Artesanato de papel e papelão

Tudo sobre papel plástico

Tudo sobre papel plástico
Contente
  1. Papel e plástico
  2. Visão geral da espécie
  3. Aplicativo
  4. Voltado para
  5. Papier mache
  6. Origami
  7. Kirigami
  8. dobrando
  9. O que você precisa para trabalhar?
  10. Artesanato simples

A decoração em papel vive um momento muito bom: ecológica, simples, acessível, autossuficiente - está de volta à moda. Guirlandas são cortadas em papel artesanal, enormes flocos de neve, estrelas e dálias são feitos de sacos de sanduíche. E a lista continua. E é melhor não teorizar, mas experimentar toda essa beleza em ação - fazer decoração de papel com as próprias mãos. Plástico de papel multifacetado ajudará com isso.

Papel e plástico

Outro nome para a direção é papel plástico, o que significa que é a arte de criar objetos de arte a partir do papel. É assim que se obtêm pinturas volumétricas, postais, retratos, painéis, decorações. Existem técnicas que não são apresentadas na sua forma pura - existe uma mistura, por exemplo, aplicações e vytynanka. São histórias totalmente de autoria, quando é difícil dar um nome à técnica, não é óbvio. E isso é ótimo - você mesmo pode trabalhar com papel, cujas possibilidades, se não ilimitadas, são grandes.

O papel e o plástico são originários da Ásia, se considerarmos essa direção como uma forma pura de criatividade. Japão, Coréia do Sul, China - essas são as regiões de origem da direção. Mas já abraçou o mundo ocidental, o que afetou até a aparência de interiores modernos.

Às vezes, o papel plástico é comparado à escultura, o que é compreensível: tanto ali como ali o material forma uma espécie de imagem elegante. O processo se desenvolve gradualmente, as partes são feitas separadamente umas das outras e, então, são presas em um todo.

Descobriremos mais adiante onde os produtos criados em papel-plástico são usados ​​hoje.

  • Decoração de casa. Vale a pena fazer vários guindastes de origami, pendurando-os em fios, e fixando-os em um belo galho grosso, pois uma suspensão exclusiva aparecerá na sala. Agora, essa eco-decoração é muito relevante.
  • Objeto de arte. Coisas que deveriam estar em um museu são feitas de papel: elas refletem a habilidade de uma pessoa, a singularidade da ideia e da implementação.
  • Cenário... Para apresentações (embora frequentemente amadoras), o teatro de fantoches pode ser uma dádiva de Deus.

Além disso, é uma ótima experiência criativa. Trabalhando com papel, você pode desenvolver suas habilidades artísticas, praticar pequenas manipulações, em ações com materiais delicados. Freqüentemente, é utilizado papel, que deve ir para o lixo papel (sobras, embalagens), e a relevância desse reaproveitamento é óbvia.

Em suma, a história do papel-plástico está se escrevendo agora, e isso também está acontecendo pela disponibilidade de material e, claro, pelas possibilidades da Internet, cujas ideias de enormes recursos vale a pena repetir.

Visão geral da espécie

É necessário nos determos em alguns tipos de papel-plástico com mais detalhes, porque eles são os mais procurados e disponíveis.

Aplicativo

Parece que todos a conhecem desde os tempos de Sadovka e conhecem as características e especificidades desta obra. Mas hoje a aplicação é muito mais complicada e interessante do que os artesanatos que todo mundo fazia na infância. Por exemplo, um aplique volumétrico muito popular, onde a imagem aparece em várias camadas. Há um fundo e um primeiro plano - e alguns mais no meio. A maneira mais fácil de fazer uma imagem como esta - use fita dupla-face.

Existe um aplicativo criado pelo método de colagem, quando uma única imagem é compilada a partir de fragmentos completamente diferentes de um suporte de informações em papel (de uma revista a embalagens de chá).

O scrapbooking tornou o aplique ainda mais elegante, sutil e especialmente valioso. Isso não significa que essa técnica esteja ao alcance dos artesãos e daqueles que estão prontos para o trabalho em filigrana. Lençóis xadrez, uma régua e um belo conceito também podem acabar sendo um trabalho tocante que cria as emoções necessárias. Applique não é apenas a arte de dobrar uma imagem a partir de pedaços de papel selecionados corretamente, é uma ideia apresentada desta forma.

Voltado para

Este também é um tipo muito interessante de papel artesanal. Imagens e objetos são criados usando elementos de papel volumosos. O contorno do contorno, por exemplo, se distingue pelo enquadramento do contorno do padrão com torções de papel. E quando estão de frente para o plano de frente (os chamados elementos de tecnologia) são colocados verticalmente, empilhados uns aos outros. Com revestimento volumétrico, fica ainda mais interessante: os acabamentos são torcidos com diferentes níveis de densidade, presos à superfície em diferentes ângulos de inclinação, e são obtidas composições de trama muito bonitas.

O aparamento em si é um elemento volumétrico comprimido na forma de um cone ou funil. O recorte pode ser comparado a uma pincelada: de muitos traços, uma imagem pitoresca é obtida, de muitos recortes - trabalhe nesta técnica única. Claro, esta atividade vai atender o paciente e muito determinada.

Papier mache

O papel machê também não é uma técnica nova, era popular na União Soviética e hoje os criadores são muito interessantes para repensá-lo. A propósito, esta palavra francesa é traduzida como "papel mastigado". E a polpa de papel realmente se torna o principal "ingrediente" do futuro artesanato, embora não o único. O papel que cria uma figura tridimensional deve ser úmido: é assim que se torna plástico, flexível. E só o produto seco está pronto para pintura, transformação.

Como - em poucas palavras - trabalhar nesta técnica: primeiro, jornais, papéis finos de escrever ou guardanapos (você pode até pegar folhas de caderno) são rasgados em pequenos pedaços. Deve haver muitas peças. Então você precisa de um formulário para causar uma boa impressão. Durante os anos escolares, com certeza, muitos pegaram uma jarra de vidro comum, que depois se transformou em um vaso.Agora, como forma, utilizam peças especiais criadas especificamente para papel machê, além de objetos improvisados ​​e até balões. E então, com a ajuda do PVA, pedaços de papel em várias camadas grudam na forma.

O mais interessante começa quando essas camadas secam bem, a estrutura adquire dureza e pode ser cortada para tirar a forma. Em seguida, cubra com outra camada, deixe secar e pinte. É assim que são feitas as máscaras decorativas, os brinquedos, todos os tipos de animais, lembranças, vasos e pratos.

Origami

A arte japonesa de dobrar bonecos de papel é amada em quase todo o mundo: a criatividade graciosa, lacônica e muito interessante pode cativar pessoas de diferentes idades. No início, o origami era usado exclusivamente em cerimônias religiosas, agora ele decora casas, salões, espaços criativos e muito mais. A criatividade é baseada em um quadrado de papel comum, e com ela, prestidigitação e nenhuma fraude.

Com a ajuda dessa técnica, você pode fazer um pequeno gato (cinco passos) ou um veado ou urso complexo (não é suficiente gastar uma hora nisso). Existem muitas técnicas para dominar à medida que você se aprofunda na arte asiática. E, mesmo nas suas variações mais simples, parece muito orgânico no interior: por exemplo, vários barcos de papel no peitoril da janela agradam aos olhos, criam um clima de primavera, e dão uma leveza difícil de explicar.

Kirigami

Kirigami é uma arquitetura completa, e a tradução da palavra "papel cortado" não chega nem perto de transmitir toda a complexidade e graça da direção. É relativamente jovem: tem cerca de 40 anos. Primeiro, o assistente seleciona um modelo, depois corta os detalhes e, para que o fragmento se torne volumoso, a folha precisa ser expandida.

Parece simples, mas fazer é muito mais difícil: a técnica requer perseverança e a habilidade de executar ações hábeis, mas muito precisas.

Kirigami é freqüentemente encontrado em layouts de livros infantis. E quando uma criança folheia tal edição, os heróis da obra ficam literalmente diante dela, o que cria uma dinâmica especial da narrativa. Kirigami deve ser manuseado com delicadeza: dobrado e desdobrado. E vale a pena - há uma magia especial nisso, quando uma imagem de plot volumétrica é obtida de papel plano. Não é à toa que as pessoas envolvidas nesta arte são chamadas não apenas de arquitetos do papel, mas também de mágicos do papel.

dobrando

Esta arte apareceu há mais de cinco séculos, mas os falantes de russo a conhecem há algumas décadas. Por muito tempo, apenas os europeus gostaram disso. O termo é traduzido como "pena de pássaro". Na verdade, às vezes é quilling que é chamado de plástico de papel, embora o último termo seja mais significativo e não se limite à arte de dobrar figuras de listras.

Com a ajuda de listras iguais, você pode realmente criar formas simples: cubos, círculos, losangos. Você também pode fazer flores com eles, vários elementos que compõem imagens de enredo complexas. Por exemplo, usando a técnica quilling, você pode fazer um brinquedo de árvore de Natal - e não apenas um floco de neve comum, mas a Rainha da Neve. Você pode fazer painéis sobre o tema de uma floresta de fadas, o mundo subaquático, o espaço, etc. Não é necessário colar figuras de listras na superfície - esta é apenas uma das variações no uso da técnica.

O que você precisa para trabalhar?

Originalmente - o próprio papel. Comece com folhas de escritório, papel colorido comum, folhas de aquarela. Em seguida, usando o método de busca criativa, eles tentam várias opções: papel de embrulho, papel de design, papel revestido, veludo, matéria-prima reciclada, etc. Eles usam páginas de livros antigos, cadernos escolares, guardanapos e muito mais.

O que mais pode ser útil em seu trabalho:

  • tesoura - ou melhor, vários tipos de tesouras: grandes - para cortar, pequenas - para trabalhar em locais difíceis;
  • régua - é necessário não apenas para desenhar linhas retas, mas também para otimizar curvas;
  • lápis e borracha - para marcação;
  • Cola - PVA é o mais popular, mas usa-se cola em bastão e cola quente;
  • ferramentas de desenho - às vezes o trabalho precisa ser feito acabado, por exemplo, pintar os olhos de um pássaro de papel.

Para quem gosta de trabalhar com papel, faz sentido aprender a ordená-lo: por pastas, caixas e talvez por arquivos ou organizadores. Às vezes, até mesmo o menor pedaço de uma bela etiqueta texturizada pode ser útil.

Artesanato simples

Para não assustar os iniciantes que nem imaginam como "domar" papel frágil, você pode oferecer a eles uma aula magistral simples. Os trabalhos manuais sempre saem.

Ou melhor, são obtidos porque são flores.

  1. Preparação de materiais... Você vai precisar de revistas desnecessárias, fita ou seu análogo, tesouras afiadas, espetos de churrasco, PVA ou cola quente derretida.
  2. As revistas são divididas em páginas, é necessário escolher apenas os mais brilhantes e coloridos. Cada página é dobrada em quatro ao longo de seu comprimento e, em seguida, cortada em uma franja ao longo da borda da dobra. Para a borda, você precisa cortar literalmente um centímetro.
  3. É hora de fazer os próprios botões: a fita com franjas resultante é enrolada no topo do espeto, fixada com cola ou fita adesiva. Então você pode obter crisântemos ou ásteres.
  4. Com uma fita franjada, faça várias voltas ao redor do espeto: então o botão ficará mais exuberante. Quando há muitas voltas, a borda livre da franja pode ser colada.
  5. O espeto deve ser embrulhado com fita verde, e das mesmas revistas, você pode cortar arbitrariamente as pétalas das plantas.

Flores fofas estão prontas! 3, 5 ou mais "penugens" podem se tornar uma decoração de interior completa - você só precisa pegar um vaso "para combiná-los".

Boneca japonesa feita de papel - uma master class é apresentada a seguir.

  • Este ofício é interessante para crianças e adultos. Os caras da escola primária vão dominá-lo bastante. Você precisa preparar: uma maquete de tapete (de preferência), qualquer papel ou guardanapo bonito, papel preto e branco, tesouras, canetas hidrográficas para desenhar as características faciais.
  • Cortar os detalhes é melhor visto na maquete do tapete... Dois blanks redondos brancos (cabeça) são conectados a uma tira (pescoço), a tira é inicialmente dobrada ao meio. Você também pode usar um palito de sorvete em vez de um pescoço, mas funciona bem com papel.
  • Os dois kimonos em branco são empilhados um em cima do outro, o lado curto é dobrado para criar uma gola. Você pode segurar a cabeça com cola. Em seguida, a peça de trabalho precisa ser “enfaixada”: primeiro, vire para a esquerda e depois para a direita. Em seguida, dobre o terceiro quimono do lado esquerdo e faça o mesmo com o lado direito. O canto inferior pode ser dobrado com elegância.
  • As mangas são feitas de uma tira de guardanapo dobrada em três... Em seguida, a peça de trabalho precisa ser dobrada e colada na parte de trás.
  • Para cabelo, normalmente é usado papel corrugado preto, mas papel de cor comum também é adequado. Um círculo forma o cabelo puxado para trás, o segundo semicírculo forma um estrondo. Precisa ser cortado com franja.

Para pendurar a boneca, você pode fazer um furo no topo, esticar um fio ali.

Outras belezas japonesas são feitas de acordo com o mesmo esquema. O quimono se torna uma parte especial do papel artesanal. Quanto mais brilhante for, melhor: ele pode representar lindos pássaros, borboletas coloridas, peixes estilizados, enfeites - o que quer que seja.

Quaisquer modelos e esquemas podem ser modificados pelo autor. O papel plástico está sempre aberto a descobertas criativas!

Um exemplo de papel plástico no vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa