Eles podem ser vendidos em conjuntos ou individualmente.
Às vezes, é mais lucrativo comprar um conjunto se o preço sugerir uma boa economia.


As pilhas são feitas de uma variedade de materiais.
- Metálico. Os profissionais preferem trabalhar com eles. Nem todos e nem sempre, mas é óbvio que são as pilhas de metal que mais frequentemente podem ser encontradas na oficina de um escultor. Essas ferramentas geralmente têm duas pontas de trabalho com pontas de configurações diferentes. Pode haver uma escápula em uma ponta e uma bola na outra. Ou, por exemplo, uma lança afiada. Ou seja, mesmo que haja apenas 3 pilhas no conjunto, na verdade serão 6 ferramentas, de acordo com a quantidade de superfícies de trabalho. As pilhas de ferro são multifuncionais, trabalham com massas de plasticina, mástique e auto-endurecíveis.

- De madeira. Freqüentemente, são comprados por quem deseja usar apenas ferramentas ecológicas. Essas pilhas são geralmente feitas de madeira dura, ou seja, faia, carvalho, bétula, bordo. E também têm dois lados de trabalho, ou melhor, duas pontas. Mas essa ferramenta é projetada principalmente para trabalhar com escultura clássica e, portanto, encontrar pequenas pilhas de madeira é um problema. E se uma pessoa está envolvida apenas na modelagem de plasticina, eles podem ser inúteis. Para quem também gosta de modelar a partir da polpa de papel, as ferramentas de madeira podem ser úteis.

- Plástico. O tipo mais popular para os amantes da modelagem, em particular, crianças. Em um bom conjunto de plasticina, definitivamente haverá um par de pilhas. Mas eles são adequados não apenas para o processamento de plasticina, mas também para massas de mastique e epóxi. Mas o plástico não se combina com a argila do polímero, porque o plástico literalmente amolece e se transforma em uma goma de mascar pegajosa.

- Silicone. São pilhas com pontas de silicone. Ao contrário da mesma ferramenta de metal, este dispositivo deixa uma marca suave e delicada na superfície do material. Isso ajudará a fazer transições, suavizar as articulações. Os mestres usam esses modeladores de pilha, entre outras coisas, para indicar expressões faciais nos rostos de figuras de estuque.

É preferível que as crianças trabalhem com ferramentas de plástico difíceis de ferir.
Os adultos podem tentar outras opções, "experimentando" com suas próprias mãos.


Por tamanho e forma
Um raro profissional não tem uma pilha de loops. Este é um dispositivo com uma ponta de arame, em forma de loop, muito memorável. O formato e a espessura da alça podem ser diferentes, portanto, ajudará não só a cortar o excesso de massa plástica, mas também a corrigir a forma como um todo.

Outro tipo popular são as pilhas de bolas (bolinhas / pontos). São varetas finas, geralmente feitas de madeira ou plástico, com uma bola de metal na ponta. As dimensões desta ferramenta variam. As pilhas são geralmente de dois lados, portanto, bolas de tamanhos diferentes estarão em extremidades diferentes do acessório.
Essas pilhas são necessárias quando você precisa criar formas arredondadas.

Existem ferramentas que podem ser tão úteis quanto pilhas. Essas ferramentas complementam o conjunto básico de ferramentas que ajudam a esculpir não mais no nível amador. Isso inclui facas, pinças, rolos de macarrão e, idealmente, desenrolamento de massa plástica.Ou, por exemplo, uma extrusora que otimiza o nivelamento de embutidos de argila de polímero.


A propósito, ferramentas caseiras podem ser pilhas legais. Se a imaginação do autor estiver bem desenvolvida, ele descobrirá como transformar o elemento de trabalho necessário, executando esta ou aquela tarefa em uma massa de plástico, em uma pilha completa. Por exemplo, os artesãos fazem pilhas com um cabo de madeira ou tubo termorretrátil.


