Artesanato de papelão

O papelão é considerado um material popular para fazer todos os tipos de artesanato. Absorve perfeitamente a tinta, pode ser facilmente cortado com uma tesoura, furado com um furador sem problemas e é geralmente conveniente para o trabalho.


O que fazer com lençóis brancos?
Os fantoches de dedo são criados de forma rápida e fácil em papelão branco. Para a base, são preparados vários retângulos com comprimento de 3 centímetros e largura de 5 centímetros. Cada um é torcido em um cilindro em uma volta e fixado na junta com cola. Paralelamente, círculos de papelão são recortados de material denso, sobre os quais são desenhados os rostos dos personagens. Depois que eles forem colados nos tubos, você pode prosseguir para o jogo.


Sem dúvida, O papelão branco torna-se a base para uma variedade de cartões-postais - dos mais leves aos mais complexos, decorados com técnicas de quilling e origami. É proposto para complementar essas belas lembranças artesanais com botões, miçangas, glitter, lantejoulas, rendas, papel alumínio, laços, folhas secas e outros detalhes. Uma grande caixa de paredes grossas, com a ajuda dos pais, é uma excelente casa para brincar, guardar brinquedos ou mesmo morar para animais de estimação. Basta cortar as janelas e a porta da frente e depois confiar na sua imaginação - pintar as paredes, adicionar um cano, segurar lanternas para iluminar, colar papel de parede por dentro ou pendurar cortinas. Se a estrutura for para uso ao ar livre, então sua cobertura pode ser montada a partir de ramos reais.


Uma abóbora muito original é obtida a partir de um rolo de papel higiênico branco ou toalha de papel. Além da folha de papelão, o trabalho exige uma tesoura, uma corda, um pedaço de um galho bem grosso, cola PVA e brilhos. O processo começa cortando a manga em círculos. Cada um é revestido com cola e polvilhado com purpurina dourada, uma alternativa interessante à qual podem ser as páginas de livros antigos. Depois que todos os círculos estiverem secos, eles precisarão ser coletados com barbante para formar uma abóbora.
Um pequeno bastão é colado no meio da composição.





Produtos de material colorido
Crianças de 6 a 7 anos vão adorar a construção de um avião de papelão. Dos materiais você precisa preparar apenas papelão colorido, por exemplo, preto ou vermelho, cola PVA, caixas de fósforo e papel colorido. O trabalho começa com o fato de que um contorno em forma de T de uma aeronave em construção é desenhado em papel branco. Depois de recortado o gabarito, o contorno deve ser repetido duas vezes já no cartão. As peças resultantes são coladas uma na parte superior da caixa de fósforos e a outra na parte inferior.


A parte da cauda é adicionalmente conectada na ponta. Uma hélice e um par de estrelas são recortados em papel colorido em uma cor contrastante. A hélice é fixada ao nariz da aeronave usando um clipe de papel decorativo ou cola. Cada ala também é decorada com uma estrela. A propósito, nesta master class, em vez de uma caixa de fósforos, você também pode usar uma capa de papel higiênico.

Do papelão fino laminado com fita transparente, obtêm-se belos marcadores de páginas, e dos brilhantes dupla-face - estatuetas para decoração de interiores. Por exemplo, se os pais recortaram a silhueta de uma bailarina do material cintilante e a própria criança cria um pacote de floco de neve para ela, a composição resultante pode ser pendurada em um lustre.


Rapidamente, um aquário com peixes é feito de papelão de várias cores. Primeiro, a caixa de papelão, livre das tampas, é pintada por dentro em tons de azul e, se desejado, é decorada com detalhes “subaquáticos” feitos de papel colorido, plasticina ou brilhos. Além disso, a estrutura é colocada de forma que uma das paredes laterais permaneça vazia. 3-5 ranhuras são cortadas ao longo da parte superior da caixa, e um fio denso ou um pedaço de fio é passado por cada uma. São presos a eles lindos peixes cortados em papelão colorido. Do lado de fora do aquário, cada fio se conecta a um grande botão que o segura ou a uma tampa de garrafa de plástico.




O teatro de sombras será uma arte fascinante para uma criança: será interessante não só implementá-lo passo a passo, mas também utilizá-lo posteriormente. De materiais e ferramentas para a criatividade, você vai precisar de uma caixa de papelão, papel vegetal, papelão preto, lápis branco, espetos de madeira, fita adesiva ou cola, tesoura e uma faca de papelaria. Para obter a moldura, a caixa deve ser removida das tampas e do fundo. Além disso, um pedaço de papel vegetal de um tamanho um pouco maior precisará ser colado cuidadosamente nas laterais da estrutura, sem se esquecer de uma leve tensão.
Se desejar, será possível cortar platbands dos restos da caixa de papelão, que, após a pintura, só terá que ser fixada com fita adesiva no corpo do teatro.



