Que artesanato fazer com musgo?
O musgo da floresta é considerado um material adequado para todos os tipos de artesanato. Se você preparar a planta adequadamente com antecedência, o produto acabado poderá decorar o interior por muitos anos.
Preparação de material para trabalho
Para manter o musgo trazido da floresta verde por muito tempo, ele precisará ser estabilizado. A essência do procedimento é que o material natural seja embebido em certa solução que limita o seu desenvolvimento. Vários tipos de musgo são adequados para a fabricação de um produto estabilizado: líquen, esfagno florestal, carvalho e samambaia, bem como dicranum paniculado. Destes, a maneira mais fácil de preparar líquen rena - tem uma atraente cor verde brilhante e é generalizado. Sphagnum também é amplamente utilizado entre as costureiras. Aliás, essas matérias-primas estão à venda na forma de costuras, saliências, bolinhas e simplesmente a granel.
Em casa, preparar musgo para artesanato é possível de várias maneiras. O primeiro é embalsamar as matérias-primas com glicerina e hidrato de metila. A planta é limpa de poeira, detritos e criaturas vivas, após o que deverá ser tratada com uma mistura de 2 partes de glicerina e 1 parte de hidrato de metila por 10 minutos. Durante este tempo, o musgo ficará completamente saturado com líquido, então na próxima fase ele precisará ser espremido e transferido para uma toalha.
O material levará vários dias para secar completamente.
Outro método requer o uso de apenas glicerina e água morna, tomadas em proporções iguais. Uma vez que esta composição irá descolorir as vilosidades, é imediatamente recomendado adicionar aquarela, guache ou corante alimentar.O musgo limpo é derramado com solução de glicerina e removido para um local à sombra por cerca de uma semana. Após 7 dias, o líquido é drenado e o procedimento é repetido. Uma semana depois, o musgo pode ser removido do líquido e colocado de lado para secar. A etapa final deve ocorrer com 40% de umidade em local protegido da luz solar.
É mais conveniente colar musgo em cola PVA ou cola quente, mas ao criar produtos grandes, você também deve se prender com arame. Para evitar que o produto estabilizado seque, ele é regularmente umidificado usando um borrifador convencional ou um umidificador ambiente próximo.
Ideias de outono
Artesanato de musgo com tema de outono para escola ou jardim de infância são geralmente criados com uma variedade de materiais naturais: folhas, cascas, galhos ou cones. Por exemplo, todos eles podem ser usados em uma grinalda decorativa para decorar uma mesa festiva. Para criá-lo, você precisa de uma base, que é comprada pronta em espuma de plástico ou torcida independentemente de galhos ou feno.
A decoração da coroa é feita com musgo seco, frutos de sorveira e maçã, rodelas de citrinos, roseira brava e outros presentes da natureza. As velas se tornarão uma característica de tal produto. Você também pode preparar fitas, barbantes, pedaços de renda. Das ferramentas para o trabalho, você precisará de uma tesoura e uma pistola de cola quente. A estrutura acabada é coberta com musgo, deixando marcas nas áreas onde as velas são posteriormente fixadas na cola. Na mesma fase, a composição é feita com rendas ou fitas.
Musgo também é útil para pegar um ouriço em uma floresta de fadas. Essa classe master é adequada para crianças de 5 a 6 anos de idade. Para trabalhar, você precisará de musgo seco, folhas e até mesmo detritos florestais, plasticina, guache, papel branco grosso e areia pegajosa. Além disso, você não pode ficar sem um copo d'água, uma escova, um pedaço de madeira e uma tesoura. De imediato, é melhor preparar dois tipos de fita (dupla face e estreita), uma tigela velha, uma caixa de plástico transparente em forma de cilindro, uma caneta e um lápis.
Em primeiro lugar, o fundo da caixa é circulado no papelão para obter uma clareira arredondada. A peça é pintada com uma mistura de cores verdes e amarelas. A altura da caixa é marcada na folha do álbum.
Em seguida, é coberto com silhuetas de árvores, que são pintadas com guache. As copas das árvores são cortadas e pedaços de fita dupla-face são colados na parte de trás da floresta.
A madeira é fixada dentro da caixa em uma das paredes transparentes. Uma clareira arredondada também é colada com fita dupla-face, após a qual a areia do arco-íris é espalhada em sua superfície. Nesta época, o corpo de um ouriço é moldado de plasticina e seus espinhos são formados de musgo seco. A clareira é fixada dentro da caixa, polvilhada com restos da floresta, folhas secas e flor de bétula. Ao final, o ouriço é colocado na clareira, e a caixa é fechada com fita adesiva da mesma tampa transparente.
Opções de inverno
O musgo estabilizado, especialmente na cor branca, é freqüentemente usado em artesanato de inverno. Normalmente torna-se o pano de fundo para elementos decorativos mais brilhantes, preenche lacunas ou atua como uma grama coberta de neve.
Guirlanda
Uma bela coroa de flores de ano novo pode ser pendurada em uma porta ou parede, ou colocada no centro de uma mesa festiva. O processo criativo será impossível sem uma base de espuma, musgo estabilizado, fita e uma variedade de decoração: figurinhas de madeira, bolas de plástico, pinhas, canela e fatias de frutas cítricas secas. As principais ferramentas serão cola PVA, pistola de cola, tesoura de poda, alicate, alicate e um fio grosso com cerca de 1,2 milímetro.
Tendo processado a superfície da base de espuma com uma fina camada de cola, ela deverá ser coberta com pequenos pedaços de musgo. Uma estatueta plana, como um cervo, será presa a dois pinos de arame.