Como escolher?
Muitas pessoas aprendem modelagem na Internet, tutoriais em vídeo e instruções passo a passo são bons professores. E uma pessoa que repete a experiência de outra olha, entre outras coisas, as ferramentas que o mestre usa.
Ao escolher uma pilha, você precisa considerar alguns pontos.
- E embora muito seja comprado online hoje, o ideal é que a pilha seja mantida em mãos, ou melhor ainda - tentada no trabalho. É por isso que é tão útil aprender modelagem em aulas especiais, onde o professor fornece aos alunos materiais e ferramentas (muitas vezes, mas nem sempre). Realmente haverá tempo suficiente para tentar e entender se este ou aquele instrumento é adequado para uma pessoa em particular.
- Os produtos não devem apresentar sinais óbvios de deformação. Se a ferramenta tiver rachaduras, irregularidades, defeito de fábrica perceptível, mesmo o preço reduzido dificilmente se justificará.
- Para o primeiro trabalho, uma criança precisa de algumas pilhas de plástico. Uma delas será cortante, a segunda terá a ponta em forma de pá. Se tudo correr bem e a criança se desenvolver na modelagem, pode procurar ferramentas de metal, etc.
Comprar kits profissionais caros para iniciantes não é a jogada mais inteligente.
Talvez a modelagem não funcione ou o assunto não progrida para um trabalho sério, e uma ferramenta cara ficará na gaveta da escrivaninha.

Como usar corretamente?
E aqui também a experiência é mais eloqüente do que qualquer resposta. Você pode se familiarizar com as capacidades da ferramenta em bolas simples de massa plástica: basta rolar várias bolas de tamanhos diferentes e caminhar sobre elas com a pilha principal, uma faca, uma espátula, uma pilha com ponta esférica, etc. ao fazer artesanato, as mãos já manejam as ferramentas com mais confiança.
Dicas práticas o ajudarão a aprender como usar pilhas.
- A pilha principal universal é uma vara reta com uma extremidade pontiaguda. Os profissionais usam um objeto de metal, as crianças costumam usar um de plástico. Uma vara cilíndrica é necessária para os elementos rolantes. Por exemplo, você precisa estender uma pétala redonda. Uma bola de massa plástica é colocada na palma da mão e a pilha a rola direto sobre ela. Muito rapidamente, o elemento torna-se plano e perfeitamente plano.
- Se você precisar fazer uma pétala em forma de coração (e houver, por exemplo, uma roseira brava) a mesma pilha básica pode conseguir esse efeito. Primeiro, uma bola de plasticina é desenrolada com a parte cilíndrica do dispositivo e, em seguida, um pequeno entalhe é feito com a parte afiada na parte plana. A rolagem subsequente completará a formação do elemento em forma de coração.
- Para fazer um pedaço de papel, a parte pontiaguda da pilha precisa formar entalhes em um pedaço plano de massa de plástico já enrolado.
- Para fazer uma pétala curva, usado como uma pilha em miniatura, com uma ponta de espátula. Com esta espátula, você precisa caminhar sobre o elemento, e ele se dobrará obedientemente. Se precisar dobrá-lo mais, você terá que andar com a espátula algumas vezes.
- A pilha de facas faz cortes bem - apenas movimento ao longo do plano do elemento. A mesma ferramenta ajuda a levantar a peça, como se fosse um movimento de pick-up por baixo, e também a fazer recuos. O dispositivo não é afiado, é difícil para eles se machucarem.
- Pilhas de bolas também são usadas continuamente, uma vez que podem criar a convexidade desejada. Uma pilha com diâmetro de esfera de 5 a 8 mm é considerada a mais popular. Na peça rolada com tool ball, é necessário fazer uma depressão, ou seja, basta rolar a bola ao longo do plano da peça. Vários rolos e a pétala (ou outro elemento) torna-se mais realista.




Os dispositivos precisam ser cuidados, lavados, limpos, enxugados com lenços umedecidos e armazenados em um único local, de preferência dentro de uma caixa ou recipiente (e não em um vidro, que está cheio de ferimentos).
E, claro, tente fazer pilhas você mesmo. Por exemplo, fixe no seu lápis favorito, que cabe tão bem na sua mão, uma conta que dê a impressão arredondada desejada. Às vezes, joias velhas tornam-se estampas para um desenho em plasticina: por exemplo, um fragmento de um brinco na forma de uma folha pode ser colado à base e então um padrão em forma de folha pode ser feito no plano de plasticina.
Boa sorte na modelagem!

