Artesanato de plasticina

Como fazer um modelo do ciclo da água na natureza a partir da plasticina?

Como fazer um modelo do ciclo da água na natureza a partir da plasticina?
Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Como fazer?
  3. Dicas úteis

Os modelos de plasticina ajudam a exibir e visualizar de forma mais realista vários processos e ações. Contribuem para a assimilação rápida de informações e entendem a essência de um determinado fenômeno, o que é muito importante na apresentação de materiais a pré-escolares. Portanto, é necessário fazer um modelo do ciclo da água na natureza a partir da plasticina apenas junto com a criança. Se você seguir todas as regras e recomendações, o trabalho poderá ser feito em casa.

Ferramentas e materiais

Para criar um modelo do ciclo da água na natureza a partir da plasticina, você precisará das seguintes ferramentas:

  • tesoura;
  • faca de papelaria;
  • faca de plástico para plasticina ou uma pilha especial;
  • duas placas de plástico para modelar plasticina;
  • tintas aquarela, um conjunto de lápis de cor ou canetas hidrográficas;
  • alicate.

Os consumíveis exigirão:

  • conjunto de massinha colorida infantil em barra;
  • uma folha de papelão;
  • papel grosso colorido;
  • um pedaço de fio de alumínio grosso (de 30 a 50 centímetros);
  • PVA papelaria cola;
  • trapos;
  • recipiente com água morna;
  • fios grossos.

Como fazer?

Com as próprias mãos em casa, você pode fazer dois tipos de maquetes do ciclo da água na natureza: em um pedaço de papel ou papelão em forma de aplique, além de um desenho mais sério como um modelo 3D.

A escolha de uma opção de embarcação deve depender não apenas da preferência pessoal, mas também da idade da criança. Afinal, é desejável que ele faça a maior parte do trabalho por conta própria: isso será útil tanto para o propósito de aprender sobre o mundo em um modelo específico quanto para o desenvolvimento geral: modelar a partir da plasticina desenvolve perfeitamente as habilidades motoras das mãos.

Para crianças em idade pré-escolar, um artesanato de apliques é mais adequado, pois requer menos esforço e os materiais necessários. Crianças do ensino fundamental e médio podem, com pouca ou nenhuma ajuda de adultos, moldar e construir um modelo de um modelo 3D tridimensional com suas próprias mãos.

Antes de fazer qualquer modelo, é recomendável primeiro fazer um esboço ou desenho e usá-lo para esculpir o artesanato.

Aplicativo

Um modelo do ciclo da água na natureza a partir da plasticina na forma de um aplique é criado em papel grosso ou papelão. Visualmente, parece um diagrama do fenômeno natural exibido. O processo de fabricação de tal modelo consiste na colagem em fases de elementos individuais do ciclo, moldados em plasticina, em uma superfície densa.

Se você decidir trabalhar com papel grosso, então é melhor escolher branco ou azul: sobre um fundo claro, você pode criar qualquer composição, enquanto o azul ajudará a mostrar o céu e o oceano, que são necessários de acordo com as condições do modelo. Um modelo de melhor qualidade acabará em papelão, mas não deve ser muito grosso. Se você fizer a base com meios improvisados, poderá cortá-la de uma caixa de sapatos ou de uma embalagem de pequenos eletrodomésticos. O ideal seria adquirir um papelão branco especial em uma papelaria especializada.

A plasticina para aplicação deve ser aquecida (amassada com as mãos) com especial cuidado, para assim aderir melhor ao papel. Se descobrir que está superaquecido e o material ficou muito macio, começando a grudar nas suas mãos, umedeça levemente as palmas com água morna. É importante assegurar que ao mesmo tempo as peças individuais de plasticina não se misturem acidentalmente na cor: numa forma amolecida, será impossível separar uma cor da outra.

As instruções passo a passo para criar um modelo do ciclo da água na natureza a partir da plasticina na forma de um aplicativo são as seguintes.

  1. Corte um círculo de 20 por 20 ou 30 por 30 centímetros de papelão ou uma folha de papel colorido grosso. Faça um esboço com tintas ou lápis, representando um diagrama do futuro modelo. É aconselhável desenhar todos os detalhes da forma mais clara possível: isso ajudará no futuro a selecionar e esculpir rapidamente os elementos de plasticina da cor e tamanho desejados. Você pode trabalhar com uma folha quadrada ou retangular (padrão) de papelão ou papelão. Mas em uma base redonda, graças à sua forma adequada, o processo de um fenômeno natural parecerá visualmente mais compreensível para a criança, o bebê compreenderá rapidamente a essência.
  2. Além dos elementos básicos da maquete, no papel você pode representar casas, pessoas, animais, cuja vida depende do processo do ciclo da água no planeta. Esse trabalho em uma instituição educacional será avaliado muito mais alto e será especialmente relevante para crianças em idade escolar. Alguns dos elementos e caracteres adicionais podem ser esculpidos em plasticina, partes muito complexas podem ser pintadas com tintas, feitas de papel colorido.
  3. Com base no seu esboço, molde e faça os detalhes e elementos adequados de plasticina: gotas de chuva, nuvens, sol.
  4. As montanhas e o oceano na parte inferior do modelo vão ocupar muito espaço, por isso é melhor não esculpir em plasticina, para não deixar o artesanato mais pesado, mas em papel colorido. Depois de colar o papel no modelo, cole nele apenas pequenas partes individuais de plasticina: picos nevados de montanhas, cordeiros na superfície da água, peixes.
  5. Chuva e flashback podem ser representados tanto como gotas quanto como uma espécie de "salsicha". Na fabricação dessas "linguiças", para que fiquem uniformes em todo o comprimento, é necessário enrolar a plasticina entre duas placas.
  6. Da mesma forma, você deve estender sobre uma placa e fazer rolos de plasticina amarela, que exibirão no modelo os raios solares que evaporam a umidade da superfície da Terra.
  7. As nuvens no modelo não precisam ser da mesma cor azul. Por exemplo, no lado esquerdo do modelo, onde será mostrado o processo de precipitação, as nuvens podem ser mais escuras, nuvens de tempestade.No canto direito, onde o sol promove a evaporação da água, é melhor deixar as nuvens um pouco mais claras usando plasticina azul ou misturando pedaços de material das cores azul e branco.

Volumétrico

É muito mais difícil fazer um modelo volumétrico como um modelo 3D.

Você precisará usar uma ferramenta especial aqui, portanto, esta opção é adequada apenas para crianças em idade escolar.

Mas mesmo neste caso, a ajuda de adultos será necessária. Você precisará trabalhar com um alicate para dobrar o fio de metal, cujas pontas podem ser afiadas.

Além dos materiais listados, para criar este modelo, você precisará de uma base espessa e densa sobre a qual todos os elementos de plasticina serão instalados e fixados. Um pequeno pedaço de espuma espessa ou uma caixa curta, como uma caixa de chocolates, é ideal como base. Quando a base é selecionada, você pode começar a esculpir e criar um layout.

Considere as etapas de trabalho na fabricação do ciclo da água na natureza a partir da plasticina na forma de um modelo volumétrico.

