Artesanato de colheres de plástico
Ao contrário de outras composições semelhantes de materiais de sucata, os artesanatos feitos de colheres de plástico têm uma aparência bastante original e criativa. Eles podem se tornar uma decoração completa de quase todos os interiores ou um elemento único de paisagismo. O principal é seguir rigorosamente as instruções de fabricação e levar em consideração as recomendações dos especialistas.
Artesanato simples para crianças
Ao escolher artesanato para crianças, especialmente crianças em idade pré-escolar, você precisa prestar atenção não apenas à complexidade da fabricação, mas também à aparência da futura composição. As crianças ficarão mais interessadas em produtos brilhantes e coloridos, então elas estarão mais dispostas a se juntar ao trabalho e participar ativamente do processo de criação. Entre os artesanatos feitos com colheres de plástico descartáveis para pequenos costureiros, a opção "Joaninha" costuma ser a escolhida. Durante a fabricação, uma criança pode realizar uma parte significativa do trabalho com as próprias mãos, sem a ajuda de adultos, o que é muito importante para o seu desenvolvimento mental e físico. Para criar a composição "Joaninha" você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- grande faca de papelaria;
- tesoura;
- Super cola;
- tintas vermelhas, brancas e pretas;
- escova fina;
- botões brancos;
- tampas de garrafas de plástico.
Vamos descrever as instruções passo a passo para fazer o artesanato "Joaninha".
- Pegue três colherinhas descartáveis de plástico (colheres de chá) e corte com cuidado seus cabos na base da lâmina, deixando cerca de 5 milímetros do pescoço da estaca. Neste caso, é necessário que a borda do corte seja levemente arredondada.
- Pinte a superfície externa de uma colher de preto e as outras duas de vermelho.
- Quando a tinta secar um pouco, use um pincel fino para fazer até mesmo pequenos pontos nas colheres vermelhas.
- Com a ajuda da supercola, fixe as colheres vermelhas no preto - você precisa aplicar a cola apenas em pequenas áreas nos pontos de corte do cabo, para que as próprias "asas" fiquem ligeiramente levantadas.
- Na junção das colheres, fixe a tampa da garrafa plástica - a cabeça da "joaninha".
- Na capa de botões brancos, faça olhos de artesanato - cola com supercola.
- Além disso, em vez de tampas de garrafa, você pode usar um grande botão preto em forma de cabeça, só que neste caso é melhor não colar os olhos, mas pintar com tinta branca.
Ao fazer artesanato para o jardim de infância ou escola, você pode deixá-lo como está ou anexá-lo a um pedaço de papel. Se a composição for para decoração de casa, então uma das opções de uso mais bem-sucedidas é fixá-la em uma agulha de tricô longa ou mesmo um pedaço de arame e instalá-la em um vaso de flores.
Será uma excelente decoração para vegetação de interior e ajudará a recriar visualmente o ambiente natural.
Fazendo flores
Colheres de plástico descartáveis são excelentes arranjos de flores e buquês. O formato da lâmina dos talheres é muito parecido com as pétalas de muitas plantas, então você pode fazer muitos artesanatos diferentes a partir de colheres, semelhantes a flores naturais. Uma das melhores opções é um lótus ou lírio d'água. Na natureza, as pétalas dessas flores são brancas, e você nem precisa pintar as colheres - basta montar uma bela composição a partir delas.
Uma aula mestre passo a passo para iniciantes sobre como fazer um lótus com colheres de plástico descartáveis é fornecida a seguir.
- Corte um pedaço de espuma densa com cerca de 10 por 10 centímetros de tamanho, de preferência pelo menos 5 centímetros de espessura.
- Use uma faca grande para cortar e limpar as pontas afiadas, fazendo um círculo.
- Corte a metade do corte de colheres de plástico; as pontas de corte devem ser o mais afiadas possível para se encaixar melhor na espuma.
- Em um círculo, repetindo a estrutura de uma flor de lótus viva, insira as colheres na espuma com a lâmina para cima, enquanto o entalhe da colher deve ficar para dentro. As colheres devem ser colocadas em fileiras, mas não tente torná-las muito uniformes e simétricas. É melhor tentar representar o arranjo caótico natural das pétalas, como em uma flor real.
- À medida que cada fileira se aproxima do centro da embarcação, as lâminas das colheres precisam ser levantadas um pouco mais para que as fileiras centrais fiquem ligeiramente acima das externas. Para fazer isso, você pode deixar cortes mais longos em alguns espaços em branco ou não cortá-los, mas furar a espuma com eles, caso não pretenda colar o artesanato em uma superfície plana.
Essas composições são muito populares em paisagismo (para decorar terrenos pessoais e casas de verão). Os lótus de colher de plástico são colocados em um grande recipiente com água, como um barril baixo. A espuma evita que a embarcação afunde, segura-a na superfície e permite que se equilibre com o vento, tornando-a mais como uma flor de lótus viva. Estando na mesma composição com flores reais, esse lótus feito de colheres de plástico é muito semelhante a uma planta real e é praticamente indistinguível por fora.
Como decorações adicionais ao lado do lótus, você pode marcar produtos semelhantes em colheres menores, mas em cores diferentes (brilhantes). Isso adicionará realismo e permitirá que você descreva com mais clareza um reservatório natural com sua vegetação variada. O trabalho é realizado da mesma forma que no caso de um grande lótus: as estacas são cortadas das colheres e, em seguida, suas lâminas são inseridas em pequenos pedaços de espuma.
A única diferença é que, à medida que se aproximam do centro, as lâminas ficam adjacentes umas às outras e a fileira externa é colocada quase horizontalmente e totalmente inclinada em verde.
Como fazer uma lâmpada?
Para fazer um abajur com colheres de plástico, é necessária uma base de formato apropriado, que fará o papel de moldura. Na maioria das vezes, uma garrafa de plástico cortada com um volume de 2 ou 5 litros é usada para esses fins. Elementos preparados com colheres de plástico e outros materiais são colocados na garrafa e, em seguida, o abajur original é colocado em uma luminária ou usado como lustre sob o teto.
É importante considerar que uma lâmpada incandescente comum esquenta, pode derreter uma garrafa de plástico e causar um incêndio. Apenas lâmpadas LED especiais devem ser usadas com esses abajures caseiros.
Instruções passo a passo para fazer uma lâmpada com colheres de plástico:
- o fundo do recipiente de plástico é cortado;
- as estacas são retiradas das colheres juntamente com os pescoços, de forma que apenas as lâminas arredondadas permaneçam;
- as lâminas são pintadas na cor desejada com tinta acrílica;
- quando a tinta secar, as lâminas vão sendo colocadas em fileiras ao recipiente, recomenda-se começar pelo fundo - a partir do local onde estava o fundo.
A cabeça original da lâmpada pode ser feita de papelão colorido. Por exemplo, se você decidir fazer um abajur no formato de um abacaxi, primeiro você precisa cortar um "sol" com bordas afiadas de papelão verde, fixá-lo em cima (no gargalo da garrafa) e, em seguida, cole os pedaços pontiagudos em forma de folhas de frutas. Ao fazer uma cortina para um lustre de teto, o gargalo da garrafa pode ser disfarçado de outra forma: cole um elemento de anel tipo arruela das lâminas de colher e fixe-o na parte superior do artesanato com supercola.
Mais ideias
Com colheres de plástico, você pode fazer composições independentes e várias decorações para decorar utensílios domésticos. Um dos produtos de maior sucesso deste plano é considerado uma moldura original para um espelho, relógio de parede ou fotografias. Para isso, você precisará cortar uma base redonda ou quadrada de papelão grosso, marcar o centro e fazer um círculo ali: seu diâmetro deve ser calculado de forma que corresponda ao objeto que se pretende colocar na moldura. Fora da linha que define a parte central, cole as lâminas da colher na base de papelão em fileiras em círculo.
Você pode colocar as colheres de qualquer maneira: com uma protuberância para dentro e para fora (dependendo da preferência pessoal). É melhor raspar as lâminas de plástico antes de colar: isso permitirá que a tinta seja aplicada de forma mais uniforme, sem lacunas e fendas.
Além disso, a composição pode ser decorada com strass ou miçangas, fixando-as com supercola no centro das colheres.
Espetáculo de marionetas
Um teatro de fantoches feito de colheres de plástico ajudará a diversificar as atividades de lazer e atrair a criança para atividades criativas úteis. O artesanato é feito de forma bastante simples, os pais só precisarão organizar o processo e uma ajudinha para trabalhar com ferramentas afiadas.
Para a confecção do teatro, serão necessários os seguintes materiais:
- um conjunto de papel colorido;
- Cola;
- canetas hidrocor ou lápis de cor;
- pequenos botões preto e branco;
- miçangas;
- strass;
- algodão em rama;
- tesoura;
- cola PVA líquida e supercola.
A essência do artesanato é criar personagens de contos de fadas com colheres de plástico. Vários elementos de papel colorido e outros materiais são fixados nas lâminas, que refletem os rostos dos personagens, casas, árvores e outros adereços relacionados necessários para recriar o conto de fadas. O processo de fabricação dependerá da obra ou parcela escolhida, mas em qualquer caso, para simplificar o trabalho, é necessário seguir algumas recomendações:
- é conveniente fazer o cabelo dos heróis com feixes de fios ou algodão;
- miçangas ou strass multicoloridos são ótimos para imitar os olhos;
- casas e outros adereços adicionais são mais bem feitos de papel colorido;
- recomenda-se fixar elementos individuais na lâmina da colher com supercola.
Em casos extremos, para simplificar ao máximo o procedimento, não é possível fazer elementos individuais de rostos ou roupas, mas apenas desenhá-los nas lâminas das colheres, simplesmente pintando sobre os recortes. Esta opção é adequada se sobrar pouco tempo para a confecção do artesanato ou se o teatro for planejado para ser feito em conjunto com uma criança pequena, que ainda terá dificuldade em cortar e preparar todos os adereços de papel e outros materiais.
Para que os personagens teatrais sejam convenientemente controlados durante a performance, é melhor colocar os pedaços de colher em copos plásticos virados de cabeça para baixo.
As figuras fixadas no vidro ficarão estáveis, não precisarão ser seguradas constantemente em suas mãos, mas podem ser facilmente movidas sobre a mesa e outra superfície plana. Para isso, basta fazer uma fenda no fundo de um copo descartável de plástico com uma faca e inserir uma colher em toda a extensão do corte.
A vantagem desse método é que é muito mais conveniente prender roupas ou outros elementos ao vidro, e os próprios personagens se tornam mais realistas, em contraste com figuras finas de um cabo.
Decorações para o interior
O artesanato feito com colheres de plástico pode não só ser usado para decorar um ambiente, mas também ser útil ao mesmo tempo, atuando como uma peça separada de mobiliário, por exemplo, um vaso de flores. Para a autoprodução deste último, você precisará de:
- colheres grandes de plástico descartáveis;
- garrafa de plástico de dois litros;
- Super cola;
- tintas acrílicas ou guache;
- contas multicoloridas;
- grande faca de papelaria.
As colheres de plástico descartáveis precisam de cerca de 50 peças, é melhor levar com uma margem - 55. Cerca de 10 colheres de plástico grandes são colocadas em uma fileira em uma garrafa de dois litros, e cerca de 5 fileiras vão em altura. Recomenda-se escolher apenas talheres grandes. Se for decidido usar colheres de chá pequenas, é melhor colocá-las em uma garrafa menor.
O processo de fabricação de um vaso com colheres de plástico inclui cinco etapas.
- Corte a parte superior de uma garrafa de plástico no ponto onde o gargalo começa a se estreitar para formar um recipiente cilíndrico liso.
- Usando uma faca grande, corte as alças das colheres de plástico, deixando cerca de 5 milímetros do colo da haste. É aconselhável fazer o corte arredondado para que as bordas lisas não prejudiquem o visual do artesanato.
- Divida as colheres em 5 partes (10 peças cada) e pinte-as em cinco cores diferentes. As cores podem ser selecionadas de acordo com a preferência pessoal, com base, por exemplo, no estilo geral do interior.
- Quando a tinta secar, pode-se começar a colar as colheres - elas devem ser colocadas na garrafa em um círculo na posição vertical, é melhor começar por baixo. As três primeiras filas são instaladas com um recesso de lâmina para dentro, as duas últimas são recomendadas para serem fixadas ao contrário - para que as lâminas das colheres divirjam em direções diferentes, como pétalas de flores.
- Ao final do trabalho, uma conta ou strass é colado em cada colher.
Para informações sobre como fazer tulipas com colheres de plástico, veja o próximo vídeo.