O papelão preto é usado para esculpir os personagens da futura performance. Quanto mais detalhadas forem as silhuetas, mais realista será a apresentação e, portanto, é melhor usar modelos prontos para isso. Cada estatueta é presa a um espeto de madeira de forma prática. Antes do início do show, você também precisará acender uma pequena lâmpada e colocá-la na frente do gerente, mas atrás das figuras.



O cartão colorido também é adequado para a implementação de inúmeras opções de produtos com o tema "Outono". Por exemplo, pode ser uma guirlanda de outono de folhas de papelão de vários formatos, bolotas e cones. Tudo é feito de forma muito simples: as peças de papel frente e verso são recortadas de acordo com o gabarito, que são então suspensas por um fio grosso ou barbante junto com materiais naturais.


Para crianças de 2-3 anos, é melhor começar a familiarizar-se com o material com aplicações. Depois que os pais desenham os contornos das árvores, do sol, de uma casa e de outros objetos sobre um fundo branco, a criança só terá que preenchê-los com pedaços de papelão colorido, tranças de plasticina, folhas secas e outros detalhes.


Outra embarcação simples é um arco-íris nas nuvens. Além dos 7 tons de papelão colorido, uma tesoura, um lápis adesivo, um grampeador e um algodão são úteis. 7 tiras de cores diferentes são cortadas em papel grosso, de modo que cada uma delas seja mais curta que a anterior. Como resultado, o vermelho deve ser o mais longo e o roxo o menor. As tiras são grampeadas na sequência: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul e roxo. Depois disso, 3 bolas de algodão são fixadas em cada lado ao pé do arco-íris como nuvens.


O que fazer com papelão ondulado?
O papelão ondulado é mais durável do que o papelão comum, pois é formado por várias camadas. Se você cortar tal pedaço, então na seção você pode ver as "ondas" coladas em um padrão xadrez. É comum usar esse material para embalar equipamentos caros, mas acaba sendo indispensável na hora de fazer artesanato. Por exemplo, é muito fácil fazer uma moldura de papelão ondulado. Tendo cortado uma tira de 5 centímetros de largura e 30 centímetros de comprimento, ela precisará ser enrolada em um anel, colando as pontas. De um lado da estrutura é fixada uma parede posterior de caneca de papel e, do outro, colocada uma fotografia.
A superfície do material será moldada dependendo da direção geral do interior.



De presente para o pai, uma criança poderá fazer um tanque de papelão ondulado. Para funcionar, ele vai precisar de uma caixa de papel, por exemplo, debaixo do sapato, papelão ondulado, papel grosso verde e vermelho, cola PVA e titânio, tesoura, lápis e guache verde. Além disso, você terá que preparar metade de um bastão de balão, um palito de dente, uma rolha de uma garrafa de plástico, uma agulha com fios verdes e uma escova. A primeira etapa é projetar o casco do tanque fora da caixa. É colado nos 4 lados com papelão verde, de forma que o lado superior seja 3,5 centímetros maior que o inferior.



A seguir, é cortada uma tira com 2,5 cm de largura do papelão ondulado, após a qual uma das faces é arrancada. A trilha resultante é colada ao corpo do tanque de ambos os lados. O papelão ondulado com suporte de papel também é fixado no topo da estrutura. A torre do tanque é construída a partir de uma tira ondulada, cuja largura coincide com a altura da caixa utilizada. É importante deixar pequenas pontas com as quais a torre é fixada à base. A torre é fechada com uma tampa, além disso, uma escotilha é colada nela.





O cano do canhão pode ser feito de uma tampa de garrafa de plástico perfurada no centro. A maneira mais conveniente de fazer isso é usar um furador quente. Metade de um tubo para balões é inserido no orifício resultante e fixado com cola. A estrutura é colada diretamente na torre ou em um círculo de papelão verde cortado para caber na tampa. As rodas são feitas de tiras onduladas de 1 cm de largura. A parte superior de cada um é removida até a metade, após o que são enrolados e presos com um elástico. Depois de um tempo, eles podem ser colados.




Para tanques de combustível, você precisará enrolar uma tira de papel com um tubo e fechá-la com um círculo. O tanque acabado é pintado com uma mistura de guache e PVA. A técnica é decorada em ambos os lados com estrelas e uma bandeira vermelha de papel fixada em um palito.


Você verá 18 artesanatos engenhosos que podem ser feitos de papelão no próximo vídeo.