  1. Usando um alicate, dobre o pedaço de arame em um arco, alinhando-o cuidadosamente ao longo de todo o seu comprimento. É melhor levar fio de alumínio: é macio e durável, por isso será mais fácil e seguro trabalhar com ele. Um fio de aço forte e muito esticado é difícil de dobrar, isso deve ser feito com muito cuidado, pois pode saltar para trás, machucando a mão.
  2. Insira as pontas do arco de arame nos lados diagonalmente opostos da base de espuma ou papelão, representando assim o firmamento, sobre o qual ocorrerá o processo de circulação do líquido na natureza. No futuro, todos os componentes principais feitos de plasticina serão presos a este fio, portanto, o arco deve ser fixado com segurança. Você precisa ter certeza de que está firme na base.
  3. Pegue alguns blocos de plasticina marrom, amasse bem e aqueça o material. Em seguida, recriando a forma de uma montanha ou rocha, esculpe a forma correspondente em uma borda da base. Isso deve ser feito de forma que parte do arco de arame corra ao longo do centro ao longo de toda a rocha: cole plasticina sobre o arame, representando uma alta colina ou montanha. Prenda os topos de plasticina branca cobertos de neve no topo. Vários topos podem ser feitos para maximizar a semelhança com uma montanha real.
  4. Em seguida, prenda nuvens escuras de plasticina azul ao fio (a uma curta distância do topo da montanha). Para torná-los estrondosos, adicione um pouco de preto ao material azul.
  5. Cole pedaços iguais de corda ou linha grossa nas nuvens resultantes. O comprimento dos segmentos deve ser tal que alcancem do arco à superfície da base. Isso exibirá a chuva e a queda de neve. As cordas podem ser amarradas antecipadamente ao arame nos locais apropriados, e já nelas podem ser esculpidas nuvens de plasticina.
  6. Prenda gotas de chuva ou flocos de neve nos fios pendurados esculpindo-os em material branco, azul e azul claro.
  7. Quebre meia barra de plasticina amarela, aqueça e amoleça em suas palmas, e então role uma grande bola - o futuro sol.
  8. Anexe a bola no meio do arco de arame. Anexe raios a ele, tornando-os de rolos de plasticina amarela. Os rolos, como no caso dos apliques, são melhor desenrolados usando duas placas. Não os faça muito longos: a duração do jogo será suficiente.
  9. Cole vários fósforos de lados diferentes na bola solar e, em seguida, fixe neles os rolos de feixe previamente preparados.
  10. Do outro lado do globo solar, você também pode amarrar fios nos quais serão colocadas as gotas de água que sobem. Ou, de imediato, faça várias gotas grandes de plasticina e cole-as não nas cordas, mas directamente no arame, colocando-as de forma a que fique claro que aqui a água sobe.Se forem usados ​​fios, para eles também será necessário colar as gotas de forma que pareçam subir e não cair.
  11. A superfície da base deve ser dividida em duas partes iguais na diagonal - desenhe uma linha.
  12. Na parte da maquete onde estão as montanhas, cubra toda a superfície livre restante com uma camada de plasticina verde: representará a grama. Para sua beleza, nesta grama, você pode instalar figuras de flores, pessoas, animais, também esculpidas em plasticina.
  13. A segunda parte do modelo deve ser coberta com plasticina azul ou azul: esta será uma imagem do oceano, do qual a umidade se evapora. Aqui você também pode mostrar sua imaginação e representar peixes de plasticina, cordeiros nas ondas, um barco ou um barco.
  14. Faça riachos fluindo das montanhas para o oceano a partir de "salsichas" de plasticina azul: coloque longos pedaços de plasticina enrolados na superfície das rochas e entre a grama verde em direção à superfície da água.
  15. Para maior clareza do processo e um melhor entendimento do layout, a direção do ciclo da água pode ser indicada adicionalmente com setas especiais: esculpidas em plasticina ou em papel colorido, depois fixadas em um arco de alumínio em vários locais livres.

Dicas úteis

Antes de fazer artesanato, você deve preparar adequadamente o local de trabalho. A modelagem será feita com a criança, e a argila que grudou na superfície da bancada é muito difícil de limpar. Às vezes, para isso, é necessário usar produtos químicos domésticos especiais, que podem corroer o esmalte, deixando manchas brancas. Portanto, é recomendável cobrir a mesa com papel ou pano antes de iniciar o trabalho.

Os elementos individuais da embarcação devem ser desenrolados e esculpidos apenas em placas de plástico especiais.

Muitas vezes, uma pilha especial para o corte de plasticina, que está incluída em um conjunto de barras de material e vem com elas em uma caixa, é muito pequena. É conveniente para ela fazer vários recortes ou outros pequenos trabalhos em esculturas acabadas, mas é melhor cortar partes grandes e regulares de barras sólidas com uma pequena faca de metal (uma pequena faca de cozinha é adequada). Você também pode usar uma faca com lâmina grossa. Recomenda-se umedecer a lâmina da faca com água morna antes de cortar, então o corte será mais liso.

Como fazer um layout do ciclo da água na natureza para um jardim de infância, veja o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa