Artesanato de folha

Como guardar folhas para artesanato?

Como guardar folhas para artesanato?
Contente
  1. Depilação
  2. Preservação em glicerina
  3. Outras opções de armazenamento

Trabalhar com materiais naturais é muito interessante e emocionante, principalmente para as crianças. Criar artesanato usando os dons da natureza permite que você estude o mundo ao seu redor, trate-o com gentileza e respeito. As folhas das árvores são um material conveniente com o qual você pode criar uma grande variedade de artesanatos. Para ter um arsenal específico de folhas para trabalhar nas diferentes cores, tamanhos e épocas, é importante poder armazená-las.

Depilação

Lindas folhas multicoloridas, com diferentes formas, tamanhos, texturas, surpreendem pela diversidade. Crianças e adultos podem criar aplicações, artesanato e pinturas interessantes a partir deste material. Para conservar as folhas por muito tempo e poder trabalhar com elas depois de uma semana, um mês ou mais, é necessário processá-las adequadamente. Uma das opções mais populares é a depilação. Para depilar, você precisa preparar:

  • sai;
  • um recipiente de metal que não é mais necessário para cozinhar;
  • vela de cera;
  • papel encerado ou prendedores de roupa.

Para preservar a cor das folhas, é importante escolher uma vela branca, as opções de cores podem alterar a tonalidade do material natural. Para garantir o melhor resultado, é necessário separar os produtos montados, retirar as folhas rasgadas, enroladas ou danificadas. Se o material em questão estiver úmido, é necessário secar ou enxugar tudo antes de encerar. Assim que as folhas estiverem prontas, deve-se começar a trabalhar com a cera. Você só pode derreter uma vela em banho-maria, e não em um recipiente em chamas.

Quando a cera se torna líquida, uma folha é mergulhada nela 2-3 vezes para fornecer uma camada protetora suficientemente densa. É importante segurar as folhas pela borda do pecíolo para não se queimar com a substância quente. As folhas acabadas em cera são colocadas sobre papel encerado, o que permite descascar livremente os produtos secos, qualquer outro tipo de papel não funcionará para este fim. Um método de secagem alternativo é pendurar o material natural em cera em uma corda e prendê-lo com prendedores de roupa.

Assim que a cera estiver completamente endurecida, você pode remover as folhas e colocá-las em um local de armazenamento preparado com antecedência.

Preservação em glicerina

Você pode preservar as folhas de outono por muito tempo usando outros métodos, um dos quais é o uso de glicerina. Este método requer mais tempo e esforço, no entanto, permite guardar não só folhas, mas também ramos com folhagem, o que parece muito impressionante e pode ser usado em trabalhos mais complexos.

Para realizar o enlatamento com glicerina, é necessário:

  • preparar 500 ml de glicerina;
  • despeje 2 litros de água;
  • pegue as folhas selecionadas e preparadas;
  • tenha um martelo com você;
  • preparar um detergente líquido incolor sem odores estranhos;
  • encontre um recipiente profundo para o procedimento.

O processo de enlatamento se resume ao fato de que a glicerina é diluída em água e misturada com algumas gotas de detergente. Os galhos podem ser colocados na água antes do procedimento, mas não é necessário. Para que o líquido preparado alcance rapidamente as folhas, é necessário bater nas pontas dos ramos com um martelo. Depois de preparados, os galhos são imersos na solução de glicerina por 3-5 dias para que a glicerina seja completamente absorvida pela folhagem.

Após o prazo de validade, o material natural é retirado da solução e deixado secar completamente. Os ramos prontos estão totalmente prontos para a criatividade e mantêm sua aparência por muito tempo.

Usar este método permite melhorar as qualidades de cor da folhagem, tornando-a mais brilhante e mais saturada, o que tem um efeito positivo na beleza do artesanato acabado.

Outras opções de armazenamento

Para conservar as folhas para o artesanato, pode-se utilizar um grande número de opções diferentes, e sua escolha deve ser feita em função da disponibilidade de certos meios improvisados, do tempo que pode ser alocado para o trabalho e do intervalo de tempo em que a folhagem deve estar preparado. Existem métodos que preservam e protegem os materiais naturais por um longo tempo, eles são adequados para os casos em que um artesanato é feito para um presente, e deve manter sua aparência pelo maior tempo possível.

Se as folhas forem necessárias para aplicações infantis, tecnologias mais simples podem ser usadas para dar o resultado desejado, mas a folhagem se deteriorará e se desintegrará com o tempo.

No livro

Uma das opções mais simples e confiáveis ​​para secar e conservar folhagens, galhos e flores é usar um livro grosso, dentro do qual ficam colocados por muito tempo materiais naturais.

Para que esse método dê o resultado desejado, é importante separar as folhas coletadas, retirar as que apresentam buracos, apodrecimento ou outras áreas problemáticas. Para o procedimento, é melhor escolher livros velhos e grossos que não são particularmente valiosos. Durante o processo de secagem, o suco será liberado das folhas, que ficarão nas folhas do livro, colorindo-as, portanto, não se deve usar livros bons, e ainda mais caros, para secar o herbário.

Caso seja necessário colocar várias folhas em uma edição impressa, é importante garantir uma espessura mínima de 40 páginas para que o material natural não se deforme e seque por igual. O livro deve ser grosso o suficiente - se a pressão for leve, há o risco de os materiais naturais de dentro começarem a apodrecer.

Caso não seja possível encontrar um livro velho e grosso, pode-se usar jornais, mantendo-os fixos e com peso estável em forma de prensa. Ao usar bons livros, é necessário proteger as páginas com folhas de papel ou guardanapos de papel, colocando folhas de árvores entre eles.

Produtos devidamente secos terão uma bela aparência, reterão sua estrutura e se tornarão convenientes para uso em artes aplicadas.

Em papel encerado

Graças às novas tecnologias, não é necessário usar velas para encerar as folhas para preservá-las. Com a ajuda de papel manteiga, você pode cobrir o material natural com uma camada protetora de maneira rápida e eficiente. O processo de preparação para a depilação é semelhante a este:

  • seleção de folhagem;
  • preparação de tesouras;
  • você precisa de um ferro para trabalhar;
  • duas folhas enceradas são preparadas.

Para que o resultado seja bem-sucedido, é importante preparar cuidadosamente as folhas, examinando-as em busca de umidade e elementos indesejados. As áreas úmidas são enxugadas, após o que todos os produtos secos são colocados em uma folha de papel encerado e cobertos com uma segunda. É necessário passar este papel por vários minutos para que a cera derreta da superfície e passe para as folhas. Para obter o mesmo resultado nas duas faces, é importante passar a ferro a chapa encerada, virá-la e repetir o procedimento.

Após este processo, é necessário aguardar 5 minutos e verificar as folhas enceradas. Se estiverem molhados, o procedimento deve ser repetido, se estiverem secos, o processo de enceramento acabou. Assim que a cera é totalmente transferida para as folhas, com a ajuda de uma tesoura, o excesso de papel é cortado ao redor do material natural. Os produtos acabados mantêm sua aparência por muito tempo.

Com cola

O material natural usado para artesanato e apliques pode ser liso se seco em um livro ou passado a ferro, ou manter sua aparência original enquanto permanece volumoso. Para preservar as folhas coletadas, você pode usar a ferramenta mais conveniente no dia a dia - a cola PVA. Devido à sua disponibilidade, a cola é encontrada em quase todas as casas, por isso é muito conveniente usá-la para preservar os materiais naturais coletados.

As vantagens deste método incluem:

  • disponibilidade;
  • a conveniência de uso;
  • a capacidade de se aplicar a folhagens de qualquer cor.

Além disso, há uma série de desvantagens:

  • a versão final pode parecer desleixada;
  • o resultado depende da qualidade da cola;
  • as folhas na cola escurecem com o tempo.

Para cobrir as folhas com cola, é necessário preparar um substrato no qual o material natural da cola não grude. As folhas são dispostas em cima dos espaços em branco, um lado para cima. Com um pincel ou um pedaço de espuma de borracha, é necessário aplicar cola no produto de um lado, esperar um pouco que a camada de cima agarre e transfira a folhagem para papel limpo, para depois repetir o procedimento. Uma vez que a cola esteja completamente seca, as folhas podem ser usadas para criar artesanatos volumosos, figuras e quaisquer outros produtos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa