Artesanato de papel e papelão

Tudo sobre papercraft

Tudo sobre papercraft
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Visualizações
  4. O que pode ser feito de papel?
  5. O que é preciso para funcionar?
  6. Esquemas simples para iniciantes
  7. Como fortalecer a estatueta?

O artesanato em papel é popular entre os costureiros - provavelmente todo mundo já tentou fazer apliques ou figuras de origami. No entanto, existe outro tipo de produtos de papel feitos à mão que permitem a criação de modelos geométricos de coisas reais - este é o papercraft. Neste artigo iremos dizer que tipo de arte ela é, como apareceu e quais formas podem ser feitas usando esta técnica.

O que é isso?

Papercraft é uma simulação em papel de vários objetos criados pela natureza ou por pessoas. A técnica envolve a criação de criaturas tridimensionais (reais ou míticas), técnicas ou formas geométricas. Para o trabalho, papel ou papelão serve de base - o material é dividido em partes e conectado de forma especial para obter a forma desejada. A modelagem volumétrica em papel é um hobby popular, recreação útil e aprendizado para trabalhar duro.

A Papercraft desenvolve o pensamento construtivo e criativo - o criador das figuras aprenderá a perceber os objetos circundantes e os objetos de uma nova maneira.

A modelagem em papel é tão popular quanto o origami, mas os dois são muito diferentes. Origami é a criação de formas dobrando e dobrando retângulos e quadrados de papel sem o uso de cola. A essência do papercraft é cortar padrões de papel e colá-los, resultando em uma figura ligeiramente angular, mas reconhecível de uma criatura ou objeto. Os modelos parecem muito incomuns e originais, então a técnica é muito difícil de confundir com qualquer outra coisa.

Na maioria dos casos, as costureiras novatas criam modelos a partir de padrões impressos ou compram conjuntos prontos de peças para montagem. Gradualmente, as pessoas vão se familiarizando com os princípios básicos da tecnologia, técnicas comprovadas e soluções comuns para a criação de figuras. Praticar com base em peças prontas ajuda a criar gradualmente modelos cada vez mais complexos; com o tempo, as costureiras podem até aprender a criar e implementar suas próprias ideias usando a técnica de papel artesanal.

Cada kit pronto para modelagem em papel contém instruções na forma de um desenho que você precisa aprender a ler. O processo criativo de criação de objetos desenvolve perseverança, atenção aos detalhes e o desejo de alcançar o sucesso. A técnica prevê uma mudança no tipo de atividade - a montagem manual dos padrões se alterna com a leitura e compreensão do desenho. A falta de uniformidade evita a perda de interesse pelo bordado, razão pela qual as pessoas costumam fazer essa arte por muito tempo.

História de origem

Muitos historiadores são de opinião que a arte da modelagem em papel teve origem na China no século 2 aC. NS. Os chineses eram um povo progressista - eles usavam papercraft para criatividade e decoração de quartos. A direção da arte cresceu e se desenvolveu, portanto, com o tempo, tornou-se um ofício separado, espalhado por todo o leste da Ásia. A modelagem também migrou para o Japão, onde a técnica encontrou muitos usos diferentes.

No território do continente europeu, a modelagem em papel apareceu no século 15 d.C. NS. Primeira na Europa, a direção de arte passou a distribuir maciçamente os franceses - montaram a produção em série de conjuntos impressos para papel artesanal. No início, a técnica foi apresentada por muito tempo como um hobby das crianças - objetos simples como números, formas geométricas ou um alfabeto eram criados a partir de padrões.

Os adultos assumiram o hobby depois de um tempo, porque um enorme potencial estava escondido atrás do método simples de criar figuras. A coleção de modelos inspirou os artistas pobres da época a fazer retratos mais orçamentários - uma alternativa às tintas caras era cortar e colar pedaços de papel que formavam um determinado volume.

Este estilo de belas-artes pode ser encontrado na atualidade - manteve todas as características da tecnologia inventada por antigos mestres.

No início do século 20, as figuras de papel finalmente se tornaram populares entre a população adulta - as pessoas começaram a fazer produtos originais, independentemente do sexo e da idade. A prevalência do hobby levou ao crescimento ativo da indústria - apareceu um grande número de modelos e formas de vários níveis de complexidade. Estavam à venda maquetes realistas de casas, equipamentos, flores e animais, além de diagramas com grande quantidade de pequenos detalhes, como maquetes de aviões, navios e tanques reais.

A técnica de modelagem de papel se tornou popular entre arquitetos, designers e engenheiros que a usaram para visualizar seus projetos. Entre pessoas famosas, a direção foi ativamente usada em seu trabalho por acadêmicos soviéticos: o projetista de aeronaves Alexander Sergeevich Yakovlev e o projetista de foguetes e sistemas espaciais Sergei Pavlovich Korolev. Esta técnica também é amplamente utilizada nas indústrias automotiva e de aviação - primeiro, pequenos modelos são criados e, em seguida, com base em uma técnica em tamanho real.

Visualizações

O primeiro critério pelo qual as figuras de papel são divididas em tipos é o nível de complexidade do design. À venda encontram-se conjuntos de luzes com um pequeno número de padrões que se destinam a crianças e iniciantes. Os kits de média complexidade são indicados para quem já fez este tipo de trabalho e consegue dobrar peças com cuidado e cuidado.Existem também variedades do mais alto nível de dificuldade - elas contêm um grande número de pequenas peças e são destinadas a costureiras que estão seriamente interessadas em papercraft. Estruturas complexas são cobertas com tinta e verniz, tornando difícil distingui-las de produtos de plástico.

A modelagem em papel ainda é a mais popular na Ásia e no Japão, e é por isso que foi lá que surgiram áreas especiais de arte: CubeeCraft, ChibiCraft e 3D-PaperModel. Sugerimos que você se familiarize com cada tipo de estrutura com mais detalhes.

Cubeecraft

A técnica CubeeCraft é baseada em formas geométricas: um quadrado e um retângulo. Seguindo a técnica, as costureiras fazem modelos em cubos e paralelepípedos. Existem duas maneiras de "dar vida" a essas criações: iniciantes criam figuras a partir de partes nas quais partes do corpo ou partes de mecanismos são originalmente impressas, artesãos avançados primeiro criam uma forma e só então aplicam um desenho.

Na direção do CubeeCraft, as criaturas são mais frequentemente retratadas, semelhantes em forma aos heróis do famoso jogo Minecraft. Cabeças, corpos, braços e pernas quadrados são o padrão padrão para todas as figuras nesta categoria, apenas os detalhes adicionais e o padrão impresso diferem. Esta seção de arte em papel contém todos os personagens favoritos das pessoas: personagens de desenhos animados, séries de TV, filmes e anime.

A técnica do CubeeCraft é bastante simples, por isso os mestres aconselham você a começar a se familiarizar com o papercraft. Esta categoria é indicada para crianças e iniciantes, pois os kits contêm poucas peças com uma forma fácil de montar e uma grande variedade de personagens favoritos.

Às vezes, na forma de artesanato quadrado, não existem apenas personagens fictícios, mas também verdadeiras personalidades famosas.

ChibiCraft

A direção ChibiCraft surgiu no Japão, a base para modelagem de produtos nesta técnica são personagens de anime no estilo chibi com cabeças enormes e corpos pequenos. As figuras neste estilo podem ser simples e bastante complexas, o principal é preservar as proporções especiais da personagem. Acima de tudo, esta categoria de arte em papel é popular entre os amantes de anime, por isso existe um grande número de modelos para os heróis de tais obras.

A linha de produtos da ChibiCraft é composta principalmente por personagens de populares séries de anime. No entanto, não apenas os heróis são criados usando a técnica do papercraft - eles também fazem criaturas fantásticas e míticas, por exemplo: Pokémon ou demônios da cultura japonesa.

3D-PaperModel

A técnica 3D-PaperModel se distingue por um grande número de detalhes e correspondência máxima da figura com o original. Esta é a maneira mais difícil de criar modelos de papel, o que apenas os mestres em papercraft avançados podem fazer.

O método 3D-PaperModel é usado para criar decorações caseiras - estatuetas de animais, plantas e criaturas míticas são pintadas com tinta acrílica e se tornam verdadeiras esculturas, cabendo em qualquer interior. Engenheiros e designers usam totalmente a técnica 3D-PaperModel para criar grandes projetos em miniatura - isso permite pensar sobre os elementos individuais com antecedência e evitar dificuldades na fabricação de produtos em tamanho real.

O método também é usado por amantes de jogos steampunk, cavalaria e RPG em jogos de computador - a técnica 3D-PaperModel permite que eles criem um layout de elementos futuros de um guarda-roupa autêntico.

O que pode ser feito de papel?

