Artesanato "Firebird" de folhas

As folhas secas são um dos materiais naturais mais interessantes. Você pode criar uma variedade de artesanatos a partir deles, desde aplicativos simples até painéis complexos. Como fazer a aplicação "Firebird" a partir de folhas secas será discutido em nosso artigo.


Preparação
A variedade de formas e cores da folhagem de outono estimula a criação de muitos artesanatos, composições e aplicações interessantes. Mas, para implementar tal ideia, é necessário cuidar da coleta de material ornamental em tempo.
Eles começam a coletar na primavera, quando folhas multicoloridas e flores brilhantes aparecem. O verão também dá muitos objetos, depois de coletados e preservados corretamente, no futuro pode ser usado para criatividade. No entanto, a melhor época para colher e secar as folhas é no outono. Ela pinta árvores e arbustos com cores incríveis.
Antes de colher material natural, você deve se familiarizar com certas regras e segui-las:
- o material ornamental é coletado apenas durante o tempo seco;
- as folhas de vários tons, tamanhos e variedades são colhidas;
- na hora de montar preste atenção ao seu aspecto: devem estar limpos, uniformes e não danificados.


As folhas caídas coletadas no outono são geralmente de cor dourada. Para fornecer estoques de material natural de verde, bordô e outros tons permitirá colhê-los antes do início da queda das folhas. Para evitar que essas folhas mudem de cor durante a secagem, os seguintes requisitos devem ser cumpridos.
- O mais popular é o método tradicional de secagem, que consiste em espalhar as folhas entre as páginas de livros grossos. Neste caso, o material coletado irá secar por um longo tempo. Ao mesmo tempo, o processo em si é extremamente simples, embora não leve tempo e esforço.
- O método acelerado é usado quando as folhas são necessárias com urgência. A sua essência reside na secagem das matérias-primas com o ferro. As folhas recolhidas ou arrancadas são colocadas entre folhas de papel e passadas a ferro até ficarem completamente secas. Eles se tornam absolutamente uniformes e não mudam de cor.
A desvantagem das opções descritas é que as folhas se tornam quebradiças após a secagem. Para manter a elasticidade, o material natural deve ser embebido em glicerina por alguns dias e depois passado a ferro.


Será útil saber que a elasticidade das folhas também se dará passando-as entre folhas de papel vegetal, previamente esfregado com parafina.
Confecção de apliques
O uso de materiais naturais permitirá que você crie belas pinturas, apliques e painéis. O fabuloso "Firebird" feito de folhas secas de outono terá uma aparência incomumente colorida.
Para criá-lo, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- folha de paisagem ou papelão;
- Cola PVA;
- pincéis para tintas e cola;
- lápis simples;
- secou galhos finos e espiguetas.


Além disso, você precisará de folhas secas e coloridas de vários formatos. Um herbário de bétula, cereja, acácia branca é especialmente adequado. Blanks de rowan, groselha, irgi, ash, willow e maple ficarão bem.
O próprio pássaro de fogo é um personagem fictício fabuloso, então você deve procurar a imagem dela em livros infantis ou desenhar você mesmo... Para fazer isso, você pode usar a descrição do pavão ou um instantâneo dele.


Para criar uma imagem simples do firebird, siga estes passos passo a passo.
- Com um simples lápis em um pedaço de papel marque o contorno do futuro pássaro.
- Usando espaços em branco das folhas de outono, comece a formar o aplicativo... Eles começam criando a cauda do pássaro de fogo, selecionando suas partes alongadas.
- Em branco revestido com cola PVA e colado leque ao longo do contorno demarcado.
- Complemente a cauda com folhas menores... Eles são colados no topo da primeira fileira, posicionando-os no meio de cada folha. É melhor escolher uma cor contrastante para os detalhes para deixar a cauda mais colorida.
- Desde pequenos detalhes formar a terceira camada.
- Comece a criar o corpo de um pássaro fada... Para isso, uma folha longa estreita é usada. Ele é preso verticalmente a uma cauda brilhante pronta. Da parte inferior ao corpo, as patas de uma ave de dois pecíolos são fixadas.
- A cabeça é fixada sobre o corpo, usando para isso uma folha alongada com um "nariz" pontudo em forma de bico.
Se desejar, o aplique acabado pode ser colocado atrás de um vidro em uma moldura e pendurado na parede para melhor preservação.


Você pode fazer um aplique mais complexo, descrevendo um pássaro de fogo em vôo.
Como base para o artesanato, use papelão de cor azul. Os contornos do pássaro são marcados nele com um lápis simples. Para criar todos os detalhes, também são utilizadas folhas secas colhidas.
É necessário fazer uma cabeça para o pássaro, em seguida, prender o corpo, asas e cauda a ela.


O trabalho consiste em várias etapas.
- Dos espaços em branco, uma folha arredondada pontiaguda é escolhida para a cabeça do pássaro. É fixado com cola PVA na base. Acima da cabeça, um peixe-leão-bordo é usado como decoração em forma de brilho.
- Passe para a formação do torso. É feito de uma peça longa.
- As asas são fixadas perpendicularmente ao corpo. Para fazer as penas das asas se espalharem, folhas de groselha são coladas nas pontas.
- Pétalas longas são usadas para a cauda. É decorado com flores secas coladas no meio das "penas".
O peixe-leão-bordo cria um brilho ao redor do pássaro voador.





Como fazer uma forma 3D?
A figura volumétrica do firebird ficará ainda mais original. Para criá-lo, você precisará de:
- Folha de cartão A4;
- cartão dobrável;
- tesoura;
- agulha e linha;
- tecido para cortinas;
- uma variedade de folhas secas;
- tinta dourada e "prata";
- um conjunto de tintas acrílicas multicoloridas;
- Cola PVA;
- agrafador.


Para realizar esta aplicação, é oferecida a seguinte instrução.
- Você precisa levar papelão cubra-o com um pano e prenda com um grampeador.
- Usando blanks secos, eles começam a moldar a cauda. É feito de grandes folhas de bordo. Eles são colados em leque em várias filas. É aconselhável escolher a cor para que cada linha seja mais clara que a anterior.
- O uso de papelão flexível permitirá a volumetria do aplique. Uma estatueta de pássaro é cortada deste material. Ao mesmo tempo, sua parte inferior é dobrada sob a cauda, o peito permanece convexo e a cabeça colada à cauda ou costurada com fios.
Resta decorar o pássaro de fogo e pintar os olhos com tintas douradas, prateadas e acrílicas coloridas.


Você pode fazer um aplique volumétrico ainda mais complexo.
Para criá-lo, você precisa:
- jornais velhos;
- tópicos;
- Scotch;
- papelão grosso;
- folhas secas e frutos secos.


Instruções passo a passo.
- Comece criando o esqueleto interno do pássaro... É feito de jornais velhos, amassados, dando a impressão de um pássaro de fogo sentado. Para evitar que os jornais se desdobrem, são embrulhados com fios e presos com fita adesiva.
- Em seguida, a figura resultante é colada com folhas secas que imitam penas... Quando a ave inteira está "emplumada", a cauda é colada atrás do corpo. É feito de uma folha de castanheiro. As penas da cauda podem ser decoradas com pequenas folhas brilhantes.
- Em seguida, prossiga para o design da cabeça... Para isso, olhos feitos de frutas pretas secas são fixados nas laterais, um bico é colocado na frente e uma crista é colocada atrás.
- Agora saiu prenda asas de absinto seco.
O produto acabado é colocado sobre um papelão coberto com folhas secas ou pano.




Para aprender a fazer a nave Firebird de folhas com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.