São feitos da seguinte forma: separados os fragmentos de 3 centímetros de comprimento com o auxílio de pinças, é necessário fazer um ilhó para cada um de um lado, como se fosse um alfinete. Os pinos resultantes são fixados com cola quente na parte de trás dos cascos, após o que são inseridos na espuma. Um pau de canela amarrado com barbante é colado no círculo laranja.
Nos cones, o topo é cortado com uma poda, e eles são colados na base. A coroa é decorada com uma laranja, mais algumas pinhas e bolas de Natal. O espaço livre está repleto de decoração requintada. Um laço de fita é fixado no topo da composição.
Estrela
Uma estrela de Natal feita de materiais naturais é adequada para aqueles que estão cansados das decorações tradicionais de inverno. Para o trabalho, você precisará de uma folha de papelão e papel artesanal, tesouras e uma pistola de cola, 10 cones de abeto, esfagno estabilizado, bem como pequenos cones e galhos. Uma estrela recortada de papelão é decorada com papel artesanal. Os cones de abeto são colados ao longo do contorno da base. Aliás, é melhor aplicar cola tanto na própria peça quanto na folha de papelão. O centro da composição é preenchido com musgo plantado em cola quente.
As pontas não preenchidas da figura também são coladas com esfagno ou aparadas com tesoura. O centro da estrela é decorado com pequenos cones e ramos.
Castiçal
O musgo estabilizado permite que você faça até mesmo um castiçal elegante com suas próprias mãos. A lista de materiais inclui penoplex, papel artesanal, musgo, vela larga, bolota com cones, bolas da cor de vela e ramos musgosos. Das ferramentas para o trabalho, você vai precisar de uma serra de vaivém ou canivete, cola (PVA, de construção ou quente), arame, pinças e tesouras. Em primeiro lugar, uma estrela ou qualquer outra forma é cortada do penoplex de 1,5 centímetros de espessura. Isso é feito com uma serra de vaivém ou uma faca de papelaria comum.
A parte inferior da estrutura, junto com as seções laterais, é colada com papel artesanal. Com a ajuda do musgo, forma-se a parte superior dos raios. 4 pedaços idênticos de arame são presos na parte inferior da vela, de modo que se projetem de 1 a 2 centímetros. Colocando uma vela no meio da estrela, resta preencher todo o espaço livre com o restante da decoração. Em primeiro lugar, é melhor furar bolotas grandes e depois plantar pequenas saliências no arame. Além disso, bolas e ramos musgosos são fixados na superfície.
Produtos de interior
Um item decorativo baseado em musgo estabilizado pode ser colocado em quase todos os cômodos da casa. Por exemplo, um painel parecerá apropriado no corredor e uma inscrição verde com o nome da criança na sala de jogos. Tapetes de musgo e vasos de tamanhos diferentes parecem originais, cujas paredes estão cobertas com uma planta seca. Finalmente, o greenboard, um painel de fibra com um revestimento decorativo de musgo, pode se tornar o objeto central da sala de estar. Esses produtos se distinguem não apenas por sua aparência espetacular, mas também por serem ecologicamente corretos - não causam alergias e não provocam outras doenças.
A vantagem é que a decoração de musgo fornece isolamento acústico adicional. Serve por muitos anos sem perder seu apelo estético e sem sofrer com insetos ou bactérias patogênicas. As desvantagens de tais itens podem ser chamadas de necessidade de manter uma certa umidade e fornecer proteção contra luz solar intensa, fontes de aquecimento ou baixas temperaturas.
Para criar uma fito pintura com as suas próprias mãos, irá necessitar de musgo seco de diferentes tonalidades, uma maca com as dimensões requeridas, cola PVA à prova de água e uma folha grossa de cartão, cortiça ou plástico. Quaisquer elementos podem ser usados como decorações adicionais: botões, galhos, cones, lascas, pedaços de casca de árvore, cascas de sisal e nozes. A partir das ferramentas, prepare fita dupla-face, cola para madeira e uma pistola de cola.
Na primeira etapa, é feito o planejamento da aparência da imagem, incluindo sua orientação e o assunto. Toda a essência do fluxo de trabalho é fixar elementos decorativos em uma base plana. Para os pulmões, fita dupla-face é adequada, enquanto as pesadas requerem o uso de uma pistola de cola.
As peças podem ser fixadas de acordo com o plano ou simplesmente caoticamente.
Musgo também é adequado para pinturas criativas na parede. Uma mistura para a criatividade é preparada a partir de 2 punhados de material natural, dois copos de kefir, a mesma quantidade de água, 0,5 colher de chá de açúcar e xarope de milho. Primeiramente, os caules lavados são esmagados no liquidificador e, em seguida, são combinados com o restante dos ingredientes. O xarope de milho é adicionado gradualmente para formar a consistência de creme de leite ou tinta a óleo. É mais conveniente aplicar a substância com um pincel sobre uma parede áspera. Para manter a pintura o maior tempo possível, deverá ser borrifado com água pelo menos uma vez por semana.
A inscrição no interior é produzida de duas maneiras. O primeiro envolve colar letras cortadas de uma camada verde em uma fita dupla-face. No segundo caso, a inscrição é desenhada sobre um estêncil com tinta musgo. Os relógios decorativos também são bastante simples de fazer. Telas planas, pedaços ou tiras de musgo são simplesmente colados na base com o mecanismo de um relógio.
O vídeo a seguir mostrará como fazer uma imagem modular de musgo vivo com suas próprias mãos.