A Papercraft abre um grande espaço para a criatividade do artesão - você pode criar estatuetas simples com crianças ou modelos de interiores complexos. Propomos considerar uma lista de idéias interessantes para modelagem de papel.

  • Personagens quadrados. A maneira mais fácil de se divertir e ao mesmo tempo ser útil com seu filho é criar um artesanato com suas próprias mãos. Papercraft no estilo do CubeeCraft é ótimo para esses fins, além disso, as figuras de papelão de seus personagens favoritos se tornarão verdadeiros brinquedos feitos à mão para crianças.A técnica desenvolve a diligência, perseverança nas crianças, melhora as habilidades motoras finas e a atenção.
  • Modelos animais complexos. Os animais sempre ocuparam um lugar especial na vida das pessoas - os representantes da fauna inspiram estas a criar aviões e submarinos, bem como a fazer diversos artesanatos. Os animais mais populares para modelagem são os seguintes: coruja, cachorro, veado, raposa, gato, panda e corvo. Os mamíferos subaquáticos também não se destacaram - a baleia azul é usada como protótipo de figuras de papel. Eles também costumam criar modelos de criaturas míticas como um unicórnio, dragão, pégaso ou harpia.
  • Produtos para meninas. O belo sexo prefere artesanato natural, portanto, as flores são mais frequentemente feitas na técnica do papel artesanal. Também pode ser um lindo coração ou uma caixa de joias em forma de modelo de papel. No entanto, essas estatuetas também podem ser feitas por rapazes, com a intenção de presentear as mulheres no dia 8 de março ou em qualquer outro feriado.
  • Produtos para rapazes. Os homens preferem as seguintes opções de modelo: mecanismos complexos, estruturas de engenharia, tecnologia. Podem ser veículos detalhados, como tanques, navios, carros e aviões. Freqüentemente, há um foguete de papel - os engenheiros usam modelos como base do projeto. Às vezes, as pessoas criam modelos tridimensionais de papel, repetindo as formas de casas ou blocos inteiros de edifícios altos.

Uma figura de papelão feita à mão é um grande presente para um cara no dia 23 de fevereiro.

  • Máscaras. A modelagem de papel permite que você crie qualquer objeto, mas as máscaras se tornaram especialmente populares. Na maioria das vezes, as pessoas criam máscaras de vários animais que podem ser usadas. A montagem desse produto não é difícil, e o resultado é muito colorido, principalmente se você cobrir a máscara com tintas acrílicas para combinar com a cor do animal. Se você planeja usar essa peça de roupa, cole-a com papel grosso ou papelão e, a seguir, reforce com epóxi.

O que é preciso para funcionar?

Além de materiais básicos, como papel ou papelão, o papercraft também precisará de um conjunto adicional de ferramentas e materiais. Propomos considerar uma lista de itens necessários para a criatividade.

  • Governante. Uma régua de metal fina é melhor para criar dobras perfeitas ao longo das linhas que você marcou.
  • Tesoura. São adequadas tesouras de escritório especiais para papel ou papelão, com as quais você pode cortar exatamente ao longo do contorno marcado.
  • Pinças. Peças pequenas são difíceis de montar manualmente, então você precisa estocar um conjunto de pinças de diferentes formatos e espessuras.
  • Faca de papelaria. Será conveniente cortar os padrões ao longo de uma linha ondulada com uma lâmina afiada.
  • Cola. Qualquer cola de papel ou fita dupla-face funcionará, mas nem sempre é necessária - o kit geralmente inclui uma cola especial para modelos de papel.
  • Ferramenta para aplicação de cola. Pode ser um bastão de sushi de madeira ou um bastão de sorvete, ou você pode usar um furador ou uma chave de fenda velha e danificada.
  • Lápis. Linhas adicionais são desenhadas com um simples lápis, você também pode usar uma caneta, mas será difícil apagá-la se precisar corrigir o desenho.

Esta é uma lista básica de itens necessários para a modelagem em papel, mas pode ser complementada com itens adicionais. Para formas mais complexas, os artesãos podem precisar de tintas acrílicas, pincéis, vernizes e pequenos acessórios de acabamento.

Nos kits, o papel da criatividade já foi selecionado, então você não precisa pensar nisso. Se você planeja criar figuras a partir de modelos impressos automaticamente ou de seus próprios desenhos, deve escolher o material base correto. É melhor recusar-se a usar folhas finas de papel de jornal e fotocópias, caso contrário os números serão muito frágeis.Escolha papel pergaminho ou papelão fino - esses materiais não rasgam e, ao mesmo tempo, tomam facilmente a forma desejada.

Os mestres também recomendam escolher papel com a mesma cor em ambos os lados.

Esquemas simples para iniciantes

Os kits de modelagem de papel para crianças e iniciantes contêm varreduras de luz feitas de papel grosso ou papelão, que devem ser corretamente dobrados e colados por números. Cada kit inclui instruções detalhadas e um diagrama para ajudá-lo a montar a estatueta. Propomos considerar alguns modelos simples para iniciantes na arte do papercraft.

  • Lagarto. O diagrama de montagem de répteis é muito simples, pois consiste em apenas uma parte. Para montar a estatueta, é necessário dobrar e colar corretamente as partes do corpo - para que se formem cauda, ​​pernas e dentes do dorso.
  • Bob Esponja. Uma divertida varredura com o popular herói do desenho animado infantil de mesmo nome. As linhas e pontilhados no desenho indicam os locais das curvas, e também existem ranhuras especiais na parte inferior da cabeça para fixação ao corpo. Os braços de Bob Esponja são presos entre a cabeça e o corpo por meio de uma barra longa.
  • Joaninha. Um esquema atípico, cujo volume é obtido com o auxílio de dobras na casca do inseto. O modelo consiste em duas partes: um abdômen com cabeça e costas. Primeiro, você precisa formar uma concha, depois colar as pernas do abdômen e das costas, conectando as duas partes. Em seguida, faça uma dobra, marcada com uma linha pontilhada, e cole o rosto da joaninha nas costas.
  • Mario. Provavelmente toda pessoa conhece esse personagem, pois ele é o herói do popular videogame de mesmo nome e o mascote da empresa criadora. A estatueta é um modelo padrão e é montada da mesma forma que o Bob Esponja.
  • Ei gatinha. O popular brinquedo da Hello Kitty para meninas é colado em 5 peças e é mais complexo do que os outros padrões desta lista. Este é um representante impressionante do estilo CubeeCraft - o ofício acabado consiste inteiramente em cubos e paralelepípedos.
  • Esquilo com uma noz. Um produto feito em técnica de papel artesanal de média complexidade. Fazer um modelo de esquilo requer certas habilidades, perseverança e precisão das costureiras, então é melhor fazê-lo para quem já modelou antes.

No entanto, a embarcação ainda é simples em comparação com modelos de papel 3D realistas.

Como fortalecer a estatueta?

Para a maioria dos modelos, o reforço adicional não é necessário, por exemplo, se for uma escultura de interior ou decoração de parede. A densidade do pergaminho ou do papelão é suficiente para que esses produtos feitos pelo homem mantenham sua forma.

Acessórios e itens de guarda-roupa, como máscaras e armaduras de imitação, precisam de reforço adicional. Essas coisas serão constantemente utilizadas e expostas a fatores externos, portanto, para manter sua forma, devem ser tratadas com resina epóxi. Este material é eficaz e fácil de usar - o epóxi é excelente para tornar os modelos de papel mais fortes e mais resistentes a danos.

Para fortalecer produtos usando a técnica de papercraft, siga as instruções passo a passo.

  • Primeiro, prepare a mistura adesiva na seguinte sequência: misture bem o endurecedor com a resina, depois adicione álcool à solução até obter uma consistência líquida e viscosa.
  • Aplique a primeira camada de endurecedor na parte externa da embarcação e, em seguida, cubra o papel com uma bandagem ou lã de vidro fina.
  • Reaplicar uma camada de epóxi sobre o material, tomando cuidado para não danificar o selante. Após esta etapa, espere até que a resina esteja completamente seca.
  • Antes que a resina esteja completamente seca, ela pingará no chão. Para evitar a contaminação em casa e ao mesmo tempo proteger a superfície do produto da deformação, é necessário tomar medidas adicionais. Pendure um pedaço de guarda-roupa em um manequim ou em branco e coloque a estrutura em uma cama de jornais.No verão, você pode levar o item para fora e colocá-lo na sombra.
  • Se saliências, manchas e ondas se formarem na superfície da embarcação, alise-os com um secador de cabelo antes que sequem.
  • Depois de seco, lixe a superfície com lixa e aplique suavemente o epóxi novamente.

Após a secagem da última camada da mistura de endurecimento, basta aplicar tintas e vernizes na peça de roupa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa