Artesanato conta-gotas
O artesanato pode ser criado a partir de uma variedade de materiais disponíveis... Às vezes, esses materiais são muito incomuns e, ao que parece, são completamente inadequados para esses fins. A única limitação está na imaginação e nas possibilidades dos materiais utilizados. Parece que o hospital não é o lugar mais agradável e o propósito dos instrumentos hospitalares é apenas uma coisa - ajudar as pessoas a ficarem doentes. No entanto, os artefatos com conta-gotas têm sido feitos há muitos anos.
Como fazer um peixe?
Os dutos de conta-gotas são excelentes materiais artesanais. Peixe pequeno - Esta é uma das estatuetas mais comuns feitas de tubos conta-gotas.
A tecnologia de tecer a partir de tubos não é muito difícil, na sua essência é muito semelhante à arte do macramé e consiste em tramas e nós diversos.
Graças a isso, é possível fazer uma grande variedade de coisas de várias formas. Entre eles estão bugigangas, brincos, tranças para canetas esferográficas e, claro, várias estatuetas.
Antes de trabalhar com material médico já utilizado, é imperativo processá-lo. Para tanto, os tubos devem ser colocados em verde brilhante ou em solução de permanganato de potássio. Iodo ou betadine podem ser usados. Nesse caso, o material perderá sua transparência original. Mas para a fabricação de estatuetas, isso é ainda mais uma vantagem.
Se você estiver usando um material novo adquirido em uma farmácia e não usado, esse processamento não é necessário. Mas para dar uma aparência mais estética ao produto acabado, ele pode ser pintado posteriormente. Ou faça isso imediatamente antes de iniciar o processo de tecelagem.
Para tecer um peixe a partir de tubos, são necessários dois sistemas... O comprimento dos tubos deve ser de cerca de 40 centímetros. Primeiro você precisa cortá-los de cada lado. Para isso, de um lado são feitas 4 tiras de 15 cm, e do outro - 8 tiras de 10 cm.
Para o olho do peixe, você pode usar um anel, que é projetado para regular a taxa de ingestão de drogas do sistema. Mas, para isso, você pode usar qualquer pequena peça redonda.
Para começar a tecer, é preciso pegar outro tubo, que é cortado ao meio e serve de base para embrulhar os outros dois tubos. A tecelagem é feita de acordo com o princípio da figura oito. Primeiro, a tira deve ser enrolada ao redor do primeiro tubo, depois ao redor do segundo, e isso é repetido várias vezes. É assim que o corpo do peixe é formado. As pontas restantes precisam ser torcidas para formar duas barbatanas. Para isso, as pontas restantes do tubo são cortadas em tiras finas. Para aumentar o volume, você pode enrolar as tiras com uma faca ou lâmina de tesoura.
Para o nariz do peixe, é necessário cruzar 2 tubos, cujas extremidades são direcionadas para baixo em relação ao corpo.
Para criar um olho, é necessário enrolar firmemente o tubo cortado em uma pequena parte redonda. Em seguida, é necessário inserir o olho formado no corpo preparado do peixe. É necessário fixá-lo com bastante firmeza. Devido à elasticidade e flexibilidade do material usado, isso não é difícil de fazer.
O tamanho do peixe, a sua espessura e cauda ondulada dependem do comprimento dos tubos utilizados. Quanto maior a figura deve ser e ter uma cauda exuberante, mais tubos serão necessários para fazê-la.
Existem também padrões mais complexos para tecer peixes, mas eles devem ser iniciados somente depois de ganhar alguma experiência nessa habilidade.
Para criar figuras coloridas e espetaculares, vale a pena usar tubos de cores diferentes. Então, o peixe ficará especialmente atraente.
Fazendo uma borboleta
Você pode fazer uma borboleta com suas próprias mãos usando tubos de conta-gotas se estudar cuidadosamente as instruções para iniciantes ou profissionais, dependendo do nível de experiência e habilidade. Existem esquemas simples que mesmo uma pessoa inexperiente pode dominar facilmente. Mas para pessoas com habilidade, esquemas muito mais complexos foram desenvolvidos.
Para tecer uma estatueta de borboleta a partir de um conta-gotas, você pode usar padrões projetados para macramê ou tecelagem com miçangas.
Para criar uma borboleta, antes de mais nada, é preciso formar o corpo e a cabeça dela, que servirão de base para toda a figura. Para formar o corpo de uma borboleta é necessário tecer uma trança simples, para a qual são necessários dois tubos. A tecelagem é realizada com o nó chinês, quando dois tubos são dobrados transversalmente, formando quatro pontas de trabalho... O primeiro deles é colocado no segundo, o segundo é colocado no terceiro, enquanto o terceiro é colocado no primeiro e deve ser passado através do loop. Você pode usar um conta-gotas para prender a cabeça da borboleta ao corpo, removendo a ponta.
As asas de borboleta podem ser tecidas em diferentes padrões, usando uma ou mais cores. Para iniciantes, recomenda-se fazer uma asa de cada lado, pois é a opção mais fácil. Então você pode trançar as asas de formas e configurações mais complexas.
Mais ideias
A partir de sistemas conta-gotas, você pode criar figuras simples e conhecidas ou coisas originais completamente exclusivas. O artesanato de conta-gotas pode ser tão simples quanto complexo, praticamente obras de arte.
Estes são todos os tipos de artesanato.
-
Buquês de flores. Você pode criar uma única flor ou um buquê inteiro que ficará muito bem em um vaso decorativo.
-
Estatuetas de animais (girafa, cobra, raposa, cachorro e outros).
-
árvores de Natal.
-
Cobras, caranguejos, lagostins, tartarugas.
-
Dragões.
-
Demonios.
- Pássaros (corujas, gaivotas).
Na maioria das vezes, os artefatos com conta-gotas são usados como porta-chaves, enfeites pendurados nos espelhos retrovisores de carros ou apenas como lembranças. São coisas muito bonitas e originais.
Não é preciso muito para criar algo fora do comum com tubos de gotejamento. Apenas conhecimento do próprio sistema, um pouco de tempo livre e imaginação. Recomenda-se começar pelos produtos mais simples e não demorados, passando aos mais complexos.
A seguir, veja uma aula magistral sobre como tecer um peixe a partir de um conta-gotas.