Artesanato de papel e papelão

Gravura em cartolina

Gravura em cartolina
Contente
  1. Quem inventou?
  2. Como fazer isso sozinho?
  3. Decoração de gravura

As belas-artes podem ter muitas facetas, cada uma das quais será única à sua maneira. Além dos habituais desenhos com lápis, canetas hidrográficas e tintas, existe outro tipo de trabalho - a gravura. Esta arte é bastante antiga, mas entrou em nossa vida há relativamente pouco tempo. As estampas podem ser adquiridas na loja ou você mesmo pode tentar fazê-las. A compreensão de todas as etapas e características da produção da gravura permitirá que você crie essas obras em casa.

Quem inventou?

Pela primeira vez, a técnica de aplicar uma imagem recortando um padrão pode ser vista em placas de madeira do século VI, que foram criadas por mestres na China.... Essa forma de arte ficou conhecida como xilogravura e foi usada para criar obras sobre temas religiosos. Nos países europeus, a xilogravura apareceu já no século XV. Além de motivos religiosos e espirituais, os mestres começaram a fazer imagens de fenômenos sociais.

Com o desenvolvimento do progresso técnico e o advento da imprensa, a técnica da xilogravura se transformou em um método de gravação em relevo. Os primeiros trabalhos em papelão foram simples, mas eficazes. Os mestres desenvolveram essa direção e, com o passar dos anos, ela foi se transformando na gravura, que sobreviveu até os dias de hoje.

Os mestres alemães Albrecht Durer e Hans Holbein, o Jovem, são considerados os fundadores da tecnologia de corte de padrões na superfície. Novas tecnologias desta arte foram propostas por Thomas Buick nos séculos 18-19. Graças a ele, começaram a usar madeira dura para o trabalho, o serrar era feito transversalmente, e não alongado. A Buick criou ferramentas com as quais era conveniente criar gravuras, desenhando uma variedade de linhas de comprimento e largura.

Nos tempos soviéticos, mestres como Ostroumova-Lebedeva, Fomin, Masyutin, Favorsky estavam envolvidos com o corte de madeira.Uma nova etapa no desenvolvimento da talha foi a técnica da xilogravura colorida - claro-escuro.

Essa variedade rapidamente perdeu sua popularidade na Europa, mas no Japão ela permaneceu necessária e em demanda por muitos anos.

Depois da madeira, os artesãos trabalharam o metal, utilizando para isso placas de cobre, sobre as quais um desenho era cortado com ferramentas afiadas, depois do qual era preenchido com tinta, passado por uma prensa e o trabalho terminado. Depois que o metal começou a aplicar a imagem na pedra - litografia, foi inventada em 1796 por A. Senefelder. As imagens podem ser coloridas com uma ou várias cores.

A popularidade dessa arte permitiu criar uma nova versão da criatividade, onde o desenho foi aplicado em papelão. A gravação em papelão é o processo de alternar camadas de tinta e recortar um desenho, o que acaba resultando em um objeto bonito, colorido e interessante. As gravuras foram usadas para criar capas de livros, ilustrações e hoje é uma oportunidade de mostrar a imaginação, sua habilidade no decurso de raspar a camada superior de tinta e obter um quadro acabado.

Como fazer isso sozinho?

Agora você pode comprar facilmente uma gravura em uma loja e agradar a si ou ao seu filho com uma atividade interessante e útil. Além da versão final, você pode tentar fazer esse produto sozinho.

Para fazer uma gravação com as próprias mãos, você precisa ter um certo estoque de ferramentas e materiais.

  • Arquivose não estiver disponível, um furador ou agulha é usado.

  • Cartão... Você pode usar diferentes opções que diferem em textura e espessura, determinando a melhor opção para você. As gravações profissionais são feitas em folhas de papelão com pelo menos 2 mm de espessura.

  • Cartão para impressionar. Papel de desenho funciona bem, mas você também pode usar papelão comum.

  • Rolo de borracha. Pode ser substituído por uma espátula ou escova de cerdas.

  • Papel vegetal e cópia carbono para transferir a imagem.

  • Corante... Você pode usar óleo ou acrílico. Para estampas infantis, você pode levar guache.

  • Rímelse necessário.

  • Acrílico para completar a versão final da gravura.

Ao trabalhar com agulhas, é importante afiá-las bem para que as linhas fiquem uniformes e a profundidade dos sulcos seja suficiente e aproximadamente a mesma.

O recorte das peças excedentes dos gabaritos para pintar deve ser feito com faca de escritório ou com tesoura de unha, pode-se pegar o bisturi se tiver jeito para trabalhar.

Para implementação, use papelão, esboços preparados, tintas. Para fazer tudo certo, você precisa se mover em etapas.

  1. Pense em um esboço da futura gravura.

  2. Faça uma cópia espelhada do esboço.

  3. O desenho deve ser dividido em segmentos, cada um com sua própria cor. Cada desenho é criado em uma folha separada de papelão ou papel whatman.

  4. Todos os elementos do desenho são cortados, criando o modelo. Para manter este gabarito o maior tempo possível, é necessário colar de um lado com fita adesiva e, do outro, cobrir com cola PVA, que fará com que a tinta não seja absorvida de forma tão ativa.

  5. No papelão, onde será realizado o trabalho principal, é necessário riscar o padrão desejado com o auxílio de uma lima, após o qual se iniciará o processo de pintura.

  6. Quando tudo estiver pronto, cada folha de tinta é aplicada em uma peça em branco e uma impressão é criada usando uma impressora tipográfica. No trabalho, você pode usar tinta ou óleo de impressão. Se uma impressora não estiver disponível, você pode sobreviver com meios improvisados. Para melhor aderência à superfície, a tinta é diluída com óleo secante antes da aplicação.

  7. Cada folha do template com tinta é aplicada sucessivamente na peça, o principal é aguardar que a camada de tinta anterior seque.

Para obter um belo trabalho de cores, é importante aplicar as tintas na ordem correta. Imediatamente, o papelão é pintado com tintas de cores quentes e aplicadas estampas de outros tons.Para que a gravação não se deteriore e a tinta não escorra, no final da obra é necessário recobri-la com nitro verniz ou outro agente similar.

Se esta é a primeira vez que você cria uma gravura, pode tentar uma opção mais simples, que exigirá lápis de cera, tintas, papelão e uma lima. O fundo é totalmente traçado no papelão com um lápis, em seguida, uma camada de tinta é aplicada e mantida até a completa secagem. A base pode ser colorida ou lisa.

Para obter uma versão interessante do trabalho acabado, você pode criar um modelo de acordo com o qual será feita a remoção da camada superior de tinta.

Além disso, existe um método alternativo de criação de uma gravura, que consiste em desenhar o padrão pretendido, recortar as suas partes componentes, colando-as em forma de espelho sobre um cartão. O cartão com a placa é pintado e aplicado sobre uma folha de papelão em branco. Com a ajuda de uma impressora profissional ou caseira, obtém-se a impressão de uma imagem de aspecto tridimensional. Este é um tipo de gravação simples, mas mais adequado para criar com crianças.

Nesta técnica, você pode fazer uma natureza morta, uma paisagem, criar uma imagem fora do padrão que atenderá aos desejos do criador.

Decoração de gravura

Para criar a aparência final da gravura, vale a pena cuidar da presença de uma bela moldura. Existem várias opções para o tipo de moldura que pode ser feita para uma tela de papelão, mas nem todo mundo parecerá orgânico e organizado. A principal tarefa do enquadramento é completar a imagem. Se a moldura atrai mais atenção para si mesma do que para a obra em si, a escolha está errada.

Uma das maneiras mais simples, mas eficazes de projetar uma gravura, é um tapete sem costura. Para fazer essa moldura, é necessário levar uma folha de papelão branco ou colorido, cujo tamanho será maior que o papelão da gravura. A principal regra do tapete é que a estrutura não deve ter costuras, portanto é necessário medir as dimensões requeridas do produto e recortá-lo.

Será ideal criar uma moldura em que a altura e a largura sejam de 3 cm e a parte inferior 2 cm maior.

As dimensões de tal moldura podem ser diferentes, o estoque de campos pode ser maior ou menor, tudo depende da ideia e do desejo do próprio criador. Passepartout envolve colar a moldura não na frente da gravura, mas atrás dela. É este tipo de enquadramento que se considera o mais simples, lacónico, mas ao mesmo tempo limpo.

Para que a imagem da gravura não se deteriore, pode ser fechada com acrílico ou recoberta com um verniz especial. Ao trabalhar com verniz, é importante certificar-se de que a tinta esteja completamente seca, pois algumas variantes podem demorar até seis meses para secar. Se não esperar até que esteja completamente seco, podem aparecer manchas de óleo no trabalho acabado.

sem comentários

Moda

a beleza

casa