Artesanato de folha

Fazendo artesanato em folha

Fazendo artesanato em folha
Contente
  1. Preparação
  2. Ideias para o jardim de infância
  3. Opções escolares

Os artesanatos feitos com folhas secas e frescas de outono são tão simples de realizar que as crianças do grupo mais jovem de 3-4 anos ou alunos do ensino fundamental podem lidar com eles. E para esse tipo de artesanato, as folhas de qualquer árvore são adequadas: carvalho, bordo, freixo e bétula. E que tipo de artesanato pode ser feito para alunos do jardim de infância e alunos do ensino fundamental a partir de material natural, contaremos a seguir.

Preparação

Antes de fazer artesanato do tipo "faça você mesmo" com folhagens e flores de outono, você precisa dedicar tempo para preparar o material necessário. A folhagem deve ser coletada, e não importa de que árvore ela virá: carvalho, bordo e outras servirão. Observe que a preferência deve ser dada às mais belas folhas amarelas. Após a colheita, as folhas devem ser limpas de possíveis sujeiras ou resíduos de terra. Depois disso, devem ser enxugados e as "pernas" cortadas.

No entanto, os dois últimos passos não são necessários: o artesanato pode ser bastante feito com folhagem fresca. Mas se você decidir dar preferência às folhas secas, então há duas opções para secá-las. A primeira e mais rápida delas é engomar. Antes deste procedimento, as folhas devem ser enxugadas cuidadosamente com pano úmido, mas não muito úmido.

Você não deve ter zelo com isso, caso contrário, você corre o risco de danificar a superfície da lâmina da folha.

Após limpar as folhas com pano, coloque as folhas de papel na tábua de passar. Mas se você usar um jornal velho como papel, existe um grande risco de que a tinta simplesmente fique impressa nos pedaços de papel, o que estragará sua aparência. Em cima do papel, é necessário dispor as folhas, que precisam ser recobertas com outra camada.Em seguida, é necessário aquecer o ferro ligando-o à temperatura mínima, caso tenha alta potência. Caso contrário, recomendamos aquecê-lo em temperatura média. Mas a temperatura máxima de secagem será supérflua: só estragará a folhagem.

Espere o ferro aquecer e comece a passar as folhas. É necessário passá-los bem e dos dois lados, não esquecendo de cobri-los com papel na frente deste. Você precisará repetir todo esse processo várias vezes até que as folhas estejam completamente secas. Depois disso, eles precisam ser removidos para um local seguro, por exemplo, em um livro grosso. A segunda opção de preparo da folhagem seca para o artesanato pode ser chamada de tradicional, mas difere na duração.

A essência desse método é limpar as folhas da sujeira e colocá-las entre as páginas de um livro grosso. Depois de um tempo, eles devem secar e podem ser usados ​​para criar vários artesanatos.

Ideias para o jardim de infância

Existem várias variações interessantes de artesanato disponíveis para crianças pequenas.

Formulários

Regra geral, os mais pequenos fazem pinturas a partir das folhas: crianças dos grupos mais novos do jardim de infância e, por vezes, também alunos do 1.º ano. Via de regra, esse tipo de artesanato costuma ser levado a exposições cujo tema é o outono. Então, você pode fazer artesanato na forma de um ouriço. Para isso, você precisará dos seguintes materiais: plasticina de duas cores (preto e bege), papelão, cola PVA, um lápis simples e folhas diretas. O fluxo de trabalho é bastante simples. Para começar, é necessário traçar os contornos do futuro ouriço no papelão: o focinho, as patas e os espinhos. Não vale a pena fazer um desenho detalhado, basta apenas traçar as linhas principais com um simples lápis, o que ajudará a posicionar corretamente o animal na folha em termos de composição.

A seguir, procedamos à execução da focinheira. Precisa ser feito de um pedaço de plasticina bege. Se não houver essa cor, é permitido usar branco ou amarelo. Tiramos uma bolinha de um pedaço de plasticina, puxamos um pouco e achatamos com os dedos, depois colocamos essa parte no papel no lugar certo. É necessário desenrolar três bolinhas de plasticina preta: serão os olhos e o nariz do ouriço. Também os fixamos no lugar certo em uma folha de papelão. Se desejar, as pernas podem ser feitas da mesma maneira para um ouriço.

Você pode fazer sem esculpir. Neste caso, o corpo, olhos e pernas do ouriço deverão ser cortados de papelão ou desenhados... Agora vamos começar a criar espinhos de ouriço. Para isso, selecionamos as folhas que mais lhe agradam e colocamos sobre um papelão de forma a delimitar de maneira aproximada a sua localização. Agora vamos colar as folhas com cola PVA.

O ouriço de outono está pronto! Se desejar, o artesanato pode ser complementado com uma variedade de elementos de plasticina: por exemplo, fazer maçãs ou cogumelos, colocando-os na área de espinhos de ouriço, desenhar uma clareira, árvores ou nuvens com canetas de feltro.

Existem outras opções para criar artesanato de outono com materiais naturais. Então, de maneira semelhante, você pode fazer uma lebre, uma raposa, uma queda de folha, um galo, um esquilo ou mesmo uma floresta de outono inteira. Basta traçar a localização dos elementos concebidos em uma folha de papel e recolher os papéis adequados.

Uma opção de artesanato de outono igualmente original e ao mesmo tempo fácil para as crianças será aquário com peixes... Para criar esse aplique, você precisará de folhas de outono, uma folha de papel A4, bússolas, aquarelas e pincéis ou lápis de cor, tesouras, olhos de plástico, bem como cola e papelão. Fazer o trabalho é fácil... Primeiro você precisa desenhar um círculo em um pedaço de papel usando uma bússola e recortá-lo. Depois disso, cortamos uma pequena parte da peça resultante, recuando da borda literalmente um centímetro e meio ou mais, dependendo do diâmetro do seu círculo. Agora pintamos a parte resultante de azul e colamos no papelão: este será o aquário dos futuros peixes.

Agora estamos fazendo os próprios peixes.Para isso, selecionamos as folhas que mais se adequam à sua opinião. Note que deve haver vários deles, pois será necessário fazer não só o corpo, mas também a cauda e a nadadeira do peixe. Depois de colar todos esses elementos em uma folha de papelão, colocamos um olhal de plástico. Recomendamos o uso de uma pistola de cola quente para mantê-la segura, mas a criança precisará da ajuda dos pais neste caso. A embarcação está pronta!

Se desejar, pode ser complementado com elementos de plasticina, formando com sua ajuda, por exemplo, um fundo de pedra, algas ou bolhas. Esses detalhes ajudarão a tornar a embarcação mais original.

Volumétrico

A criação de artesanatos volumosos é um processo mais complexo que requer tempo, paciência e trabalho meticuloso. Da mesma forma, você pode fazer literalmente qualquer artesanato, mas vamos descobrir como fazer rosas com folhas de outono passo a passo. Para funcionar, você precisa de folhas de bordo de tamanhos diferentes e aproximadamente o mesmo esquema de cores. O último fator é especialmente importante se você planeja fazer um buquê inteiro: assim ficará mais harmonioso. Para criar uma rosa, você precisa pegar a menor folha de bordo e dobrá-la ao meio. Isso deve ser feito com muito cuidado para que não apareçam rachaduras, que podem danificar toda a flor. Em seguida, a folha deve ser enrolada em um tubo, formando assim o meio da flor.

Agora você precisa pegar um pedaço de papel maior, dobrá-lo ao meio e embrulhá-lo no meio, dobrando seus cantos para fora para formar pétalas. Isso pode ser feito várias vezes: quanto mais camadas houver, mais magnífico ficará o botão rosa. No entanto, você não deve usar muitas folhas, caso contrário, pode ser difícil consertar o artesanato. Você pode consertar as folhas com um fio comum. Depois disso, as folhas precisam ser alisadas para que a flor fique mais volumosa. Tendo feito várias rosas desta forma, você pode formar um buquê inteiro que pode ser embrulhado em uma grande folha de bordo: isso tornará o artesanato mais natural.

Opções escolares

Os alunos do ensino fundamental também podem fazer artesanato com materiais naturais. Então, uma opção interessante para eles seria fazer artesanato em forma de retrato.... Para este trabalho, você precisará dos seguintes materiais: folhas de outono, lápis de cor ou canetas hidrográficas, lápis simples, cola e papelão. Se desejar, você pode levar flores secas ou galhos de árvores. O fluxo de trabalho é bastante simples. Primeiro você precisa delinear o retrato, especialmente os lábios, os olhos.

De quem será o retrato e como ficará no final depende apenas da imaginação da criança.... Os elementos necessários ao desenho devem ser pintados com caneta hidrográfica ou lápis de cor. Depois disso, você pode começar a usar as folhas. Destes, via de regra, é feito o cabelo do retrato retratado no papelão, mas aqui novamente tudo depende da imaginação. Cole as folhas nos locais necessários e conclua o trabalho, acrescentando, se necessário, uma variedade de elementos ao seu gosto. Preparar!

Um artigo feito de materiais naturais na forma de uma dançarina também ficará muito interessante. Os materiais serão necessários da mesma forma. No entanto, para as crianças que não sabem desenhar, é recomendável preparar com antecedência gabaritos para acariciar. Então, primeiro você precisa desenhar a figura da dançarina.

Ela pode ficar em qualquer posição, só depende das preferências da criança. Seu cabelo e itens adicionais, como joias ou leque, devem ser coloridos com lápis de cor ou canetas hidrográficas. Com as folhas, você precisa fazer uma saia ou vestido fofo de menina, fixando-os em um papelão com cola PVA. A embarcação está pronta!

Para aprender a fazer apliques de folhas de outono com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa