Fazendo artesanato de flores
As flores (vivas e secas) são materiais adequados para a criação de todos os tipos de artesanato. E para que o produto resultante agrade os outros por muitos anos, os elementos naturais devem primeiro ser devidamente preparados.
Que material usar?
Apesar do fato de que as flores naturais são mais frequentemente usadas em artesanato, o uso de material seco permite prolongar a vida útil do produto acabado. Além disso, é possível tornar o artesanato mais durável se os botões reais forem complementados com elementos artificiais, por exemplo, bagas de plástico ou folhas de tecido. Para manter as flores em sua forma original por muito tempo, elas devem ser devidamente secas.
É importante lembrar que malmequeres, ásteres, rosas, dálias e peônias permanecem brilhantes por muito tempo, mas amores-perfeitos, capuchinhas e suculentas ainda murcham rapidamente.
As amostras coletadas são mais facilmente processadas sob pressão ou em uma pasta especial destinada à colocação do herbário. Você pode até colocá-los dentro de um volume grosso, protegendo-os de manchas com folhas de papel branco ou papel vegetal. No entanto, este método é relevante apenas para a criação de uma decoração plana, que posteriormente será usada no painel.
Para secar rapidamente o material artesanal, é recomendado o uso de tratamento térmico. Alternativamente, flores com várias pétalas - peônias, dálias, calêndulas podem ser enviadas para perder umidade no microondas. Para fazer isso, cabeças multicoloridas são dispostas em um pires, uma tigela de água em miniatura é instalada ao lado delas e o cronômetro é ajustado para 2 minutos.Se após o intervalo acima as pétalas não estiverem secas, pode-se deixá-las expostas ao ambiente quente por mais um minuto. O grau de processamento das flores é determinado com um palito.
Em princípio, os espécimes em hastes longas podem secar naturalmente, reunindo-se em um buquê e pendurando-os em uma sala escura com seus botões. Entre um e outro, é melhor conectá-los com fitas de tecido denso ou barbante. É importante que os buquês individuais não toquem em nenhum outro objeto ou entre si. Com flores silvestres vivas, eles fazem isso ainda mais fácil - eles são colocados em cima de jornais na varanda ou na rua. Os botões brilhantes e grandes, por outro lado, são enviados para um espaço escuro para evitar o esgotamento. Este processo de secagem natural leva vários dias.
Se o artesanato requer o uso de botões com uma cor preservada, você deve usar secagem volumétrica. Nesse caso, o material natural é coletado primeiro em um dia seco. Os botões são cuidadosamente destacados do caule, mantendo-se alguns centímetros perto da cabeça da flor. Um pequeno pedaço de arame é inserido imediatamente no cavaleiro. No estágio seguinte, são preparadas massas de fluxo livre que absorvem umidade - semolina, farinha ou sal.
No fundo de um recipiente limpo, as flores são dispostas com a base voltada para baixo. Os botões são cuidadosamente recobertos com uma massa secante com a separação de cada pétala. Tudo é fechado com uma tampa e retirado para uma sala aquecida e com baixa umidade. Após 3-4 dias, você pode determinar o grau de secagem pressionando suavemente as pétalas com a superfície lateral do palito. Se ficarem difíceis, é hora de retirar as peças de trabalho com uma pinça e limpar os restos da substância solta. Um pedaço de arame inserido permitirá que as cabeças sejam presas de volta às hastes.
Muitas vezes, flores estabilizadas são utilizadas para criatividade, ou seja, processadas em glicerina. Esse procedimento é muito simples: primeiro, uma solução de glicerina, vendida em qualquer farmácia, e água são misturadas na proporção de 1: 1. A substância resultante é despejada em um vaso e nele são colocadas flores cujos caules são preliminarmente encurtado em um centímetro. Não faz sentido fechar os botões por cima, pois o líquido será absorvido pelo caule. Durante a primeira semana, cada flor terá que ser podada em um centímetro. Na segunda semana após a renovação da solução de água-glicerina, as plantas simplesmente terão que permanecer no vaso.
Flores processadas para uso posterior deve ser armazenado em salas ventiladas e secas, protegidas da luz solar direta... É melhor colocar os botões volumosos em caixas bem fechadas, os planos em uma pasta e deixar os buquês pendurados ao ar livre.
É imperativo que as amostras secas não se molhem.
Opções para os mais pequenos
O artesanato de flores costuma ajudar quando um jardim de infância ou escola é convidado a participar de uma exposição sobre o tema "Outono dourado"... O material coletado na estação quente e já seco em livros ou no microondas é fácil de processar e se encaixa harmoniosamente em qualquer composição. No entanto, botões recém-cortados também encontram seu lugar nos trabalhos das crianças.
Homenzinho
Será muito fácil fazer homens achatados de outono com flores e folhas. Podem ser utilizados materiais secos e frescos - o principal é que os elementos não se estraguem e se harmonizem na cor... Uma composição bem pensada é colada ao papel, após o que os detalhes necessários são desenhados com canetas hidrográficas. As meninas mais velhas podem ser convidadas a fazer decoração de moda: desenhar o contorno de um vestido da moda e fazer um aplique de pétalas.
Crisálida
É conveniente criar uma boneca de flores enquanto caminha. Para este efeito, são adequados botões brilhantes e grandes de malva ou papoula, bem como os habituais dentes-de-leão, trepadeiras em miniatura e outros representantes da flora. O processo de fazer artesanato incomum é mais fácil de aprender usando a trepadeira como exemplo.... Em primeiro lugar, um receptáculo com pedúnculo é separado de sua flor em flor puxando-o para cima. Além disso, o pedúnculo do botão de outra flor de tamanho menor é inserido no orifício resultante.
Se desejar, a boneca resultante é colocada com um chapéu ou uma peruca também feita de material natural é experimentada.
Postais
É claro que os cartões-postais também são artesanatos leves, para cujo desenho tanto flores vivas quanto flores secas são adequadas. Assim, sob o controle dos pais, a criança pode fazer um belo artesanato. em estilo retro... Dos materiais e ferramentas, apenas terá que ser preparada uma blank para um postal com uma "janela" redonda, amores-perfeitos secos, fitas e cola PVA pouco espessa. A composição é montada a partir de uma grande flor aberta, uma flor menor, um botão fechado e um par de hastes. É importante posicioná-lo de forma que caiba na "janela" do cartão postal.
Os detalhes são apanhados com uma pinça, e um palito serve para colar, formando uma camada fina e uniforme da substância. Qualquer excesso de retentor deve ser removido com um pano limpo.
O cartão acabado é decorado com uma fita e, se desejado, uma folha de samambaia.
Animais e insetos
De pétalas de flores em papel, você pode coletar imagens de qualquer tipo de animais, pássaros e insetos. Por exemplo, uma borboleta é muito colorida por causa dos botões frescos e secos, bem como das pequenas folhas. Além do material natural, papelão, tesoura, autoadesivo transparente, fita adesiva e bisnaga também estão envolvidos no trabalho.
Em primeiro lugar, uma peça em branco no formato de uma borboleta é recortada em papel grosso. Ele é colocado na superfície pegajosa de um pequeno pedaço de fita adesiva e, em seguida, "preenchido" com flores, pétalas, folhas e galhos finos. O produto é recoberto com outro adesivo autoadesivo, aplicado com uma camada pegajosa para baixo, bem pressionado e liberado das bordas desnecessárias do filme com uma tesoura. Para que a borboleta voe, ela terá que ser presa a um tubo plástico com fita adesiva.
A imagem de um ouriço fofo é montada de forma rápida e fácil no papel. Basta desenhar a figura com hidrocor preto e, em seguida, preencher a “zona das agulhas” com folhas secas de diferentes tons de verde e galhos finos. Tendo assim obtido um fundo uniforme, resta apenas decorá-lo com flores planas secas.
Como fazer um painel?
Até uma pessoa pode criar um painel elegante de flores secas, sem habilidades especiais. Além dos botões secos, o trabalho também envolve pedaços de musgo estabilizado, sementes, espiguetas, lâminas de folhas e outros presentes da natureza. O processo de montagem do produto é muito simples: todos os componentes são dispostos sobre tela ou papel de forma a formar uma composição harmoniosa, após o que são fixados em cola transparente ou fita dupla-face.
Depois que a imagem secar, resta colocá-la em uma moldura sob o vidro - tal solução aumentará a vida útil do painel e o protegerá do acúmulo de poeira. A propósito, um produto semelhante pode ser tornado volumoso - então os botões, folhas ou buquês inteiros serão presos a um papelão ou estopa e, em seguida, colocados em uma moldura sem vidro.
Vale a pena mencionar que a base do painel deve ser forte e criar uma adesão confiável a todos os adesivos. As pequenas aplicações podem se contentar com um pedaço de papelão grosso, mas os painéis complexos já exigem uma base de madeira ou plástico coberta com tecido ou estopa. Você também pode decorar o fundo com uma rede, papel colorido, um "tapete" de folhas secas ou um pedaço de papel de parede.
Um dos temas mais comuns para painéis caseiros é bouquet de outono. Para a sua confecção, utilizam-se flores secas, secas ao ar livre em cachos ou separadamente, preservando-se os caules. Todos os elementos da composição são fixados em papelão grosso coberto com um pano amarelado. Você pode usar os elementos que quiser, mas é melhor dar preferência àquelas que podem ser dispostas harmoniosamente sobre uma superfície plana.
Por exemplo, pode ser celosia pinada, focinho e physalis, aos quais serão adicionados espiguetas, galhos de agulhas e uma cauda de lebre.
Depois de coletar um buquê de plantas solto e amarrá-lo com uma fita, tudo o que resta é fazer alguns furos na base e fixar a composição com um arame. Um vaso ou cesta é recortado em papel grosso colorido e colado diretamente sobre as hastes. Os cantos da moldura podem ser decorados com miçangas ou laços.
Fazendo brinquedos volumosos
Você pode fazer um lindo brinquedo de flores com suas próprias mãos se pegar um número suficiente de flores frescas do mesmo tamanho, bem como conseguir uma esponja floral, arame ou espetos de madeira, uma faca de papelaria e água. Tendo decidido que tipo de animal será criado, é necessário recortar a figura correspondente da esponja floral. Não é proibido criar separadamente uma cabeça, tronco e patas e, em seguida, conectá-los. Fragmentos do oásis são submersos em água para serem completamente ensopados e, em seguida, colocados de lado brevemente para permitir que o excesso de água transborde de vidro.
O corpo do animal é imediatamente montado com arame ou espetos. As flores são cortadas obliquamente de forma que cerca de 3 centímetros do caule ficam próximos ao botão. Além disso, eles são muito apertados e sem lacunas são presos na esponja. Os olhos do animal são de papel e, em vez de um bico, pode-se usar um pequeno doce.
O brinquedo acabado também pode ser decorado com detalhes adicionais.
Montagem de pulseiras
Para criar pulseiras florais delicadas, é melhor usar apenas espécimes vivos. Além dos botões frescos, você terá que usar um alicate, fita adesiva, tesoura, arame grosso e fino, uma fita de cetim de 1 cm de largura e uma pistola de cola quente. O primeiro passo é cortar o fio grosso na largura do seu pulso. Tendo suas pontas arredondadas com um alicate, é necessário dar à haste de metal uma forma arredondada do pulso e envolvê-la com fita adesiva. Recebida assim a base, será possível proceder ao preparo da flor.
Um fio fino é dobrado em um laço para que possa ser passado através do botão até o centro do caule. Deixando cerca de 7 centímetros de um galho na cabeça da flor, o resto precisará ser cortado. Em seguida, o fio é torcido e enrolado com uma fita. Se for planejado colocar várias flores na pulseira, então elas são preparadas da mesma maneira, após o que seus fios são trançados juntos. Para conectar os detalhes florais com a base, será necessário segurar o botão com uma das mãos e girá-lo com força em torno da base da pulseira com a outra.
A pulseira acabada é decorada com uma fita de cetim fixada em cola quente. Em princípio, você pode fazer isso ainda mais fácil e tecer uma pulseira como uma grinalda, aplicando hastes de flores individuais em um círculo e envolvendo-as com uma haste de metal e fita adesiva.
Mais ideias
A topiária de ervas e flores secas é colhida rapidamente, mas tem um aspecto muito impressionante. Para tal, utiliza-se uma variedade de flores secas, um molde de espuma em forma de bola, um bastão reto para o tronco, uma floreira e uma mistura de gesso. Como decoração adicional, vale a pena preparar penas, rendas e sisal. Em primeiro lugar, o pau de madeira é ligeiramente afiado e imediatamente cravado com uma das pontas na bola de espuma. Sua outra extremidade é imersa na mistura de gesso, despejada no plantador.
Quando a base seca, a "copa" da árvore é formada com cola com botões secos, espiguetas, folhas secas e outras plantas.A "terra" no pote é mascarada com uma decoração adicional e o próprio recipiente é amarrado com uma fita ou renda.
As flores secas também podem ser usadas para fazer uma guirlanda na parede, um sachê aromático em um saco de pano ou até mesmo sais de banho. Claro, não se esqueça da possibilidade de compor um bouquet a partir de amostras frescas ou secas.
Para obter informações sobre como secar adequadamente um herbário para artesanato, veja o próximo vídeo.